Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Kurumin 5.0 disponível para download

“A versão final do Kurumin 5.0 está disponível para download. Uma das principais novidades em relação a versões anteriores é o UnionFS, que permite instalar novos programas mesmo ao rodar a partir do CD. Veja mais detalhes no change-log. A partir desta versão foi adotada uma nomenclatura de versão seguindo o ano, como no Gentoo. O Kurumin 5 representa a versão de 2005, o 6 a de 2006, e assim por diante. Isto significa que teremos um espaçamento muito maior entre os releases do que no passado. Durante o intervalo entre as versões, as correções e atualizações do sistema, serão disponibilizadas através do site. Os links para download estão disponíveis no site do Kurumin. O change-log também está disponível. Para quem não tem banda larga, já estão disponíveis também os CDs do Kurumin 5.0 + Kacique para venda através do site do Guia do Hardware

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Peter Parker Is No Logged
Morimoto: essas versões nova: Morimoto: essas versões novas tem sua mão, ou apenas da comunidade? (Lembro de seu post falando não mexer mais no Kurumin você mesmo, apenas a comunidade).
Comentário de Burt Ward
:
BitTorrent Kurumin 5.0

http://www.guiadohardware.net:6969/
Comentário de wrochal
Vejo que as pessoas não tem: Vejo que as pessoas não tem palavras...

Sem Comentários.
Comentário de Burt Ward
:

Quem falando ??? o COPIÃO que envergonha o Software Livre no Brasil !

O povo NÃO esquece !!

Vai te catar plagiador de merda !!!
Comentário de Carlos E. Morimoto
Tem as minhas 8 a 12 horas se: Tem as minhas 8 a 12 horas semanais e algumas contribuições. Você pode ver alguns detalhes no change-log.

Aproveitei alguns componentes do Knoppix e do Kanotix, além claro dos pacotes do Debian Sarge, que dimuíram bastante o trabalho necessário.

Só não entendi de que "comunidade" você está falando. ;)
Comentário de rockixe
Carlos....: Gostei da pergunta da resposta... se eh que me entende!
;)
Comentário de Adailton
Final = rc1 ?: Estou curioso ... o 5.0 final é o rc1 ?

Se for, Parabens, está muito bom ...
Senão, ++Parabens++ , deve estar d++


Adailton
Linux Registered User 107410

É usuário de Linux? Mostre a sua cara!



Comentário de CWagner
Parabéns Morimoto! : Parabéns Morimoto!

Respeito o seu trabalho, tanto Kurumin, quanto o site e os e-books. Recomendo todos eles quando me perguntam sobre informática e Linux.

O Kurumin tornou-se uma referência em distro aqui no Brasil e é bom saber que o seu desenvolvimento está avançando.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Teu Macho
http://www.kuruminlinux.com: http://www.kuruminlinux.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=55168

"Acabou de sair a 5.0 Final, e atenção: É A MESMA ISO DO 5.0 RC 1, ou seja, quem baixou o 5.0 RC 1 não precisa baixar essa versão agora. Tenho a iso do RC 1 e ela dá a mesma soma do MD5sun do Final disponível no site."


Comentário de vmedina
Como assim?: Só para esclarecer e botar pingos nos "i"s:

Não existem contribuidores que não seja você para o Kurumin?

Você faz 100% do trabalho da distro, e outras pessoas e/ou projetos derivados, fora os citados a cima por você, não enviam nenhum material?

Se só você trabalha para o Kurumin estar aonde está, as distros derivadas em geral do kurumin somente bebem na fonte, sem retribuir?

Pergunto isso por que não creio que você faça 100% do trabalho sozinho e acho que devemos esclarecer esta ultima linha, para que não fique dúvidas pairando no ar.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Alfafa
Seja humilde.: O cara já abandonou um fórum que "éra" muito bom.
Vai abandonar outro fórum e um projéto que é bom e reconhecido nacionalmente.

O que esperar de alguém que nunca foi humilde suficiente e apenas reclama de usuário leigo!

Mais jogador do que torcedor pra quê futebol então?

Abondone de vez e diga a todos de uma vez por todas que você não consegue sustentar nenhum projéto.

Isto tem um nome...HIPER-ATIVIDADE,fica para lá e para cá e nunca consegue terminar nada do quê começou.

Já vai tarde...



Comentário de Robert
Pobre Morimoto, teve a infeli: Pobre Morimoto, teve a infelicidade de nascer em um país chamado Brasil onde a tolerância e inveja reinam junto. Mas a competência foi mostrada, para os cegos não há cura.


Robert.
Comentário de anonymous
Como alguem pode ter inveja d: Como alguem pode ter inveja de copias ?
que retira ate os meritos dos devidos autores dos programas

uma distro que nao existe controle de bugs (um bugzilla basico)
um repositorio proprio etc...
como isso pode ser considerada distro ?
e sim uma bela customizacao do KNOPPIX
e so tem esses "Updates" quando sai no knoppix antes
pois tem de ser clonado de la mesmo



Comentário de nemesis
hiperatividade: melhor ser hiperativo e ter várias boas idéias, plantá-las colher bons frutos aqui e ali do que ser um chorão que não faz nada a não ser criticar uma pessoa por causa de seu excelente trabalho completamente voluntário...

"nunca consegue terminar nada do quê começou"

Kurumin é uma distribuição excelente. Software está sempre evoluindo e só "termina" quando ninguém mais usa. Não há um estado final para software. O próprio Linux vai continuar evoluindo quando o Linus passar a bola... o Morimoto não te deve nenhuma satisfação.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Carlos E. Morimoto
O Leandro e o Luiz Marks do K: O Leandro e o Luiz Marks do Kalango e o Tonywalker do Kurumin Games contribuem com muita coisa, desenvolvemos muita coisa em conjunto. O BigBruno (do BigLinux) também já ajudou com algumas coisas e vice-versa. Também tenho contato com o pessoal do Muriqui (embora não seja derivado do Kurumin) e o Kano do Kanotix. Está mais para um grupo de amigos.

Tem mais algumas pessoas, como o zast, que ajudam no fórum ou mandam dicas de vez em quando. O resto é pesquisa no google.

Ainda não sei de que "comunidade" estão falando, não sei da existencia de algo parecido aqui no Brasil. ;)

Comentário de Peter Parker Is No Logged
No meu conceito, eu me referi: No meu conceito, eu me referi a comunidade como (neste caso), Leandro, Luiz, Tonywalker, BigBruno, zast e outros. Ou seja, um pequeno grupo de pessoas que contribua para o projeto, além de você.
Comentário de Grobsch
UnionFS: Importante para UnionFS, sistema que utilizo desde março, essa adesão em massa de outras distribuições mais conhecidas, o projeto vem avançando a passos largos e em breve particamente todos os livecds estarão utilizando o UnionFS...
Pelos últimos testes me parece que a atual versão está bem melhor e com menos bugs, portanto os usuários poderão utilizar sem muito receio o novo Kurumin...
Parabéns ao Morimoto pelo novo lançamento...

GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Carlos E. Morimoto
O UnionFS causa alguns pequen: O UnionFS causa alguns pequenos problemas no KDE, como entradas de menu duplicadas, mas nada que não dê para resolver com algumas linhas a mais no script de configuração inicial :)
Comentário de vmedina
Dando mais corda...: Explique:

"Ainda não sei de que "comunidade" estão falando, não sei da existencia de algo parecido aqui no Brasil. ;)"

Acho que algo interessante pode sair disso.

