Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novo ministro das comunicações Hélio Costa se declara cauteloso em relação ao software livre

“O novo ministro das comunicações, Hélio Costa, vê com cautela o uso de software livre no governo. Ele disse que tem 'algumas preocupações' com relação a manutenção dos sistemas e determinou a suspensão de todas as licitações em curso no ministério para tomar conhecimento de cada processo.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Luc
Vai ser bom, não foi?: Sim, foi bom enquanto durou.
Comentário de bebeto_maya
__Pois é toda a tempestade e: __Pois é toda a tempestade em copo d´agua contra o Software Livre, que não é ''tão bom assim e nem tão barato'' era na verdade pura hipocrisia e escondia apenas medo de alguns em perder seus códigos em visual-basic que não auriferariam mais nos cofres públicos. . .Por melhor que o Linux seja, sempre vão soltar farpas contra ele. . .Afinal todos estão acostumados a serem zumbis, um processo de reversão seria por demais cansativo. . .vale a lei da inércia: ''A tendência que todos os corpos têm de permanecer em seu estado de movimento ou estática!''.

__Pessoalmente eu acredito que os EUA usam muito mais Linux que nós, basta ver: As empresas que mais faturam em S.L têm sede pode lá. Lá se você chegar numa loja e encontrar apenas PCs com Windows pra vender, pode dar flagrante por venda casada, processar a loja e ganhar uma grana. . .Isso se a loja não te arrumar um micro com Linux, ou qualquer outra coisa, pra você e não ser intimada!
Comentário de CWagner
Vai ser um resto de mandato c: Vai ser um resto de mandato complicado para o Software Livre, no governo Lula, ainda mais agora, com uma cria da Globo sendo responsável por uma área estratégica.

Os pesadelos devem estar piores agora, para quem sonhava com uma TV-Box, rodando Linux embarcado.

É esperar para ver, ou então agirmos, criando movimentos para que o SL não seja visto de forma errada por nossos desgovernantes.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de CWagner
O que me deixa preocupado é: O que me deixa preocupado é a manutenção

Vejam só o argumento dele. Até parece que se der um problema em algum Windows da vida no ministério vai aparecer algum técnico com certificação M$ para solucionar o problema (que sabemos que acabará sendo reinstalado). E isso acontece em todos os níveis de informatização dos setores públicos. Enquanto os sistemas estão sendo instalados, a empresa responsável sempre está por perto, mas é só a aplicação começar o processo de produção, e os problemas aparecerem que todos somem.

Os governos têm que promover concursos públicos na área de informatica. E têm que exigir conhecimento em Software Livre. Ou então assumem sua posição de dependência terminal de soluções proprietárias e acabam logo com essa pantomima.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de W1r3dBr41n
Vamos analisar...: "Preocupaçoes em relaçao à manuntençao..."

Sinceramente nao vejo tanto problema assim julgando que:
1. Um dos grandes problemas problemas quando se fala de manutençao de desktops é em relaçao a virus, spyware, etc. Ja aqui elminamos 50% das dores de cabeça.
2. Intrusoes de sistema. Me expliquem, qual o sistema/rede/server que se nao administrado em modo consciente nao é vulneravel?... Tanto vale deixar a maquina desligada...
3. Vulnerabilidades de segurança, buffer overflow, etc. Todo os adeptos do setor estao carecas de saber que qualquer vulnerabilidade de sistema descoberta no Linux, as patches para correçao estao disponives no arco de 24/48 horas, por favor nao me falem dos Disasters Packs da Microshit...

Acho que esse novo ministro deveria ser mais suportado tecnicamente para poder consciencia de causa quando abrir a boca para exprimir opnioes das quais nao tem conhecimento.

[]s
--
No comments, just code it.
Comentário de Tango
Exatamente: Ele não só está dizendo que é contra como é uma péssima idéia e todo o projeto PC Conectado vai ser refeito para incluir todas as formas de software. Mas como é discriminação fazer preços diferentes para softwares diferentes, as máquinas que vierem com softwares livres serão encarecidas para que se "equiparem" às Windows XP Sucker's Edition. Então, quando as vendas de máquinas com GNU/Linux não forem mais significativas, as removerão definitivamente, alegando que é perda de tempo.

