Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Conclusão: análise do código do "projeto nacional" iptables-online (atualizado)

Notícia publicada por brain em fevereiro 17, 2004 07:09 PM | TrackBack


A comunidade Linux tem adversários suficientes, não precisa ficar debatendo entre si. Entretanto, ontem publiquei mais um daqueles desagradáveis episódios de desrespeito às licenças do software livre que geram desavenças e intermináveis debates internos. Não sou juiz das licenças ou do respeito aos direitos dos autores, mas aparentemente estes casos acabam vindo parar aqui no br-linux, e não acharia correto me furtar a permitir o debate sobre a questão, mesmo sabendo que este tipo de discussão pode ser negativo e fugir bastante do nível habitual do site. Mas se nós, que levamos o Linux a sério, ignorarmos a questão, quem irá debatê-la?

Tudo começou com o que parecia ser o anúncio de mais um projeto nacional - o iptables-online, página em PHP que serviria para gerar um script em bash para configuração do iptables. Entretanto, logo nos primeiros comentários dos leitores que conferiram, surgiu uma preocupação: excessiva similaridade (tanto na interface quanto na saída gerada pelo programa) com o "ISG - IPTables script generator" (http://freshmeat.net/projects/isg/), um programa de 2002, escrito por Michael Andreasen.

Contatados a respeito, os autores do programa a princípio negaram qualquer utilização do programa acima (que não seria vergonha nenhuma - o ISG é código livre, disponível para todos que quiserem usar e modificar) - mas ao mesmo tempo se recusavam a disponibilizar o código de seu script. O tempo passou, várias desculpas foram oferecidas para o não oferecimento do código-fonte, e hoje de tarde surgiu um zip contendo código em PHP - juntamente com a página do script completamente remodelada. Naturalmente, não era o mesmo código, que foi totalmente reescrito (conforme nos confirmou uma das pessoas envolvidas, sob a condição de anonimato - e afirmando que não sabia da história toda) a partir do momento da descoberta de que tudo não passava de uma cópia mal traduzida.

Mesmo assim, foi possível juntar suficientes fios da meada para reconstruir toda a história. Se desejar, vista uma roupa anti-flames (porque o nível é bem diferente das discussões habituais aqui do br-linux) e leia os comentários da notícia anterior.

Em seguida, não deixe de ler abaixo a nossa análise do que aconteceu. E se alguém estiver disposto a traduzir ou resumir e enviar para o autor do script original, por favor avise aqui e faça, anexando as desculpas da comunidade Linux brasileira por este vexame cometido por uma pequena parcela de seus membros.

E para os envolvidos na cópia e subsequentes confusões, fica o convite para que continuem participando da comunidade Linux, mas sem esse tipo de desrespeito não apenas ao autor do script copiado, mas também a todos os demais membros da comunidade, que felizmente não foram enganados por muito tempo.

Atualização: Michael Andreasen, o autor do programa que foi copiado, entrou em contato comigo pedindo para que eu traduzisse uma mensagem dele para a comunidade Linux brasileira. A mensagem está no final do texto abaixo.

Análise

Nota: para entender melhor os fatos que deram origem a este texto, leia antes os comentários da notícia anterior.

Por algum motivo, um dos autores do script afirmou repetidamente que não tinha tempo ou acesso para enviar uma cópia do código em disputa para nossa análise antes das 14:30 de hoje. Mas aparentemente teve este mesmo acesso e tempo para reorganizar todo o layout da sua ferramenta, e quando entregou código para para nossa análise, sua página estava completamente remodelada, e o seu sistema gerava um script bash completamente diferente (tanto na aparência quanto na funcionalidade) do de ontem, dificultando uma comparação do código.

Por que essa contradição, e porque a reorganização expressa da pagina?

Felizmente, o ShadowRed postou ontem aqui mesmo no br-linux a saída gerada pela versão originalmente divulgada do script, o que possibilitou uma análise bastante interessante, mesmo considerando que a versão de hoje do script está completamente alterada. O post do ShadowRed (que inclui tanto a saída do programa que consideramos como original quanto a da versão de ontem do script anunciado pelo William) está aqui.

Note que a saída dos dois programas (o ISG e o iptables-online) é quase absolutamente idêntica... Não vou entrar em detalhes sobre isso, porque as "semelhanças" (para dizer o mínimo) entre a interface com o usuário dos dois programas e entre as saídas geradas por eles já foram debatidas até a exaustão ontem nos comentários da notícia original.

Mas antes mesmo de fazer qualquer análise do código em PHP, veja um detalhe interessante no código em bash gerado pelos dois programas. O ponto crucial está em um comentário. Na versão original o trecho é assim:


# load some modules (if needed)
modprobe ip_nat_ftp
modprobe ip_conntrack_ftp

Já na versão "nacionalizada" anunciada ontem, era assim:


# carregue alguns módulos (if needed)
modprobe ip_nat_ftp
modprobe ip_conntrack_ftp

Notou a parte em negrito? Se alguém achava que a similaridade quase absoluta entre as saídas dos dois programas de ontem eram uma coincidência, o que acha agora, após ver o trecho acima? Quem copiou, esqueceu de traduzir o trecho entre parênteses...

Mas e quanto ao código novo, disponibilizado hoje? Ele foi reescrito, do zero. Isso foi confirmado por um dos envolvidos, sob a condição de anonimato. Mas... o script de configuração de firewall que ele gera simplesmente não funciona! Fui ao site do projeto e mandei gerar as regras - veja uma pequena amostra das linhas de configuração geradas (o script gerado completo você pode ver ao final deste artigo):

iptables -t nat -A POSTROUTING -s $IPTB_LAN_IP_NET -j MASQUERADE
iptables -A FORWARD -j ACCEPT -i $IPTB_LAN_NIC -s $IPTB_LAN_IP_NET

A falha nelas não fica óbvia a princípio, mas se você olhar o programa completo, descobrirá que as variáveis $IPTB_LAN_IP_NET e $IPTB_LAN_NIC não foram definidas em lugar nenhum.

Pior do que copiar o script alheio é depois tentar disfarçar lançando uma versão que não funciona...

E pior que isso ainda é que mesmo depois de tanta discussão, a versão atual continua não sendo software livre - assim, se alguém quiser usar ou mesmo melhorar... não pode! Veja a licença incluída no próprio código do script:



IPTABLES ON-LINE - Desenvolvido por Linux IT & Linux Clube
Desenvolvedores:
Anderson - anderson@linuxclube.com.br
William - wrochal@linuxit.com.br
PARA USAR OU MODIFICAR ESTE SCRIPT
VOCÊ DEVE ENTRAR EM CONTATO COM OS AUTORES
CASO QUEIRA FAZER PARTE DO PROJETO ENTRE EM CONTATO

Para completar, entrei em contato com um dos co-autores do "projeto nacional" no fim da tarde de hoje para pedir mais uma vez que ele me mandasse a versão de ontem do script, e ele me afirmou que o script não mudou, ainda é o mesmo de ontem. Uma simples comparação da saída do programa atual (veja ao final desta nota) e da saída de ontem mostra que isso não pode ser verdade, e mesmo assim ele insiste. Triste.

Felizmente pude confirmar com outro dos envolvidos que de fato o programa foi reescrito do zero, de ontem para hoje, para remover o código original. Mais uma vez, teria sido mais fácil assumir o uso do script original desde o princípio - pelo menos ele funcionava! ;-)

Concluindo

1 - pelo exposto acima, não restaram dúvidas de que a versão disponibilizada ontem era apenas uma cópia mal traduzida do "IPTables script generator" (http://freshmeat.net/projects/isg/), um programa de 2002, escrito por Michael Andreasen. Quem copiou, traduziu mal-feito e não soube esconder! Só falta agora dizer que a presença do comentário mal traduzido também é coincidência ;-)

2 - a versão disponível para uso hoje não funciona, e nem há motivação adicional para ajudar os desenvolvedores, pois não se trata de software livre. Por decisão dos autores, só quem é da equipe pode usar e ajudar a desenvolver. Se fosse GPL, até eu que quase não programo mais certamente teria aproveitado a chance e mandaria para eles um patch. Mas como não é, melhor continuar usando o original, ao invés de tentar arrumar a cópia que não funciona.

3 - teria sido muito mais nobre da parte dos desenvolvedores simplesmente ter admitido a falha ontem mesmo, contribuído a tradução para o autor original, e todos continuariam seus caminhos. Pelo contrário, motivaram intervenção do próprio autor, se expuseram a mais de cem comentários e acabaram não convencendo, ao publicar um remendo para fingir que não era cópia - e este remendo não funciona.

4 - a reação da comunidade mostrou que não estamos dispostos a aceitar esse tipo de desrespeito ao código livre, ainda mais vindo de outros membros da própria comunidade. Certamente isso irá afetar a imagem das pessoas que lançaram o código alheio como se fosse seu, depois negaram veementemente a cópia e acabaram por tentar enganar a comunidade como um todo ao disponibilizar um script completamente reescrito, fingindo que era o mesmo do dia anterior.

5 - entretanto, alguns comportamentos, como as ofensas pessoais e as ameaças de invasão de sites ou outro tipo de ataques, não são a maneira correta de lidar com este tipo de situação. Quem agiu assim, espero que repense seus atos.

Para fechar, fica a sugestão: se for adotar algum software livre, não custa indicar isso claramente. Se não for possível ou se isso for desnecessário no seu contexto, pelo menos não finja que foi você que fez, ou não negue a autoria real quando ela for apontada.


Apêndice

Programa em bash gerado pela versão corrente do script. Para fins de comparação com o da versão de ontem, e com o da versão original (veja ambas no comentário de ontem do ShadowRed. Note como a versão de ontem e a de hoje não guardam a menor similaridade - a versão de hoje nem ao menos gera código correto! Nota: algumas linhas em branco foram removidas da listagem abaixo.


#!/bin/sh
#### CONFIGURAÇÔES DO IPTABLES FIREWALL ####
# REDIRECIONAMENTO LIGADO (Forwarding ON) #
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
LAN_IP_NET='192.168.0.1/24'
LAN_NIC='eth1'
WAN_NIC='eth0'
# IP
WAN_IP='200.192.15.112'
# LIMPANDO (FLUSH)
iptables -t nat -F POSTROUTING
iptables -t nat -F PREROUTING
iptables -t nat -F OUTPUT
iptables -F

iptables -P INPUT DROP
iptables -P FORWARD DROP
iptables -P OUTPUT ACCEPT

# LIBERAR O TRAFEGO DE REDE PARA O ROTEADOR
iptables -A INPUT -i lo -j ACCEPT

# LIGANDO MASQUERADE E REDIRECIONAMENTO (NAT - ON)
iptables -t nat -A POSTROUTING -s $IPTB_LAN_IP_NET -j MASQUERADE
iptables -A FORWARD -j ACCEPT -i $IPTB_LAN_NIC -s $IPTB_LAN_IP_NET
iptables -A FORWARD -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
iptables -A INPUT -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT

#### BLOQUEIO DE ICMP - DESLIGADO (OFF) ####
#### PORTAS FECHADAS PARA O ROTEADOR ####
#### REDIRECIONAMENTO DE PORTAS PARA O SERVIDOR - DESLIGADO (OFF) ####
#### REGRAS GERADAS POR IPTABLES ON-LINE ####
#### http://iptables.linuxit.com.br ####
#### http://www.linuxclube.com.br/iptables/ ####

Isto conclui nossa análise. Espero que leve todos a refletir sobre seu papel, e que no futuro pautem suas contribuições à comunidade Linux brasileira pelo respeito às licenças, e até pela inteligência alheia - porque fazer uma coisa dessas e esperar não ser notado é até ingenuidade.


