Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sun compra MySQL AB por US$ 1 bilhão

Na ausência de um termo de comparação mais próximo, valor equivale a mais de 4 vezes o que a Novell pagou pela SUSE em 2003. Outras aquisições recentes de empresas de bancos de dados de código aberto, como Innobase e Sleepycat, não tiveram seus valores oficialmente anunciados.

"A Sun Microsystems pagará um bilhão de dólares para a companhia sueca de software MySQL, cujo banco de dados em código aberto é usado por alguns dos sites mais populares do mundo. O linha de produtos da MySQL ajudará a Sun a dar maior suporte à plataforma de código aberto online LAMP. A Sun pagará 800 milhões de dólares em dinheiro e 200 milhões em opções de ações." (via Sun compra MySQL por US$ 1 bi - IDG Now!)


“O CEO da Sun, Jonathan Schwartz, publicou em seu blog a notícia de que a Sun vai comprar a MySQL AB, empresa por trás de um dos sistemas de bancos de dados de Código Aberto mais populares.”


Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) - referência (linuxmagazine.com.br)..


“Num momento pegou a indústria de surpresa, Kaj Arnö, vice-presidente do grupo de relações públicas com a comunidade de código aberto da MySQL AB, anunciou em seu blog que a Sun Microsystems adquiriu a empresa. Em seu blog, Kaj trata de questões como o quê a aquisição do MySQL pela significa para seus usuários, a comunidade e os empregados da MySQL AB. Citando: "A Sun é um porto seguro para o MySQL. Ela conhece o Código Aberto".”


Enviado por Bruno Laturner (renrutalΘgmail·com) - referência (blogs.mysql.com)..


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ini
Infelizmente não acho isso: Infelizmente não acho isso uma boa notícia (feliz só de quem ficou com o dinheiro. Merecidamente)

E um detalhe: o mysql não é um dos mais populares bancos de dados em código aberto. É o mais popular, indiscutivelmente.

DW...
Comentário de santo
Um bilhão: Que isto Um bilhão e de dolares uau, hehe bom pelo menos agora ninguem vai poder falar que software livre não da dinheiro.
Agora os donos da MySQL AB vão poder ficar na praia o resto da vida se quiserem.
E mais, não lembro de nenhuma aquisição deste valor de empresas propietarias.
Econômicamente falando, Fenomenal.

Comentário de brain
nem tanto assim: É bastante dinheiro sim - quase 5x o que a Novell pagou pela SUSE em 2003, por exemplo. Mas houve aquisições recentes bem maiores. A Adobe pagou mais do que o triplo disso pela Macromedia, por exemplo. E a Oracle anunciou hoje que vai pagar mais de 8x isso pela BEA.
Comentário de chun
....: que coisa não ?!?
Comentário de alissonmorais
Fusões. O ano passado foi: Fusões. O ano passado foi marcado por inúmeras delas. E pelo visto este ano, já começou. E começou quente!
Cabe a nós esperar os reflexos dessa "peuqena comprinha" da empresa de Jonathan Schwartz.
____
www.tiemfoco.com - Tecnologia & Informação.

Comentário de alissonmorais
Fusões. O ano passado foi: Fusões. O ano passado foi marcado por inúmeras delas. E pelo visto este ano, já começou. E começou e quente!
Cabe a nós esperar os reflexos dessa "pequena comprinha" da empresa de Jonathan Schwartz.
____
www.tiemfoco.com - Tecnologia & Informação.

Comentário de asa
antes ......: na mao da Sun do que da Microsoft !
Comentário de puelocesar
Isso por ser bom ou ruim..: Isso por ser bom ou ruim.. Se deixarem o Mysql tão ruim quanto o OpenOffice estamos perdidos, agora se o deixarem tão bom quanto dizem que é o tal ZFS... De qualquer modo, não confio muito na Sun não.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Bruno Laturner
A Oracle conseguiu comprar a: A Oracle conseguiu comprar a BEA?

Outubro passado ela ofereceu 6.7 bi e a BEA recusou. "Valemos mais" foi a resposta.