É fácil ler as entrelinhas de alguém com a mentalidade fechada, todos aqui já viram estes discursos de "ter cautela" milhões de vezes. É o aviso de que em breve o anúncio de que o TCO do Windows é mais barato vai aparecer.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Morvan
Saída de Dirceu: ... não foi em vão, para a direitona. Hélio Costa declarou: “Isso tem que ser analisado. Não estou me posicionando contra, mas essas coisas têm que ser muito bem medidas
Comentário de cinz3nt0
isso que é f*** do Brasil. a: isso que é f*** do Brasil. agora mudou, o cara para tudo que o outro começou e começa tudo de novo. daqui 18 meses já vai estar trocando de novo...
Comentário de vmedina
Isso é Normal.: Você assume um cargo, tem que ver primeiro o que está acontecendo.

Se ele não conhece o SL, tem mesmo que parar e estudar. Ele não é OBRIGADO a usar SL, e deve usar se a equipe técnica dele puder usar.

Eu acho que não ha necessidade de tanta crítica e tanto estardalhaço por uma coisa tão normal quanto isto. Se o SL que estava sendo proposto para lá for bom, creio que ele será mantido.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Sdy
...e recomeçando novamente.: ...e recomeçando novamente. O ciclo não para. E voltaremos a discutir essas mesmas situações em mandatos futuros. Realmente lamentável.
Comentário de Leonardo Peixoto
+ impostos por aí....: Não foi esse que declarou que o Governo está perdendo uma grande fonte de arrecadação ao não tributar transmissão de dados e imagens por telefone ?
Não se assustem se aparecer um IMT por aí - Imposto sobre MegaByte Transmitido ... :-(
Seria bem típico do Brasil. Ao invés de estimular um setor estratégico (e até fundamental para o crescimento econômico das próximas décadas) como a Internet, puxa o freio de mão com força...
Na verdade não precisava nem estimular, já ouviram falar no ditado que diz que muito ajuda quem não atrapalha ? :-) Era só deixar quieto...
Comentário de Fabricio Moeller
Sim seu Helio Costa, mas já: Sim seu Helio Costa, mas já que precisa ser tão transparente para o Senhor que seja transparente também quais são suas "medidas", pois esperamos que estes termos de referência sejam de conhecimento público.
Acho que uma das coisas que faz a comunidade em torno do software livre ser forte é que somos pessoas instruídas, conscientes e que nesse modelo não tem falsas propagandas. Pessoas de fora do país estão nos elogiando, falando que tem pessoas fazendo um trabalho maravilhoso e de destaque no mundo todo. Agora temos mais um motivo para lutarmos em favor de nós mesmos, o orgulho de sermos bons no que fazemos, não devemos perder isso.


Comentário de Tiago Carvalho
Ta complica: ...Ta complicado, ja chega essa CPI dos correios, agora essa estoria com esse novo ministro, nossa, pessimo governo esse do Lula, pessimas pessoas q estão do lado dele, sabemos q ele não é obrigado a usar SL, mas todos n's temos certeza q ele sabia como q estava indo todo esse projeto, agora ele vem falar isso !, fala serio, Como disse um dos nossos amigos aq da lista de discussão, esse caro ministro tem q conhecer a filosofia do SL, para depois dar qualquer depoimento, esse depoimento não foi em um bom momento, "MINISTRO, CONHEÇA O SL PRIMEIRO" Bom, é triste para n's amantes da liberdade viver em um pais desse tipo, isso é democracia ?...
Comentário de Cassio R Eskelsen
Puts.. mais uma: O cara está querendo jogar fora uma oportunidade de desenvolvimento de tecnologia...
Apostam quanto que o padrão escolhido será o Japonês (defendido pela "vênus platinada")?



http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072005/13072005-5.shl

SÃO PAULO – O novo ministro das Comunicações, Hélio Costa, descartou hoje a possibilidade de o Brasil desenvolver um padrão próprio para TV digital. Ele considerou um erro o país tentar reinventar a roda.