Atualização - Mensagem de Michael Andreasen


Michael Andreasen, o autor do programa que foi copiado, entrou em contato comigo pouco antes da publicação deste artigo pedindo para que eu traduzisse uma mensagem dele para a comunidade Linux brasileira:

"Caros amigos do Linux,

Em primeiro lugar eu gostaria de dizer que me deixa muito feliz ver tantos usuários do iptables-script.dk pelo mundo.

Eu publiquei o código fonte no Freshmeat já desde dezembro de 2002, na seguinte url: http://freshmeat.net/projects/isg/

Todos são livres para obter e user este código-fonte.

Mas mesmo assim... se usar este recurso em sites Linux públicos, ao menos um pequeno crédito iria me deixar feliz.

Neste momento, eu gostaria de deixar bem claro que minha principal meta é ajudar meus amigos da comunidade Linux no mundo todo.

Mas mesmo assim estou desapontado que nem mesmo um pequeno crédito ou link foi publicado.

Por que um link para meu site é importante, então?Bem... não apenas por razões de ego. Também porque desta forma eu entro em contato com desenvolvedores e usuários do mundo todo, que podem oferecer bugfixes e sugestões de melhoria.

Este contato com os usuários é importante e mantém realista o desenvolvimento de futuras versões.

Mas mantenham a calma... Eu planejo visitar seu país algum dia :)

Tudo de bom,
Michael Andreasen
Copenhagen, Dinamarca
www.iptables-script.dk"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Renato Murilo Langona () em 17/02 19:26

Augusto, obrigado por seu tempo na análise dos códigos em questão e elucidação do caso, a comunidade nacional agradece... Estou adicionando uma correção na notícia que postei na LinuxSecurity Brasil à respeito do mesmo projeto... Obrigado mais uma vez...


» Marcos de Souza (mds) () em 17/02 19:27

Lamentável o que ocorreu, mas mesmo assim acho que não deveria ser abandonada a idéia! :]


» Sérgio Ritter () em 17/02 19:30

Valeu Augusto, por esclarecer a história, pois a situação foi lamentável.


» Augusto Campos () em 17/02 19:30

Renato: embora eu não possa dizer que foi um prazer, acho que esta obrigação chata realmente foi importante - se as pessoas perceberem que a comunidade brasileira não fica mais calada quando alguém faz uma coisa dessas, as coisas poderão mudar para melhor. Caso contrário, institucionaliza-se a bagunça, e o código livre vira um sonho impossível enquanto cada um tenta se apropriar do trabalho alheio e fingir que é seu.


» noname () em 17/02 19:42

Lamentável Lamentável srs.!
É triste ver como pessoas perdem tempo procurando a fama, esta maliciosa dama sorridente, em lugares que ela não está presente. Quem deseja trabalhar com software livre deve ser antes de tudo um abnegado, um guerreiro, um martir até! Que esses rapazes se concientizem disso e aprendam que o plagio não leva a nada.


» chimpa () em 17/02 19:46

Lamentável.

A busca por fama e reconhecimento dos ManOWs (SlACK RulEZ) agora rasga a própria GPL.... A cópia mal feita ainda prova que eles nem ao menos sabiam o que estavem fazendo...

Muito importante essa discussão e apresentação dos fatos.
Parabéns brain


» William da Rocha Lima () em 17/02 19:47

Caro Brain,

Te enviei o código conforme solicitado e você escreve isso, sem comentários... por isso a RDL não vai para frente...

sem comentários..


» Augusto Campos () em 17/02 19:47

po noname, também não precisa exagerar ;-) Não precisa ser mártir nem nada, muita gente ganha a vida com o software livre. Mas o plágio não leva a nada em lugar nenhum, não apenas na comunidade do software livre.


» Marcos de Souza (mds) () em 17/02 19:48

Augusto, mais uma vez parabéns... e obrigado por exclarecer tudo isso!

Segundo o wrochal:

Srs. Usuários,

A Linuxit junto com Linux Clube desenvolveu o Projeto Chamado IPTABLES ON-LINE como foi anunciado, e vejo por esta nota notificar que o projeto foi reconhecido na LinuxSecurity.com.

Percebem o que vocês dois (Anderson e wrochal) acabaram de fazer??
Simplesmente difamaram os usuários da comunidade Linux BRASILEIRA! Imaginem o que vai acontecer lá fora...


» Carlan Calazans () em 17/02 19:50

Assumir, agora não da mais, não depois disso tudo. Gostei muito de ter lido essa notícia (todas elas), agradeço ao Tiagão por ter me avisado.

Mas que bela lição, não? Nem tenho mais palavras para comentar o ocorrido, o Augusto se encarregou de dizer tudo, acredito que, por quase, todos nós.

Alguém traduziu ou gostaria de montar uma "equipe" para traduzir e enviar ao Michael Andreasen?

Parabéns Augusto, não o conheço, mas pelo pouco que pude perceber, você é muito sensato e, realmente, gosta do que faz.

[]'s


» Anderson () em 17/02 20:13

Eu gostaria que meu nome nao fose sitado em seus comentarios, pois eu queria muito fazer um script para gerar regras de iptables, tenho essa ideia a muito tempo e ninguem quis me ajudar somete o Wrocha se ofereceu, procurei pessoas em lista de e-mails e niguem quer ajudar em nada so quer usar.

Eu me ofereci para fazer a parte em PHP que eu so tenho conhecimento em php nada sei de iptables, o Wrochal falow que queria fazer ele mesmo pois estava aprendendo PHP, nao sei se ele copiou ou nao, nao sou irmao dele nem namorada dele.

Mas como eu nao gosto de ser acusado de nada comecei eu mesmo a fazer tudo apartir do zero,
e ainda estou fazendo esta cheio de bugs ainda esta em desenvolvimento como eu falei com o Augusto Campos no icq.

Eu me considero um grande conhecedor de PHP e nao preciso copiar nada de niguem, hoje as 14:00 eu entri aqui no br-linux e vi um codigo muito simliar ao feito pelo Wrocha mais como eu ja estava comenaçando um novo feito por mim, nem me abalei com isso.

Você podem ficar tranquilos que nunca copiei e nem vou copiar nada de niguem, o iptables on-line agora esta sendo desenvolvido com o objetivo de ser opensource, e o Wrocha ainda é a unica pessoa que esta me ajudando, se alguem amis quiser ajudar é so entrar em contato anderson@linuxclube.com.br

Estou disposto a criar outas ferramentas em php para ajudar a comunidade GNU/Linux , e quem tive ideias e conhecimento da ferramenta é so passar para mim que eu implemento ela em php.

Não aguento mais ser acusado por uma coisa que nao tenho culpa nenhuma.

Uma coisa eu garando niguem fez nada para sacaniar niguem.

Eu coloco creditos em tudo que tem no linuxclube e quem ja recebeu meu email pedindo pra postar
o textos no Linux Clube sabe que como eu trabalho em relação a creditos de colunas etc..

Parem com essa briga e ajudem a criar ferramentas novas e melhores que ajudem a comunidade, eu pensei em parar de fazer a nova versão mais nao vou parar, pois certamente ele ajudar a muitos.

Desculpe meus erros mas na internet a lingua é viva e cheia de sentimento, assim como nas ruas e nas revistas em quadrinhos.

Este é o meu ultimo post aqui! E esta é toda a verdade a mesma dita a Augusto, antes de ele postar esta "noticia".

Abraços

Anderson
www.linuxclube.com.br


» Kleber Rocha () em 17/02 20:36

Caramba, acho que o que o Augusto falou fez com que até eu ficasse com vergonha, espero que as pessoas agora aprendam com esse erro, as vezes passar horas escrevendo códigos, artigos e outras coisas para a comunidade é satisfatório, mas quando isso acontece, de ver seu trabalho ser plagiado, copiado e outras pessoas ganharem créditos por isso, faz você pensar bem se compensa ou não tentar ajudar a comunidade.
Eu acho que vocês devem continuar o trabalho sim, mas continuem com sua criatividade.
Abraços


» Challado () em 17/02 20:38

Vergonha! Vergonha! VERGONHA!

Como disse: "o peixe morre pela boca", e cada um colhe o mal que semeia.

Resumo a uma palavra: isto é um EXEMPLO.
Devemos lembrá-lo sempre em nossas vidas.


» Pinguim () em 17/02 20:47

"Inteligente e a pessoa que aprende com seus erros, sábio é a pessoa que aprende com os erros dos outros" (não me lembro o autor)

Comunidade, por favor, em nome de nós mesmos, sejamos sábios.


» Alexandre Arruda Paes () em 17/02 20:54

Pelo pastelão da cópia, fiquei pensando: para postar mensagens, tranquilo; para mandar o código, não pode ?

Pelas mensagens em geral: vexame bravo na minha e na sua língua portuguesa...
Imagine traduzir qualquer pérola dessas para o Andreasen. Ou melhor, COMO traduzir ?!?!


» lahcorw () em 17/02 21:00

brain,

1. Você sabe testar o script?

2. Você poderia mandar o seu patch?

3. Quem é brain? Você superou te mandei os códigos e vc posta comentários que talvez sejam usuário pós da comunidade.

4. Ja que fez este comentário espero algo de interessante seu q apenas coisa =.

2 - a versão disponível para uso hoje não funciona, e nem há motivação adicional para ajudar os desenvolvedores, pois não se trata de software livre. Por decisão dos autores, só quem é da equipe pode usar e ajudar a desenvolver. Se fosse GPL, até eu que quase não programo mais certamente teria aproveitado a chance e mandaria para eles um patch. Mas como não é, melhor continuar usando o original, ao invés de tentar arrumar a cópia que não funciona.


» Moreira () em 17/02 21:00

Gente, o meu humilde parecer é o seguinte:

Copiar, não é errado. Os erros dos nobres colegas foram o de omitir a fonte, e ainda por cima, depois que a "casa caiu" não reconhecer a cagada, e ainda por cima envolver terceiros (como o colega Renato Murilo, o qual acompanho o trabalho ja a alguns anos, e sempre admirei a qualidade do mesmo) nessa confusão toda. Realmente isso é muito vergonhoso para a comunidade Linux Brasileira.