Até acho difícil que o WebLogic valha mais que o MySQL. Deve ser questão de ponto de vista.
Comentário de neoman
Nao podia haver melhor: Nao podia haver melhor noticia pra comecar o ano. Finalmente a Sun esta tomando decisoes serias.
Comentário de cenoura
sim: Sim, a Oracle comprou a BEA por 8.5 bi, saiu hoje a notícia ... realmente, a BEA vale mais que 6.7 bi :)

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de romzinho
Será que o Google vai continuar ajudando o MySQL agora?: Será que agora o Google vai querer ajudar o desenvolvimento do MySQL? http://br-linux.org/linux/google-disponibiliza-suas-melhorias-internas-do-mysql

Vale lembrar que a poucas semanas/meses, teve um pequeno problema entre o Google e a Sun por causa do desenvolvimento do Android...

Vamos ver o que vai ser...
Comentário de Manoel Pinho
antes...: do que na mão da Oracle...

Mas eu sempre fico com a pulga atrás da orelha quando uma empresa européia de porte menor é adquirida por uma dessas grandes empresas americanas de informática.

Como o MySQL é muito usado em servidores web, a Sun deve estar querendo usar essa aquisição para tornar seus servidores e o Solaris mais atrativos para servidores web. A Sun era a rainha dos servidores web no início da explosão da internet e dos provedores e depois que o PC ficou com um hardware que permite o uso como servidor na grande maioria dos casos e que o linux e BSDs passaram a ser cada vez mais usados no lugar do Solaris e dos Unices comerciais tradicionais, a empresa ficou numa situação bem ruim em termos estratégicos.

Já imaginaram se a Sun acaba com a dupla licença do MySQL e coloca sob aquela licença dela (CDDL, se não me engano) ?
Comentário de popolony2k
Seria uma atitude...: ...contraditória por parte de uma empresa que a cada dia se aproxima da comunidade de Software Livre, uma prova disso é que a mesma vez que está liberando (mesmo que devagar) o Java (seu carro chefe) sob GPL.

Não acredito que após buscar uma maior participação junto à comunidade e conseguir, ela vá caminhar para trás.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de eltern
As possibilidades de a coisa: As possibilidades de a coisa toda ser boa pra comunidade são menores. Mas o produto se fortalece e possivelmente terá um preço para alguém, em algum momento.


Comentário de popolony2k
Mas existiu alguma ...: ...aquisição de uma empresa de SL superior a essa ?

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Magno K
Desenvolvedores: Esse é o momento exato para haver um fork no desenvolvimento do MySQL e a comunidade de desenvolvedores que colaboram com código livre trilhar um caminho próprio. No passado a MySQL AD ameaçou fechar o código do MySQL por motivos financeiros e não o fez com medo da reação da comunidade. Agora é a hora.
---
Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de Ark
Hã?: O produto já tem um preço para alguém em algum momento: a própria licença do MySQL é dual, e se você faz uso comercial do mesmo, deveria estar pagando por ela.
Comentário de silveira
MySQL cada vez mais livre: Caras, eu acredito que o MySQL continuará livre e cada vez mais livre agora com o apoio da Sun, que é a empresa que mais investe em software livre no mundo. Já temos o Netbeans em licença GPL e o Java já está 96% em GPL.
Essa aquisição é um ótima notícia para toda a comunidade, principalmente para os usuários que agora podem ficar muito mais tranqüilos sobre o futuro do MySQL. Basta observar o discurso do próprio Jonathan.

Aliás, será que agora a Sun vai lançar uma certificação Sun/MYSQL? =D

--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com
Comentário de tenchi
Antes na mão da Sun...: ... do que na minha..

hauahua

---------

Um homem com opinião é sempre um psicopata em potencial.
Aliene-se!
Comentário de Freedom
Fim do MySQL?: Será este talvez o fim do MySQL Open Source? Para dizer a verdade, eu não confio nem um pouco na Sun...
Até o Linus Torvalds pensa assim. Lembro-me de uma vez na qual o tal do Jonathan Schwartz convidou o
Torvalds para jantar e ele recusou porque achava o CEO da Sun uma pessoa de personalidade duvidosa. E nesse ponto eu concordo com ele. Foi também o mesmo Schwartz que uma vez disse em público que: "a privacidade acabou, acostume-se com isso."