A idéia de o Brasil criar uma tecnologia própria para TV digital foi defendida pelo ex-ministro Miro Teixeira. A decisão gerou muitas críticas, pois o país corria o risco de repetir o mesmo erro que cometeu com a escolha do padrão de videocassete PAL-M.

Costa disse que vai ampliar as discussões sobre este assunto com os países europeus, americanos e japoneses que têm padrão para TV digital.

Além de tentar acelerar a implantação da TV digital no país, Costa dará prioridade ao programa de inclusão digital. Ele considerou “extraordinário
Comentário de Roger de Almeida
Manifesto!!!!!!!!: Essa é a hora da comunidade linux se unir através de um movimento claro e objetivo, para defender tanto o pc-conectado como a tv-digital. Não podemos ficar apenas aqui, angustiados com tais declarações do Sr. Ministro.

Temos de recolher assinaturas e enviar uma "carta de repúdio" ao Sr. ministro Hélio Costa, à Ministra Dilma Rusself e ao Presidente od ITI, o Sr. Sérgio Amadeu e principalmente ao Presidente Lula, dando a ele total apoio ao projeto.

Nesta carta, temos de abordar a questão estratégica do acesso e criação de tecnologias. Nenhum país consegue minimizar seus problemas sociais, sem o livre acesso. Não podemos mais ficar ajoelhados diante dessas declarações absurdas, que visam interesses financeiros escusos.

A mobilização de peso da nossa comunidade assustará o Sr. Ministro, pois ele não sabe da nossa força. Agora, se ficarmos aqui, apenas reclamando, a maior interessada, a Microsoft, vencerá.

Se o Linux for banido, e é essa a expectativa do Sr. Ministro, e não é por conta só dessa declaração, essa coisa é antiga, teremos um revés violento. E não adianta dizer que isso não terá impacto, pois terá.

Diante disso, vamos nos organizar e elaborar um documento colocando uma outra visão e solicitando que o programa de inclusão digital através do pc-conectado, seja um projeto de Estado e não de um ministério. Dessa forma, garantiremos que isso não será desvinculado da Casa Civil.

Obs: Nao vamos deixar isso cair no esquecimento!!!!!! A política é algo podre. O Lula necessita de apoio no congresso para manter a governabilidade. Não custa nada o Sr. Ministro Hélio Costa colocar no saco de barganhas políticas, a retirada do Linux do pc-conectado.

Vamos a luta pessoal!!!!!

[]
Roger

"O verdadeiro revolucionário, é movido por grandes sentimentos de amor" Che Guevara
Comentário de
Não deixe de mandar detalhes: Não deixe de mandar detalhes (URL, local, horário ou o que for mais apropriado) para que os demais interessados possam se unir à sua iniciativa!
Comentário de anom
Será que o Helio "Linha Dire: Será que o Helio "Linha Direta" Costa vai tentar vender o laptop do Negroponte com Windows Inside? ;)
Comentário de Luc
Redundância: Gente, por favor, basta o link. O artigo nem é grande, mas não precisa colar tudo aqui, né? Inclusive podem surgir questões de direitos autorais.
Comentário de Roger de Almeida
Tem como abrir um espaço no: Tem como abrir um espaço no br-linux para colher assinaturas?

Vou escrever uma carta para que possa ser debatida. O problema é visibilidade, pois a notícia postada no br-linux, é sequêncial, não se mantém visível por muito tempo.

[]
Roger
Comentário de Patola
Direitos autorais? Fala sério!: Inclusive podem surgir questões de direitos autorais.

Leia o Artigo 46, Inciso I por favor.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de brain
Não sou profissional das ciências jurídicas: Eu não sou da área, mas vendo o comentário acima, divulgo a mesma sugestão que passei ao Patola quando apresentei a ele esta lei num momento em que ele estava planejando o site dele: para saber se um ato viola ou não a legislação ou direitos alheios, não se limite à leitura da lei específica: para estar seguro, consulte um profissional especializado.

