Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Entrevista com Gustavo Noronha no LinuxLive

“Entrevistado: Gustavo Noronha (kov@debian.org), desenvolvedor Debian, Debian-BR e Gnome. Também é Palestrante em diversos eventos de Software Livre do País.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Luc
Audácia!: Ele encerra a entrevista dizendo:

"Debian, GNOME, Emacs, Python! O único e verdadeiro caminho."

Óóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóó... Como ele se atreve a manifestar suas... (desculpem) preferências assim, de forma tão desavergonhada? Que insulto! Que infâmia! Que falta de respeito com quem... prefere outras coisas!

Que postura infeliz!

Como homem e usuário de Linux, estou decepcionado com a atitude dele.

:-P
Comentário de Patola
Pois é, né...: ...ao invés disso ele devia ter pichado alguma distribuição de que não gostasse ou falado mal de outros ambientes de janela... aí sim ele estaria sendo politicamente correto!

--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Roberto
Kov: O Kov é o representando máximo da filosofia GNU:

"Não basta ser GNU, tem que ter chifre!"

Comentário de Luc
Demorou!: Mas foi isso mesmo que ele fez! Só que em vez de ser específico, pichou TODAS as outras distros, linguagens, editores e ambientes de janela, já que "só Debian, GNOME, Emacs, Python são o único e verdadeiro caminho". Todo o resto é uma mentira e/ou perda de tempo.

Cara, estou chocado. Aonde essa comunidade vai parar?
Comentário de bebeto_maya
''O Kurumin é fantástico pa: ''O Kurumin é fantástico para demonstrar o KDE e o GNU/Linux, mas eu tenho várias reservas quanto
a ele. Inclusive escrevi alguns pequenos artigos a respeito.''

__O artigo a que o KOV se refere tem o título sugestivo de ''Kurumerdas'' .O Morimoto escreveu uma carta aberta dando uma resposta pro cara...

__Não sou muito de puxar o saco do Morimoto, mais o Gustavo não usou nenhum argumento técnico e só fez acusações ad hominem bestiais.É preciso lembrar que o Kurumin foi a única distribuição Linux que vingou no desktop brasileiro.Mesmo sendo bugada, acabou servindo de base para muitos outros projetos e que o Morimoto não é um ignorante, ele manja muito de Linux.A ponto de ter escrito vários livros...Acho que o êxito do Kurumin incomoda muita gente.Dizer que o Kurumin não presta para ser instalado é disseminar FUD não contra o produto, mas contra o próprio Linux.Que será erroneamente associado a um video-game pelo público leigo!

__Eu sinceramente instalei Kurumin em muito desktops e foi muito bem absolvido pelos usuários...O custo de manutenção sumiu. . .Embora eu prefira coisas como Gentoo e Slackware ao invés de Kurumin, penso que tal distro é ideal pra peitar com o Windows no desktop brasileiro!


''Debian, GNOME, Emacs, Python! O único e verdadeiro caminho. =D''

__Acho que foi uma brincadeira, não vamos levar a sério. . .Não sendo, o cara fala de um governo UNO, mas nem ele consegue ser exemplo, mete o pau no Kurumin e depois solta uma dessas. . .QUe belo conceito de união!
Comentário de Basílio
É, as pessoas que trabalham: É, as pessoas que trabalham com software livre são de 3 tipos :

- Bons desenvolvedores, criam ferramentas legais (como o gksu, prá que não sabe, ele pede a senha de root para o Synaptic e outros aplicativos que necessitam de privilégios de administrador), mas falam demais, falam tanto que passam a maior parte do tempo denegrindo coisas do tipo : "porque não pensei nisso antes?", "Eu sou o bom, eu devia estar sob esses holofotes, não ele". é só e só por isso esse cara será lembrado, por ser o primeiro á falar besteira sobre uma distro que ajudou muita gente á perder o medo do Linux.

- Médios desenvolvedores, mas pessoas excelentes, que estão á disposição 24 hs por dia prá ajudar á melhorar o sistema com idéias, dando dicas, e acabam por se tornar bons desenvolvedores, muitas vezes, e acabam indo pro lado que esse 'Koveiro" foi.

- Bons no desenvolvimento e no trato pessoal : esses são poucos, os que lêem e-mails, respondem ás mensagem, estão dispostos, e fazem maravilhas com pouca coisa.

Agora, uma reflexão : A inveja vai matar o Sr. Kov. se está tão incomodado com o sucesso do Kurumin, faça algo melhor, ou ajude a melhorar.
Tambem não vou defender o Kurumin, que ultimamente parece ter perdido aquele espirito do inicio, mas o que o Kurumin fez para o Software livre no Brasil, nenhuma distribuição tinha feito, ajudou o usuário iniciante e médio á perder o medo dele, deu suporte á hardwares diversos, ajudou a disseminar muitos outros bons projetos e remasterizações de varios tipos.
Agora esse é o preço que paga por ser bom e útil.
Comentário de Patola
Preferências x pichação: Talvez seja questão de interpretação, mas como pichar uma distribuição e declarar preferências (que foi o que ele fez, de modo um pouco caricato) podem ser equivalentes? Ao pichar uma distribuição ou sistema de janelas você menciona (supostos) pontos negativos dela, como ter um gerenciador de pacotes sem manpage ou ser muito feio. Ao mencionar preferências, você diz apenas, implicitamente, que achou nas escolhas que cita o melhor conjunto geral.

Quem passou a frase do kov para dizer que todo o resto são "mentira ou perda de tempo" foi você, e não tenho certeza se ele concordaria com isso.

Faz toda a diferença se você diz as coisas com uma abordagem negativa ou positiva.

Fazendo uma analogia, se eu disser "O Windows Server 2003 é o único e verdadeiro caminho" eu estou pichando o XP, o 2000, o 98 e os outros?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de tomas.waldow
RE: Preferências x pichação: ""Fazendo uma analogia, se eu disser "O Windows Server 2003 é o único e verdadeiro caminho" eu estou pichando o XP, o 2000, o 98 e os outros?""

Entendo que sim, porque a pessoas que adotaram as outras vão sentir que você está desprezando a escolha deles...

Comentário de Patola
Falso dilema.: Que nada. Por eu dizer que algo é melhor para o propósito geral, ou para um propósito em particular, não quer dizer que o resto seja ruim ou inadequado, principalmente para outros propósitos. Isso seria um Falso Dilema.

Aliás, o kov nem mesmo usou o adjetivo "bom", ele disse que era "o caminho", e isso pode ter muitas interpretações, o que na minha opinião afasta mais ainda a hipótese de caracterizar negativamente as alternativas.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de ANONIMO
Critica: Realmente nao sei o porque de tantas criticas feitas pelo Kov. Sou usuario Debian, porem ser radical xiita nao e um bom caminho, afinal ele nao esta falando apenas para o Brasil, e mesmo porque odeio radicais. Realmente percebo uma arrogancia bem grande nesse Gustavo, que alias nao merece nem mais tempo nesse comentario. Fama, pra alguns isso é tudo!
Comentário de TetraPak
Infantilidade.: Eu acho um pouco de infantilidade da parte do Kov escrever um "artigo" com o nome de Kurumerdas, ele poderia ter feito um artigo de verdade, dizendo os pontos ruins da distro, com sugestões de melhorias,etc...

Não precisa usar um título agressivo só porque o Kurumin é mais "famoso" que o debian-br.

Enfim... ótimo desenvolvedor ele é, só falta crescer um pouquinho, mas eu não tenho dúvida nenhuma que um dia ele chega lá.

Só pra ficar claro, sou usuário SUSE.
Comentário de Roberto
Só a título de comparação: Só a título de comparação, o Kov possui apenas *um* trabalho importante, o Gksu.

No Kurumin existem uns 200 scripts em shell e mais uns 30 painéis gráficos, incluindo aí o Clica-Aki e o Kurumin-emu, sem falar nos manuais, dicas, personalizacoes, etc.

Não existe comparação entre o volume de trabalho feito no Kurumin e o trabalho feito pelo Kov no seu gksu. Me parece que o problema dele é inveja mesmo.
Comentário de brandizzi
Comparar os trabalhos é simplismo: O Kov criou o gksu, mas é manetedor ativíssimo do GNOME e do Debian. Isto não o põe acima do Morimoto, nem vice-versa. Eu discordo do que ele fala do Kurumin (embora eu ache que *alguns* usos do Kurumin são péssimos e simplesmente queimam o filme do Linux), mas uma comparação "técnica" me parece só uma maneira de achar alguma coisa para se falar dele.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Perfeito post: O kov dá umas mancadas feias... Eu sou contra e.g. deixar os defeitos do Kurumin (ou qualquer outra distro) em panos quentes, mas a maneira como ele os discute é, com o perdão da palavra e o respeito ao próprio kov, estúpida.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de revolt
Os maiores inimigos são pess: Os maiores inimigos são pessoas como o Sr. Gustavo com opniões pessoais nada construtivas, e pessoas como o patola que ainda teiman em expressar a preferência pessoal sem respeitar a coletividade e não a microsoft ou patentes.
A liberdade de expressão vai até onde começa a do outro, comentários infelizes como este devem ser descartados, pessoas assim não mereceriam nem estar a frente de projetos grandiosos como o Debian.
Patola, expresse sua preferência pessoal somente para você. Sr. Gustavo, o kurumin consegiu o que você nunca conseguiria.
E o melhor de tudo, sem precisar ficar falando mal dos outros para se mostrar.