Só espero que depois disso tudo não vá dar uma de delúbio e dizer que se reserva o direito de não responder este comentário. :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Ednei Pacheco
With KDE!: Morimoto, só uma pergunta: já que o ambiente gráfico padrão é o KDE, não seria mais interessante conciliar as datas de lançamento do Kurumim após um novo lançamento do KDE? Muitos usuários tem interesse em testar a nova versão de todo o ambiente gráfico recém-lançado, e aposto que, com esta atitude, o Kurumim será mais requisitado. É apenas uma opinião pessoal.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Carlos E. Morimoto
O principal problema é que o: O principal problema é que o lançamento de novas versões do KDe não é sincronizado com a inclusão das mesmas no Debian. Eu sigo uma filosofia de esperar a inclusao no Debian e depois fazer uma rodada adicional de testes antes de incluir no Kurumin. Tentar seguir os ultimos releases do KDE geraria um volume muito grande de trabalho, e abriria margem para um maior numero de bugs e problemas.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Como disse em outras ocasiõe: Como disse em outras ocasiões, não vejo a existencia de uma "comunidade", mas sim de um conjunto de grupinhos e indivíduos defendendo seus proprios interesses. Um exemplo disto é este belo exemplo do Kov: http://www.guiadohardware.net/artigos/310/. Ele deve estar até hoje fazendo campanha anti-kurumin nas listas do PSL. Uma busca no google pode trazer à tona várias outras mensagens.

A esta "comunidade" se somam grupos de esquerda, que não tem nada a ver com a área de tecnologia, mas por motivos diversos usam a bandeira do "software livre" como uma forma de tentar conquistar espaço político, além de um grande número de picaretas, que tentam se aproveitar da situação para se promover ou conquistar vantagens diversas.

Comentário de Joao Melo
Parabéns, Morimoto: É isso mesmo: o Carlos Morimoto tem todo o mérito do projeto Kurumin. Aos que colaboram com ele, cabe a ele agradecer. Não li em lugar nenhum que o Linus Torvalds agradeceu as contribuições ao GNU/Linux, até porque quem contribui também se benificia.
Como EU não contribuo, só tenho a agradecer.
Agradeço ao Linus, à comunidade, ao Augusto e a quem, anonimamente, não espera agradecimentos para fazer as coisas pelos outros .
É isso.

João Melo
Comentário de nemesis
ou, como dizem alguns malicio: ou, como dizem alguns maliciosos: Luser! :))

é o famoso usuário bobo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de dmorales777
Então fica a questão: Como: Então fica a questão: Como separar o joio do trigo?
Comentário de dmorales777
Bom trabalho, Morimoto (e ami: Bom trabalho, Morimoto (e amigos!). Estou com o Kurumin 5 atualizado da PC Master, consegui configurar a placa ATI Radeon 9200 para carregar na inicialização, através do script pronto e comentando a linha que carrega o kdm no rc.local. O que notei é que o XF86config4 é alterado e o sistema passa a carregar em 1:33, ao invés dos 1:15 anteriormente (ficou esse inconveniente). Bom, aqui estão as observações de um usuário leigo.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Também não faço idéia.: Também não faço idéia.
Comentário de vmedina
Sobre Kurumin vs Debian, Demagogos e Picaretas: Se começarmos dizendo que fazem campanha anti-kurumin, vão dizer que você faz campanha anti-debian. Sem falar que se cada um não defender interesses próprios quem irá fazer isso? Ele apoia o Debian em detrimento do Kurumin e aponta fatores técnicos. No Kurumin o Céu e o Inferno ele faz colocações válidas sobre vários aspectos, bem como você. Os dois esculhambam o ponto de vista do outro, o Kov com o Kurumerdas e Você preferiu começar desqualificando pelo txt não abrir legal no seu navegador. O que provavelmente você não fez, ou fez e omitiu para dar impacto, é configurar para utf-8, pois o kov usou, como muitos, o utf-8 que o Firefox não reconhece direto no caso de txts. O resto do artigo se baseia numa premissa: O usuário quer soluções e eu dou soluções. Se elas são seguras ou exatas tecnicamente são outros 500. Fica sendo uma disputa nesse caso de técnica contra "usabilidade relaxada"(no bom sentido), sendo que os dois tem razão mas a idéia de cada um inviabiliza a do outro. Acho só que deveriam se respeitar mais pois isso ajudaria a chegarem a soluções e não a discussões.

Não creio que exista uma campanha anti-kurumin, como não creio numa anti-debian, mas acredito que cada um recomenda o que quer para os outros. Eu não recomendo o Kurumin para Servidor ou Desktop, mas não deixo de ter respeito pelo seu trabalho e de perceber os méritos dele. O que vejo faltar na comunidade é um pouco de respeito pelo trabalho do próximo mesmo sem concordar com ele.

Por falar em PSLs, eu não acho que eles sejam grande representações da comunidade brasileira. Em sua maioria é só falação.

E como tem picareta e "darlenes" por aí! Compram briga e desrespeitam adversários só para aparecer. Xingar a MS, apesar da diversão implícita, nunca foi ajudar SL. Isso são coisas que temos que perceber e combater. Acho que temos que manter os olhos abertos quando a isso.

No final, temos um monte de gente que pensa diferente e isso só contribuí para o SL no Brasil. Essa é a comunidade, e nela temos os safados e demagogos, mas aos poucos vamos nos livrando deles. Só temos que ficar atentos como sempre. O mais grave do assunto levantado é a falta de respeito ao próximo. Pena que para isso não exista patches.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Profano
Como alguem pode...(sic): "Como alguem pode ter inveja de copias ?"

Ocorreu-me: lembrança da obra do Poeta Noel Rosa: "Palpite Infeliz"...;

É certo que o Kuruma é um derivado do KNOPPIX, porém: versado para o PT-BR e inseridos os drivers adequados ao hard vendido por aqui...;

Graças ao Kuruma (leia-se: um trabalho nascido do esforço do "Japa"), muitas distros surgiram no "pedaço". Ex. Famelix e outras, bem conhecidas;

Além dessa, outras contribuições efetivas: Palestas, Cursos que ministra; Participações colaborativas e "Helps" oportunas, etc.;

Nesse arrazoado, entendemos o motivo, pelo qual o Morimoto é conhecido dentro e fora de nossas fronteiras;

E..., o "ilustre detrator" ??? -É o famoso QUEM ???


Comentário de Profano
Como alguem pode...(sic): "Como alguem pode ter inveja de copias ?"

Ocorreu-me: lembrança da obra do Poeta Noel Rosa: "Palpite Infeliz"...;

É certo que o Kuruma é um derivado do KNOPPIX, porém: versado para o PT-BR e inseridos os drivers adequados ao hard vendido por aqui...;

Graças ao Kuruma (leia-se: um trabalho nascido do esforço do "Japa"), muitas distros surgiram no "pedaço". Ex. Famelix e outras, bem conhecidas;



Além dessa, outras contribuições efetivas: Palestas, Cursos que ministra; Participações colaborativas e "Helps" oportunas, etc.;

Nesse arrazoado, entendemos o motivo, pelo qual o Morimoto é conhecido dentro e fora de nossas fronteiras;

E..., o "ilustre detrator" ??? -É o famoso QUEM ??? -O QUE FEZ ???
Já construiu alguma coisa ??? Se fez (ou faz), coloca seu nome ???

Um provério
Comentário de wrochal
Falando de Kov: Então aproveitando o assunto acima "Kov", vai entender a campanha citada no site dele sobre Use Epiphany e não Mozilla, sendo que o Epiphany usa o engine Gecko.