Você pode até ter razoável grau de certeza a partir da leitura do código, mas infelizmente nossa legislação é bastante complexa, e as interpretações (que às vezes geram jurisprudência) costumam ir além do que conseguimos ver no texto aplicando a racionalidade objetiva de quem está acostumado a lidar com compiladores e interpretadores.

No caso específico, acredito que o autor do texto não vá reclamar, mas a reprodução na íntegra do artigo assinado sem mencionar o nome do autor que o assinou aparentemente está em violação da alínea (a) do inciso que o Patola linkou.
Comentário de brain
Divulgação: Conte sempre com o BR-Linux para publicar uma notícia sobre este tipo de iniciativa. Mas você terá que hospedá-la em outro lugar, não conto com este recurso disponível.
Comentário de Patola
Foi o que eu quis dizer.: No caso específico, acredito que o autor do texto não vá reclamar,

E foi isso o que eu quis dizer, de certo modo. Afinal, pelo menos nesse caso o autor não é uma informação propositalmente omitida, fica fácil de achar. Está certo, não fui claro...

De qualquer jeito, eu tive, sim, aconselhamento jurídico com o advogado Marcel Leonardi, conforme consta nos créditos. Ele não é responsável por nada que eu diga aqui, mas ele deu uma geral pelo sítio vendo coisas que poderiam ser problemáticas.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de sri_canesh
Na boa cara, nada pessoal, ma: Não há um autor específico para o texto e a fonte foi mencionada.

Abraços

Cassio Es_kelsen

Comentário de brain
Há autor sim: Há autor sim, e está em negrito no texto, imediatamente após o mesmo.
Comentário de arianepaola
Na boa...: Acredito ser válido tomar conhecimentos dos processos de licitações do governo, é obvio porque isto é uma atribuição de trabalho e também é Lógico que deve ser competência destes lideres de governo como o atual Helio Costa, saber e ter conhecimentos sobre questões tecnologicas favoravéis ao nosso país, que melhorem nossa capacidade de produção de tecnologia e conhecimento como uso de software livre.

Sinceramente, nós temos de estar preparados para interferir efetivamente na escolha destes lideres, inclusive porque, ora temos vivência, conhecimentos e experiências Reais com software livre.

Demorou para agenter participar e se necessário retirar lideres, que não estejam a favor do conhecimento!

Ariane Paola Gomes
Estudante - Ciências da Computação

#361531
Comentário de José Antonio Meira da Rocha
O SBTVD sempre considerou optar por um dos existentes.: Conheço os editais do Sistema Brasileiro de TV Digital. Eles sempre levaram em conta a opção por um dos três sistemas existentes. Aparentemente, a pesquisa toda é para a construção de um top set box (caixinha em cima da TV) para adaptar o sistema aos televisores atuais. Basicamente, é o desenvolvimento de um computador que use uma TV em vez de monitor, equipado com placa de HDTV e conexão internet para dar o toque de interatividade que o governo quer.
Comentário de Allyson
SBTVD: É verdade. Eu trabalho em um dos sub-projetos do SBTVD. Por acaso trabalho na parte de interatividade/acesso a rede, e, apesar de todo mundo fazer cara feia, só usamos software livre ;-).

Agora resta saber se ao terminar o projeto se o governo vai realmente usá-lo na prática.

Espero sinceramente que sim.
Comentário de Morvan
Obrigado: ... José Antonio Meira da Rocha, Allyson e a Ariane Paola. É muito bom ouvir de pessoas que estão nos bastidores dos processos que discutimos: dá-nos uma sensação de fidedignidade, não importa se o que dizem agrada ou não a nós de imediato; só o fato de se posicionarem já é louvável de per si.
Comentário de Sobrinho BillG
Foi a coisa mais engraçada e: Foi a coisa mais engraçada e sem sentido que eu já li...Você trabalha com informática ?
Comentário de Sobrinho BIllG
Um pessoa de bom senso: Apesar de toda podridão do Governo Lula , uma pessoa de bom senso no governo vai ser muito bom..