Porém, assim como ouve esse "incidente" em nossa comunidade, ela também possui muitos méritos, que com certeza não se tornarão menores por causa disso.

Agora, eu nao acho que devemos simplesmente CRUCIFICAR os colegas Anderson e Wrochal por causa disso. Não conheço nenhum dos dois, porém ja tenho observado o trabalho do wrochal, que conduz o site LinuxIt praticamente sozinho (tarefa que hoje sei não ser nada fácil, pois tambem conduzo o www.gnubh.com.br). Isto é um mérito. Portanto, acho que devemos esquecer o acontecido, coisas como essa só provoca desunião entre a comunidade, e eu acho que isso é a ULTIMA coisa da qual precisamos.

Mais uma vez , peço desculpas a todos da comunidade Linux, caso tenha dito alguma besteira muito grande ( pois besteiras pequenas, todo mundo diz - :P )

[]'s cordiais


» Leonardo () em 17/02 21:01

Pinguim , acho que o seu adágio perfeito.
Melhor é uma de Napoleão : "Nunca interrompa seus inimigos, principalmnente quando eles estão cometendo um erro".
Acho isso um bom exemplo do que qualquer um fazendo free software no Brasil vai passar.
Um povo mal educado como o nosso ainda tem uma mentalidade
retrógrada para esse tipo de coisa.
Infelizmente
É como vc ir vender um sistema e um dono de faculdade
querer saber se "500 reais paga, já que o software é livre"...
Eu ouvi isso.

Parabéns pela análise.
Leonardo


» Emerson () em 17/02 22:21

Olá,

Bom, realmente foi lamentável.

Eu fiz um 'projetinho' em 2000 chamado: Firewall Dinâmico, o qual tinha a finalidade de liberar/bloquear o acesso externo para máquinas do laboratório da faculdade onde me formei. O projeto nada mais é que uma interface amigável em PHP+MySQL que utiliza por baixo as ferramentas: crond, sudo e ipchains.

É bem interessante e útil para quem deseja um firewall dinâmico e que não queira perder tempo em mexer na 'unha' com as ferramentas acima citadas.

Pena que utiliza o 'ipchains' (única opção na época para mim).

Vou achar um local para publicar as imagens com a cara do sistema e sem alguém se interessar posso enviar.

Está sob a GPL, logo podem modificar sem problemas, até seria uma boa já que não mexo nele desde 2000, e assim uma ajudinha aí poderia fazê-lo funcionar com o iptables rapidinho.

[ ]'s
Emerson
GUFS - Grupo de Software Livre da UFSC
http://www.softwarelivre.ufsc.br


» LinuxNewsReader () em 17/02 22:37


- Primeiro afirmam que o código era feito do ZERO.

- Depois tentaram desviar o assunto para logotipo dos sites

- Augusto pede a liberaão do código e começam as histórinhas ( Tenho que falar com fulano, não tenho a senha para o meu site )

- Pede-se duas horas para liberar o código

- Os arquivos na página são alterados ( com a desculpa de "alteração de lay-out" )

- A Saída da nova versão é bem diferente da anterior

- O Augusto aponta todos os fatos e faz uma analise da situação

Resultado :

Um diz que não sabe de nada. Nessas horas,
ninguém sabe mesmo.

O Outro resolve atacar a pessoa ( O Augusto )
porque refutar as provas se tornou imposível.


Que vexame !


O bom é que ficou tudo registrado, para que não seja esquecido do fato nem das pessoas envolvidas.


» Pacozila () em 17/02 22:42

Carlan, Mandei uma primeira passada de tradução pro seu e-mail que está no site... Bastante incompleta, mas espero que ajude, bom, pelo menos que ajude a começar. AH! A licença é livre, você pode e deve modificar, só esqueci de pôr os créditos do Augusto ;)


» Augusto Campos () em 17/02 22:50

Pacozilla, pode ficar tranquilo que não vou reclamar dos créditos ;-)

Obrigado por colaborarem na tradução.

Abraços
Augusto


» Carlan Calazans () em 17/02 22:50

Leo, vou dar uma garimpada, e pode deixar que eu vou citar os devidos créditos, mesmo que seja só uma tradução, rs.

Mais tarde ou amanhã eu posto o resultado, ou disponibilizo o arquivo pra download, deste modo outra pessoa pode continuar a tradução.

Valeu!


» Daniel Semblano () em 17/02 23:00

Bom, só sei de uma coisa: pelo fato de ninguém ter te ajudado, caro William da Rocha Lima, não significa não ter disponibilizado seu código em GPL. Sua atitude é no mínimo infantil e se queres ajudar mesmo, assuma que fez a cópia e comece a estudar antes de pedir ajuda aos profissionais da comunidade SL. Ajuda todo mundo pede, nem todos podem ajudar (seja qual o motivo) mas fazer o que vc fez, plagiar, e ainda fechar um "grupinho de desenvolvedores" é no mínimo uma atitude bastante infantil, já que vc está disponibilizando um programa para o GNU-Linux e mostrando a comunidade. Repense nos seus atos, a idéia do site é ótima, po, a idéia de um script do iptables em português é fantástico, mas sinceramente, além de vc ter violado a GPL, vc já começou com o pé direito ... Aguente as consequencias das respostas duras das pessoas da comunidade e seja pelo menos homem em assumir e corrigir o que vc fez.

Sem mais


» Pierre () em 17/02 23:56

Amigos,

Nossa!! Hoje foi um dia de noticias tristes para o Software Livre no Brasil, a noticia sobre a Revista do Linux e agora pelo que me parece as evidências a confirmação do plágio do projeto sobre iptables. Eu tinha achado bem legal a idéia, mas agora fiquei com uma frustação em saber da cópia. É uma pena realmente , mas espero que os rapazes pensem direito e continuem colaborando com a comunidade mas sobretudo com respeito a propriedade intelectual do outro.
Lamentável!!!
Estou sem palavras e fico triste pelo fato.


» William da Rocha Lima - Agora sou eu () em 18/02 00:23

Pessoal,

Venho por esta perdi desculpa pelo mal entendido, e na hora que montei o Projeto acabei copiando as sintaxe e o layout de alguns projetos já prontos ue não foram mencionado.

E estarei terminando e colocando as devidas fontes.

Minhas desculpas e isso não se repetira.

E Brain teve coisas que não postei.

De alguma forma estarei arrumando este erro e queria sugestões poderia me enviar por email wrochal@linuxit.com.br


Grato e Desculpa a todos..


» LinuxNewsReader () em 18/02 00:42

"Venho por esta perdi desculpa pelo mal entendido, e na hora que montei o Projeto acabei copiando as sintaxe e o layout de alguns projetos já prontos ue não foram mencionado."

Agora vem com essa ?

Assuma seus erros. Você disse claramente nos seus posts que o código tinha sido feito do zero. E agora que a verdade veio a tona vem com essa de : "esqueci de citar as fontes"


"E Brain teve coisas que não postei."

Não é o que parece. A maioria do que foi postado
com o seu nome esta com 200.153.192

O Augusto pode ter o ip completo, portanto cuidado quando fala que não foi você que postou. A verdade pode vir a tona de novo.



» LinuxNewsReader () em 18/02 00:53


E mais uma coisa.

Vc diz que :
"acabei copiando as sintaxe e o layout de
alguns projetos já prontos"

Mas a comparação do php original da página
( não a versão que você disponibilzou depois ) e
o IPTables script generator mostram que foi "uma cópia mal traduzida"

Você não copiou de alguns projetos. Você copiou O PROJETO.

Negar só piora as coisas ...


» William da Rocha Lima () em 18/02 00:56

Caro LinuxNewsReader,

Como foi mencionado a cópia que fiz foi do Layout e sintaxe, e no meu setor tem 20 pessoas que usam este link e usam "LINUX" e acabei pegando o mané. pelo proxy.

Sem mais.


» Enrique Cesar () em 18/02 00:57

Por estas e outras que este eh o meu primeiro site a visitar quando entro na internet.

Parabens Augusto!
Continue assim, por favor!


» Carlan Calazans () em 18/02 01:17

A tradução pode ser copiada e/ou revisada no endereço: http://carlan.calazans.nom.br/trash/brlinux.html . O status é de 98% concluida.

Os trechos não traduzidos podem ser facilmente reconhecidos, pois, estão entre [ ], seguindo o sistema iniciado pelo Leo.

Como podem ver, não colocamos os créditos pela tradução, podemos viver sem isso. Por mim, o Augusto pode enviar, sem problemas.

[]'s


» Augusto Campos () em 18/02 01:22

Não, prefiro que vocês mesmos enviem...


» Alvaro Anton () em 18/02 01:37

Se quiserem que eu envie para o Michael , envio tranquilamente. Troquei emails com ele, e estou tambem tentando conversar com o linuxsecurity.com .(David) dai@linuxsecurity.com

O Augusto nao quis colaborar muito com a equipe de tradução da Analise para o inglês :-).



» Augusto Campos () em 18/02 01:49

Eu já escrevi o texto, a versão traduzida é com vocês :)


» Daniel Semblano () em 18/02 02:24

Estou olhano o texto traduzido e estou terminando de revisá-lo , quase pronto. Querem que eu mande ?


» Marco Carvalho () em 18/02 03:01

Que vergonha....

http://iptables-script.dk/

Latest News:

Last couple of days, som Linux friends in Brazil told me that this script is widely copyied and modified and posted in a lot of places. Read More: http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001844.html

I don't mind people use this script.. this is why it is put online in first place. But hey... linking back to this page would be nice. Why? Because in this way im i will stay in contact with users and developers, and this makes me motivated amongst other things to keep on developing this work.


» Daniel Semblano () em 18/02 03:11

Acho que tá bom galera,o Willian já deve ter entendido o recado ...

Uma cópia traduzida do inglês já está sendo enviado para o Michael, até como um pedido de desculpas da comunidade. Vamos ver ... =/


» Não compensa se sujar com este gentinha () em 18/02 03:26

Acho que a melhor coisa a fazermos é não visitarmos mais o projeto LinuxIT, visto que praticamente todo material que lá se encontra faz parte de outros sites.
Pude constatar diversos tutoriais de amigos meus que foram publicados lá sem credito algum.
Eu acho isso o cumulo, o maior castigo é o esquecimento...

Abraços

Vejam este link:
http://www.linuxit.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=2095


» Leandro () em 18/02 04:03

Pessoal

Só me choca, assim como me chocou no episódio da Tosquinha, que alguns defendem o errado.

E dizem que não é nada de mais grave...

