Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDGNow: Pressionada para abandonar ClassMate, Intel deixa conselho da OLPC

A Intel deixou o conselho de diretores da organização One Laptop Per Child, após se recusar a abandonar sua própria iniciativa em laptops educacionais, o Classmate PC, segundo uma fonte ligada ao caso. A organização que desenvolve o notebook de 100 dólares queria que companhia abandonasse seu projeto de notebook educacional.

A saída da Intel do projeto significa que os esforços para construir uma versão do laptop XO – também conhecido como notebook de 100 dólares – baseada em processador Intel será abandonada.



O Classmate PC, da Intel, é um laptop de baixo custo voltado a estudantes de países em desenvolvimento e criado para competir com o XO, da OLPC, que utiliza processador AMD. A OLPC e a Intel anunciaram em julho que trabalhariam juntas para desenvolver tecnologia para os laptops educacionais e parariam de atacar as ofertas uma da outra.

O porta-voz da Intel Nick Jacobs confirmou a saída da Intel do projeto, mas não deu mais detalhes sobre o assunto. Por e-mail, o presidente da OLPC Walter Bender disse que outros fatores influenciaram para o fim do acordo, incluindo uma “completa falta de cooperação da Intel em software, educação, etc.”. “A Intel continua a tratar nossa missão simplesmente como outro mercado”, disse ele.

Leia também: Positivo/Classmate vencem primeira fase do pregão dos laptops educacionais - OLPC fica em terceiro e No Brasil, XO é o laptop de US$ 420. Veja também OLPC to Intel: Get lost, na ComputerWorld.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Ou na visão do Rodrigo Menezes:


Tom Krazit da C|net News.com anunciou que a Intel deixou o projeto OLPC, isso aconteceu seis meses após a entrada da produtora de chips no projeto.

Segundo o artigo, Nick Negroponte solicitou que a Intel parasse de produzir laptops de baixo custo como o Classmate PC, e parasse de produzir chips para outras empresas como o Asus’ Eee PC.

O Classmate PC foi uma das fontes de conflitos entre Negroponte e a Intel antes de unirem forças em julho. Negroponte foi no programa 60 Minutes em maio e acusou a Intel de espalhar o Classmate PC abaixo do custo para manter o OLPC fora das mãos de crianças necessitadas.”


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de robertosantosc
Ajudar e dinheiro: Nestle fala mal da Cruz vermelha, dizendo que projeto tal vai ajudar nada. Depois um tempo Nestle percebeu que o mundo esta interessado na Cruz vermelha. Temos os seguintes opções:
1) Nestle poderia entrar na Cruz vermelha e ajudar.
2) Nestle poderia criar um próprio tipo"Cruz vermelha" para concorrer com Cruz vermelha.
3) Nestle poderia entrar na Cruz vermelha e criar um próprio tipo"Cruz vermelha".
Nestle vai escolher número 3. Depois 6 meses Cruz vermelha esta pedindo a Nestle de parar o tipo"Cruz vermelha" da Nestle. Nestle não aceitou então escolheu número 2.
Moral:
Cruz vermelha e OLPC querem ajudar! Nestle e Intel querem ganhar! Nestle não quer concorrer com Cruz Vermelha porque tem moral, Intel quer concorrer porque não tem moral.

Comentário de ceti
Toc toc toc!: Posso estar enganado, mas parece que esse laptop de $100 (que custa muito mais) não vai prá frente, não. É uma cacetada por dia. Lembra a guerra Betamax x VHS.

long live rock!
Comentário de dupotter
e alguém acreditou na Intel?: Ela só apoiou o projeto porque a AMD estava na jogada, quando percebeu que ela poderia ganhar algumas licitações, como no caso Intel/Positivo, viu que não precisava de apoiar um projeto que não tem fins lucrativos.

De qualquer forma, o OLPC serviu para criar um nicho de mercado que não existia, sinceramente acho difícil que o projeto vingue, pois muitos (como nosso governo) não enxergam o potencial do projeto na educação, ele não é um computador, é um projeto que visa modificar os conceitos atuais de sistemas operacionais, visando a facilidade de uso e proporcionando uma nova experiência educacional.

Sim, eu prefiro que antes se comprem livros e que estruturem nossas escolas, antes de dar um laptop para cada criança, sou a favor de montar um laboratório de informática e dar aulas para cada turma. Para estes laboratórios, seria criado a secretária de educação digital, onde haveria concurso público para provimento de vagas para supervisor de informática onde quem realmente tem conhecimento das ferramentas (softwares livres) trabalhariam nestes laboratórios. É, viajei demais agora.
Comentário de tenchi
A vida imita a natureza...: Me lembro de um episódio dos Simpsons onde há uma espécie de lagarto que vai no ninho dos pássaros, come os ovos, e bota os seus no lugar. A ave, sem saber, choca os ovos de seu predador.
Quando os ovos eclodem, os pequenos lagartos devoram a "mãe".

Eu, mesmo cético como sou, estava realmente apostando no sucesso do OLPC. Já tive a chance de ver um pessoalmente - pq não me deixaram tocar nele? Se ele agüenta uma criança, pq eu não? hauahua (dois anos de terapia por causa disso) -, e repito as palavras proferidas pelo colega acima: O XO não é um mero computador, como é o Classmate; é uma ferramenta de ensino.

Mas parece que o pessoal do OLPC está cada vez mais perdendo o fôlego, cansado de lutar contra gigantes, neste mundo capitalista selvagem,(música triste ao fundo) onde lagartos comem aves indefesas...

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Patola
Lagarto? Mas os ovos de lagarto são bem diferentes!: Me lembro de um episódio dos Simpsons onde há uma espécie de lagarto que vai no ninho dos pássaros, come os ovos, e bota os seus no lugar. A ave, sem saber, choca os ovos de seu predador.
Quando os ovos eclodem, os pequenos lagartos devoram a "mãe".


Cucos e chopins fazem isso com várias espécies de aves e borboletas fazem isso com formigas, mas nunca soube de lagartos que fizessem com pássaros. Sabe que espécie de lagarto era? Apareceu como fato real ou inventado?
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de tenchi
Em se tratando de Simpsons...: ... o fato de ser real ou não não importa muito;
O que importa é a mensagem ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004