Implantar software livre , sem planejamento e pagando $$$$$ para a IBM manter os mainframes ligados rodando Linux não é uma solução barata....

O governo devria cuidar da redução de impostos, não sucatear as estatais e evitar esta situação de mensalão ...Quando será que o Dirceu levou da IBM ?

Comentário de CWagner
Fala sério! : Fala sério!

Se até o Gilberto Gil já sabe o que é SL, um cara mais direcionado ao tema tem obrigação de saber, sim senhor.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de vmedina
Saber != Confiar, entender.: Saber é que existe é uma coisa, confiar e entender que é superior é outra, Carlos.

Se você assumisse um ministério com toda essa onda de denuncismo que assola Brasília, eu iria realmente paralizar TODAS as licitações, mesmo que fossem de SL, para ver qual é o estado delas e depois iria re-estudar as soluções TODAS, assim como o ministro está fazendo.

Não me leve a mal, sou tão a favor do SL quanto a maioria dos frequentadores deste site mas entendo a preocupação do ministro. Se a comunidade que ajudar, ao invés de pressionar deveria se concentrar em enviar cartas explicando do que se trata e dizendo por que é mais inteligente usar SL. Creio que isso irá ajudar mais do que fazer um abaixo assinado, que será ignorado, EXIGINDO que ele use SL.

Como já dizia o "profeta" carioca Gentileza: "Gentileza gera gentileza".

Se começarmos a ter menos "ódio" dos "inimigos" e dizer a qualquer pessoa que tenha reservas de usar SL de "vendido", talvez iremos colher melhores frutos.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Será que estamos ficando parecidos com os opositores?: Assustar... Luta... Revolta... Quando SL deixou de ser sobre software, colaboração, comunidade e solidariedade.

Por que não ao invés de assustar não esclarecer? Nós que sempre reclamamos de empresas que assustam as pessoas com falácias vamos começar a cunha-las?

Lutar? Por que não colaborar? Que tal se as empresas que venderam as soluções melhorassem os preços para conquistarem as licitações da melhor forma para o povo brasileiro?

Microsoft vencerá? Quem disse que SL é contra a MS?!?! É justamente ao contrário, e se a MS comessasse a liberar código eu seria o primeiro a aplaudir. Posso até não usar, mas não por que eu queira ver ela fechando e sim por que prefiro os padrões do Linux.

A um tempo atrás li as mesma coisas de um senhor que vendia produtos da MS e não queria perder espaço para o SL. Será que as pessoas que hojem tentam quebrar o quase monopólio da MS com o SL são os mesmos que mais tarde irão forçar o monopólio da distro X?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de stpa
Na página do Hélio Costa...: Na página do Hélio Costa, www.heliocosta.com, consta:

"Participação nas Comissões Temporárias [do Congresso; biênio 2003/2004]:

Titular na Subcomissão de Cinema, Comunicação Social e Informática; Subcomissão para acompanhar a evolução da dívida dos Estados e propor alternativas legais capazes de reverter o quadro deficitário que penaliza a quase totalidade das unidades da federação;..."

Ou seja, ele deve ter pelo menos algum conhecimento do assunto e, talvez, vá verificar se os contratos de manutenção são adequados. Esperemos que ele entenda "adequados" da mesma forma que muitos aqui -- algo que preserva a "coisa" pública... Além disso, é bom lembrar que ele substitui outro companheiro de partido que sai enquanto os Correios, subordinados ao MC, estão sob investigação. Investigação que inclui áreas de informática da ECT. O que o SL tem a ver com tudo isso? Veremos, veremos...

Mais detalhes sobre a atuação do Hélio Costa? Vejam www.congresso.gov.br e www.senado.gov.br.