Comentário de Patola
Crítica: Não entendi a crítica. É alguma referência a esta mensagem minha? Se for, poderia atacar os pontos em que minha opinião está errada? Porque só dizer que está por estar não acrescenta nada...

--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de vmedina
Então não podemos falar o que preferimos?: Essa é boa.

Se eu falar que o Kurumin é ótimo, eu sou uma pessoas séria. Se eu falar que o Kurumin não server para ser instalado, eu sou um maldito com inveja do Sr. Morimoto? Se eu falar que o Kurumin tem falhas eu estou fazendo FUD?

Aumenta tua lista de pessoas malvadas que usam a liberdade de expressão para dizerem o que pensam e gostam: Eu Gosto de Debian, Apache, PHP, Java, GNOME, GTK, GIMP e Mozilla!

Reveja seus conceito sobre liberdade tá.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Concordo. : Concordo.

Mas o resto do artigo tem lá seus méritos humorísticos(pois está nessa área no site).

---------------------------------------------------------------------
Editando:

Se você for em http://couve.no-ip.org/kurumin-ceu-inferno.txt você verá uma análise mais séria.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de yoda
a pergunta eh?: Porque o tal garoto imaturo, defende classes, define conceitos e forma opiniao?
Quem e ele, senao um simples tradutor?
Ina Murdock sabe das barbaridades que ele fala em nome do projeto Debian?
Outra: Nas listas, eventos, e demais frentes, o tal rebento sempre tem que saber sobre: Economia, legislacao, FSF, OSI, distros....sera ele uma enciclopedia ambulante, ou apenas um grande enrolao?
Comentário de brandizzi
Porque o tal garoto imaturo,: Porque o tal garoto imaturo, defende classes, define conceitos e forma opiniao?
Quem e ele, senao um simples tradutor?


Eu discordo de muita coisa que ele diz, mas ele não é um "simples tradutor": ele é um dos grandes responsáveis pelo CDD-BR (que é um passo importante, mesmo que você não use) além de grande mantedor do Debian e GNOME. E, mesmo que fosse um tradutor, qual o problema? Ele poderia não ser ninguém e falar as mesmas coisas. Eu discordo dele tanto quanto você, mas seus argumentos se dirigem à pessoa e não à afirmação.

Ian Murdock sabe das barbaridades que ele fala em nome do projeto Debian?

Se sabe, eu naõ sei, mas que concorda (ao menos em parte), concorda. Veja aqui (ou aqui, em português)

Outra: Nas listas, eventos, e demais frentes, o tal rebento sempre tem que saber sobre: Economia, legislacao, FSF, OSI, distros....sera ele uma enciclopedia ambulante, ou apenas um grande enrolao?

Olha, eu vejo ele errar crassamente na atitude, mas nos fatos geralmente ele acerta. Se ele só falasse de fatos, seria um gênio. Ademais, se discorda de algo que ele tenha dito sobre legislação, FSF, OSI, distros... bem, ataque a idéia, não o kov.

PS: eu diria (meio ousadamente, admito) que não saber sobre legislação quando se disserta sobre software livre erra tanto quanto o usuário de Windows'98 que não tem anti-vírus porque é "chato". Neste interim, eu diria que saber sobre legislação não é sinal de enciclopedismo ou genialidade, mas sim uma necessidade. Obviamente, porém, esta é uma opinião pessoal.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de vmedina
Ninguém leu a entrevista né?: Rapaz, o que será que aconteceu? Postaram no Fórum do kurumin que tinha uma matéria sobre o infiel que reclama do Kurumin e vei todo mundo bater a esmo?

"Porque o tal garoto imaturo, defende classes, define conceitos e forma opiniao?"

Ahn... será talvez porque ele não é imaturo como você diz. Pode ser porque SL normalmente é uma "méritocracia", ou seja manda quem é bom(corrijam no caso de erros), e ele tenha méritos o suficiente para ser ouvido por uma larga maioria.

"Quem e ele, senao um simples tradutor?"

Tradutor, escritor e Desenvolvedor. Leia a entrevista.

Posso te fazer uma pergunta? Por que você não se identifica aqui, ou vai até o canal debian-br da freenode e pergunta direto pra ele? Melhor do que vir aqui e falar um monte de besteiras.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de TaQ
Putz, estava só lendo até a: Putz, estava só lendo até agora mas ...

"vai até o canal debian-br da freenode e pergunta direto pra ele?"

Não faça isso. É a mesma coisa que ir bater em um cara, mesmo que você esteja com a razão, no bairro dele. Vem a turminha do bairro e te desce o cacete. :-)

Ainda mais se o cara é um dos ops, o que com certeza vem a prejudicar a qualidade de *qualquer* discussão apresentada (exercendo o poder de op ou com um bando de puxa-sacos "blindando" cegamente o cara), esteja quem indaga com razão ou não. Digo isso não apontando o dedo somente para o #debian-br (porém o incluindo), mas para qual qualquer canal de IRC, a gente sabe que é complicado ...

Acho que esse tipo de coisa deve ser discutida em "território neutro".
Comentário de vmedina
Papel dos PSLs dentro da comunidade: Alguém que leu a entrevista leu este parágrafo em específico:

" a maior parte da comunidade que rala diariamente escovando os bits dos softwares de que a maioria da galera dos PSL's só usa ou fala sobre não tá nem aí pra o que se passa nos PSL's. É importante que a galera deixe de considerar que PSL é sinônimo de comunidade. Isso não significa que eles não têm o seu valor e não possam se tornar algo valioso. Hoje, no entanto, eu só tenho visto PSL ser usado como palco para pirotecnias de coisas não necessariamente ligadas aos princípios que regem a comunidade do Software Livre, nem mesmo a comunidade Open Source."

Alguém concorda ou discorda dessa afirmação? Aqui no Rio tenho visto pouca coisa do PSL-RJ, mas ao mesmo tempo sempre vemos aqui as Quintas Livres que parecem ser organizadas pelo MSLPR.

Como é o PSL no seu estado?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Patola
Só se for confrontativo: Não é bem assim, pelo menos na minha visão. Se por um lado o cara ser op (ele nunca pega a @ a não ser quando precisa) exerce alguma pressão, e ter seu "séquito de apoiadores" também, por outro lado várias pessoas com opiniões diferentes entrando no canal pra discutir com ele também fazem lá a sua parte contra isso.

Acho isso tudo - essa discussão em torno do "comportamento do kov" - bobagem. Só se pensa em confronto ou briga, mas *eu*, que já discordei e ainda discordo de muitas coisas que ele diz, acho ele uma pessoa bem razoável para discutir. Se chegarem pra conversar com ele com uma postura pacífica ao invés de beligerante talvez dê pra chegar a melhores consensos.

Talvez ele até seja teimoso, não aceite suas colocações, mas pelo menos você vai saber melhor por que ele tem tais e tais opiniões.

Ah! E por último, no IRC o máximo que podem te fazer é te banir, ninguém vai parar no hospital por falar coisas que alguém do #debian-br não goste...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de TaQ
"Se por um lado o cara ser op: "Se por um lado o cara ser op (ele nunca pega a @ a não ser quando precisa) exerce alguma pressão, e ter seu "séquito de apoiadores" também, por outro lado várias pessoas com opiniões diferentes entrando no canal pra discutir com ele também fazem lá a sua parte contra isso."

Então é melhor ir de turminha. Se ir sozinho, leva ferro. ;-)
Ah, e você falou especificamente do sujeito, coisa que eu generalizei.

"Se chegarem pra conversar com ele com uma postura pacífica ao invés de beligerante talvez dê pra chegar a melhores consensos."

Boa sorte para você. :-)

"o IRC o máximo que podem te fazer é te banir, ninguém vai parar no hospital por falar coisas que alguém do #debian-br não goste"

Aí eu vejo três coisas interessantes.
Uma, ninguém se machuca fisicamente mas passa raiva por causa de besteira dos outros, o que eu acho que não é uma coisa muito interessante.
Duas, não citei especificamente o canal, apenas o incluí em muitos, como mencionei acima.
Três, talvez por ninguém ir parar no hospital é que se tenham muitos valentes e "surtadinhos" perdidos por aí hoje ... ;-)
Comentário de brandizzi
Alguém que leu a entrevist:
Alguém que leu a entrevista leu este parágrafo em específico:

" a maior parte da comunidade que rala diariamente escovando os bits dos softwares de que a maioria da galera dos PSL's só usa ou fala sobre não tá nem aí pra o que se passa nos PSL's. É importante que a galera deixe de considerar que PSL é sinônimo de comunidade. Isso não significa que eles não têm o seu valor e não possam se tornar algo valioso. Hoje, no entanto, eu só tenho visto PSL ser usado como palco para pirotecnias de coisas não necessariamente ligadas aos princípios que regem a comunidade do Software Livre, nem mesmo a comunidade Open Source."

Alguém concorda ou discorda dessa afirmação? Aqui no Rio tenho visto pouca coisa do PSL-RJ, mas ao mesmo tempo sempre vemos aqui as Quintas Livres que parecem ser organizadas pelo MSLPR.

Como é o PSL no seu estado?