Para acertar o alvo só existe um ponto. Para errar o alvo, existem infinitos pontos. (copiado de um livro de kyudo que não lembro o nome).

Eu poderia dizer que inventei essa frase acima. E sabe o que isso provaria? Que eu sou burro...

Como uma professora que tive, que imitava a performance da Michelle Pfeifer em "Mentes perigosas" quando nos dava aulas. Até as expressões ela imitava. Mas eu não havia visto o filme e achava ela o máximo. Um ano depois vi o filme e passei a achá-la uma ridícula ;=)))

Mentira tem perna curta já dizia a minha avó.

Leandro


» Irineu Vasconcelos () em 18/02 04:14

Após me divertir e ao mesmo tempo me envergonhar dos comentários que andei lendo nessas notícias sobre o iptables online, cheguei a seguinte conclusão sobre o Willian e o Anderson, respectivamente.

O primeiro é a Darlene Sampaio, faz de tudo pela fama, não importa o que precisa ser feito. Já o segundo é a Jaqueline Joy, que também adora a fama, entrou de forma meio inocente na trama toda, mas que também não dispensa uma oportunidade para sair na primeira página dos noticiários.

É isso aí, quem disse que não surgem novas celebridades a cada dia em nossa comunidade open source!


» Leandro () em 18/02 04:45

Acho que o negócio está mais para Renato Mendes e Laura.

Vish, esse pessoal anda vendo muita novela.

A propósito Irineu, vc não morreu ontem?

Leandro


» Toskinha () em 18/02 07:11

Que droga...
É Augusto, eu que nem sou assim tão antiga no Linux e na comunidade lembro de um tempo em que tínhamos que provar que Linux era bom, que software livre era outra forma de pensamento. Que material em portugues era quase inexistente, e que sites como brlinux e linuxsecurity davam gosto de ser brasileiro. Que a gente batalhava por um espaço e juntar meia dúzia de malucos pra ajudar os outros a instalarem linux. Que as listas e os canais pouco movimentados geravam verdadeiras reliquias de discussões e guias para quem estava com problema.
Foi nisto que deu todo aquele trabalho?
Parabéns Augusto, embora outros que não entendem software livre e achem que é apenas um jeito de se aproveitarem do trabalho dos outros para ganharem fama e dinheiro manchem o nome da comunidade brasileira, o Brlinux, LinuxSecurity continuam zelando pela qualidade e nos dando orgulho.


» Antonio Marcelo () em 18/02 08:25

Caramba !
Eu já estava pensando em utilizar o script aqui na minha firma e divulgar na CBL e na Honeypot e bum ! Que coisa gente, não entendi o porque desta cópia de um projeto tão bom. Poxa, pq eles não melhorarm o projeto original ? Pq não pediram a ajuda da comunidade como eu faço com o Honeyperl ? Caramba, isto me deixou chateado e acima de tudo preocupado.

Gente, existem tantas pessoas querendo derrubar o Software Livre e agora membros ficam fazendo gol contra ? Peraí né...

Estou super chateado com isto e é uma pena ver que o Brasileiro está passando vergonha lá fora de novo...

Antonio Marcelo


» Challado () em 18/02 08:27

Como uma forma bem humorada de pedir desculpas, acho que vou até escrever um sambinha (aproveitando as deixas de carnaval) para mandar pro nosso "amigo" dos estates dar umas risadas do episódio.

Estilo a "la Martinho da vila"
(2x)
É devagar, é devagar, é devagar é devagar, devagarinho!

(2x)
Vou copiar, vou copiar, vou copiar,vou copiar, copiar tudinho...

(ref)
Vou me aproveitar
Que a liceça vai deixar
Tutoriais eu vou arrebatar
Artigos eu vou copiar
E o autor que vá se lascar...


» Antonio Marcelo () em 18/02 08:27

Emérson,

Queira passar este teu firewall dinâmico para iptables, como faria para obter uma cópia ?

Abraços,

Antonio Marcelo


» Tiago Cruz () em 18/02 08:35

Bom.... como disse para meu amigo Alvaro:

"Aqui é o Slashdot Brasileiro"

Valeu Augusto!

E tomara que o Michael tire aquela nota vergonhosa do site dele :-/


» D4N13L () em 18/02 09:05

Gostaria de dizer que essa é só a ponta do iceberg, tem muita gente se passando de super-homem da informática e só copiando textos já redigidos por outros.
E ainda não tem vergonha de assumir o feito, ou pelo menos fazer um serviço bem feito.

falei


» Daniel Fonseca Alves () em 18/02 09:06

QUE NUNCA MAIS SE REPITA!
Augusto, seria interessante formalizar este ato num documento sobre o comportamento ético da comunidade.
Algo que dite as diretrizes de comportamento ao se utilizar e modificar trabalhos livres.
E a comunidade que se fiscalize! Vamos banir o descaramento a autopromoção e a baixaria de nossa comunidade.
Precisamos no profissionalizar direito.
Já basta nosso políticos !


» Alvaro Anton () em 18/02 09:09

A tradução foi enviada para o Michael e a noticia no linuxsecurity.com removida.


» Augusto Campos () em 18/02 09:15

O michael Andreasen, autor do script original, me mandou uma mensagem pedindo para eu traduzi-la e publica-la. Está lá no alto, ao final do artigo. Mas ressalto que ele mandou antes da publicação deste artigo, e bem antes de receber a tradução feita pela comunidade, ok? E desde já obrigado aos que ajudaram a traduzir o artigo e enviaram para ele.

Quanto a fazer um documento, como foi sugerido acima. Eu acho desnecessário. Por um bom tempo, a lembrança do que aconteceu ontem vai ficar na memória de toda a comunidade como aqueles cadáveres de piratas que eram expostos nos portos para que ninguém esquecesse que o preço a pagar é alto - lá eles pagavam com a vida, e aqui com a reputação.


» Fabiano Rech () em 18/02 09:37

Parabéns ao Augusto e a todos que ajudaram a deixar tudo transparente, e que sirva de exemplos para nós, a imparcialidade e a busca pela verdade que o br-linux expressou!
Vejo que episódios como este são realmente nescessários, pois somente assim poderemos separar o joio do trigo !

Parabéns Augusto, Alvaro e Renato, e todos que buscaram primeiro a justiça!

Fabiano Rech


» Sr_Jhones () em 18/02 09:42


Depois de toda essa intriga, e da tentativa de desviar a atenção para os logos “ Furtados “ do site Linux Dicas, e gerar o maior rebu !! , será que pelo menos desculpas esses plagiadores poderiam pedir a comunidade Open Source ? , ao invés disso eles estão atacando justamente as pessoas que tem compromisso com a verdade e que a muito estão ajudando o Software Livre a se disseminar no Brasil !!.

Depois de tudo isso ficou bem claro quem faltou com a verdade, e é muito legal ver a verdade aparecendo, como fica nossa imagem perante a comunidade Open Source mundial? , manchada provavelmente, a única coisa que Michael Andreasen queria era um link para seu site e os créditos pelo que ele fez !!.

Fora o Lucas que quem não o conhece poderia ter pensado que ele realmente copiou o banner do LinuxClub, sendo que não é verdade !!.

Bem !! , eu desenhei os primeiros logos, e ele decidiu por não usar !! , decidiu comprar esses logos acho que foi uma ótima aquisição, pois estão até copiando !!.


Até Mais !!

Ass: The Old Jhones.


» Augusto Campos () em 18/02 09:47

Pô, não vão recomeçar o bate-boca desses logos, né? Se forem, por favor o façam longe daqui.


» André Luiz Rodrigues Ferreira () em 18/02 09:55

Sinceramente...
Infelizmente não sei o que acontece, mas em nossa comunidade sempre temos pessoas especializadas em "reinventar a roda".
Em vez de nos unirmos e melhorarmos os projetos existentes, sempre temos aquela de der "líderes" ou "mantenedores" de algum projeto.
Logicamente que isto envolve questões "políticas" de cada projeto, mas acredito que esta não deveria ser a nossa primeira atitude...

Aos colegas que deram motivos para toda esta discussão, aquele velho ditado da minha vó: "errar é humano, mas persistir no erro é burrice..."

Sem flames e sem ofensas...
Continuem com empenho em seus projetos, que são de muito valor, e um forte abraço a todos...

Ps: Desculpem pela ortografia... escrevi na correria.. :(

André Luiz Rodrigues Ferreira


» challado () em 18/02 10:02

Vamos cantar o meu sambinha, pessoal...
E vamos deixar isso de lado.

Cada um faz o que achar melhor: boicotar os caras, apoiar os caras...

Cada um é dono do próprio nariz, e sentencia sua própria vontade.

Chega de discutir aqui no BR-Linux. Acho que não vai levar a nada e vai deixar o Augusto constrangido e chateado.
Que vcs acham?


» linux-user anonimo () em 18/02 10:03

Gostei de suas palavras caro Augusto.

É uma vergonha tremenda que estes 2 cidadãos devem estar passando agora. O que está acontecendo com o povo brasileiro? Já não basta receber os ensinamentos da escola e os de casa (família) para saber que, não é correto copiar algo que não lhe pertence e nem mesmo citar o nome do autor?

Onde estamos errando? Será culpa da escola? da família? Como os futuros usuários e entusiastas do Software Livre (OpenSource) receberão uma educação digna? Ou seja, quero dizer que, porque não existe um manual/documento escrito por pessoas de boa índole e de bom carater? Que, prezem a ética e a honestidade? Todo brasileiro deveria ter um manual/documento como estes, seja qual for a sua profissão (principalmente os políticos brasileiros).

Eu, particularmente, sou muito honesto e ético em todas as minhas atitudes nestes meus 23 anos. Se vejo um software pirata em algum estabelecimento/empresa/organização, vou logo avisando que não é ético/legal, dentro da lei,
utilizar programas não licenciados

(quando eu tinha 19 anos, atuando como estagiário em uma empresa, fui chamado atenção porque estava prestes a remover um software que não estava legalizado. Sabem o que aconteceu? Chamei o gerente, conversamos eu, o gerente mais a pessoa que não aceitava de forma alguma que eu retira-se/remove-se o software pirata... e dentro de alguns minutos de uma conversa bem aberta, resolvemos remover o software até que fosse adquiria a licença para posterior utilização do mesmo).

Sabem o que eu quero dizer? Temos que começar desde já a criar cidadãos éticos! Porque a disciplina de ética e moral não é ministrada desde quando a criança entra para a quarta série do ensino primário? De que adianta tantos conhecimentos na área de saúde, exata se o mais importante que é a moral da pessoa é deixado de lado? Eu só fui ter aulas de ética e moral agora na faculdade. Se não fosse a educação que venho recebendo de minha família ao longo destes 23 anos, com certeza, eu não teria a mentalidade que graças a Deus tenho hoje.