P.S. Não voto em MG. Se votasse, não o escolheria para o Senado, pois tenho outras preferências. Portanto, não o defendo e nem o ataco. Pelo menos por enquanto...
Comentário de Patola
Na verdade ela já libera: É justamente ao contrário, e se a MS comessasse a liberar código

Na verdade ela já libera. Veja, o projeto está no sourceforget e usa a Common Public License (CPL), aprovada pela Open Source Initiative e pela Free Software Foundation como licença livre (apesar de ser incompatível com a GPL).

eu seria o primeiro a aplaudir.

É, e é por isso que ela não nos respeita. Pode bater no cachorro o quanto quiser, que sabe que quando for fazer carinho não será mordida... tsc.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de CWagner
Posso até entender a sua con: Posso até entender a sua consternação para com o novo ministro, mas daí a acreditar que ele venha tentar entender do que se trata de fato o Software Livre são "outros quinhentos".

Hélio Costa congelou os processos de contratação de Software Livre por preocupação com a manutenção. Não creio que nós, meros leitores de um site façamos diferença ante o grupo de assessores que ele deve ter ao redor, já que não é obrigado ser conhecedor do assunto, e portanto não vejo como podemos mudar, ou clarear, as suas idéias.

Sei que como cidadão tenho todo direito de me dirigir a um político, que para mim, nada mais é que um funcionário público, mas nesse caso sinto que decisões já foram tomadas.

Para mim, o Software Livre e governo são como o Amor e a pessoa amada: seria muito bom se eles estivessem juntos, mas cada um pode sobreviver sem o outro. Acontece que no caso do Brasil, a pessoa amada (o governo) vai acabar gastando o seu dinheiro com um gringo, já cheio da nota ;P
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Leonardo Peixoto
O Site do Hélio tem um espa: O Site do Hélio tem um espaço para mensagens ("Fale com Hélio Costa"):

http://www.senado.gov.br/web/senador/heliocosta/form/preenche_formulario.asp

Tem também onde consultar as mensagens recebidas, e pesquisando agora não encontrei nenhuma sobre Software Livre. Não seria a melhor maneira de entrar em contato com o ministro, enviando informações, divulgando nossa opinião, e de modo geral nos colocando à sua disposição para esclarecermos suas dúvidas sobre SL, inclusive sobre custo de manutenção que tanto o preocupam ?

PS: Por favor evitem queimar o filme da comunidade com mensagens sem fundamentação adequada, sem conteúdo, etc. Tentar forçar nossa visão do assunto só vai servir para fechar este canal de comunicação.


Comentário de vmedina
Não entendo...: Primeiro, deixe eu me corrigir lá em cima e incluir um massivamente, esqueci dessa distribuição de código legítima dentro do Shared-Source. Obrigado por lembrar disso!:)

"É, e é por isso que ela não nos respeita. Pode bater no cachorro o quanto quiser, que sabe que quando for fazer carinho não será mordida... tsc."

Então qual é a solução? Aniquilação total da MS para o bem do SL? Realmente, SL é sobre destruição da MS?

Conforme disse o Linus: "Eu não quero destruir a Microsoft, este será um efeito colateral totalmente sem intenção". Para mim, a MS tem toda a chance de vir para o lado do SL, e eu apoio algo assim, ou, no caso do SL se tornar predominante e ela se manter proprietária, ela ir para a lona. Mas isso não quer dizer que eu prefiro a segunda opção.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de CWagner
Com certeza ele não iria se: Com certeza ele não iria se incomodar de receber mensagens através do e-mail do senado.

Se for para ajudar poderia ser proposto a ele que realizasse uma reunião de portas abertas com os diversos setores envolvidos/interessados no assunto, e não apenas com mega-empresários, cujos interesses estão além da nossa mera compreensão.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de vmedina
Parem de presumir e comecem a AGIR: Por que você logo assume que ele só fala com "Mega-Empresários" do setor? Pare de presumir e faça o que pode fazer.

Mande um e-mail pra ele falando os motivos de se usar SL, mostre as camapanhas de esclarecimento da RedHat e da Novell(nome este de tradição), mostre a comunidade e principalmente mostre boa vontade.