"PSL" sempre foi um conceito meio vago, e talvez seja melhor assim. Mas eu realmente gostaria de ver mais atuação em muitos deles. Aqui no DF e.g. o PSL é muito parado[1]... Antigamente, tínhamos um projeto numa região pobre e pizza todo mês; hoje, nem isto :( Mas acho que dá para melhorar, é só dar uma sacudida. Só falta encontrar alguém para fazer isto.

[1] Claro que isto inclui uma mea culpa incômoda...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Sobre os PSLs...: Concordo contigo Vinícius, não é certo generalizar. Existem muitas pessoas legais nos PSLs, porém existem também *muitos* oportunistas. Tem gente que trabalha duro, mas também existem outros que apenas falam. E o pior é que estes falam muito, e quem está de fora acredita que eles sejam realmente "representantes da comunidade", pois geralmente estes se auto-proclamam portadores deste título. Em geral estas pessoas tem uma visão parcial do assunto, são radicais e o pior: não tem domínio sobre o assunto que falam. A questão neste caso é como separar o joio do trigo. :)

[]s

lmvaz

Ps.: Estava lembrando outro dia, por acaso você não estava no CONISLI ano passado apresentando o case do SL na Prefeitura de Rio das Ostras?
Comentário de bebeto_maya
Desculpa de um passivo acomodado!: __Que lindo. . .Vamos parar de falar mal da M$, afinal ela não foi processada em 18 estados americanos, não desrespeita o consumidor e não é um monopólio. . .Pra mim, esse papinho ''pseudo-Cristão'' só serve para disfarçar uma acomodação passiva diante de um monopílio caótico!

__Podemos sim discutir sobre problemáticas do mundo contemporâneo, mas com inteligência.Infelizmente o Gustavo não foi feliz em suasafirmações!
Comentário de bebeto_maya
__O problemas do PSL são tr: __O problemas do PSL são três:

*Falta de verba-Fica díficil fazer qualquer coisa sem grana pra alugar um ponto ou comprar um PC mêa-boca!

*Falta de ativismo-Não vejo, salvo excessões, o pessoal do PSL protestando junto a fabricantes de hardware sobre a questão de drivers, ou gente boicotando eventos da Microsoft ou por ela patrocinados.Ou distribuindo distros em ecolas carente e para pessoas que não podem pagar. . .

*Falta de centralização-Aqui em PE, por exemplo, a nata do PSL-PE fica em PEtrolina, interior, lá dentro mesmo, do estado, em Recife tem pouca gente, e a desorganização é tremenda...Tem gente espalhada em todo o estado, a desinformação é generalizada, e nossa única via de comunicação são as listas!Isso acontece em todo o Brasil!
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Entrevista...: Achei divertida a entrevista com o Gustavo. Quem conhece ele pessoalmente sabe que ele tem muito senso de humor muito grande e que está sempre brincado. O fato é que o que deveria ter sido levado como uma brincadeira virou motivo para críticas e ofensas pessoais. Triste isso. As pessoas precisam entender é que existem opiniões e gostos pessoais e que é necessário respeitar os outros. Democracia e liberdade. Não são estes os princípios por trás do SL?

Bem, eu não sou usuário de Debian, Gnome, Emacs, e nem por isso vou ficar aqui criticando uma pessoa por que não tem as mesmas opiniões e gostos que eu. Conheço o Gustavo há pelo menos uns 5 anos e posso dizer que as contribuições dele para o SL vão muito além do que foi mencionado aqui. Existem pessoas que *vivem* o movimento do SL 24hs por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Gente que faz. O Gustavo é uma delas, portanto antes de criticarem ele pensem nisso. :)

[]s

lmvaz


--
"Quem come de tudo está sempre mastigando" --XSandro
Comentário de kov
You assume too much =D: O artigo a que o KOV se refere tem o título sugestivo de ''Kurumerdas'' .O Morimoto escreveu uma carta aberta dando uma resposta pro cara...

Não, o artigo a que me refiro é o 'kurumin céu e inferno', principalmente. Kurumerdas é uma piadinha (está inclusive na seção humor do site, notem) com o fato de as pessoas acharem que kurumin serve pra desktop =).

Não sou muito de puxar o saco do Morimoto, mais o Gustavo não usou nenhum argumento técnico e só fez acusações ad hominem bestiais.

Veja o artigo certo, lá estão os argumentos técnicos. Ou ainda, mostre as acusações ad hominem que eu fiz. Eu realmente gostaria de ver usos feitos por mim de falácias sendo apontados, porque eu acho usar falácias ridículo e adoraria me corrigir.
Comentário de kov
ad hominem? hmmm: mas falam demais, falam tanto que passam a maior parte do tempo denegrindo coisas do tipo : "porque não pensei nisso antes?"

Sinceramente, eu acho que já tenho bem mais reconhecimento do que eu mereceria. Eu sou um desenvolvedor que não passa de 'mediano', mas infelizmente a média de qualidade no Brasil é tão baixa que um mediano como eu é considerado 'bom'.

Podem achar que eu estou sendo invejoso e continuar a me atacar pessoalmente (ad hominem? hmmm) ou podem demonstrar que kurumin é bom para desktops corporativos, trabalhar pra fornecer estrutura de atualização e de monitoramento de segurança, etc. Até agora ninguém veio rebater os argumentos técnicos ou de simples opinião pessoal que eu publicizei, só vieram me chamar de invejoso.

Vamos lá, Basílio, quem sabe você? Por que você acha que kurumin é bom o suficiente pra o desktop corporativo?
Comentário de kov
Volume de trabalho?: É provável que o volume de trabalho que eu fiz seja menor. Eu até considero o apt-howto um trabalho importante... é o único manual livre escrito originalmente em pt_BR que foi traduzido para 11 línguas que eu conheço, mas tipo, isso não importa. Não é uma questão de se eu sou o melhor ou se é o Morimoto, é um debate de idéias, não de pessoas. Às idéias, portanto... deixa eu ver se eu acho algum comentário sobre elas...
Comentário de olocomeu
vmedina : vmedina
me fala o bagulho que você fuma, pois você só fala coisas sem nexo, não consegue nem argumentar.

kra você é pirado!!!

o enrgraçado nestes comentários, moderaram todos os que são contra a entrevista do kov, estranho isto, só moderam que é contra o babaca do kov. afff
Taq, ainda bem que existem pessoas como você!!! sensato e sobrio!
Comentário de Patola
Kurumin Céu e Inferno: Artigo aqui

Kov, mas realmente você não apresentou o artigo aqui pro povo saber...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de kov
Argumentos?: O kov dá umas mancadas feias... [...] a maneira como ele os discute [os defeitos do kurumin] é, com o perdão da palavra e o respeito ao próprio kov, estúpida.

Você poderia apontar minhas mancadas e defender por que pensa que são mancadas com argumentos? Assim eu posso entender por que você acha que a forma que eu uso para discutir é estúpida.
Comentário de kov
hmm: Só vi os comentários agora, e achei desnecessário citar o link do artigo na entrevista, esse assunto já foi mais que batido, esperava mais discussão sobre outros pontos mais importantes e interessantes de tudo que falei na entrevista... note que a entrevista nem foi para o br-linux =D.
Comentário de kov
Idéias, não pessoas...: Eu discordo de muita coisa que ele diz, mas ele não é um "simples tradutor": ele é um dos grandes responsáveis pelo CDD-BR (que é um passo importante, mesmo que você não use)

Não, eu não trabalho no BR-CDD e não acho que faça muito sentido ter um CDD-BR, na verdade. Eu acho que ele devia ser um Debian Desktop, mas o pessoal preferiu um projeto mais "pessoal" e "nacional".

Bordas nacionais são bobagem no SL, IMO.

Ele poderia não ser ninguém e falar as mesmas coisas. Eu discordo dele tanto quanto você, mas seus argumentos se dirigem à pessoa e não à afirmação.

Perfeito. Como disse em outra discussão muitos meses atrás aqui no br-linux: discutam minhas idéias, não meu endereço de email; o fato de eu ter um @debian.org e um @gnome.org não diz muito a respeito da qualidade das minhas opiniões e argumentos.

Ian Murdock sabe das barbaridades que ele fala em nome do projeto Debian?

Ian Murdock NÃO fala em nome do projeto Debian, nem eu. Sei de muito do que ele fala e concordo com quase tudo.

Nas listas, eventos, e demais frentes, o tal rebento sempre tem que saber sobre: Economia, legislacao, FSF, OSI, distros....sera ele uma enciclopedia ambulante, ou apenas um grande enrolao?

Eu gosto muito de ler. Leio sobre filosofia, economia, ciência política (fiz alguns semestres de Ciências Sociais). Li MUITO sobre os conceitos que circundam o mundo do SL, li muitas licenças e tenho muitas opiniões formadas e bastante conhecimento sobre esses assuntos. Não garanto estar sempre certo, mas não vou fazer ceninha de falso humilde: eu aprendi muito nesses últimos 6 anos em que dediquei muitas das minhas horas a esse mundo.

Você pode continuar questionando a possibilidade de que eu saiba dessas coisas ou pode contrapor meus argumentos. O primeiro meio é a famosa falácia ad-hominem já tão citada por aqui, o segundo meio é uma discussão saudável. Qual vai ser?

Neste interim, eu diria que saber sobre legislação não é sinal de enciclopedismo ou genialidade, mas sim uma necessidade. Obviamente, porém, esta é uma opinião pessoal.