Outra coisa que não achei legal foi a sua entrevista feita pelo site LinuxLive, no qual o autor pedi para o Kov deixar um comentário:

Debian, GNOME, Emacs, Python! O único e verdadeiro caminho. =D

Outro ponto importante entre no canal freenode, no canal #debian-br e pedi ajuda, só vejo respostas google, google, e man.

Então até hoje pergunto será que a comunidade é formada apenas por algumas pessoas?

Apenas um ponto de vista...
Comentário de Xtian Xultz
Eu realmente não entendo o q: Eu realmente não entendo o que o povo do Debian vê de tão maravilhoso nele. A única coisa que presta é o repositório de pacotes e o apt-get, e só! Mas um desktop não é só feito disso.
Aí quando uma distro como o Knoppix e/ou Kurumin conseguem a proeza de dar boot num Cd e ter o hardware inteiro funcionando automagicamente (nem mesmo o Windows consegue isso) e montam uma distro aproveitando o que o Debian tem de melhor (o repositório) vem os Debianistas puristas fazer pixação. Esse povo vive num mundo de sonhos, não vive na realidade em que o usuário quer sentar na frente do computador e usar, e não ficar mexendo em arquivos de configuração.
Fico triste como um cara como o Morimoto que dedicou tampo tempo de sua vida seja sempre tão apedrejado.
Comentário de Xtian Xultz
Existe um live cd chamado Kla: Existe um live cd chamado Klax que, pelo que entendi, tem exatamente esta função de ser uma demonstração da versão mais recente do KDE.
Comentário de vmedina
Como assim algumas pessoas?: Wrochal, desculpa mas você tá só trolando sobre isso.

Eu acho que todo mundo DEVE recomendar o uso de coisas nas quais ele acredita. Eu faço isso, você faz isso, o Bill Gates faz isso, o Linus faz isso, RMS, ESR e por aí vai. Eu acho que você deve relaxar e discutir o tópico que é comunidades de SL no Brasil.

Seguindo nesse tópico, como assim ela é formada por algumas pessoas? Isso de alguma forma se relaciona a aparente repulsa da comunidade ao seu site LinuxIT ou a você após aquele incidente fatídico? Quais seriam essas pessoas únicas que singularmente fazem parte da comunidade? Mostre mais deste ponto de vista.


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Exemplos: Eu fico triste também, de ver outra pessoas apedrejarem outros trabalhos. Será que nós que ficamos tristes e indignado não deveríamos começar não apedrejando outros projetos?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Koolosh
assim fica pratico: É uma infelicidade mesmo que o Debian não consiga a velocidade de se ter as ultimas versões do KDE, assim que sai uma versão do KDE, vai ver é porque o Debian tem que portar para 11 plataformas né, isso demora e dá
bastante trabalho.


Mas isso mesmo deixe o pessoal do Debian trabalhar, criarem pacotes, colocar em repositórios, e ai é só ir lá e pegar!!!
Comentário de Gustavo Noronha
Resposta ao texto: Você não tem noção do que é a comunidade de software livre mesmo, né cara? Quando eu falo em comunidade falo dos desenvolvedores, tradutores, etc, que estão batalhando diariamente, não gente que fala sobre em PSL's.

Eu não discordo de você que haja muito joio, agora, se você pelo menos pudesse tentar entender que não sou anti-kurumin e somente anti-propaganda-de-que-kurumin-serve-como-desktop, faria muito bem às nossas discussões.

Minhas respostas ao texto citado:

http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2005/05/msg01552.html
Comentário de wrochal
Sem Comentários....: Estranho de tudo é você fazer este comentário, e um tempo atrás me enviar um e-mail, no qual só eu e vc sabemos o conteúdo do mesmo, e não entendi por qual motivo abordou o assunto?

Mas fazer o que é o como eu digo "Comunidade Brasileira ingrata e imatura", e vejamos que é a pura realidade.

Com certeza muita gente fica triste, como até o Pedro Orso, você conhece?

E fico impressionado como as pessoas só atacam, alguém conhece a história da bíblia que aborda sobre "Maria Madalena"? Leia e me digam...

Vejo que as pessoas só atacam o Morimoto, porem não vejo ninguém contribuir, vejamos muitas revistas e etc, usam o Kurumin e os mesmo não contribuem para manter o Projeto.

Garanto que o Morimoto não ganha dinheiro com o Kurumin, e sabemos que algumas pessoas usam o Software Livre para se manter.

Sem mais,
Comentário de kov
Respostas: Então aproveitando o assunto acima "Kov", vai entender a campanha citada no site dele sobre Use Epiphany e não Mozilla, sendo que o Epiphany usa o engine Gecko.

Nada contra o gecko, só estou fazendo uma campanha pra as pessoas usarem epiphany ao invés dos browsers da mozilla foundation. Clique no link e leia os emails da thread que estão lá pra entender o porquê da campanha.

Outra coisa que não achei legal foi a sua entrevista feita pelo site LinuxLive, no qual o autor pedi para o Kov deixar um comentário:

Por que não foi legal? Porque eu não posso fazer brincadeiras e dizer quais são minhas preferências? =)

Outro ponto importante entre no canal freenode, no canal #debian-br e pedi ajuda, só vejo respostas google, google, e man.

Você quer tudo na mão? =D
Comentário de Koolosh
Epiphany - IRC: Não uso Epiphany, gosto mais do velho e "ultrapassado" galeon, e indico e instalo muito o firefox para usuários windows.

Mas entendo o ponto de vista do Kov, ele é desenvolvedor Gnome, e o Epiphany é desenvolvido pelo gnome, portanto é natural que ele indique que usem o Epiphany como browser padrão no gnome.

Sobre o #debian-br da rede de irc freenode.

Em todo lugar há pessoas que são voluntárias e há também pessoas que não tem esse pensamento, no #Debian-br é assim também, mas lá ninguém tem a obrigação de dar suporte, dá quem pode, infelizmente muitos que chegam lá nem se dão ao luxo de dar uma pesquisada mínima antes, fazem perguntas que realmente uma busca rápida se encontra, também é bom ler as mensagens quando se entra no canal. vc descobrirá muita coisa.

-ChanServ- [#debian-br] Bem-vindo ao #Debian-BR, canal sobre os Projetos Debian e Debian-BR . Se você é novo no canal, digite /msg debconf guidelines?
Comentário de Pikachu
Você quer tudo na mão? : Você quer tudo na mão?
Pois é... alguns que vivem no mundo da computação não entendem que as vezes as pessoas querem apenas "pegar e usar".
Ou tente convencer sua amada a fazer um curso ultra-avançado de mecânica para que ela apenas consiga dar uma volta de carro. Creio que é aí o ponto.
Querer que tudo seja trabalhoso apenas pq vc sabe se virar deste modo é ir na contra-mão da computação, que é facilitar a vida.
Comentário de wrochal
Mas entendo o ponto de vista: Mas entendo o ponto de vista do Kov, ele é desenvolvedor Gnome, e o Epiphany é desenvolvido pelo gnome, portanto é natural que ele indique que usem o Epiphany como browser padrão no gnome.

R.: Entendo que o Kov é programador deo Gnome, o que não entendo a campanha.

Em todo lugar há pessoas que são voluntárias e há também pessoas que não tem esse pensamento, no #Debian-br é assim também, mas lá ninguém tem a obrigação de dar suporte, dá quem pode, infelizmente muitos que chegam lá nem se dão ao luxo de dar uma pesquisada mínima antes, fazem perguntas que realmente uma busca rápida se encontra, também é bom ler as mensagens quando se entra no canal. vc descobrirá muita coisa.