De que adianta você ficar aqui presumindo que ele vai falar com X e Y. Quer mudar isso? FALE COM ELE!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Manoel Pinho
Tudo o que pinta na tela da Globo...: Será que o Hélio Costa sabe que o site dele usa Windows 2000 e IIS ?

http://uptime.netcraft.com/up/graph?site=www.heliocosta.com

http://www.heliocosta.com was running Microsoft-IIS on Windows 2000 when last queried at 15-Jul-2005 17:16:14 GMT

e ainda por cima a página foi feita com M$ Frontpage:

meta name="ProgId" content="FrontPage.Editor.Document"
meta name="GENERATOR" content="Microsoft FrontPage Express 2.0"


Não sei não. Esse senador foi da Rede Globo e é do PMDB, além de ser de MG, terra de muito politiqueiro e conservadores (me desculpem os mineiros mas isso é verdade; adoro o povo mineiro e tenho muitos amigos lá).

Não sou petista e também estou enojado com essa estória de mensalão, mas se eles estão pagando alguém está recebendo e não é do PT. E muito provavelmente esse mau hábito de pagar deputados para votar a favor do governo já veio de outros governos e o PT cometeu o erro de não acabar com isso.

Como o lobby pró-software proprietário não conseguiu implacar os argumentos de que SL faria o Brasil ter menos arrecadação e de que licitações que dêem preferência a SL são ilegais, agora o lobby ataca com essa afirmação de que o TCO das soluções livres é maior. Bolas, por que então o governo não treina os seus funcionários públicos de TI em SL ?

E o pior é que algumas empresas de informática nacionais, que pensam a curtíssimo prazo e pequeno, ainda jogam contra o SL porque vão perder algumas linhas de programinhas mixurucas em VB e ASP.

Eu como funcionário público, contribuinte e cidadão vou continuar implementando soluções livres onde trabalho, independentemente se o governo é ou não a favor de SL, mas infelizmente fico temeroso com essas mudanças de rumo sujeitas à vontade de pessoas.

Espero sinceramente que o ministro Hélio Costa esteja realmente dando essa parada por causa de detalhezinhos de licitações e não por estar cendendo a lobbies.
Comentário de Ananias
Não fale besteira, garoto: Os governos têm que promover concursos públicos na área de informatica. E têm que exigir conhecimento em Software Livre.

A função do Governo não é conhecer Software Livre. Para isso, contratam-se empresas terceirizadas.

Função do Governo é executivo, legislativo e judiciário. Todo o resto deve estar na iniciativa privada.
Comentário de CWagner
Meu caro, seguindo o seu raci: Meu caro, seguindo o seu racicínio o governo não deve ter conhecimento de quase nada, pois fora administrar o que é público, o que mais sobra?

Educação. Então para quê escolas públicas? contratar-se-iam escolas e faculdades particulares, pagas com dinheiro público.

Saúde. Com qual finalidade? Já que existem tantos hospitais e clínicas privadas que já recebem dinheiro público para servir à população?

Infra-estrutura. Essa é mais fácil. Para quê realizar concursos de admissão para que engenheiros, professores, analistas de sistemas, etc, possam trabalhar em repartições públicas, visto que já existem tantas empresas que podem fazer o que qualquer setor correspondente já faz?

Eu falei apenas de Software Livre, mas isso se aplica a todas as áreas técnicas e não políticas, onde é de suma importância que os governos tenham em seus quadros de funcionários fixos pessoal altamente qualificado que possa analisar, implementar e promover desenvolvimento técnico adequado a cada realidade.

Ou então está mais que justificada a aquisição de licenças proprietárias por parte dos governos com recurso público, apenas por não ser obrigado a conhecer Informática, ou Software Livre. Com o pagamento das licenças e contratação de empresas de software proprietário estaria mais que implícita a manutenção que o novo Ministro está estudando e não teria mais que se preocupar com mais nada, pois bastaria pagar e pronto. E quando acabasse o contrato então seria realizado novo projeto, com aquisição de novas licenças, novos equipamentos, novos sistemas e nova manutenção, fosse para utilizar os antigos sistemas, fosse para implementar novos sistemas (e isso já é feito desde há muito tempo, na área de Sistemas de Informação da administração pública).