De novo, perfeito. Não há enciclopedismo ou genialidade no que eu faço, só necessidade, esforço e tentativa de fazer do jeito certo.
Comentário de Roberto
"Eu sou um desenvolvedor que: "Eu sou um desenvolvedor que não passa de 'mediano'"

Um desenvolvedor mediano e que ainda por cima fala demais.

Se falasse menos e trabalhasse mais, teria chance de mudar seu status para "bom", ao invés de ficar dando mau exemplo para os outros medianos.
Comentário de brandizzi
Ao kov: Bem, poderíamos discutir idéias sobre o Kurumin, mas neste campo estamos vagamente próximos[1].

Bem, a questão neste meu post não são as idéias, mas a atitude. Eu, pessoalmente, acho que sua atitude foi excessivamente agressiva. Eu sei quais são os pontos negativos do Kurumin - mas também sei as qualidades, e estas não são mencionadas em seus artigos. Isto não é exatamente um problema (você não tem obrigação de defender o Kurumin, heheh), mas quando isto se soma a termos extremamente pejorativos, a coisa descamba para o FUD, EMHO. E FUD entre nós é estupidez.

Só para deixar claro *de novo*: eu, como um bom debiano gnômico :D tenho *muito* a te agradecer[2], mas achei sua mão *muito* pesada ao falar do Kurumin. Não tenho problemas pessoais contra você, lembrem-se todos disto :)

Por outro lado, eu sei como usar Kurumin, às vezes, é uma péssima idéia. Estes dias mesmo eu estava sugerindo que, no departamento onde estudo, trocassem o Windows 2000 de uma máquina "experiente" por um Linux, para melhorar o desempenho. Responderam que colocaram o Windows 2000 justamente porque com Linux ficou *muito* mais lento. Adivinhem que distro eles estavam usando?

Não que isto denigra o Kuruma definitivamente até o fim dos tempos amém. Mas é um alerta para tomar cuidado. Até hoje não consegui salva o filme do Linux lá...

[1] Você acha Kurumin no HD uma idéia ruim. Eu acho que, depois de três meses usando Kurumin no HD, aí sim continuar com ele pode ser uma péssima idéia ;)
[2] Eu quase concordaria com o mantra do único caminho; a única divergência é o Emacs, pois, embora eu também o use muito (especialmente para DocBook e Ada - sim, eu uso o GNAT :D), também incluo o nano, o LPE, o gedit e, quando mexendo com Python, o IDLE :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Ai, minha língua!: Não, eu não trabalho no BR-CDD e não acho que faça muito sentido ter um CDD-BR, na verdade. Eu acho que ele devia ser um Debian Desktop, mas o pessoal preferiu um projeto mais "pessoal" e "nacional".

Bordas nacionais são bobagem no SL, IMO.

Piff... Foi mal, mancada feia. Queimei a língua agora :) Espero que desconsiderem.

Entrentanto, vamos convir que ter uma distro que
a) preocupe-se em ser em português;
b) preocupe-se com o hardware comum por aqui; e
c) preocupe-se com a cultura e a "deskopicidade" brasileiras

é uma boa idéia. E nem vem, kov, que eu sei que você concorda: vive recomendando o CDD-BR ;)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Patola
Desempenho?: Por outro lado, eu sei como usar Kurumin, às vezes, é uma péssima idéia. Estes dias mesmo eu estava sugerindo que, no departamento onde estudo, trocassem o Windows 2000 de uma máquina "experiente" por um Linux, para melhorar o desempenho. Responderam que colocaram o Windows 2000 justamente porque com Linux ficou *muito* mais lento. Adivinhem que distro eles estavam usando?

O Kurumin tem problemas de desempenho em relação a outras distribuições? O que estava mais lento, afinal? A "responsividade" do desktop? Algum servidor específico? A rede? Os joguinhos 3D?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de kov
Sobre Debian-BR-CDD: Entrentanto, vamos convir que ter uma distro que
a) preocupe-se em ser em português;
b) preocupe-se com o hardware comum por aqui; e
c) preocupe-se com a cultura e a "deskopicidade" brasileiras


a - acho que isso é um trabalho importantíssimo que deve ser feito sempre no mais 'upstream' possível, acho que você vai concordar que devemos fazer esse trabalho no GNOME, no Debian, não em um 'Debian em português'.

b - hardware é comum ao mundo todo; se for pra pôr drivers proprietários sou contra, se for pra fazer coisas 'só pra brasileiros' sou contra; se for pra suportar mais hardware vamos trabalhar com os projetos de suporte a hardware internacionais e pronto; o Debian tem de suportar nossos hardwares, não um 'debian para brasileiros'

c - cultura a gente trata em projetos originais, também; o principal é a lingua, mas eu queria que alguém me mostrasse alguma especificidade da 'desktopcidiade brasileira'... não vejo motivos pra um 'desktop para brasileiros'

E nem vem, kov, que eu sei que você concorda: vive recomendando o CDD-BR ;)

Onde você me viu fazendo isso? =D

Pode ser uma boa opção, mas acho Debian sarge uma opção melhor. A maior parte das grandes qualidades vistas no Debian-BR-CDD e na Ubuntu são na verdade melhorias que vieram com o sarge (o debian-installer sendo a principal delas). O Debian sarge tem um 'upgrade path' muito mais coerente e não faz mudanças bobas como trocar o navegador default para o mozilla firefox, bobagem que podemos discutir em uma outra thread, se quiser =).

Nada contra, o Otávio faz um trabalho importante, bem como outros que participam do desenvolvimento. O trabalho feito no -BR-CDD pelo menos fez com que a infra-estrutura de CDD's melhorasse substancialmente, já que o Otávio faz muito código pra eles, por causa disso.

Vamos ter boas discussões sobre isso na debconf desse ano, tenho certeza.
Comentário de kov
Sobre o Ao kov =D: Bem, a questão neste meu post não são as idéias, mas a atitude.

I see. Eu disse ao Morimoto na nossa discussão que tentaria ser menos apaixonado nas minhas críticas. De qualquer forma, não as acho ofensivas o suficiente para serem desconsideradas ou tratadas como FUD.

E FUD entre nós é estupidez.

Total. Eu não faço FUD, não fico inventando boatos, falo de coisas concretas, de problemas reais, de preocupações legítimas a respeito de problemas que podem atingir as corporações ou usuários ao usar uma solução boa para uma coisa X para resolver um problema Y.

Linux, para melhorar o desempenho. Responderam que colocaram o Windows 2000 justamente porque com Linux ficou *muito* mais lento. Adivinhem que distro eles estavam usando?

Sobre isso, não acho que o fato de eles usarem kurumin seja o problema. Vou esperar a resposta ao ptl. =)

[1] Você acha Kurumin no HD uma idéia ruim. Eu acho que, depois de três meses usando Kurumin no HD, aí sim continuar com ele pode ser uma péssima idéia ;)

Eu acho que você sempre deve pensar > 3 meses. Sistema com prazo de validade não dá...

[2] Eu quase concordaria com o mantra do único caminho; a única divergência é o Emacs, pois, embora eu também o use muito (especialmente para DocBook e Ada - sim, eu uso o GNAT :D), também incluo o nano, o LPE, o gedit e, quando mexendo com Python, o IDLE :)

=D

Alguns felizmente entenderam que isso é uma piadinha no melhor estilo 'bot, comece uma flamewar'. São somente minhas preferências pessoais. =)
Comentário de kov
Sobre PSL's: Alguém concorda ou discorda dessa afirmação? Aqui no Rio tenho visto pouca coisa do PSL-RJ, mas ao mesmo tempo sempre vemos aqui as Quintas Livres que parecem ser organizadas pelo MSLPR.

Embora eu tenha feito uma generalização talvez maior do que devia, e embora minha visão seja razoavelmente limitada ao PSL-Brasil e ao PSL-MG a idéia geral que eu tenho é essa.

O PSL-MG tem bastante trabalho interessante de tempos em tempos, sei que o PSL-DF tem umas ações interessantes, entre outros. O meu foco principal nesse pensamento foi o PSL-Brasil; O que rola de fogo de artifício por lá não é brincadeira, e não se consegue fazer nada de muito útil, além de ser perceptível que normalmente se faz associação 'PSL-Brasil == Comunidade', o que nós sabemos não ser verdade. Não estou culpando ninguém em específico; eu até me considero parte desse processo, tentando sempre apontar esses problemas que vejo e tentando aproveitar alguma coisa pra melhorar a mim mesmo.

Só como um exemplo de fogo de artifício recente, anyway:

http://couve.no-ip.org/cgi-bin/pyblosxom.cgi/blog-2005-06-20.html
Comentário de priscilla
*MEDO*: Então é melhor ir de turminha. Se ir sozinho, leva ferro. ;-)
Ah, e você falou especificamente do sujeito, coisa que eu generalizei.


Hmmm.... se você tem tanto medo dele assim é porque não tem argumentos suficientes para levar uma discussão sadia e até mesmo convincente.

Acho que estamos discutindo uma entrevista onde a opinião dele foi relatada, e não sobre a personalidade(acho que isso tem q ser resolvido pessoalmente ;D).

Todos aqui sabem que o kurumim é um sério problema para desktops, ele é "lindo" para mostrar que linux não é um bicho de sete cabeças ou até mesmo tão problemático como dizem por ai.Eu trabalho com adolescentes em um colégio técnico e sei muito bem a visão que eles tem sobre SL, e te digo uma coisa, não é boa!!