R.: Sim com certeza ninguém é obrigado a ajudar, e sobre uma mínima pesquisada isso não concordo, porque se participo de um fórum, canal, ou qualquer meio de colaboração, no minimo tentar entender o problema do próximo e tentar contribuir, isso na minha minima edução se chama respeito, e não dizer procure no google. Recebo mais de 20 e-mails por dias várias pessoas pedindo ajuda, agora você acha que ignoro os e-mails, ou atribui no meu Anti-Spam para bloquear. Claro que não sempre que posso tento ajudar de alguma forma, recomendando documentação, dicas, e etc. Agora me pergunte você acha que ganho algo, claro que não da mesmo forma que os programadores, e várias outras pessoas que estão envolvidas com o Software Livre Fazem.


Comentário de vmedina
Sem comentários?: Eu te mandei qual e-mail mesmo? Sobre qual assunto? Não está fazendo confusão? Por que eu não me recordo de ter enviado e-mails para você. Ainda mais com assuntos "que só eu e você sabemos". Aviso logo: Não vem de Roberto Jeferson pra cima de mim não.

Mas eu acho que o lance com o Morimoto diferente do lance com você. Afinal, com focê é segunda chance, com ele são diferenças ideológicas.

[]s!
ps: se puder esclarecer o lance do e-mail... to por aqui viu!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Ué....: Eu acho que man já é bem na mão! :)

O famoso leia o manual!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de wrochal
Ué se você não sabe imagin: Ué se você não sabe imagina eu....
Comentário de Lúcifer
Cusparada: No underground, uma certa estória de uma cusparada na bandeira do Gnome por uma certa pessoa...numa convenção chegou até o inferno...por outro lado, é muito triste que poucos se lembram de Klaus Knopper, o cara genial por trás dessa estória, um programador de verdade, e que até hoje não deve estar ganhando horrores com a criação do Knoppix, no outro caso são 200/hora...e provavelmente vocês vão se irritar por eu recordar isso...hehehe
No canto superior direito desta página: "Certificação Kurumin" ???
Ai...
Comentário de kov
Uma coisinha só...: Ele apoia o Debian em detrimento do Kurumin e aponta fatores técnicos.

Não é bem assim. Eu apoio que kurumin não serve como plataforma desktop e servidor e eu julgo a propaganda feita misguiding nesse sentido. "Certificação Kurumin" por exemplo é mais um passo nessa direção, IMHO, non-sense.

Fedora, Slack, Mandriva são distribuições mais bem estruturadas para esse tipo de serviço, além do Debian.

Essa história de que a questão gira em torno de "Debian vs Kurumin" não tem a menor fundamentação e é só uma forma de me acusar erroneamente de querer puxar o peixe pro meu lado.
Comentário de kov
Pois é... alguns que vivem n: Pois é... alguns que vivem no mundo da computação não entendem que as vezes as pessoas querem apenas "pegar e usar".

Você fugiu do assunto e se me conhecesse saberia que eu sou um dos que sabe disso e trabalha nesse sentido. O problema não é com tornar o sistema mais 'plug and use', o problema é com pessoas que têm preguiça de ler documentação pra fazer as coisas que querem (normalmente nada a ver com as necessidades de um usuário como sua amada ou minha mana, veja bem).

Querer que tudo seja trabalhoso apenas pq vc sabe se virar deste modo é ir na contra-mão da computação, que é facilitar a vida.

100% de acordo
Comentário de vmedina
Depois não sabe por que enchem o seu saco.: Então não levante falsos sobre outras pessoas. Depois não sabe por que ficam pegando no seu pé.

Deveria era ter aproveitado a oportunidade para fazer as pazes com a comunidade, começar a ser menos perseguido... mas aí ainda vem e manda um papo bobo desse. Tenha dó!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Ops!: Ops, ops!

Fiz a a associação mais lógica, que todos fazem, com o seu envolvimento com o Debian e a escolha de software. Desculpe. :)

Certificação Kurumin é difícil engolir mesmo.

Também não acredito que exista anti-* na comunidade.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de semente
> Pois é... alguns que vivem: > Pois é... alguns que vivem no mundo da computação não entendem que as
> vezes as pessoas querem apenas "pegar e usar".

É chato ter que ficar respondendo perguntas que já se tem suas respostas claras, prontas pra pegar e usar. Coisas que em poucos minutos no Google você acha. É falta de costume e preguiça também. Eu sei do que falo porque to me corrigindo também.


--
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
Comentário de Phantom X
Parabéns!!: Eu não uso o Kurumin, mas acho ele bem legal. Inclusive já até usei tutoriais dele na minha distribuição. Parabéns novamente!

Se com 400MB tá uma beleza, imagina quando chegar aos 700MB?

Valeu!!

--------------------------------
Linux é bom! E o preço é só UMA de suas vantagens.
Comentário de semente
>Sim com certeza ninguém é: >Sim com certeza ninguém é obrigado a ajudar, e sobre uma mínima
> pesquisada isso não concordo, porque se participo de um fórum,
> canal, ou qualquer meio de colaboração, no minimo tentar entender
> o problema do próximo e tentar contribuir, isso na minha minima
> edução se chama respeito, e não dizer procure no google.


Uma sala de bate papo não é a mesma coisa que um fórum. Em fóruns e listas de discussões nós vamos até o tópico/assunto e, se temos tempo, respondemos. Até porque se fomos até a mensagem, temos a mesma dúvida, curiosidade ou interesse em ajudar.

Eu não conheço alguém que tenha saco pra explicar como compila o kernel a cada vez que entra em um canal de IRC. Ou reescrever um e-mail sobre um mesmo assunto várias vezes. Isso também não dá! Estamos sendo companheiros em indicar locais onde possam achá-las (eu indico o Google e outras fontes quando não sei responder ou quando sei que a pessoa vai encontrar lá, isso é falta de respeito ou companherismo?). E tem uma GRANDE diferença em capacidade em fazer por si só e DIFICULDADE. Respeito é ajudar os outros nas dificuldades, e não na PREGUIÇA (com todo respeito) de alguns.

É isso,
semente

--
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
Comentário de Carlos E. Morimoto
"No underground, uma certa es: "No underground, uma certa estória de uma cusparada na bandeira do Gnome por uma certa pessoa..."

Eu tambem já ouvi esta historia. Se por acaso cruzar com a pessoa que inventou isso (eu sei quem é), vai ficar no mínimo sem os dois dentes da frente.

Esses boatozinhos infantis são mais um bom exemplo do espírito da "comunidade".
Comentário de Ednei Pacheco
Desinteresse!: Abnegação e desinteresse.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Carlos E. Morimoto
Típico guri que fala demais: Típico guri que fala demais e depois precisa ficar se justificando... ;)
Comentário de wrochal
Pazes, porque a comunidade me dá $$$$?: Pazes? Comunidade? se for os panelinhas não, prefiro continuar assim, sendo o que vocês falam...(risos)

Apenas postei uma observação sobre o Kurumin, agora fala sério será que o Klaus não conhece o Kurumin, se tivesse algum problema relacionado a cópia de scripts como citaram, garanto que isso já teria sido levantado.

Uma pessoa que tem muita competência em fazer esses tipos de analises, é o autor do site. No qual admiro sua capacitação.

Sem mais,
Comentário de Alfafa
Já tiraram meus comentários: Já tiraram meus comentários e vou arriscar de novo.

Esses "pseudos" programadores apenas compilam e seguem "tutos" conseguidos no Gogle search.

