Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Oracle não conseguiu comprar a MySQL AB

Oracle tried to buy open-source MySQL | CNET News.com

Continuando a série de noticias sobre a recente voracidade da Oracle no que diz respeito à aquisição de empresas mantenedoras de produtos de código aberto, o News.com informa que a Oracle chegou a tentar comprar a MySQL AB, mantenedora do MySQL. O CEO da MySQL AB confirmou a informação mas não deu detalhes sobre o valor oferecido ou o momento em que a oferta ocorreu - nem se foi antes ou depois de a Oracle adquirir a InnoBase e a Sleepycat, mantenedoras do InnoDB e Berkeley DB, dois softwares com papel importante na infra-estrutura tecnológica do MySQL. Veja o texto completo em Oracle tried to buy open-source MySQL | CNET News.com.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de sri_canesh
Quem acompanhou a novela mexi: Quem acompanhou a novela mexicana da compra da Peoplesoft por parte da Oracle, sabe que se o Larry realmente quer comprar a MySql, fará de tudo para conseguir o seu intento. Claro que será mais difícil pois a MySql é uma empresa alemã, acho que não é uma cia. aberta, etc...mas.....

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de nemesis
mas é claro!: Não era nenhuma teoria conspiratória afinal. Apenas o bom e velho estilo das megacorporações americanas quando enfrentam a competição: compre a competição ou acabe com eles ( acabe com seus produtos ).

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Marcio Garcia
Por um lado essa historia de: Por um lado essa historia de comprar os concorrentes é muito bom, se a Oracle comprar a MySQL AB, em pouco tempo o pessoal descontento com a politica da Oracle, desenvolvera um novo MySQL, com outro nome e muito provavelmente com muitas novas funcionalidades que o MySQL atual............ e isso deverá acontecer como ven acontecendo desde que o mundo é mundo.............
Comentário de nemesis
ah, é?!: Pergunte a M$ como é bom ter um mercado livre de concorrentes. Pergunte aos consumidores tmb...

Eu acho que megacorporações não deveriam, por lei, poder comprar empresas que oferecem produtos similares. Claro, elas poderiam comprar o carro-chefe da empresa ou outros truques sujos, mas enfim...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de antonypeople
Humm...: E é proibido por lei, inclusive na OMC. Uma empresa não pode ter o monopólio de produtos de uma área através da compra dos concorrentes. Por isso muitas fusões de empresas são negadas, mas algumas são permitidas e este é o problema, vai depender dos interesses políticos.

Antônio Pessoa
_____________________________

Live free or die.

"Todo coração é uma célula revolucionaria." - Os educadores
"Suenan los tambores de la rebelion, sueña mi pueblo, sueña mi razon." - Manu Chao
Comentário de biozit
nun é legal: pobre coitado do mysql se oracle comprar ele.....nun vai ser legal.....ninguem sabe o que a oracle vai fazer....

isso é medo da oracle perder mercado...rs

Fabio "biozit" Andrijauskas
EU SEI VOAR!!
http://www.biozit.rg3.net/ - blog
USF - Ciencia da Computação
RA: 002200400148
Comentário de sri_canesh
Mesmo comprando a MySql isso: Mesmo comprando a MySql isso não constituirá um monopólio pois existem muitos concorrentes. Portanto, dessa forma não é juridicamente possível barrar a compra.
Com a Peoplesoft era até pior..agora praticamente ficou apenas Oracle e SAP no mercado de ERP para grandes empresas, mesmo assim a venda não foi barrada.

Abraços


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de The Darkness
Pelo que conheço da históri: Pelo que conheço da história e das bases do MySQL vai ser difícil a Oracle lograr exito nessa investida. O "Monty" que é o fundador da MySQL AB dificilmente vai vender sua empresa.

Mas a comunidade open-source pode em parte ficar despreocupada com o desfecho dessa história, o MySQL é licenciado sobre a GPL, por isso na hipotética situação de a MySQL AB ser comprada, é só pegar o último código fonte GPL e continuar o trabalho.
E o InnoDB (que é da InnoBase, que foi comprada pela Oracle) que é uma peça chave no MYSQL também é licenciado sobre a GPL.

Esse compra-compra das mega-corporações é uma prática extremamente nociva quando as coisas são fechadas, mas com o advento do "código livre" esse efeito é em parte diminuido, pois a compradora perde a força que possuia de descontinuar e/ou inviabilizar produtos. Se essa é a intenção, o máximo que ela irá conseguir é adiar por algum tempo o crescimento do concorrente, mas se houver uma comunidade engajada o produto renascerá e continuará seu crescimento.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de elektron
Só um esclarecimento: o MySQL é licenciado sobre a GPL

Apenas um pequeno esclarecimento: o banco de dados Mysql possui duplo licenciamento.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de hamacker
Sob certas condicoes o MySQL: Sob certas condicoes o MySQL não pode ser usado como GPL, especialmente se haverá uso comercial do mesmo. Lembre-se GPL não quer dizer que o produto tenha que ser de graça. A MySQL teve até um enrosco com o pessoal do PHP sob o mesmo assunto, até que a MySQL resolveu abrir uma excessao para o PHP.

Até provedores de acesso a internet que apenas instalam o MySQL por causa dos seus clientes são incentivados a comprar as licenças. O FAQ da MySQL AB esclarece muitas dessas questoes e cuidado com interpretacoes que nao vem da MySQL, já encontrei muitas furadas.

Licença livre mesmo voce pode encontrar no Postgre e Firebird que nem GPL sao.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004