(Sabiam que em meu computador residencial não possui * nenhum * software ilegal? Ele está com dual boot (sistema operacional Linux + sistema operacional MS Windows98 - orginal). Nem tenho MS Office, nem Photoshop, enfim, tenho o Software Livre como o meu granha pão, graças a Deus. Muitos me chamam de radical, até mesmo idiota - "você comprou o windows licenciado? que besteira que tu fez... te cobro R$ 15,00 reais pelo windows e ainda imprimo uma capinha igual a do original".) Desculpem-me por gritar agora: CADE A ÉTICA DESTES PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA, OU SEJA, PORQUE NÃO DIZER CIDADÃOS BRASILEIROS?

Concluindo, peço-lhes desculpas pelos possíveis erros de português. Preferi não me identificar, pois não quero criar inanimizades. No mais, espero que todos reflitam e pensem o quanto é importante termos ética, sermos honestos e capazes de sempre escolhermos o caminho do bem (mesmo levando um puchão de orelha por estar desinstalando aqueles softwares piratas dos computadores da empresa). Fiquei realmente triste com o acontecido, se eu fosse o acusado, na hora eu iria me desculpar e tentar reparar o erro - imaginem um ex-presidiário , conhecido em todo o brasil indo à sua empresa lhe pedir emprego... o que você faria?

[]'s a todos, linux-user anonimo



» mandark () em 18/02 10:06

Felizmente Michael Andreasen ficou sabendo do ocorrido por meio da comunidade brasileira. Pelo menos assim ele viu que tem gente que respeita a filosofia do software livre no Brasil e quer ajudar.

Concordo que o br-linux é o "slashdot brasileiro", parabéns Augusto, que faz um trabalho sério nesta matéria, que como um jornalista, foi a fundo na matéria, pesquisou e esclareceu ao publico a realidade dos fatos.

Os que fizeram a cópia, são pessoas públicas, por manterem sites conhecidos. Deveriam dar exemplo. A vergonha de se ter o nome como alvo de um debate como este já é castigo o suficiente. Com certeza este episódio se refletirá na credibilidade dos sites mantidos pelos mesmos.


» Libero Ripoli () em 18/02 10:12

Vergonha!
Prejuízo para todos nós.
Perda de tempo lastimável.


» Carlan Calazans () em 18/02 10:19

Aos que enviaram o email eu gostaria de receber o encaminhamento da resposta do Michael Andreasen, se ela existir. Default, vou ficar no teu pé até tu me mandar!

phr34k3r[NOSPAM]terra.com.br


» Anderson Leite (rootkit-) () em 18/02 10:20

Emerson, tenho um projeto parecido aqui, só que utilizando iptables, gostaria que se possível que me encaminhasse o seu, e talvez assim possamos montar um projeto de firewall online GENUINAMENTE BRASILEIRO. :)


» Christian () em 18/02 10:34

Ae William da Rocha Lima, adiciona esse episódio ao seu "maravilhoso" currículo.


» Carlan Calazans () em 18/02 10:44

Nossa, eu nem tinha lido as outras mensagens. Acabei de ler todas elas, e tenho uma coisa pra falar, pode parecer bobeira, mas estou com uma sensação de dever comprido no peito, sabem? Mesmo que não tenha participado diretamente do ocorrido, mas é o que eu estou sentindo agora, talvez todos nós estamos.

E, ver que existem algumas pessoas tentando tocar uns projetos pra frente bem aqui no meio de nós, é assustadoramente gratificante, perceber que existem pessoas, independente do fato lamentavel que ocorreu, se ajudando, também transmite uma sensação de união.

Vou fazer um apelo, a todos os administradores de portais linux, jornalistas, bloggers, e todas as pessoas que se importam com a comunidade, publiquem uma notícia em seus portais sobre o assunto, mostrem a todos que isso é errado e precisa acabar, não é só o william que se beneficia com a obras dos outros, conheço outro portal que tivemos problemas.

Esse dia precisa ser lembrado, embora eu não consiga tirar o nome copião da minha mente, precisamos lembrar sim, mas não pelo ato do william, mas pela união todos em ajudar a elucidar o caso (Linux cops, hehehe).

Faço questão de guardar em meus backups esse texto e a futura resposta do Mr. Andreasen.


» PEB () em 18/02 10:45

Pessoal,

Já está tudo esclarecido mesmo. É tão feio ver pessoas de bem nesses flames sem fim. Tudo já foi esclarecido, o que havia para ser dito, já foi. Então basta a nós apenas não esquecer dos fatos e seguir adiante sem repetir os erros do passado !
Quem errou, creio, que não repetirá o erro e aos que participarão da discussão fica o alerta : o software livre permanecerá livre somente se a luta pela liberdade não cessar nunca ! Mas não é com xingamentos nem acusações. O Augusto fez o correto: municiou-se de provas e esclareceu a questão. E é exatamente por isso que visitamos seu site ! Fica a lição para quem quiser lutar conosco pelo software livre.

Um abraço a todos.


» Dirceu () em 18/02 10:46

Que isto sirva de exemplo para todos nós. Esses incidentes prejudicam por demais a comunidade. Podemos acertar 1000 vezes e ainda seremos "ignorados", mas quando erramos, e erramos FEIO, como este caso, todo mundo presta atenção. Porque daqui a pouco esquecerão que foram duas pessoas, e dirão "... viram esse pessoal do linux, copia um programa do outro, sem falar nada... e esse treco de GPL, serve para que?... " Como eu acabei de ouvir ontem :(


» LINUX CLUBE () em 18/02 13:05

Vejam a atitude que tomei em relação a tudo isso,
Augusto Campos, sabe que fui apenas uma vitima em relação a tudi isso, e cai nessa de "Digame com quem andas que lhe direi quem es", vocês estao completamente errados em me julgar como copiador e plagiador de alguma coisa, mas mesmo assim ja pedi desculpas, varias veses não a uma pessoa mais sim a toda a comunidade GNU / Linux.

http://www.linuxclube.com.br/noticias/index.php?op=ler¬_id=892

Eu não criei um site que hoje é grande e repeitado, para fazer isso, sempre repeitei a comunidade a qual eu amo e para qual criei um site
que me dedico diariamente.

Tentem me conhecer antes de me acusar.

Nem mesmo meu comentario la acima você tiveram o tambalho de ler !

Abraços

Anderson


» LINUX CLUBE () em 18/02 13:45

Eu postei um comentario, com a minha atitude aqui em nome do Linux clube, mas o link esta ruin entao você pode ver a noticia no index do site http://www.linuxclube.com.br

E vamos parar de discutir aqui no br-linux, estou levando este tema para o forum do linuxclube, agora quem quiser falar sobre este assunto e ler a historia verdadeira deve entrar la no Flames:
http://www.linuxclube.com/forum/index.php?act=ST&f=24&t=941&st=0

Se os simbolos "E" do link nao sairem correto entrem no forum direto: http://www.linuxclube.com.br/forum

No Forum [Outros] no item [Flames]

Abraços

Anderson



» LINUX CLUBE () em 18/02 13:46

Eu postei um comentario, com a minha atitude aqui em nome do Linux clube, mas o link esta ruin entao você pode ver a noticia no index do site http://www.linuxclube.com.br

E vamos parar de discutir aqui no br-linux, estou levando este tema para o forum do linuxclube, agora quem quiser falar sobre este assunto e ler a historia verdadeira deve entrar la no Flames:
http://www.linuxclube.com/forum/index.php?act=ST&f=24&t=941&st=0

Se os simbolos "E" do link nao sairem correto entrem no forum direto: http://www.linuxclube.com.br/forum

No Forum [Outros] no item [Flames]

Abraços

Anderson


» William da Rocha Lima () em 18/02 13:59

Senhores,

Eu fui homen o suficiente em admitir meu erro, mais agora o que o Anderson, esta querendo fazer sair fora desta situação.

Quando falei que o Brain queria o código ele mudo as sintaxe que gera as regas.

Exemplos:

Este código abaixo é o antes da dúvida que o projeto foi copiado:

==============================================
:: IPTABLES ON-LINE ::


IPTABLES ON-LINE



";
echo "";

###################################
# Fim de Redirecionamento #
###################################


echo "# Habilitado Forwarding";
echo "echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward";

echo "# Desabilitando Resposta de Ping";
echo "echo 0 > /proc/sys/net/ipv4/icmp_echo_ignore_all";

echo "# Desabilitando Forwarding";
echo "echo 0 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward";
echo "";
echo "LAN_IP_NET='$LAN_IP_NET'";
echo "LAN_NIC='$LAN_NIC'";
echo "WAN_IP='$WAN_IP'";
echo "WAN_NIC='$WAN_NIC'";


if ($FORWARD_OK=='on'){
echo "FORWARD_IP='$FORWARD_IP'";
}
echo "";


echo "# carregue alguns modulos (Se for preciso)";
if ($INPUT_FTP==on || $FORWARD_FTP==on) {
echo "modprobe ip_nat_ftp";
echo "modprobe ip_conntrack_ftp";
}
echo "";

echo "# Flush";
echo "iptables -t nat -F POSTROUTING";
echo "iptables -t nat -F PREROUTING";
echo "iptables -t nat -F OUTPUT";
echo "iptables -F";
echo "";

echo "iptables -P INPUT DROP";
echo "iptables -P FORWARD DROP";
echo "iptables -P OUTPUT ACCEPT";
echo "";

echo "# Aceitar Trafego da rede para Router";
echo "iptables -A INPUT -i lo -j ACCEPT";
echo "";

if ($NAT=='on'){
echo "# Habilitando Masquerade e forwarding";
echo "iptables -t nat -A POSTROUTING -s \$LAN_IP_NET -j MASQUERADE";
echo "iptables -A FORWARD -j ACCEPT -i \$LAN_NIC -s \$LAN_IP_NET";
echo "iptables -A FORWARD -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT";
echo "iptables -A INPUT -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT";
echo "";
}

####################################
# Portas Abertas no Router (INPUT) #
####################################
if ($INPUT_OK=='on'){
echo "# Portas abertas no router para Servidores/Servicos";


if ($INPUT_WWW=='on'){
echo "iptables -A INPUT -j ACCEPT -p tcp --dport 80";
}
if ($INPUT_FTP=='on'){
echo "iptables -A INPUT -j ACCEPT -p tcp --dport 21";
}
if ($INPUT_POP=='on'){
echo "iptables -A INPUT -j ACCEPT -p tcp --dport 110";
}
if ($INPUT_SMTP=='on'){
echo "iptables -A INPUT -j ACCEPT -p tcp --dport 25";
}
if ($INPUT_SSH=='on'){
echo "iptables -A INPUT -j ACCEPT -p tcp --dport 22";
}