Esse pessoal do Debian PT deviam pegar o boné e dar no pé também,e no maximo colaborar apenas com a tradução em PT_BR,que nem o "Pai" do Kuruma-plágio vai fazer.

Podem acreditar,é um favor que ambos fazem a comunidade OpenSource.

Deixem para programadores de verdade a tarefa de construir uma distro de verdade,não cópias de cópias e ainda se "achar" com REI na barriga e só reclamar e querer medalha.

E parem de puxar o saco com demagogias...fez do ZERO (0)?não?

Faço votos que abandonem rapidamente.



Comentário de Bruno Gonçalves
:): É o Kurumin é muito bom, se não fosse por ele eu e muitos outros provavelmente não teriamos aprendido muito do que sabemos.

Agora, o Kurumin utiliza pegou grande parte do trabalho pronto, mas o Knoppix também pegou grande parte pronto, assim o Debian realmente é uma distribuição completa, com repositórios, uma equipe enorme de desenvolvedores e se não tivesse Debian podia ser que hoje o Linux não teria nem metade da força que tem.

Mas o Debian também pega grande parte das coisas prontas, empacota e disponibiliza, que costuma vir de evoluções de outros projetos, se formos analisar mesmo, será que existe uma pessoa tão importante?

Se é livre e tem usuários então é útil para o software livre.

Se você não gosta apenas não use, mas pra que agredir?

O Software Livre hoje ainda tem uma % muito pequena e existe todo esse conflito pra que?

Dizem que o Software Livre é meio hippie, mas não basta os ideais da liberdade, está faltando um pouco os ideais paz e amor...

Minha ultima frase está errada, esse pessoal que gera conflito não apoia o software livre realmente, são pessoas que tem inveja pq outra pessoa se destacou, em toda área existem pessoas assim, seria bom se as pessoas que se incomodam com o "brilho" dos outros ao invés de querer apagar esse brilho tentasse fazer algo melhor que o que foi feito assim você irá tirar as atenções que hoje estão voltadas a essa pessoa criando algo melhor e não tentando destruir algo bom.
Comentário de vesgo
Gostaria que o Morimoto estiv: Gostaria que o Morimoto estivesse usando seu tempo para escrever novos artigos que ninguém pode negar, são extremamente didáticos e informativos. Sem contar os livros, destacando o dominando o linux que me foi extremamente util e me fez abandonar o sistema monopolista. Deixe de lado o Kurumin um pouco e volte a fazer isso Morimoto. Não perca seu tempo discutindo com o pessoal com problemas de ego.
Comentário de vesgo
"E parem de puxar o saco com: "E parem de puxar o saco com demagogias...fez do ZERO (0)?não?"

Seguindo esse seu ponto de vista, todos deveriam criar um novo kernel, editor de textos, libc, e tudo mais em cada distribuição. Não vejo motivos para isso, a grande sacada do soft livre é adaptar, modificar e melhorar o que já existe. Kurumin como já foi dito é uma versão adptada para os usuários do Brasil e o hardware vendido aqui. Não gostou? Não use. Não fale sobre. Indique uma distribuição que você considere melhor pra quem vc conhece e ajude-os quando eles tiverem problema, mas por favor não crie confusão.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Na verdade eu já estou fazen: Na verdade eu já estou fazendo isso a algum tempo: http://www.guiadohardware.net/gdhpress/

O Kurumin mesmo só me toma algumas horas de trabalho semanais.

Isso mostra a mediocridade deste pessoal que fica criticando. Se tivessem competencia, poderiam fazer melhor.

Comentário de Carlos E. Morimoto
E você, já criou algum proj: E você, já criou algum projeto importante "do zero"? Loser. ;)
Comentário de Carlos R. Silveira
Agradecimento.: Obrigado "equipe do kurumin" por esta obra fantástica que vocês disponibilizaram para quem quiser usar, as pessoas que criticam provavelmente não sabem o que é para um usuário não especializado, pegar um sistema como o Linux e fazer a instalação, antes do kurumin eu tentei quase todas as distribuições existentes, não dá pra dizer que tive muito sucesso, pelo contrário, posso afirmar que foi quase um fracasso. Hoje só uso Linux onde trabalho, em minha casa, e instalo pra amigos , etc..., isso não seria realidade se não fosse o kurumin.

Obrigado a todos.

Carlos
Comentário de André Cunha
MORIMOTO EXISTE?: MORIMOTO EXISTE?
Comentário de hamacker
-: Acho que vai ser dificil porque o Kurumin usa o repositório unstable que está com o gcc4 "novo", o qual não compila o KDE "novo", devem estar resolvendo o problema de estabilidade, então não espere o KDE novo no unstable tão cedo. O unstable tá passando por um momento "unstable" da vida onde versoes recentes do gcc, xorg, gnome,... tão levando muita gente para o testing e sarge.
Comentário de Carlos E. Morimoto
"Kurumin usa o repositório u: "Kurumin usa o repositório unstable".

Algo me diz que você não baixou, nem leu muito sobre esta versão antes de postar esta mensagem. ;)
Comentário de hamacker
-: O UnionFS simplifica o processo de remasterização ?
Por exemplo, eu troco o KDE por XFCE e ele vai gravar essa modificação ?
(se for isso, já estou vislumbrando as possibilidades como ter um CDRW para cada componente duma empresa com necessidades diferentes).
Comentário de roberto l.
sinceramente o alfafa realmen: sinceramente o alfafa realmente mostrou que come alfafa,fez o comentario mais estupido do topico,sem contar que deixou claro que de programador ele naum tem nada,visto as besteiras que falou,que tudo tem de ser feito do zero,entaum vai la abestado cria seu sistema operacional do zero seu babacão,a inveja mata mesmo,os pobres de espirito que nada fazem e morrem pela inveja,eu naum sou programador,nada faço,porem tenho humildade e gratidão aos que fazem e acho ridiculo os bestalhões como este alfafa que naum passa de um frustrado orgulhoso,hey morimoto ignore as bestas feras e parabens pelo trabalho que mais divulga o gnu/linux em nosso brasil,tão poluido pela desonestidade,inveja e oportunistas!!!
Comentário de Clovis Sena
Parabéns!!!: bom dia,

existem basicamente dois tipos de pessoas:

1) aquelas que vão lá e fazem, seja lá o que for, independente de ser fácil,possível, barato, etc.

2) aquelas que vão lá e reclamam, reclamam, reclamam, independente do trabalho ser bem feito, ter custado horas de trabalho, ter custado dinheiro, etc.

Morimoto notadamente se inclui na categoria 1, seja com a publicação se seur artigos, livros, cursos, kurumin, etc, independete de alguem reclamar ou não...

Tem um provérbio que diz assim: " Enquanto os cães ladram, a caravana passa"... e aos cães só resta a poeira!

t+
Comentário de Paulo Zambon
Tem coisa que eu não entendo...: Se uma distro (nova) utilizar os repositórios de outra distro, o pessoal "mete o pau". Exemplo: o Kurumin > Debian, Slax > Slackware e assim tantas outras o fazem, só exemplificando. Se começar do zero, isto é, se uma nova distribuição começar a empacotar seus próprios programas, "metem o pau" também, quer dizer: não existe um consenso. Atacam e atacam mesmo! Você baixa uns vídeos de encontros nacionais e do nada "o cara" fala: "Ah! eu uso isso porque é a melhor distro". Quer dizer, ninguém o perguntou, mas ele diz, para instigar outros usuários. O conceito de melhor, para mim, adequa-se aquilo que em que eu vou usar e os conhecimentos que possuo para utilizar. Não adianta eu utilizar uma distro conceituada por todos como sendo "profissional" e eu ser um usuário iniciante. Eu uso e ajudo no desenvolvimento do Kurumin porque eu sou um usuário iniciante em Linux (e tenho a maior hombridade em dizer isso) e, ao passo que contribuo, estou aprendendo. Também pretendo ir mais além do Kurumin, claro! Mas por dia, enquanto ainda estou "imaturo" para utilizar outras distros, vou continuar a utilizar e contribuir para o Kurumin, porque para mim é a "melhor distribuição". Sacaram o que é melhor distribuição para mim? Infelizmente tem muita gente que não leva por esse lado de usabilidade/experiência, mas sim vai pelo "povão".