Eu também não gostei nem um pouco dessa história. Mas vamos ver no que isso vai dar.
Comentário de EmanuelSan
Sun passou a perna na Oracle: Hehe, a Sun passou a perna na Oracle, que tentou, há quase dois anos atrás, comprar a MySQL AB.

Quem têm medo da Oracle deveria analizar o que houve com o InnoDB e o Berkeley DB (empresa SleepyCat) depois que ela comprou as empresas mantenedoras.

São as grandes empresas saindo dos seus ninchos, aumentando seus portfolios e ganhando base de sustentação, pois algum concorrente mais hostil poderia ir lá e comprar antes.

Acho que a Google não vai fazer nada, pois a Sun não é concorrente da Google, mas é bom ficar com um pé atrás, pois a Sun bem que gostaria que a Google substituisse o cluster x86/Linux por cluster Sun/Solaris.

Vamos ver o que faltaria a Sun comprar... um ERP (SAP, já que a M$ não consegue)? E a Oracle.. a Novell? Quem arrisca um palpite?





Comentário de Paulo Pontes
gostaria de saber os planos da sun para o mysql: será que ele virá embutido na próxima JVM como uma alternativa de javaDB?
Comentário de chun
puts... que exagero hein: puts... que exagero hein ?
MEU DEUS OLHE DO SEU LADO... QUEREM TE PEGAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRRRR

por favor... o Linus sempre foi um lunatico nesse quisito... tao lunatico quanto o RMS...
a diferenca que o Linus pensa um pouco (mais BEM pouco) a mais que o RMS para abrir a boca.
Comentário de robertobech
Tô com o Cardoso: Nem sempre acontece, mas dessa vez eu concordo com a opinião do Cardoso:
http://www.meiobit.com/sun-compra-mysql-por-us1-bilh-o

Não vejo muito problema em uma empresa comprar um projeto open-source, especialmente quando é a SUN quem o faz - parece que o interesse deles no opensource é genuíno. Claro que é um interesse financeiro, mas que mal há nisso? Ideologias a parte, se o MySQL deu certo é porque é opensource. O MySQL rende muita grana sendo opensource. Por quê a SUN mudaria a licença? Só ia atrapalhar o processo de desenvolvimento e adoção do banco de dados.

Mantendo a comunidade e injetando a grana que a SUN injeta, o MySQL vai crescer ainda mais rápido.
Comentário de Scirious
Por acaso o InnoDB não é: Por acaso o InnoDB não é uma engine do próprio MySQL?
Comentário de cwars
\begin{comment}Para mim se: \begin{comment}
Para mim se o OpenSource fosse visto como caridade eu já o teria deixado de lado.

Para que algo der certo, é preciso haver algum retorno e pelo que estudei e pesquisei a iniciativa OpenSource tem realmente valido retorno, pois isso vai muito além de simplesmente vender softwares fechados e bugados, vai ao nível de se fundar uma empresa sem que ao menos seja realmente prejudicial, quer dizer a grande diferença que trás a iniciativa OpenSource é separar o joio do trigo, nesse caso que realmente vende serviço dos que se sustentam de apartamentos alugados, que nem se quer desenvolve um país.

A parte da ideologia é interessante também, pois faz você valer uma causa, quer dizer, lhe dar motivos para lutar por isso e pensar dessa forma, que nesse caso do dinheiro propriamente dito nem é causa, mas consequencia, pois a causa nesse caso é você como profissional a modo de investir em si próprio e por suas idéias.

Também considerando que todos os grandes profissionais atualmente consideram mais importante valorizar a si mesmo a nível de saber que tudo depende de si próprio que apenas uma frase: "Salve seus empregos"...
\end{comment}

LaTeX + C + OpenGL + GNU/Linux == nirvana

Feliz dia KDE4
Comentário de tiaggs
Quem?: Um Blog(site) de noticias tão amador como o Meio Bit criticando o amadorismo no mundo Livre!!....que ironia não?
Comentário de salomon
A Oracle comprou a BEA por: A Oracle comprou a BEA por $8,5 bilhões

http://it.slashdot.org/article.pl?sid=08/01/16/1754227&from=rss
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004