#if (isset($INPUT_OTHER)){
#$ports_array = explode(',', $INPUT_OTHER);
#while (list(, $value) = each ($ports_array)) {
#echo "iptables -A INPUT -j ACCEPT -p tcp --dport $value";
#}
# }

echo "";
}


########################################
# Redirecinamentos de Portas para Rede #
########################################


if ($FORWARD_OK=='on'){
echo "# Portas Abertas para REDE";

if ($FORWARD_WWW=='on'){
echo "iptables -A FORWARD -j ACCEPT -p tcp --dport 80";
echo "iptables -t nat -A PREROUTING -i $WAN_NIC -p tcp --dport 80 -j DNAT --to $FORWARD_IP:80";
}
if ($FORWARD_FTP=='on'){
echo "iptables -A FORWARD -j ACCEPT -p tcp --dport 21";
echo "iptables -t nat -A PREROUTING -i $WAN_NIC -p tcp --dport 21 -j DNAT --to $FORWARD_IP:21";
}
if ($FORWARD_SSH=='on'){
echo "iptables -A FORWARD -j ACCEPT -p tcp --dport 22";
echo "iptables -t nat -A PREROUTING -i $WAN_NIC -p tcp --dport 22 -j DNAT --to $FORWARD_IP:22";
}
if ($FORWARD_SMTP=='on'){
echo "iptables -A FORWARD -j ACCEPT -p tcp --dport 25";
echo "iptables -t nat -A PREROUTING -i $WAN_NIC -p tcp --dport 25 -j DNAT --to $FORWARD_IP:25";
}
if ($FORWARD_POP=='on'){
echo "iptables -A FORWARD -j ACCEPT -p tcp --dport 110";
echo "iptables -t nat -A PREROUTING -i $WAN_NIC -p tcp --dport 110 -j DNAT --to $FORWARD_IP:110";
}


#if (isset($FORWARD_OTHER)){
#$ports_array = explode(',', $FORWARD_OTHER);
#while (list(, $value) = each ($ports_array)) {
#echo "iptables -A FORWARD -j ACCEPT -p tcp --dport $value";
#echo "iptables -t nat -A PREROUTING -i $WAN_NIC -p tcp --dport $value -j DNAT --to $FORWARD_IP:$value";
# }
#}


}

} else {
echo "Você não especificou o IP Externo!!";
}
?>

voltar

E-mail: iptables@linuxit.com.br


=================================================

Código que me passou:
=================================================

:: IPTABLES ON-LINE ::








[ forum :: ajuda :: contato :: sobre ]


 


  Regras Geradas



 


Aqui você pode copiar ou editar suar regras caso seja nescessario !


 







/proc/sys/net/ipv4/ip_forward\n\n";


echo "IPTB_LAN_IP_NET='$IPTB_LAN_IP_NET'\n";
echo "IPTB_LAN_NIC='$IPTB_LAN_NIC'\n";
echo "WAN_NIC='$IPTB_WAN_NIC'\n";
echo "\n\n";
echo "# Configuração dos Programas\n";
echo "IPT=/usr/sbin/iptables\n";
echo "MODP=/sbin/modprobe\n";

if ($IPTB_WAN_DHCP=='on') { // verifica se o DHCP esta ligado

echo "\n\n# DHCP\n\n";


echo "WAN_IP='ifconfig $IPTB_WAN_NIC | grep inet | cut -d : -f 2 | cut -d ' ' -f 1'\n";

} else {

echo "\n\n# IP \n\n";
echo "WAN_IP='$IPTB_WAN_IP'\n";

}

echo "\n";

if ($IPTB_REDIREC_FTP==on || $IPTB_ABRIR_FTP==on) { // liga alguns modulos caso seja nescessario

echo "# CARREGANDO MODULOS #\n\n";

echo "\$MODP ip_nat_ftp\n";
echo "\$MODP ip_conntrack_ftp\n";
}
echo "\n";

echo "# LIMPANDO (FLUSH)\n\n"; // Limpando
echo "\$IPT -t nat -F POSTROUTING\n";
echo "\$IPT -t nat -F PREROUTING\n";
echo "\n\n";
echo "\$IPT -t nat -F OUTPUT\n";
echo "\$IPT -F\n";
echo "\n\n";
echo "\$IPT -P INPUT DROP\n";
echo "\$IPT -P FORWARD DROP\n";
echo "\$IPT -P OUTPUT ACCEPT\n";
echo "\n\n";

echo "# LIBERAR O TRAFEGO DE REDE PARA O ROTEADOR\n\n";

echo "\$IPT -A INPUT -i lo -j ACCEPT\n";
echo "\n";

if ($IPTB_NAT=='on'){ // Verifica se o NAT esta ligado

echo "# LIGANDO MASQUERADE E REDIRECIONAMENTO (NAT - ON)\n\n";

echo "\$IPT -t nat -A POSTROUTING -o \$WAN_NIC -s \$IPTB_LAN_IP_NET -j MASQUERADE\n";
echo "\$IPT -A FORWARD -j ACCEPT -i \$IPTB_LAN_NIC -s \$IPTB_LAN_IP_NET\n";
echo "\$IPT -A FORWARD -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT\n";
echo "\$IPT -A INPUT -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT\n\n";
echo "\n";
} else {

echo "# DESLIGADO MAQUEREADE E REDIRECIONAMENTO (NAT - OFF)\n\n";

}

if ($LIGAR_ICMP=='on'){ // Verifica se o ICMP esta ligado

echo "#### BLOQUEIO DE ICMP ####\n\n\n";

echo "# Bloqueio de pacotes ICMP - LIGADO\n";


if ($IPTB_ICMP_ECHO=='on'){
echo "# ICMP Echo-request Bloquear\n";
echo "\$IPT -t filter -A INPUT -p icmp -s 0/0 -d $IPTB_WAN_IP --icmp-type echo-request -j DROP\n";
}

if ($IPTB_ICMP_HOST_UNREACHABLE=='on'){
echo "\n# ICMP Host-unreachable Bloquear\n";
echo "\$IPT -t filter -A INPUT -p icmp -s 0/0 -d $IPTB_WAN_IP --icmp-type host-unreachable -j DROP\n";
}

if ($IPTB_ICMP_DESTINATION=='on'){
echo "\n# ICMP Destination-unreachable Bloquear\n";
echo "\$IPT -t filter -A INPUT -p icmp -s 0/0 -d $IPTB_WAN_IP --icmp-type destination-unreachable -j DROP\n";
}

if ($IPTB_ICMP_HOST_REDIRECT=='on'){
echo "\n# ICMP Host-redirect Bloquear\n";
echo "\$IPT -t filter -A INPUT -p icmp -s 0/0 -d $IPTB_WAN_IP --icmp-type redirect -j DROP\n";
}

if ($IPTB_ICMP_TIME_STAMP=='on'){
echo "\n# ICMP Timestamp-reply Bloquear\n";
echo "\$IPT -t filter -A INPUT -p icmp -s 0/0 -d $IPTB_WAN_IP --icmp-type timestamp-reply -j DROP\n";
}

if ($IPTB_ICMP_TIMESTAMP_REQUEST=='on'){
echo "\n# ICMP Timestamp-Request Bloquear\n";
echo "\$IPT -t filter -A INPUT -p icmp -s 0/0 -d $IPTB_WAN_IP --icmp-type timestamp-request -j DROP\n";
}

if ($IPTB_ICMP_MASK_REPLAY=='on'){
echo "\n# ICMP Address-mask-reply Bloquear\n";
echo "\$IPT -t filter -A INPUT -p icmp -s 0/0 -d $IPTB_WAN_IP --icmp-type address-mask-reply -j DROP\n";
}

if ($IPTB_ICMP_SOURCE_QUENCH=='on'){
echo "\n# ICMP Source-quench Bloquear\n";
echo "\$IPT -t filter -A INPUT -p icmp -s 0/0 -d $IPTB_WAN_IP --icmp-type source-quench -j DROP\n";
}

if ($icmp_mask_request=='on'){
echo "\n# ICMP Address-mask-Request Bloquear\n";
echo "\$IPT -t filter -A INPUT -p icmp -s 0/0 -d $IPTB_WAN_IP --icmp-type address-mask-request -j DROP\n";
}

echo "\n";
} else {

echo "#### BLOQUEIO DE ICMP - DESLIGADO (OFF) ####\n\n\n";

}


if ($LIGAR_ABRIR_PORTAS=='on'){ // Verifica quais portas devem estar abertas e as libera.

echo "#### LIBERAR PORTAS ABERTAS NO ROTEADOR ####\n\n\n";

echo "# Portas abertas no roteador para Servidores/Servicos - LIGADO\n";


if ($IPTB_ABRIR_FTP=='on'){
echo "\$IPT -A INPUT -j ACCEPT -p tcp --dport 21\n";
}
if ($IPTB_ABRIR_SSH=='on'){
echo "\$IPT -A INPUT -j ACCEPT -p tcp --dport 22\n";
}
if ($IPTB_ABRIR_SMTP=='on'){
echo "\$IPT -A INPUT -j ACCEPT -p tcp --dport 25\n";
}
if ($IPTB_ABRIR_WWW=='on'){
echo "\$IPT -A INPUT -j ACCEPT -p tcp --dport 80\n";
}
if ($IPTB_ABRIR_POP=='on'){
echo "\$IPT -A INPUT -j ACCEPT -p tcp --dport 110\n";
}
echo "\n";
} else {

echo "#### PORTAS FECHADAS PARA O ROTEADOR ####\n\n\n";

}

if ($LIGAR_REDIRECIONAMENTO=='on'){ // Verifica se esta ligado o REDIRECIONAMENTO

echo "#### REDIRECIONAMENTO DE PORTAS PARA O SERVIDOR ####\n\n\n";

echo "# Portas Abertas para a REDE - LIGADO\n";

if ($IPTB_REDIREC_FTP=='on'){
echo "\$IPT -A FORWARD -j ACCEPT -p tcp --dport 21\n";
echo "\$IPT -t nat -A PREROUTING -i $IPTB_WAN_NIC -p tcp --dport 21 -j DNAT --to $FORWARD_IP:21\n";
}

if ($IPTB_REDIREC_SSH=='on'){
echo "\$IPT -A FORWARD -j ACCEPT -p tcp --dport 22\n";
echo "\$IPT -t nat -A PREROUTING -i $IPTB_WAN_NIC -p tcp --dport 22 -j DNAT --to $FORWARD_IP:22\n";
}

if ($IPTB_REDIREC_SMTP=='on'){
echo "\$IPT -A FORWARD -j ACCEPT -p tcp --dport 25\n";
echo "\$IPT -t nat -A PREROUTING -i $IPTB_WAN_NIC -p tcp --dport 25 -j DNAT --to $FORWARD_IP:25\n";
}

if ($IPTB_REDIREC_WWW=='on'){
echo "\$IPT -A FORWARD -j ACCEPT -p tcp --dport 80\n";
echo "\$IPT -t nat -A PREROUTING -i $IPTB_WAN_NIC -p tcp --dport 80 -j DNAT --to $FORWARD_IP:80\n";
}


if ($IPTB_REDIREC_POP=='on'){
echo "\$IPT -A FORWARD -j ACCEPT -p tcp --dport 110\n";
echo "\$IPT -t nat -A PREROUTING -i $IPTB_WAN_NIC -p tcp --dport 110 -j DNAT --to $FORWARD_IP:110\n";
}

} else {

echo "#### REDIRECIONAMENTO DE PORTAS PARA O SERVIDOR - DESLIGADO (OFF) ####\n\n\n";

}

### ENVIANDO E-MAIL

// ainda nao esta pronto esta parte do script, onde você recebera as regras diretamente no seu e-mail


echo "#### REGRAS GERADAS POR IPTABLES ON-LINE ####\n\n\n";
echo "#### http://iptables.linuxit.com.br ####\n\n\n";
echo "#### http://www.linuxclube.com.br/iptables/ ####\n\n\n";


} else {

echo "Você não especificou o IP Externo!!";

}

} else {

echo "Você deve voltar para a tela anteriror, e fazer o processo correto de gerar as regras.\n\n";
echo "Desculpe\n\n";

}
?>





 


[ voltar ]


 


Desenvolvido por Linux IT & Linux Clube





================================================

Observação que só muda o layout e as sintaxes, como vocês podem ver.