Morimoto,

Muito obrigado por se lembrar de mim como um contribuidor do Kurumin. Em tudo o que contribuo é para a divulgação do GNU/Linux e do Software Livre. E tudo é feito/pesquisado/elaborado/analisado e opinado de acordo com as minhas possibilidades e conhecimentos técnicos visando, neste caso do Kurumin, o usuário deste fabuloso Sistema Operacional.

Paulo Zambon (zast).
Comentário de hamacker
-: Mil perdoes, realmente nao lí.
Considerei o que já conhecia antes.
Nunca pensou em migrar o que já conseguiu com o kurumim com a préconfiguração, temas, manual, scripts, plugins de multimidia,etc... e criar um CDD ? Seria uma excelente alternativa para desktops nacionais.

LiveCDs são bons, mas tem um certo pré-conceito de que não é para uso profissional (leia-se instalar na empresa), quando na realidade já é oferecido até mesmo cursos e especializaçoes para ele.

Eu acho dificil, mas poderia até contribuir para calar um pouco as criticas daqueles que confudem "personalizar" com "plágio".
Comentário de Carlos E. Morimoto
Pra criar um "Debian CCD" voc: Pra criar um "Debian CCD" você precisa seguir uma série de guidelines, aí já entra na parte burocrática e filosófica do Debian, que não gosto muito.

Acredito que o importante é que o sistema funcione e atenda bem ao que se destina. Se deixam de usar por ser um "LiveCD" e não um "CCD", quem perde são eles, não eu.
Comentário de Alphazine
Ótimo trabalho Morimoto: Bem que a Mandriva podia contratar o Morimoto para chefiar a divisão de documentação aqui no Brasil.
Comentário de dmorales777
Outro ditado!: Se você parar pra chutar todos os cachorros que latem e avançam em você na rua, não irá muito longe...

Comentário de Capeta(bsd)
hahaha: gostei dessa.
Comentário de André Fonseca
A comunidade existe e faz diferença: Sou usuário do Kurumin praticamente desde o início desta distro (até fiz um curso com o Morimoto no tempo que ele ainda estava em Guarulhos) e sou um ativo divulgador do software livre em geral e do Kurumin em particular. Portanto, respeito e valorizo muito trabalho desenvolvido pelo Morimoto com o apoio da comunidade (SEM ASPAS).

O que mais gosto nesta distribuição, além do fato de funcionar muito bem, são os scripts, organizados na forma de menus, que permitem que usuários como eu, que querem ir um pouco mais além do uso do micro como desktop, mas que não têm o tempo que gostariam para ir mais a fundo nas questões relativas à informática, possam se aventurar e experimentar outras possibilidades.

Estes usuários existem e são muitos - afinal de contas, existem no mundo vários outras profissões e atividades para além dos escovadores de bits e bytes - existem economistas (como eu), médicos, advogados, fisioterapeutas, arquitetos etc etc e etc que gostam de fuçar um pouco mais nesta área, mas que tem outros compromissos e coisas a fazer, as quais, todos hão de concordar, são também importantes para a vida de todos em sociedade.

E todos estes usuários são parte efetiva desta comunidade, divulgando, sugerindo, testando, 'enchendo o saco' às vezes (também faz parte) e até propondo aqui e acolá uma ou outra solução. Eu mesmo tive a honra de ser mencionado uma vez, lá atrás, pelo Morimoto por uma pequena contribuição. Uma gota no oceano? Certamente. Algo que o próprio Morimoto teria resolvido? Não tenho a menor dúvida quanto a isso. Mas ajudou? Ajudou.

O fórum que discute as questões do Kurumin é indiscutivelmente o lugar de encontro de toda esta grande comunidade (quantos usuários inscritos?), a qual, como toda grande comunidade, tem de tudo - aqueles que têm nesta área a sua principal atividade e que, portanto, podem oferecer, na condição de desenvolvedores, contribuições mais substantivas para a construção da distro como tal; aqueles que são usuários mais interessados, que não têm tempo ou a pretensão de se tornarem desenvolvedores, mas que divulgam, testam, oferecem os mais variados feedbacks, alertam para problemas novos e até contribuem com alguma coisinha; os novos usuários, que estão chegando agora ao mundo do software livre e que precisam ser tratados com respeito e paciência, para que se sintam estimulados a seguir em frente; além, naturalmente, daqueles que não vêm para somar, mas para dividir (como, aliás, soe acontecer em todos os campos da atividade humana).

Quando o Morimoto pergunta - que 'comunidade'? - a resposta é esta grande comunidade que utiliza, divulga e discute o Kurumin. E não só esta. Temos também a comunidade criada em torno do Kalango, do Biglinux, do Muriqui, do Kanotix, do Knoppix e do Debian. Mesmo que não seja boa idéia convidar o Kov e o Morimoto para a mesma festa, o Kov, na medida em que contribui para o Debian, indiretamente contribui também para o Kurumin, da mesma forma que soluções encontradas pelo Morimoto podem subsidiar não só o Debian, mas outras distros e o software livre em geral.

Neste ponto reside a grande força do software livre. Todos se beneficiam das boas idéias de todos (sejam grandes ou pequenas) e você não precisa gostar de um sujeito para reconhecer uma idéia interessante que ele teve e que pode ajudar você a fazer melhor o seu trabalho. É a livre circulação das idéias e a livre difusão do conhecimento que impulsiona o software livre.

Infelizmente, é esta liberdade que está cada vez mais ameaçada (e não só na área de software). O software livre não é simplesmente uma questão de "tecnologia", mas uma questão que se resolverá no campo dos direitos, direitos estes que se definem, quer gostem os tecnólogos ou não, no campo do confronto político e legal. Quem não se lembra das idas e vindas do debate europeu sobre a patente de softwares e suas possíveis consequências sobre o software livre (consultem neste mesmo site), ou quem não sabe que a Microsoft teve nos EUA a patente reconhecida sobre o 'clique duplo' do mouse (é absurdo mas não é ficção).

Por falar em ficção, vale a pena ler "O Direito de Ler" (com o perdão da redundância) publicado no site do Dicas-L. Link abaixo:

http://www.dicas-l.unicamp.br/dicas-l/20050808.php
Comentário de bebeto_maya
Precisa melhorar no design!: BOm, vou ser bem pragmático!

__O Kurumin é excelente para desktop. pois usa essa camada em Shell-Script para intercalar o usuário ao Linux.Tudo agregado a frontends escritos em Kommander.Ótimo!Os ícones mágicos são o sonho do usuário final, melhor ainda!