E usar argumentos do tipo: "é uma distro para brasileiros e facil de instalar" não comprova a qualidade dela.

Estamos numa sociedade "livre" o suficiente para optarmos o que usar e como usar, então façamos a a nossa vontade !!!
Comentário de brandizzi
O problema foi que quem insta: O problema foi que quem instalou o Kurumin deixou um KDE 3.2 rodando um Pentium 200. Isto não é um problema técnico inerente à distro, mas sim do seu mau uso. Foi isto que eu disse :)

Aliás, o Kurumin corre um risco muito grande de usar a "técnica Windows de fidelização", que é deixar o usuário na ignorância. Isto *não é* culpa do Morimoto, nem do Kurumin, mas é um risco existente, e, por isto, é preciso tomar cuidado.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
I see. Eu disse ao Morimoto n: I see. Eu disse ao Morimoto na nossa discussão que tentaria ser menos apaixonado nas minhas críticas. De qualquer forma, não as acho ofensivas o suficiente para serem desconsideradas ou tratadas como FUD.

Como eu disse, eu achei o tom, não o conteúdo, da mensagem muito inadequado. Mas, sinceramente, acho que vou parar de comentar isto: acho que até mesmo eu exagerei :/

Total. Eu não faço FUD, não fico inventando boatos, falo de coisas concretas, de problemas reais, de preocupações legítimas a respeito de problemas que podem atingir as corporações ou usuários ao usar uma solução boa para uma coisa X para resolver um problema Y.

Não é o conteúdo é o... ah, você entendeu :)

obre isso, não acho que o fato de eles usarem kurumin seja o problema. Vou esperar a resposta ao ptl. =)

Este, para mim, foi o caso mais evidente de mau uso de Kurumin que já presenciei. O problema não é o Kurumin, é o mau uso...

Eu acho que você sempre deve pensar > 3 meses. Sistema com prazo de validade não dá...

Ei, lembre-se do público alvo! O Kurumin durando 3 meses é muito mais tempo que o Windows que a pessoa usava passou sem ser reinstalado ;)

=D

Alguns felizmente entenderam que isso é uma piadinha no melhor estilo 'bot, comece uma flamewar'. São somente minhas preferências pessoais. =)


Ânimos exaltados poluíram o entendimento... Acontece :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Bem, no final das contas, con: Bem, no final das contas, concordo :) Mas ainda vejo no Debian CDD Br, no Ubuntu e mesmo no Kurumin a satisfação de algumas necessidades que o Sarge não supre bem, não por suas limitações, mas justamente pelo contrário, pelo seu poder ;)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de TaQ
"se você tem tanto medo dele: "se você tem tanto medo dele assim é porque não tem argumentos suficientes para levar uma discussão sadia e até mesmo convincente"

Quem não teve argumentos convincentes e fugiu da discussão aqui foi você. ;-)

Primeiro, que não estamos falando de medo, onde você viu isso no comentário? Não insira palavras onde elas não existem, somente para fazer gracinha, por favor ... falamos sim de reações idiotas que *qualquer um* que tenha usado o IRC por alguns anos e não foi parar em algum canal de monges zen-budistas em estado de meditação já deve ter presenciado, independente de distros, linguagens, etc.
Se você nunca viu babaquices desse tipo, ou não tem muito tempo de IRC ou pode se considerar uma sortuda.

Estamos falando de reações exageradas por partes de ops e dos seus, digamos, "asseclas". Sobre evitar alguns canais onde, por mais argumentos sadios e convincentes que se possa ter, você possa ser espinafrado e só passar raiva. Foi isso que eu disse. Não compensa.

Esse estado utópico onde todo mundo é legal que você imagina não existe. Eu gostaria que existisse, mas não existe. Volte á realidade, por que a coisa *infelizmente* se mostra de outro jeito. No final das contas ali, limpando todo o código, bits e bytes, tem um humano, e a gente sabe como nós humanos são complicados (a não ser que você seja uma adolescente rebelde de 12 anos e ache que o mundo é, ou pior, tem que ser, do *seu* jeito). :-(

Você cometeu novamente um erro que já fizeram ali em cima: associou um suposto fato á uma pessoa. Como você pode ver em meu comentário, estou sendo genérico em relação à pessoa e ao canal, mas os respectivos citados podem muito bem se incluir nesse âmbito genérico. Você achou algum lugar que eu mencionei nominalmente as pessoas? Não? Então. :-)

"acho que isso tem q ser resolvido pessoalmente"

Muitas pessoas se mostram diferentes aqui na net e "ao vivo", infelizmente (ou felizmente, sei lá). Isso dá uma "sobrevida" para muitos que chegam pessoalmente e "viram o disco", e quando chegam no seu domínio virtual vestem suas capas de deuses novamente. Inclusive isso é uma coisa muito rídicula de se fazer, IMHO. Só degrada ... não diria comunidade, além disso. Degrada qualquer relacionamento sadio que possa se ter entre pessoas por causa de coisas ridículas como as citadas acima.

"sei muito bem a visão que eles tem sobre SL, e te digo uma coisa, não é boa"

Sobre o Kurumin, eu nem mencionei nada dele. Por favor insira seus comentários sob um post que mencione esse assunto, pois estamos discutindo atitudes aqui nessa ramificação do post e não a distro.

Sobre a visão que seus alunos tem, é ruim né, mas é bom saber que tem muitas pessoas que tem uma visão mais otimista sobre o assunto. Todo mundo achando que é uma coisa boa é um outro estado utópico. ;-)

Ah, e por favor, se quiser argumentar mais alguma coisa, se identifique. Ficar dando satisfações para anônimos (há milhares de nomes igual ao seu por aí) não é uma coisa muito produtiva. :-)
Comentário de TaQ
Somente complementando, acabe: Somente complementando, acabei esquecendo.
Talvez esse fato dessas pessoas serem e tratarem os outros do jeito que lhes dá na telha aqui na net e "virarem o disco" quando estão pessoalmente, "ao vivo", seja justamente isso: MEDO. ;-)


Comentário de anon
Todos ???:
"Todos aqui sabem que o kurumim é um sério problema para desktops"

Que todos ? Tá falando dos poucos aqui que se mostraram
a favor da opinião do Kov

Cuidado com as fálacias !!!

Já começar com uma inverdade de que todos concordam
com algo é uma tática idiota de tentar convencer os
outros.





Comentário de marsguo
" Se chegarem pra conversar c: " Se chegarem pra conversar com ele com uma postura pacífica ao invés de beligerante talvez dê pra chegar a melhores consensos. "

a questao é se ele vai ser pacifico. eu mesmo ja fui alvo da arrogancia e prepotencia dele numa discucao.
Comentário de vmedina
Sorry, Wrong Vinicius! :): Acontece! :)

Quem foi ao conisli foi o Marcos Vinícius Marini, chefe da assessoria de info. da pref.. Eu sou apenas VMedina. :)

[]s!

ps: gostou do case? :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de priscilla
fugir da discussao..: Quem não teve argumentos convincentes e fugiu da discussão aqui foi você. ;-)

Primeiro, que não estamos falando de medo, onde você viu isso no comentário? Não insira palavras onde elas não existem, somente para fazer gracinha, por favor ...


hmm... fugi?? de qual discussão você está falando?(opiniao!= discussao)

hmm... "não ir sozinho a um canal de irc" para mim é quase igual a medo. (Taq, por favor não estou aqui para colocar palavras nem entrar em um conflito pessoal com você, "não vamos fazer gracinha por favor") A palavra medo foi um opinião minha sobre a sua infeliz frase.

Estamos falando de reações exageradas por partes de ops e dos seus, digamos, "asseclas". Sobre evitar alguns canais onde, por mais argumentos sadios e convincentes que se possa ter, você possa ser espinafrado e só passar raiva. Foi isso que eu disse. Não compensa.

Sim concordo com você, já vi algumas reações estupidas de alguns ops mas também sábias de outros.

Esse estado utópico onde todo mundo é legal que você imagina não existe.

hmm. de onde você tirou isso? Eu vivo em mundo tão real quanto o seu, faço trabalhos em comunidades onde você teria certeza que o mundo realmente não é nada legal.

. No final das contas ali, limpando todo o código, bits e bytes, tem um humano, e a gente sabe como nós humanos são complicados.

Sim. Justamente por isso que eu digo que não estamos aqui para julgar/avaliar a personalidade de ninguem e sim o trabalho e opinião destas.

Realmente, deveria ter expressado a minha opiniao em outro tópico.:)




Comentário de vmedina
Problemas infelizmente comuns.: O que eu vejo é que no Brasil o "Comando" das ações pró SL estão nas mãos de políticos, que muitas vezes na ânsia de ser o novo messias do SL lançam novos produtos GPLs que não são, liberam o que não podem ou devem, e etc.

O que eu tenho visto, e pode ser que eu só tenho maus exemplos no que ví, é que a maioria dos grandes coordenadores dos movimentos que eu ví só fazem enrolar e nada de trabalho mesmo.

Eu acho que é mais do que hora de parar com as politicagens nos PSLs, associações e assemelhados. Não creio que a politicagem vá nos levar mais longe que os frutos do trabalho.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Que tal um problemão maior?: Eu acho que o maior problema, além destes, é o excesso de política.