Para acessar a versão baseada no IPG

http://iptables.linuxit.com.br/0.0.1/

Claro meu maior erro foi não colocar a fonte, algo que estou corrigindo e atribuindo a fonte no código fonte que vai ser liberado.

E detalhe ele cria um Projeto IPTABLES NOW, se baseando claro no que passei sobre o iptables.

Mais beleza,

Ja estou conversando com Mr. Michael e explicando o que houve e que atitude vai ser tomada.

PROJETO IPTABLES-ONLINE
=======================

O que vou fazer futuramente:

- Criar assistente de NAT
- Criar assistente de Filtros de pacotes
- Criar assistente de Redirecionamento
- Criar assistente de ipchains migrando para IPTABLES.
- Criar assistente do IPFILTER

Claro com certeza vai ser Open Source e o código podendo ser analizado por todos.

Na pressa de colocar no ar, acabei sendo imaturo.

E peço desculpa ao Brain, Mr Michael, Renato e todos da comunidade.

Estarei escrevendo tmb para o pessoal da Linuxsecurity.com e avisando do acontecido.

Caso alguém queria sugerir o que devo fazer mande email wrochal@linuxit.com.br

Grato.

William da Rocha
wrochal+linuxit.com.br
www.linuxit.com.br


» c4f () em 18/02 14:03

>Nem mesmo meu comentario la acima você tiveram o tambalho de ler !

E para variar, o show da língua portuguesa continua...

Não custa nada estudar um pouquinho de gramática e ortografia.


» Rafael-Santos () em 18/02 14:38

Putz!!!
Agora os caras vão ficar jogando a culpa um no outro???
Isso tá começando a ficar engraçado!!!!!

Rafael-Santos


» William da Rocha Lima () em 18/02 14:46

Caro Rafael-Santos,

Não seria jogar a culpa nele, apenas to assumindo o que houve, e não queria que fosse assim.

Cordialmente,


» Anonimo () em 18/02 14:46


Anderson: Vai dizer agora que não sabia de nada ?
Estranho você só dizer isso depois que o Augusto fez a ánalise. Se você realmente não soubesse logo que surgiu a denúncia teria corrido atrás E como parte enganada seria o primeiro a protestar. Mas ficou quieto deixando a discussão rolar e levvando a conversa para o asssunto de logotipos.


Wrochal: Assumiu o que ? Primeiro disse que tinha feito do zero, depois de desmascarado disse que esqueceu de citar as fontes, depois disse que "outras pessoas no meu setor" postaram comentários utilizando seu nome ( Só agora vc. diz isso, durante a discussão não falou nada. )
Vai dizer o que agora ? Que chegou de viagem hoje e não sabia de nada. Que alguem fazendo se passar por vc. fez tudo isso ;)

Ficar agora inventando desculpas e jogando a bola um para o outro só torna mais rídicula a situação.


Assumam : SIM copiamos, SIM postamos os comentários, SIM fizemos a maior merda. PEDIMOS desculpas e nunca mais faremos isso de novo.


» Rafael-Santos () em 18/02 14:51

Concordo plenamente com vc Anonimo!!!


» William da Rocha Lima () em 18/02 14:54

Caro Anonimo,

Concordo com vc, e agora estou assumindo meu erro, e sim postaram comentários que não fui eu.

cordialmente,


» Carlan Calazans () em 18/02 14:56

"PEDIMOS desculpas e nunca mais faremos isso de novo."

Será?
Eu tenho as minhas dúvidas, isso é como um vício, afinal de contas é muito mais fácil plagiar do que criar. Viciado por tanto tempo, pelo menos, foi o que eu ouvi, precisa de uma internação, precisa ser tratado. A cura não acontece de uma hora pra outra não.

Como isso pode ser feito eu também não sei, tem algum psicanalista por aqui pra dar um parecer técnico?


» Ezequiel () em 18/02 15:18

Software Livre, LIBERDADE é um princípio divino.
Quando nos criou, Deus nos concedeu o que é mais importante em nossas vidas a LIBERDADE. LIBERDADE até de não acreditarmos nele se assim optarmos. Esta discusão que acabo de ler, não me deixou de forma alguma constrangido. Vejo uma família como qualquer outra que tem problemas, se organizando, procurando aducar umas as outras se expressando da forma como querem porque são LIVRES. "Quem dentre voz não tiver pecado atire a primeira pedra" AUTOR: JESUS CRISTO. Todos nós temos momentos de bobeira. Não nascemos falando, aprendemos a falar com o passar do tempo. Se nossos dois irmãos falharão e assumirão, poderão mudar mas não se nos afastarmos mas ajudar. Vamos nos juntar para ajuda-los a se recuperar do erro. Todos sabemos que copiando ou não forão muito úteis paras nossa família, e podem continuar sendo, não podemos desmotiva-los. Vamos visitar seus sites ?, Porque não ?, E até fazer auditorias constantes para que não haja mais problemas. Publicar coisas úteis em seus sites para que possam se recuperar. Não podemos nos fragmentar, mas se unir. Um pai pode ter 20 filhos, mas com certeza vai chorar se perder 1.

BOomSenhor. (Não sou bom em Português)


» ldss () em 18/02 15:47

William você antes de copiar e publicar o projeto como seu, pensou nas conseguências ? Cara se eu fosse seu pai teria muita vergonha (pq eu como usuário de linux já estou)! Ve se vira homem, vc já não ta mais na idade de fazer estas coisas e muito menos ficar importunando pessoas por icq, email ou de qualquer outra forma. ;-)


» noname () em 18/02 15:49

Srs.
O senhor wrochal(MCP), após ter se tornado IMPOSSÍVEL de enrolar a comunidade, aceitou as acusações da comunidade e abaixou sua cabeça com a vergonha provocada pelos seus atos. Já o anderson nem ter a (mínima)vergonha na cara do senhor wrochal , que diante da derrocada confessou e pediu desculpas, preferiu demonstrar mais uma vez o seu (mau)caráter e preferiu imputar somente o sr. wrochal. Vergonhoso isso. Acho que o sr. wrochal acabou sendo o alvo de todos por causa disso. Metade de tudo que foi dito deve ser repasado ao anderson que, alem de não ter ética, abandonou o seu parceiro no crime. Como alguem pode entrar em um projeto com uma pessoa dessas. Abandonar os parceiros do projeto após o fracasso e tirar o dele da reta após o projeto dos dois, afinal o nome dele estava no projeto junto com o do wrochal, agora quando apertou ele foge? Triste não acha? Eu acho que temos que passar um pouco dessas acusações para o sr anderson.
Despeço-me!


» Mandark () em 18/02 16:17

William da Rocha Lima,

Seu erro foi grave, mas você foi homem de assumir. Errar é humano e todos erramos. O mais difícil é assumir o erro e você o fez. Não podemos ficar condenando eternamente uma pessoa pelos erros do passado, todos merecem uma segunda chance. Acredito que todos já passaram ou passarão por uma situção parecida na vida social, digital ou espiritual onde foi ou vai ser necessário pedir perdão. Acho que o que você leu neste debate o fez pensar o suficiente nos seus atos. Acredito que agora, mais maduro, você não fará novamente o que você fez. Espero que os outros envolvidos tomem a mesma atitude. Da minha parte:

- Seja bem vindo de volta a comunidade.


» William da Rocha Lima () em 18/02 17:31

Caro Mandrak,

Grato pela força, mais muitos querem que desativo meu site, e queria saber de vocês. O que acham?

Penso em continuar ajudando e de forma correta, para evitar problemas.

Grato,


» Rafael-Santos () em 18/02 18:14

Acho que vc não deve fazer isso. Todos erramos e se desistirmos estaremos fadados ao fracasso total. Levanta a cabeça cara, vc já admitiu seu erro e acho que isso já é um ótimo começo. Nem todo mundo faz isso!
Veja: http://www.linuxclube.com.br/noticias/index.php?op=ler¬_id=892&PHPSESSID=88cdaa635ef30327ab88fdc1260c7e4c

Te admiro por isso e acredito que se vc aprender com isso tudo vai fazer um belo trabalho e ser reconhecido por isso também.
Te desejo muita sorte e não desista dos seus planos mas trabalhe com cautela que vai se dar bem!
Gostaria que continuasse com o projeto iptables online mas agora da forma correta. Pode ajudar muita gente que não saca ingles!

Abraços.
Rafael-Santos


» Kleber Rocha () em 18/02 19:35

Sinceramente isso ja ta indo longe demais, Willian que tal você ficar queto agora, tipo continue seu trabalho numa boa, vc ja ta enchendo cada vez dando desculpas, chega, isso ja ta chato.
desde que eu te mandei um email falando q seu artigo sobre iptables era fraco vc vive dando desculpas, da um tempo. putzzzz


» Flavio Moreira () em 18/02 21:27

Acho que você deveria sumir "por uns tempos" ... como penitência ... Não nos amole mais !

(sobre o seu site : se fosse comigo eu tiraria do ar - de vergonha ! )


» Emerson () em 18/02 22:59


Postado por: Antonio Marcelo em fevereiro 18, 2004 08:27 AM, 200.165.210:

Emérson,

Queira passar este teu firewall dinâmico para iptables, como faria para obter uma cópia ?

Abraços,

Antonio Marcelo

Olá

Mande me um email: chuckao at hotmail dot com e dai eu lhe envio.