__O problema do Kurumin, é o design ''pirulito''.O 5.0 se superou, ficou muito infantil e tosco!O pinguinzinho, que era criança, virou adolescente, e parece-me, está se metamorfoseando em um pato!O papel de parede está dando um contraste bem desagradável com os ícones em primeiro plano...O problema talvez, seja porque o Luciano, designer do Kuruma, não tenha uma orientação, uma equipe, ou talvez porque seja orientado, por quem não entende nada de design, o próprio MOrimoto, que é um excelente administrador/programdador e hacker, mas não é designer e isso é absolutamente normal.Afinal. como ele mesmo afirma, cada um se especializa no que é melhor!

__O design do Kurumin era sóbrio e forte até as versões 2.xx, quando era clonado de sites e programas de terceiros e pecava por não ter identidade.Agora ele tem identidade...Mas parece que o conceito de qualidade, do pessoal, é uma coisa espástica, cheia de brilho e cores fortes!É um gosto de quem ainda está na fase da garatuja, bem infantil!Explorar um pouco menos a imagem do mascote do Kurumin ajudaria.A versão 4.0 tinha um visual muito bom que caminhava pro profissionalismo, mas daí em diante a coisa desandou de vez!

__Acho que tem que ficar mais sóbrio, para passar um tom de força e estabilidade.Acho que essas coisas têm de ser estudadas direito...Não estou culpando o Luciano, que é um grande designer, reconhecido por toda a comunidade.Apenas uma opção, que, ao meu ver, não encaixou.Ficaria ótimo numa distro for KIds!Mas o kurumin não é For Kids, certo?

__Para não dizerem que não quero ajudar, aí vai um Ksplash que fiz a algum tempo e foi sumariamente ignorado,!

http://zappwm.codigolivre.org.br/ksplash2.zip

__Desculpem, mas minha intenção é meramente a de colaborar de algum modo, e não a de denegrir!

Comentário de Indira Ghandi
"Há dois tipos de pessoas: A: "Há dois tipos de pessoas: As que fazem as coisas, e as que dizem que fizeram as coisas. Tente ficar no primeiro tipo. Há menos competição".

Indira Ghandi
Comentário de Carlos E. Morimoto
Honestamente,,,: Tudo bem que você não goste do tema padrão, mas você escreve um comentário ácido como este e depois ainda indica este splash como solucao? http://zappwm.codigolivre.org.br/ksplash2.zip

Comentário de hamacker
Voce assim como eu tem olhar: Voce assim como eu tem olhar crítico, porém aí vai uma autocrítica a nós mesmos, ele estava em beta e ninguém falou nada. Depois que é finalmente lançada uma versão final aí começam as críticas.

Ok, também achei o visual fortemente baseado no tema "Kids". Confesso que até gostei dele no no debian cdd-br, mas aqui no kurumin o wallpaper não combinou, ficaria melhor sem wallpaper.

Mas enfim, hora errada de dar sugestoes.
Será que ninguém reportou que o wallpaper não combinava com tema geral ?
Será que ninguém viu que o grub-bootspash ficou cheio de pequenos furinhos por ter usado cor fundo branco com excesso de cores ?
Será que ninguém reportou que a lixeira do kde continha um arquivo (uma outra lixeira dentro da lixeira ) antes de combilar uma versão final? Ou o Marimoto não gosta de ouvir sugestões, ou a comunidade de usuários do kurumin não gostam de sugerir melhorias (acho mais factivel a segunda opção) enquanto é beta.

Comentário de hamacker
Outro ditado : "Cachorro que: Outro ditado : "Cachorro que ladra não morde, fato ! porque se estiver mordendo não estará latindo. :)"
Comentário de Carlos E. Morimoto
O problema é que a maioria d: O problema é que a maioria dos usuarios se concentra em detalhes cosméticos, por isso esse tipo de detalhe passa desapercebido. Se eu não vejo quando estou testando, acaba ficando.

Teve uma quase revolução do fórum por que as barras do superkaramba não eram exibidas corretamente a 800x600, por exemplo.

A questão do visual é mais pessoal. Se uma parte significativa dos usuarios não tivessem gostado do papel de parece, pode ter certeza que haveria uma revolucao no fórum.
Comentário de CWagner
Pitaco.: Acho que uma solução seria disponibilizar dois ou mais temas no Live CD e no final da instalação, perguntar ao usuário qual ele gostaria de utilizar, deixando a informação do local onde ele poderia modificar aquela configuração.

Acho que dessa forma poderia agradar a gregos e outros gregos, mesmo porque a todos nem mesmo Ele conseguiu.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de bebeto_maya
Kurumin. ame-o ou deixe-o, mas não fale mal!: Essa é a questão.O Morimoto não é muito fã de ouvir críticas...É mais naquele estilo, 'não gostou não usa,'...Isso é péssimo, por isso que não consegue uma comunidade e o pessoal que sabe, acaba fazendo mods como Kalango e BIG LINUX,a atiude do autor é um subterfúgio para fazer sempre pior...E não é de hoje que crítico o visual do Kurumin,Inclusive, gostaria de salientear ao Morimoto, o visual do 4.0 foi influenciado por humildes dicas que dei ao Lourenço.E não a toa foi melhor...

Agora me responder a 'altura', denegrindo o meu trabalho,(que está muito mais profissional do que o atual), também não ajuda.Seis meses atrás quando postei, tive uma resposta muito positiva dos usuários, mas nenhuma sua! Então me criticar de tal forma agora.Não ajuda em nada...Seis meses atrás olhar e dizer onde estavam os defeitos, sim, ajudaria.O splash não é ''solução'' apenas parte dela!

O que acontece é que o pessoal tem medo de postar no fórum críticas relacionadas a distro, senão é sumarimanente bloqueado!Parece que o Slogan do Kurumin é ''ame-o o deixe-o!''.Isso afasta uma suposta comunidade produtiva, que não gosta de criar sob grilhões.

DIsse meia dúzia e palavras e já fui tachado de Extremament ácido.
Comentário de bebeto_maya
__COmo falou o Hamacker...A s: __COmo falou o Hamacker...A solução é auto-crítica...Mas quando falta isso, e apontamos, somo 'ácidos'.Por isso ninguém aponta soluções...
Comentário de CWagner
Moderação: HEHEHEHE, e não foi à toa que moderaram meu post.

Tem algum incomodado que anda fazendo isso ultimamente, mas não me aborreço.

Só fico pensando (na verdade não fico não ;), se essa pessoa fica o dia todo na frente do BR-Linu procurando meus posts para moderar. Bem... que seja.

Espero que o Morimoto continue o seu trabalho, que saiba ouvir as sugestões de quem se manifesta e que saiba diferenciar as boas das ruins.

No mais, paz para todos, e felicidades, utilizando a sua distro preferida, com a sua WM preferida.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Alphazine
Se o cara vai usar um Live CD: Se o cara vai usar um Live CD justamente para não instalar a distro para poupar tempo ou para não bagunçar seu HD. Pra que que ele vai ficar perdendo tempo com detalhes como papel de parede e tema?

A maioria dos usuários que usam o Windows em escritório nem devem se lembrar de qual imagem está na sua área de trabalho.

Mas fácil do que ficar implicando com o tema padrão é remasterizar o CD trocando os arquivos de tema e papel de parede por um que seja do seu agrado. Processo aliás que sempre veio descrito no Manual do Kurumin desde as primeiras versões.

No mais, se quiser discutir sobre o design do tema e papel de parede fale diretamente com o Luciano Lourenço.









Comentário de hamacker
Como voce mesmo descreveu, a: Como voce mesmo descreveu, a pessoa quer ter o primeiro contato com o linux sem bagunçar o HD, é aí que a primeira impressão é importante.