Estou numa lista de uma deteminada organização, que não vou citar(e pesso que não façam buscas tb) qual é para não ofender ninguém, e quando perguntei algo sobre uma questão prática, me responderam com chavões, como "a GPL nos salvará a todos" entre outros.

Pra mim este é o problema: Politicagem.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de priscilla
Nem todos: Já começar com uma inverdade de que todos concordam
com algo é uma tática idiota de tentar convencer os
outros.

Realmente, em uma coisa você(gostaria de saber quem) tem razão, não deveria ter colocado *todos* pois generalizei a minha opiniao ao extremo,e outra, não estou tentando convencer ninguem de nada, acho que todos já estão grandinhos o suficiente para não se deixar levar por opiniões alheias.

Só uma coisa: Boa sorte !! ;D
Comentário de vmedina
Porquê tudo parou? Houve um: Porquê tudo parou? Houve um motivo específico que possa identificar?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Basilio
Gustavo, o caso não é o Kur: Gustavo, o caso não é o Kurumin, se ele é bom ou não, se serve ou não.
A questão é que sua forma de tentar ridiculizar o trabalho dos outros não deveria partir de um desenvolvedor de um projeto importante, nem importa qual o seu volume de trabalho X o volume do Morimoto, a questão é que : ou todos trabalhamos para um bem comum, ou o que você fez até agora, no futuro, terá sido em vão.
Eu penso globalmente na questão do Software Livre, penso que sua atitude reflete negativamente em todos os desenvolvedores Debian, pois eu li muitos comentários sobre a sua opinião ser a de todos os outros do Debian.
Pense comigo : Se o Morimoto não tivesse criado, remasterizado, e feito o Kurumin, quando é que o nome Debian seria conhecido no Brasil?
Iria demorar muito mais, pois você pode ser um "ser superior" (ou se acha um) no software livre, mas quem se atreveria á usar Linux se não fosse sem riscos ? Você, com todo seu conhecimento e ego, daria garantias que o Kurumin dá?
Comentário de TaQ
"de qual discussão você est: "de qual discussão você está falando?(opiniao!= discussao)"
Dessa aqui do tópico, ou você não percebeu que estamos discutindo? Muitas opiniões emitidas em um fórum como esse formam uma discussão, você não acha? ;-)

"nem entrar em um conflito pessoal com você"
Pô, você me chama de cagão e depois fala isso? Não vale. :-)

"não ir sozinho a um canal de irc para mim é quase igual a medo. A palavra medo foi um opinião minha sobre a sua infeliz frase"

Infeliz no seu ponto de vista, mas totalmente dentro do contexto á que se refere. Você ainda não entendeu do que estamos falando? Não de medo, e sim de não perder tempo em um ambiente que só vai te fazer passar raiva e não ser produtivo em nada (inclusive estou me tocando disso a respeito de comentários como esses que estamos aqui)?

Vamos fazer uma coisa: me diga que time (se houver algum) que você torce. Aí vamos eu e você em um jogo do seu time, com o seu PIOR adversário. Aquele de morte. Eu vou com a camiseta do adversário e você vai com a do seu time. Só que nos sentamos na *torcida do adversário* (isso é, se você pelo menos conseguir entrar lá no meio com a sua camiseta, se eles não te banirem antes, por mais sensata que você seja).

Eu juro para você que vamos procurar sentar no meio da pessoa mais sensata e educada que tiver lá na torcida (não são só brucutus que gostam de futebol não). Aí, quando o juiz marcar um penâlti indevidamente (seja contra o seu time ou contra o outro), quero que você, com todos os seus argumentos sensatos, coerentes e sadios, que refletem *exatamente* a roubalheira que aconteceu, se levante e fique gritando "JUIZ LADRÃO" e tente explicar para a turma ao seu lado que aquilo está errado. :-)

O mínimo que vai acontecer é você ser chamada de coisas no mesmo teor ou até piores do que chamam a mãe do juiz. O máximo que pode acontecer depende do tanto de porrada que você vai levar.

Pessoas, por mais inteligentes que possam ser, se comportam de maneira irracional quando estão em bando, ainda mais com alguém de "destaque" puxando a onda. Bandos quando querem defender uma causa "apaixonada" (futebol ou software livre) acabam na maioria das vezes ficando ignorantes, não importando as características individuais.

Duvido que toda a sua argumentação sadia, coerente e válida te ajudaria de alguma forma nessa situação. Então, o que você faria:

1- Evitaria se enfiar nesse rolo, para não passar raiva e perder uns dentes, mesmo com toda a razão do mundo, ou

2- Iria lá desafiar a galera que você sabe que tem uma ALTA propabilidade de não dar voz à razão a escutarem seus argumentos.

O que eu estou defendendo aqui nos meus posts é a primeira opção, evitar dar murro em ponta de faca. A segunda opção me parece bem idiota, ainda mais depois de algumas vezes que você tenta.

Aí entram alguns pontos interessantes: se você fosse com muito mais gente que pensa como você lá, digamos, na mesma proporção da outra torcida, você poderia dizer que foi com essa galera por que estava com medo de apanhar por falar o que você quer, ou por que ficaria em uma posição mais fácil para tentar argumentar e passar menos raiva com os irracionais do outro lado. Eu digo que seria a segunda opção, apesar de você achar que é a primeira.

Mesmo por que o máximo que você pode fazer no IRC é justamente passar raiva mesmo argumentando sadiamente, não ir para o hospital, como mencionamos acima. Não existe medo de passar raiva, e sim precaução, afinal, quem gosta disso é masoquista.

Medo existe de verdade quando alguém pode enfiar uns bons murros na boca do outro, o que não é o caso aqui e talvez por isso, como disse acima, muitos sejam tão valentes e surtados aqui na net e "ao vivo" enfiem o rabo no meio das pernas. Talvez seja medo. ;-)

"hmm. de onde você tirou isso? Eu vivo em mundo tão real quanto o seu, faço trabalhos em comunidades onde você teria certeza que o mundo realmente não é nada legal."

Puxa, eu pensei que você vivesse na Matrix. :-) No seu mundo e comunidades tudo é 100% perfeito? Se não for, 0.01% já me dão margem para falar o que eu falei. Em um estado utópico de harmonia e respeito a totalidade teria que ser respeitada. E, se for o seu caso, que bom, fico feliz. É o que eu queria para todo mundo em geral também.

Se as coisas funcionam assim para você, mantenha-se na sua "bolha" por que em MUITOS outros lugares a coisa não é assim não. Talvez eu não tenha estado nos lugares que você esteve, e talvez você não tenha estado nos que eu estive. Estou falando dos que eu *estive*, e presenciei situações. Nisso você não pode me questionar do mesmo modo que não posso questionar experiências pessoais que a sua pessoa teve.

E por favor não faça suposições da minha opinião sobre as comunidades que você trabalha (que eu nem conheço) baseada em apenas dois posts meus e no fato de você nem me conhecer. Agora você é quem está julgando a pessoa. ;-)

"Justamente por isso que eu digo que não estamos aqui para julgar/avaliar a personalidade de ninguem e sim o trabalho e opinião destas"

Ô meu Deus ... novamente. Você me viu julgando a personalidade de alguém especificamente aqui? Você quem está assumindo as dores!

Estou falando de um contexto *geral*. Lógico que eu poderia dar alguns nomes, mas prefiro criticar esse tipo de atitude como um todo para um escopo mais amplo da questão, o que eu acho bem mais válido do que concentrar em uma única pessoa, seria desperdiçar assunto e dar mais ego-feeding para a pessoa em questão. Acho que não custa nada sermos legais uns com os outros, mesmo com opiniões diferentes. Mas infelizmente educação desprovida de sarcasmo é uma coisa bem em falta atualmente no mundo virtual, ainda mais nos "clubinhos".

Ah, e me diga como você consegue julgar as opiniões de alguém sem julgar a personalidade da pessoa junto? ;-)
Comentário de TaQ
"políticos, que muitas vezes: "políticos, que muitas vezes na ânsia de ser o novo messias do SL"
Eu vejo problema no inverso também: supostos messias de SL que querem ser políticos. Isso azeda o caldo também. :-p
Comentário de kov
Garantia?: Eu penso globalmente na questão do Software Livre, penso que sua atitude reflete negativamente em todos os desenvolvedores Debian, pois eu li muitos comentários sobre a sua opinião ser a de todos os outros do Debian.

A estonteante maioria dos desenvolvedores Debian nunca ouviu falar sobre kurumin, provavelmente. Qualquer comentário que relacione minha opinião à de outros debianos ou à do projeto Debian é no mínimo desinformado.

Pense comigo : Se o Morimoto não tivesse criado, remasterizado, e feito o Kurumin, quando é que o nome Debian seria conhecido no Brasil?

Ele já era bastante conhecido. Quando eu comecei com GNU/Linux ninguém falava de Debian, mas isso mudou com o tempo. De qualquer forma, popularidade pode ser bom, mas não a qualquer custo.

Você fala de olhar o software livre como um todo. Então pense em kurumin sendo instalado em desktops corporativos, na incapacidade de se atualizar coerentemente esse parque, nas falhas de segurança que estão ali escondidas -- seja em pacotes muito antigos, usados pelo knoppix, seja em pacotes novo que não serão atualizados porque o kurumin não tem time de segurança e não tem upgrade path. Pense que isso pode dar merda no final e que isso vai espirrar no Debian e no GNU/Linux em geral.