[ ]'s
Emerson


» Fabiano Rech () em 18/02 23:54

O Wrochal não assumiu nada,(como diz meu povo, Mas Bah Tche, tu não honras nem o fio do Bigode!) O Brain analisou o código e constatou a cópia, seria sim bom da parte dele ter assumido no inicío, mas infelismente não o fez, agora gostei da ídeia do Flavio Moreira, acho que a solução para você Wrochal é dar um tempo mesmo, tire o linuxit do ar um pouco e refresce a cabeça e repense as sua conduta nos últimos tempos, esse assunto já estagnou, e cada vez que você se manifesta faz ainda mais duvidar da sua integridade moral, agora não acho justo também você pagar sozinho, o linuxclube (acho que é) é culpado igualmente, toda a mentira se desenrolou de ambas as partes, tem que "honrar o bigode" pelo menos agora.


» Rodrigo () em 19/02 00:37

Acho que esse assunto já deu o que tinha que dar...
Tá mais que claro quem cometeu o erro, e pelo numero e conteúdo dos comentários, acho que ficou evidente o tamanho do erro.

Para o "infrator" eu tenho um conselho.
O que acha de, trocar o index do site do firewall (não do linuxit) para uma mensagem do genero:
Gostariamos de nos desculpar com a comunidade linux e com o sr. Michael Andreasen pela cópia do script, atitude esta que não será repetida... e mais alguma coisa que achem conveniente, principalmente um link para o site do Michael, coisa que deveria ter sido feita antes disso tudo, uma cópia da mensagem e inglês logo abaixo, e depois disso um link para o script que gera o firewall avisando que ainda é uma versão de testes, pois, como foi dito pelo augusto (eu ainda não vi) não está funcionando corretamente...

Assim, as pessoas que entrarem, inclusive as que não viram o site por aqui e não sabem dessa discução, estariam a par do que aconteceu... acho que seria a atitude mais honesta a ser feita e a melhor forma de admitir o erro não só para os frequentadores do br-linux e sim para todas as pessoas que por ventura venham entrar no site

Ah e liberem o font via gpl... acho que um site pro linux querer fechar o código é no minimo "estranho"

Em tempo, desculpem por qualquer eventual erro de português, são 00:37 e to morto de sono...hehehehe


» Lewis () em 19/02 02:46

O *Flavio Moreia* disse tudo.


» Nome () em 19/02 03:58

"Desculpe meus erros mas na internet a lingua é viva e cheia de sentimento, assim como nas ruas e nas revistas em quadrinhos."

Queria apenas observar este comentário. A língua é viva, mas estão matando a coitada.

A língua é viva, mas não custa estudá-la. Lendo muito, a gente também aprende.

A língua é viva, mas os erros foram tão horrendos, que algumas frases chegaram ao ponto de se tornarem incompreensíveis.

Antes falava-se no "analfabeto digital", aquele que não saberia utilizar o computador.

Mas vemos exemplos de pessoas "informatizadas" cometendo erros grosseiros.

Estão 'estudando' a linguagem PHP, a linguagem Perl, a linguagem Python, entre outras, e não querem nem saber da língua Portuguesa.

A língua é viva, todos nós erramos, eu erro muito, mas exageraram...


» Anderson () em 19/02 06:16

Pedido de desculpas,

Aqui esta o meu pedido de desculpas Formal, para toda a Comunidade GNU / Linux e a Michael Andreasen

Veja meu pedido de desculpas formal em: http://www.linuxclube.com.br

Alem disso enviei um e-mail pessoal e em inglês
a Michael Andreasen que é unica pessoa que eu realmente devo desculpas pessoais, alem das pessoas que realmente formam a comunidade GNU / Linux é claro.

-----------------------------

Não devo desculpas aquelas pessoas que não tem coragem de se identificar, Eu todo tempo estive aqui de cara limpa e aberta sempre me identificando corretamente.

Me diga a faculdade que você da aula de pos-graduação em linguas para eu ter umas aulas com você !

Pessoas anonimas e que usam nick de outras pessoas e que so querem arumar confuZão você, nunca receberam minhas desculpas pois nada fazem, por nossa comunidade, alem de frames em sites de nossa comunidade. Não sou criança para perder meu tempo discutindo com anonimos, apartir de agora os anonimos podem postar a vontade, falem as besteiras que quiserem.

Abraços

Anderson


» Petia () em 19/02 09:38

Só não são crianças no RG, pois sim. Mas escrevem como crianças e têm atitudes de crianças. Façam um favor à Comunidade Linux: CRESÇAM

:)


» Carlan Calazans () em 19/02 09:52

Tô com o "kacique" Flávio Moreira, disse pouco, mas disse tudo que precisava ser dito. Mas, como acabei de ler em um email que isso não vai levar em nada, acho que ainda teremos "O retorno".

Putz, ele não sabe nem o que ele fez, eu usei a palavra plágio, e o cara teve coragem de me falar que eu não tinha entendido o acontecido. Puta-que-pariu, ridículo!


» Dirceu () em 19/02 10:14

"...tem que "honrar o bigode" pelo menos agora..."
Essa foi excelente ! :)


» noname () em 19/02 11:27

-------------------//-----------------------------
So, Sorry Community GNU/Linux and Michael Andreasen, because i put my name and the Linux Clube's name into a clone of your project Iptables Script Generator !(Desculpe comunidade GNU/Linux e Michael Andreasen, pois eu pus meu nome e o nome do linuxclube num clone do seu projeto) (...)
E em forma de pedido de desculpas o mascote e simbolo maior do Linux Clube ficará de costas e de cabeça baixa assim como eu estou em relaçao a este assunto.
Realmente Lametavel tudo isso,
E apesar de eu mesmo não ter copiado nada, fico triste em ter participado disso e aqui esta meu pedido de desculpas a todos vocês.
----------------------//--------------------------
Anderson, seu pedido de desculpas é rídiculo. Só passa a culpa para o wrochal. É triste ver isso. Se o resto do seu "clube" fosse esperto e sairia de perto de você, afinal, quando tudo ficou dificil sua saida facil foi abandonar quem estava com você. Quer dizer que não fez nada e só foi iludido? Se não fez nada tem que pedir desculpas por ser oportunista e estar como cabeça de um projeto e não ter feito nada. Se fez tem que pedir desculpas pela cópia e por não admitir que copiou.
Virar as costas não vai fazer o vexame ser esquecido. O wrochal pelo menos vai tentar do zero fazer o projeto dele e, quem sabe, daqui a algum tempo ele apresentará um trabalho 100% dele. Você deveria é parar de usa o pinguin no seu site e colocar uma maquina xerox.


» Petia () em 19/02 15:55

"Postado por: William da Rocha Lima em fevereiro 18, 2004 01:59 PM, 200.153.192:
Senhores,

Eu fui homen o suficiente em admitir meu erro, mais agora o que o Anderson, esta querendo fazer sair fora desta situação.

Quando falei que o Brain queria o código ele mudo as sintaxe que gera as regas."
--------------------------------------------------

Simplesmente não entendi o que esse cara "escreveu". Até tentei, mas não deu.


» Anonimo () em 19/02 16:33

"Quando falei que o Brain queria o código ele mudo as sintaxe que gera as regas."

Na frase acima o wrochal diz que quando o Augusto pediu o código o Anderson mudou a sintaxe e as regras.

---------------------------------------------
Pedido de desculpas do Anderson publicado na página do linuxclube
---------------------------------------------

"Realmente Lametavel tudo isso,
E apesar de eu mesmo não ter copiado nada, fico triste em ter participado disso e aqui esta meu pedido de desculpas a todos vocês."


LAMENTÁVEL é você se esconder atrás dos outros, jogando a culpa nele. Quem lê seu pedido de desculpas tem a impressão que a sua participação mínima, apenas a de uma pessoa que aceitou o código alterado por outro.


Embora você talvez não responda porque não estou me identificando isso não inválida meu argumento.


A situação se torna mais rídicula a declaração dada.


» Mr. Crowley () em 20/02 10:08

Essa é só a "ponta do iceberg"...

Agora a "onda" é investigar se um produto lançado não é cópia de um com licença GPL.

Fora Malditos Piratas !
Fora Malditos Plagiadores !

>:/


» Gondim () em 22/02 15:02

Olá pessoal,

Cheguei bem atrasado na conversa, mas a minha proposta não é continuar esse debate e sim pedir uma ajuda a quem puder.
Algumas pessoas da Comunidade, tanto brasileira quanto estrangeira, já conhecem o meu projeto, o TuxFrw. Este é composto por scripts modulares de regras IPTables que facilitam a criação de Firewalls. Possui vários módulos para NAT, filtragem, VPN e agora recentemente tentei implementar um módulo de QoS, mas confesso não ser o que eu esperava, visto que não domino QoS.
Gostaria de pedir a ajuda da Comunidade para as seguintes melhorias:

- QoS.
- Interface Web ou ncurses para o TuxFrw.
- Qualquer outra melhoria será analisada e bem vinda. :)

Gostaria de colocar também que os direitos autorais são muito importantes. Quando comecei o projeto TuxFrw em 2001, este havia sido baseado no CFTK (Conectiva Firewall Tool Kit) e por isso mesmo hoje com o código praticamente todo reescrito e com diversas funções novas que na época não existiam, eu mantive os nomes dos antigos autores. Isso sim é muito importante!

Todos aqui estão de parabéns por manter a integridade do Software Livre.

http://tuxfrw.sourceforge.net

[]'s
Gondim


» Daniel Semblano () em 23/02 07:51

Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho Gondim, mas vc tem um script on-line também ?


» Gondim () em 24/02 09:51

Oi Daniel,

Nope, pelo menos ainda não tem script online. Eu chamaria isso justamente de interface web. :)
Por enquanto ele é só modularizado com várias regras em seu respectivo módulo. Vou te dar um exemplo:

Por padrão existem 3 interfaces de rede nele já pré-configuradas: INT, DMZ e EXT

Vamos dizer que vc queira liberar um acesso da rede EXT (Internet) para a DMZ, vc simplesmente vai alterar o módulo tf_EXT-DMZ.mod e adicionar a regra que quer e depois tuxfrw start. pronto!
Agora para liberar um acesso de um servidor da DMZ para a Internet, vc mexe no módulo tf_DMZ-EXT.mod. Todo ele é stateful. Eu costumo entitular ele de MSPF (Modular Stateful Packet Filtering).
Você só precisa colocar uma regra de saída que o TuxFrw cuida do retorno.

[]´s
Gondim


» ofranja () em 19/03 04:51

chimpa: Sem essa de 'distroflame'. Nada de Slackware no meio da discussão porque o assunto não é este.

"os clones": Tomem cuidado quando forem falar com o criador do script original; do jeito que o português de vocês é cifrado, fico com medo de como deve ser o inglês...

E é isso.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.