Se eu criar o hamackerlinux cheio de inovaçoes com inteligencia artificial embutida que até lê pensamentos, mas não der um bom acabamento, talvez as pessoas julguem o trabalho como falta de esmero e dê pouca importancia. Como outro colaga aí em baixo me alfinetou : "não adianta tapar o sol com a peneira", as pessoas olham (e muito) a aparencia.

Eu não ligo para o visual porque na maior parte das vezes eu modifico-o, mas não é esse o ponto, o ponto é quem não gostou não reclamou, porque criticar agora ? (estou incluido).


Comentário de vmedina
Não justifica.: Se o cara vai usar um Live CD justamente para não instalar a distro para poupar tempo ou para não bagunçar seu HD. Pra que que ele vai ficar perdendo tempo com detalhes como papel de parede e tema?

Para muitas pessoas(a maioria das que eu conheço) não é perder tempo. Muitas pessoas modificam a sua área de trabalho e quando olham um sistema que não se importou com isso, torcem o nariz.

Se o lance do Kurumin é fazer algo usável então por que não levar isso em consideração?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Carlos E. Morimoto
"__COmo falou o Hamacker...A: "__COmo falou o Hamacker...A solução é auto-crítica...Mas quando falta isso, e apontamos, somo 'ácidos'.Por isso ninguém aponta soluções..."

Você andou bebendo por caso? Leia novamente seus posts e as minhas respostas. Você simplesmente não está sendo razoável.

Depois do segundo cometário que você postou pode ter certeza que vou passar a levar ainda menos em consideração seus comentários. Vá tomar um calmante.
Comentário de Cadu
...: Sugiro que leias os teus comentários na notícia da nova versão do zappwm e depois digas quem não é muito fã de ouvir críticas.

E humildade não é dizer que o visual foi influenciado por "humildes dicas que dei ao Lourenço". Isso é achar que, se não fossem tuas "humildes dicas", tudo estaria perdido. Ainda bem que salvaste o mundo.
Comentário de bebeto_maya
Morimoto falou : Morimoto falou
Você andou bebendo por caso? Leia novamente seus posts e as minhas respostas. Você simplesmente não está sendo razoável.

Depois do segundo cometário que você postou pode ter certeza que vou passar a levar ainda menos em consideração seus comentários. Vá tomar um calmante.


Será que sou eu o nervosinho? Não ando dando chiliques, nem desconsiderando comentários com cabimento lógico.Recebi uma porção de críticas a respeito do Zappwm, e anotei todas, pois preciso melhorar sempre...E não me importo se você considera ou não meus comentários...Acho que alguém precisa espetar o seu ego.É assim que você quer formar um grupo de desenvolvedores ao redor do Kurumin?Com essa intransigência?

A minha dica é essa:
Pegue as artes originais do KDE e ponha o logotipo do Kurumin no canto inferior direito de todas os designs.Só.Vai ficar bem mais profissional que a atual versão (como você fazia antigamente).O kurumin não tem um logotipo consistente.Uma hora o pinguim aparece criança, outra adolescente, outra com uma namorada, qual é o logotipo afinal? COmo você espera criar uma identidade com o usuário??

Não sou eu que afirmo essas coisas qualquer designer formado ou não, que leu dois parágrafos na vida, sabe desses conceitos.Não brigue comigo...Entenda a si para entender aos outros!
Comentário de bebeto_maya
__Pode não.Mas não é de ho: __Pode não.Mas não é de hoje que eu critiquei.O MOrimoto, apesar de não ser designer, não é cego, ele deve ter visto que o Bootsplash ficou borrado (devido a restrita quantidade de cores), e o papel de parede confuso em contraste com os ícones.Além do que, quando você pega a figura de um pinguim e alonga o pescoço, aumenta o bico e estica a figura, modificando o formato dos pés, você acaba criando um pato.Ou será que estou errado por falar a verdade?

__Paciência...Acho que o Morimoto é suficientemente inteligente para perceber os erros, mas não admiti-los e ter gente para defendê-lo numa situação dessas, é o cúmulo da conivência.

__Admito que ele trabalhou muito nesse projeto, como o fiz no primeiro post.Uso o Kurumin e recomendo, con.Mas ele tem o temperamento díficil e foi logo espumando, não se pode ser assim num empreendimento coletivo que não é só dele (vide toda a equipe do KDE, O Helio Castro, o Linus Torvals, o pessoal do Kalango etc.)
Comentário de bebeto_maya
Sem falar que aquele sítio d: Sem falar que aquele sítio do projeto aparenta ser tão bom quanto o próprio projeto.

Alguém que critica como você, pode ser levado a sério.?

¨Na sombra de um grande homem, sempre há um grande puxa-sacos!¨
Comentário de Carlos E. Morimoto
Pelo visto continua bebendo .: Pelo visto continua bebendo. Já tá até espumando... :-)

Comentário de bebeto_maya
__Desculpe,Morimoto! Por ter: __Desculpe,Morimoto! Por ter lhe agredido...Os designs do 5.0 estão ótimos, são coniventes,[........] sólidos, não-confusos, limpos, sóbrios,dinâmicos,adultos,consistentes, sensacionais imponentes[............],bem-definidos,cairam como uma luva e são modernos...E, Droga, você tá certo,(como sempre)!!!Já tô, além de ¨até espumando¨,(irc) delirando :-}(irc!)
Comentário de AlphaZine
Bom, só testando a série 5.: Bom, só testando a série 5.x do Kuruma pra ver se o tema e o papel de parede estão tão ruins assim. O último Kurumin que usei foi o 4.2 e mesmo assim só enquanto testava o CD que havia gravado para um amigo. Nesse meio tempo não vi nada de tão problemático assim no design. Talvez não haja uma preocupação em seguir um padrão ou linha para caracterizar o produto. Mas eu gosto muito do traço do Luciano e dos papéis de parede ufanistas dele.

Mas pelo número de comentários só dá pra concluir uma coisa: o Kurumin se tornou a principal referência de distro nacional. Principalmente agora que a Conectiva virou uma divisão da Mandriva.

De forma que ou o Carlos monta algum esquema de produção industrial para ele com desenvolvedores pagos e tudo mais ou então ele vai ficar maluco de tanta pressão. ^_^

Hehehe... pelo menos um assessor de comunicação ele já tá precisando. Visto que ele não tem muito "talento" para lidar com o público.

Esse é o preço do sucesso. :)

Sucesso esse, aliás, que é incontestável. Independente do fato de que você o considere uma mera cópia, versão personalizada, ou distro única.
Comentário de Tomás
Morimoto, quantas horas por d: Morimoto, quantas horas por dia você passa respondendo comentários?
Comentário de Peba
Sou usuário de várias distr: Sou usuário de várias distros no meu trabalho e em casa (suse9.3, fedora4, kurumin5, debian cdd-br) e gostos de todas... Fico impressionado com essas brigas bestas dentro da comunidade.

Marimoto, deixo aqui meus parabéns pelo Kurumin. Venho utilizando e testando esse sistema deste a versão 3.1, basta sair uma beta da vida que instalo e testo... VALEU!!!
Comentário de brandizzi
Depois de anos em Windows...: ...as pessoas esquecem que a ajuda é para ser lida :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Don't you love Debian? BURRRRRRN!!! :D: Falou tudo: repositórios. O que é maravilhoso no Debian são os repositórios *e* a padronização. Não é o suficiente para desktop de "oreia"? Nâo, e por isto existe Ubuntu, Kurumin, CDD-Br... mas para quem pega no pesado (ou pelo menos tenta, como eu), é a solução ideal.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Hmm...: Se não é para copiar, então não põe em GPL. Piff...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004