Pense também que há drivers proprietários inclusos, que é uma forma de dizer 'tudo bem' para software proprietário. Lembre-se também que o kernel Linux é GPL e não pode linkar legalmente com esses drivers proprietários.

[...] mas quem se atreveria á usar Linux se não fosse sem riscos ? Você, com todo seu conhecimento e ego, daria garantias que o Kurumin dá?

Que garantias ele dá? Você diz que kurumin garante 'usar Linux sem riscos'? Prove. =)

Eu não dou garantia nenhuma pessoalmente. O projeto Debian trabalha pesado para que algumas 'assumptions' sejam garantias, como a possibilidade de fazer upgrade de uma release para duas versões à frente, pulando uma. Ou que você possa fazer upgrade de libc sem ter que dar reboot, ou que você possa fazer upgrade de toolkit que quebra ABI (gcc2.95->3.0->4.0, por exemplo) sem dores de cabeça.

Também tem um time de segurança que cuida e atualiza o sistema, e permite atualização até mesmo automatizada. Mas isso não é a questão, fedora dá também, slackware, gentoo. Falemos do kurumin, quais seus argumentos? Ou é aquele estilo de garantia "La garantia soy yo!"? =)
Comentário de kov
Errei? Onde?: Poderia citar o caso específico em que fui arrogante e prepotente com você numa discussão? Eu costumo defender fortemente minhas opiniões, acho que normalmente isso é entendido como arrogância ou prepotência, mas estou disposto a reconhecer que errei se você demonstrar isso.
Comentário de kov
Política: Estou numa lista de uma deteminada organização, que não vou citar(e pesso que não façam buscas tb) qual é para não ofender ninguém, e quando perguntei algo sobre uma questão prática, me responderam com chavões, como "a GPL nos salvará a todos" entre outros.

É... gente sem noção que perde o contato mental com a realidade e prefere usar chavões e fogos de artifício do que reconhecer a verdade efetiva das coisas e criar estratégias para contornar situações ruins, que é a política de verdade. Só servem pra aumentar a desinformação e denegrir o conceito de 'política' ainda mais.
Comentário de anon
:
"Realmente, em uma coisa você(gostaria de saber quem) tem razão"
Gostaria de saber quem é vc tambpem. O Fato e colocar priscila
no nome não diz nada.

"não estou tentando convencer ninguem de nada, acho que
todos já estão grandinhos o suficiente para não se deixar
levar por opiniões alheias."

Claro que está, essa é uma forma manjada de tentar validar
o seu argumento. Todos concordam, logo o errado é vc que
discorda. Justamente pelo fato de todos serem grandinhos
para n se deixar levar, é que disse que essa é uma forma
idiota.


"Só uma coisa: Boa sorte !! ;D"
Pra vc também, vai precisar.





Comentário de priscilla
hahaah, olha a ultima vez que: hahaah, olha a ultima vez que respondo este post, se vc nao percebeu eu concordo com você em quase tudo que voce disse ate agora. Agora se voce está entendendo de outra forma só porque lhe agrada debater, tudo bem :D.

quando disse do mundo em que vivemos não é realmente legal , eu *não* estava indo contra voce e sim só confirmando que onde vc e eu vivemos *não * é 100% perfeito. E novamente eu *nao* estou te julgando, eu nem te conheço pra isso , tanto que eu disse da *minha* experiencia com comunidades carentes.

Sobre o que você está discutindo e eu nao. eu usei o que voce disse pra expressar a minha opiniao e nao para te atacar pessoalmente ou muito menos pra entrar em um loop infinito , pois estamos falando da msm coisa.

A unica coisa eu eu discordei de voce até agora e nao sei se voce entendeu, é que irc não é um lugar tao ruim como voce pensa, existem sim os caras malas que estao la para acabar com qualquer fundamento formado que vc tenha e tem os caras que vc pode levar uma discussao sadia.


Acho que não custa nada sermos legais uns com os outros, mesmo com opiniões diferentes. Mas infelizmente educação desprovida de sarcasmo é uma coisa bem em falta atualmente no mundo virtual, ainda mais nos "clubinhos".

Falou tudo que defendi até hoje.

Ah, e me diga como você consegue julgar as opiniões de alguém sem julgar a personalidade da pessoa junto? ;-)

hmmm. quer dizer que se não concordar com a sua opiniao eu sou uma pessoa ruim ? ;)


Realmente emails e posts tem um problema cada um interpreta da forma que quer entender.
e é só.
abracos


Comentário de brandizzi
Deve ter havido, mas...: Porquê tudo parou? Houve um motivo específico que possa identificar?

...quem sou eu para ver tais motivos? :)

Sinceramente, acho que o que mais fez falta foi incentivo e verbas. De minha parte, faltou vontade - eu quase ia participar do projeto Varjão (o projeto citado acima), mas acabei meio que dando para trás... Enfim, esta é a minha mea culpa[1]; quanto ao resto do projeto, deixo para os demais participantes.


[1] "Minha 'minha culpa'"? Argh!!! :D

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de vmedina
Então, concordemos que a pol: Então, concordemos que a políticagem que estraga o caldo todo!
:)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de TaQ
"porque lhe agrada debater" : "porque lhe agrada debater"

Eu não gosto de ficar debatendo assim não, uma conversa ou outra vai, mas debates infinitos são um saco. O ovo ou a galinha? :-)

"tanto que eu disse da *minha* experiencia com comunidades carentes"

E eu te disse *daS minhaS experiênciaS* no IRC. Estamos quites então. ;-)

"que irc não é um lugar tao ruim como voce pensa, existem sim os caras malas que estao la para acabar com qualquer fundamento formado que vc tenha e tem os caras que vc pode levar uma discussao sadia"

Aí que tá, são as suas experiências contra as minhas, através das quais eu aconselho que SE você achar um lugar com um monte de mala, fuja para não passar raiva, não adianta argumentar não. Se não achar, beleza, seja feliz. :-)

"quer dizer que se não concordar com a sua opiniao eu sou uma pessoa ruim?"

Ah vá, onde que eu disse isso? Tá doida? Interpretação errada de sua parte. :-) Se fosse assim eu iria achar pessoas muito próximas de mim pessoas ruins, só por serem de uma religião diferente (ou por serem ateus). Mas quem pensa desse jeito que você falou é doido. Ruim para mim é maluco que mata os outros para roubar um CD player, por exemplo.

"cada um interpreta da forma que quer entender"

Tá vendo? Só para deixar claro, você entendeu errado aí no parágrafo acima. :-)

[]'s
Comentário de TaQ
Pô, assino embaixo. :-): Pô, assino embaixo. :-)
Comentário de brandizzi
Exatamente! Nâo tem nada a ver com nossa pouca atuação: Que pena que a única e exclusiva causa do problema seja algo além do nosso alcançe, né?

Falando sério: a politicagem não é a causa, ao menos não sozinha. Aliás, duvido muito do conceito de "politicagem": se olharmos bem, o que estamos fazendo aqui quando falamos de quem, em teoria, faz politicagem?

Ah, amigos, o buraco é muito mais embaixo... Falta conscientização da população, projetos de educação, de treinamento, um marketing mais direto (porque, se você acha que falar que Linux é bom no Br-Linux faz toda diferença, acho bom reavaliar suas idéias ;) etc.

Dizer que a "politicagem" é a culpa de tudo é simplesmente tapar o sol com a peneira, mesmo porque muitas vezes o que chamamos de "politicagem" é simplesmente a projeção natural de uma pessoa que fez um bom trabalho. Pode pesquisar, sempre vai ter alguém para dizer que este ou aquele fazem politicagem e não software livre.

"Politicagem" é um termo sem significado para ocultar uma série de problemas que nem são tão grandes assim.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de TaQ
Bom, eu especificamente estou: Bom, eu especificamente estou me referindo á pessoas do SL que querem ter mais conotação política ou vice-versa, políticos indo no embalo do SL e querendo tirar uma casquinha.

No final, digo que não é politicagem, mas são *pessoas* que se envolvem em política que acabam deturpando todo o resto. Não estou falando de nada inatingível ou inalcançavel não. Só estou lamentando como as pessoas complicam as coisas ás vezes. Se você pular no buraco mais embaixo que você mencionou, na hora que chegar ao fundo vai encontrar isso: pessoas.
Comentário de Basílio
É somente isso?: É somente isso que importa para você ? Segurança em desktops corporativos?
E o usuário caseiro? E aquele estudante, dona-de-casa, profissional liberal, que já cansou de utilizar os sistemas da MS, por sua extrema falta de segurança?
Já pensou que estas pessoas, onde realmente o software livre deveria chegar, necessitam de ajuda? De facilidades?
Quer que todo mundo use o Debian? Maravilha ! Eu uso, mas você assume a facilidade e a garantia de que ele irá reconhecer pelo menos 99% do hardware, terá scripts para instalação de programas, um painel de controle e muitas facilidades, para que nunca o usuário tenha que mexer num script ou num arquivo texto, que para isso tenha que ter um pouco mais de intimidade com o sistema?
O seu argumento para denegrir o Kurumin não é suficiente para que você diga que ele é ruim, ou que faz merda, se eu der um dpkg -i --force-all, estes pacotes que trancam o Kurumin/Knoppix irão sumir, serão substituídos pelo oficiais do Debian.
Pelo que vejo, você nunca prestou ajuda suficiente para falar dessas coisas, você não tem interesse em ajudar, assim como muitos, que olham somente pro próprio umbigo. Sua decisão é que: denegrindo um, eles irão para seu lado, denegrindo todos, você estará satisfeito.
Pelo simples exemplo que você deu em seu artigo, vê-se que vocês, pelo menos no IRC, não tem interesse em ajudar um usuário. Seria tão simples, mas é mais fácil prá vocês tirarem um sarro, claro.
Por favor, Gustavo, quando quiser falar sobre algo que não conhece muito, ou que nunca testou, ou que não ajudou, pelo menos conheça primeiro.
Sua atitude é de uma criança birrenta, que quer aparecer denegrindo boas soluções para o usuário iniciante. Se é inseguro, pelo menos eu acho ser mais seguro que qualquer coisa que venha da MS.
Como eu disse, você olha pro próprio umbigo de "semi-Deus programador, desenvolvedor do Debian", mas veja também o outro lado.
Comentário de vmedina
Mas isso são sintomas IMHO: Mas a população, a falta de capacitação e marketing não são causas. Na minha opnião eles são sintomas, que não estão em discussão.