PS.: Obrigado por me classificar como garoto, pois em relação ao Software Livre, apesar dos meus 31 anos de idade, me sinto qual um garoto diante de um brinquedo novo.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de stpa
Um aparte: Concordo com quase tudo, exceto:

"Será que o Hélio Costa sabe que o site dele usa..."

Pode ser que não saiba, uai, sô. Encomendou o site para alguém ou uma empresa, quem sabe a uma agência de propaganda...

Certamente o PT não inventou o método, mas aperfeiçou e o levou ao extremo. Se esbaldou. E parece que já tinha alguma experiência prévia em prefeituras e mesmo talvez em estados.

Compartilho a sua esperança com relação às licitações. Só aproveito para lembrar que, como bom mineiro, o Ministro pode estar querendo saber aonde ele está pondo a mão. Vai que tem uma "batata quente" no meio dessas licitações. Um favorecimentozinho aqui, uma superfaturadazinha ali. Bem embrulhadinho como SL, só para enganar os trouxas. Do jeito que a coisa anda, um mínimo de cautela é bastante recomendável. No lugar dele, faria o mesmo. Como dizem lá na terra dele, não sou besta, uai...


Comentário de Manoel Pinho
Terceirização: Hoje em dia os governos de quase todo o mundo estão cada vez mais terceirizando ou sucateando os serviços básicos que eles deveriam prestar (saúde, educação e segurança). Por isso mesmo hoje a classe média paga planos de saúde, escolas particulares e seguros/seguranças.

A única coisa que eles não delegam é a cobrança de impostos...

Há e deveria haver ainda mais campo de trabalho em informática e, portanto, um campo fértil para o software livre nas administrações públicas. Só com uma informatização decente consegue-se uma máquina estatal enxuta e que funcione, além da redução da burocracia. É só ver como os bancos privados conseguiram diminuir seus quadros enormemente e ainda assim obtiveram lucros crescentes.
Comentário de Patola
Falso dilema: Então qual é a solução? Aniquilação total da MS para o bem do SL?

Você disse esse falso dilema aí pra quê?

Eu não disse a solução, mas acho que pelo menos pra ela nos respeitar o povo de software livre tem que ser menos permissivo. Ficar sem esse papo de que "vai aceitar a qualquer momento" coisas dela (como se ela não tivesse benefícios), aceitar banners do Get The Facts em sites e outras coisas só fazem as empresas que ofendem o software livre e seus profissionais continuar achando que ficarão impunes.

No entanto, essa minha proposta pode ser não-realista por dois problemas: está longe de ser unânime - ao ponto de ter bastante gente que considera CORRETA a colocação do banner no site da linuxmagazine (sim, eu dou nomes aos bois) - e duvido que, mesmo sendo unânime, os espertalhões interessados somente em dinheiro ou benefícios de curto prazo adiram ao esforço.

--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de bebeto_maya
__Há, há, há. . .Se ele n: __Há, há, há. . .Se ele não souber que o site dele é hospedado em servers Windows...Talvez também não saiba de onde vêm os bëbes!
Comentário de stpa
Só perguntando pra ele, né?: Pode ser que não saiba ou nem se preocupou com isso. Um assessor contratou o serviço e o provedor de páginas. Outro assessor ou uma empresa mantém a página. Mesmo que saiba, e dai? Não siginifica necessariamente que seja contra ou a favor. Não é uma prova *contundente* para concluir que ele seja pró-Windows. Pode ser um indício e mesmo a base para perguntar para ele se sabe e o porquê.

Não estou defendendo o ministro. Somente não sei se ele sabe ou se sabe, assim como você, acho eu. E que podem existir outras possibilidades.




BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004