O problema é pessoas que ficam falando de GPL, Liberdade, Mal da MS e tomam atitudes que não tem sustentação legal só pelo cartaz. Se você procurar bem eu acho que você vai achar um monte. O próprio kov deu um exemplo bom.

Aqui no Brasil temos muitos candidatos a "novo messias do Linux" que fazem show pirotécnico(como está na entrevista) e só faltam se vestir de pinguim e comer peixe crú para chamar a atenção.

Alguém já viu aquele filme do Steve Martin que ele é um curandeiro e faz altos shows para enganar os outros? Bem nesta linha.

Quem deveria estar arbitrando é quem trabalha duro, e não políticos. A muito tempo que este tipo de coisa virou um "Fama" para políticos

Pra mim este é o problema sem ocultação. :)


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de brandizzi
Mas a população, a falta de: Mas a população, a falta de capacitação e marketing não são causas. Na minha opnião eles são sintomas, que não estão em discussão.

O problema é pessoas que ficam falando de GPL, Liberdade, Mal da MS e tomam atitudes que não tem sustentação legal só pelo cartaz. Se você procurar bem eu acho que você vai achar um monte. O próprio kov deu um exemplo bom.

Aqui no Brasil temos muitos candidatos a "novo messias do Linux" que fazem show pirotécnico(como está na entrevista) e só faltam se vestir de pinguim e comer peixe crú para chamar a atenção.

Alguém já viu aquele filme do Steve Martin que ele é um curandeiro e faz altos shows para enganar os outros? Bem nesta linha.

Quem deveria estar arbitrando é quem trabalha duro, e não políticos. A muito tempo que este tipo de coisa virou um "Fama" para políticos

Pra mim este é o problema sem ocultação. :)

Pois eu digo que não é isto que eu vejo. Já vi muita gente pecar por ignorância, outros por pesarem a mão nos argumentos, mas eu diria que o único caso que eu teria coragem de chamar de pirotecnia que me recordo[1] (e mesmo este caso ficou mal explicado demais para eu fazer assunções sobre suas intenções) foi a tal da OMSL. De resto, muita gente cometeu erros, mas não vi ninguém que tenha se provovido sem merecer *e* feito barulho suficiente para ser considerado.

É sério! Primeiro, não vejo nenhuma relação de causa e efeito entre politicagem e falta de atuação. Certamente uma pessoa tal que se possa dizer que faz politicagem não atua, mas isto não é argumento para nós não atuarmos.

Além disto, como podemos dizer quem faz só pelo cartaz? Vamos a um exemplo concreto: um advogado do software livre que de vez em sempre está levando umas cacetadas é o Gilberto Gil; quando pergunto a seu delator onde ele erra, falam (com o perdão da palavra) asneiras como "ele nunca mexeu numa linha de código" - e eu que achava que era justamente estas pessoas que queríamos entre nós... Às vezes falam "ele fala isto mas as músicas dele ele não libera" - o que também é uma inverdade.

Qual é o ponto? É simples: quando chega a hora da exposição dos fatos, o tipo de acusação que se dirige a estas pessoas é simplesmente vazio e infundado. Voltando ao exemplo, pode ser que seja só bandeira este caso de amor entre o Gil e o SL - só que, se você quer afirmar isto, é bom ter provas mais convincentes. Eu tomei o Gil como exemplo, mas isto se aplica a muito mais pessoas.

O que quero dizer é que ficar gastando tempo chorando porque Fulano ou Ciclano faz politicagem em meio à comunidade é simplesmente perda de energia demais, pois

  1. você vai pensar tanto no assunto que vai começar a exagerar e perder a razão;

  2. você vai ficar com raiva; e

  3. você poderia estar no Br-Linux respondendo posts inteligentes :)



Vamos trabalhar pela comunidade, e depois pensar em combater a politicagem - supondo, é claro, que esta tal politicagem não seja só uma miragem ocultando nosso conformismo. Gastar tempo combatendo pirotecnias é dar aos "chineses de listas" :) o que eles querem: atenção.

[1] Obviamente, não é o úncio que ocorreu, talvez nem seja o único que eu tenha visto. Só não me lembro de outros.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de aproveitadores
hahaha : hahaha
esses caras sao aproveitadores.. eh aquela coisa.. falem bem ou mal mas falem de mim.. 2 deles ai querende ser gente.. "ai eu faço ciencia da computacao na unb" " ai meu artigo vou traduzido pra nao sei quantos idiomas.." hahahaha
e ainda tem o outro que acha que eh o dono da verdade ai o tal do patola ehehe
só rindo mesmo..
eles põe a cara e vocês pintam o quadro :)


Comentário de brandizzi
Sem problemas!: Já que você insiste, vou falar: "Eu não faço Ciência da Computação na UnB". ;)

--
Não Adam Victor Nazareth Brandizzi
Não Estudante de Ciência da Computação - Não UnB
Não Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers use Pascal; just integer ones can't do it."
Comentário de Xyz
Por que ?:
Por que ao inves de ficarem perdendo tempo discutindo sobre bobagens, nao vao ler mais, para que um dia tenhamos mais gente do Brasil colaborando com softwares importantes ?
Quero ver gente colaborando com o Gcc , Apache , mais gente no kernel , Kde, Gnome, ...
Gente do Brasil criando importantes projetos, ...

Vao estudar pessoal !!!!
Comentário de Fábio Luiz
Nos ouvidos de quem ouve: A interpretação está sempre nos ouvidos de quem ouve. Quando falamos algo temos de pensar não no que queremos dizer, mas em como seremos interpretados pelos outros. Quando fala-se em "único caminho" ou "verdadeiro caminho" não importa o que seja vc está, invariavelmente, rebaixando as escolhas dos outros. Não há CAD competente para Linux, então posso dizer que para a Engenharia Civil o único e verdadeiro caminho é o Windows? Acabou para o Linux nesse nicho de ercado então? Balela. Único e Verdadeiro caminho por mais que seja dito de maneira despretensiosa e como brincadeira é um retrato de um pensamento que não importa-se com a escolha dos outros e com o que os outros podem fazer. Li em textos do Baboo que o .NET é a solução definitiva para soluções web. Dizer isso significa que nunca mais precisaremos desenvolver nada. Quem acha que isso está certo? É a mesma forma de pensar! Dizer que uma distro é "a melhor distro" que uma linguagem é "o único caminho" é não estar aberto para outras soluções, é ser contra tudo que o software livre representa e é ser contra o progresso do software livre. Pois a única coisa que o software livre está pedindo para o mercado é a vontade de olhar para algo novo. Se houvesse um verdadeiro e único caminho não seria o Debian, seria o Windows, pois ele já estava por aqui antes e não precisaríamos desenvolver juntos, em comunidade, um GNU/Linux!

"infelizmente a média de qualidade no Brasil é tão baixa que um mediano como eu é considerado 'bom'" kov

Olhe em volta e veja se a "média de qualidade no Brasil" é assim tão baixa para que você se considere bom, pois quando você diz que é considerado bom não cita ou apresenta testemunhos nesse sentido. É sua própria opinião citada em terceira pessoa. Não estou querendo dizer que você não seja bom ou te julgar ou desqualificar pois não te conheço. Mas a partir do momento que você chama o trabalho de centenas de pessoas de mer** (Kurumerdas, é isso?) perde o direito de exigir que alguém trate seu trabalho com dignidade. Como eu disse, as palavras tem o valor que os ouvintes às atribuem e podem, facilmente, ofuscar um grande trabalho, como me parece ser seu caso. É seu direito criticar o Kurumin, e mesmo que não concorde com sua opinião brigaria até a morte para que você pudesse expressá-la, mas quando desqualifica (a meu ver gratuitamente) o trabalho alheio com adjetivos desrespeitosos me faz crer que poderia usar seu espaço para promover as qualidades dos programas que defende como "único e verdadeiro caminho" e seu tempo e habilidades de bom programador para melhorá-los ainda mais.

Então pare de criticar o trabalho dos outros que você acha que está errado ou que seja uma mer** e continue fazendo o seu, que aliás você faz muito bem, para que num futuro possamos discutir outras maneiras de deixar o Debian e o Gnome ainda melhores ao invés de trocar farpas inúteis sobre suas opiniões a respeito de distros cujo desenvolvimento não recebe seu apoio.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004