O Ministério da Ciência e Tecnologia afirmou nesta sexta (14) que está pedindo esclarecimentos à fabricante de computadores Dell a respeito de exigências feitas pela empresa a pesquisadores brasileiros. A informação foi publicada no jornal "Folha de S.Paulo" e confirmada pelo MCT.
Na nota "
Dell impondo condições discriminatórias à venda de computadores para universidades brasileiras?", já apresentamos a situação que motivou o pedido de esclarecimentos: a empresa teria exigido a assinatura de um termo, com condições de uso discriminatórias, para vender um computador a um instituto de pesquisas brasileiro.
Segundo a cobertura do G1, o computador em questãotinha a marca "Made in Brazil", o que significa que foi fabricado pela Dell no Rio Grande do Sul. Por isso, para o secretário de Política de Informática do MCT, Augusto Cesar Gadelha, a Dell do Brasil tem de ser considerada uma empresa nacional. "A Secretaria de Política de Informática surpreende-se que uma empresa brasileira, localizada em território nacional, esteja fazendo exigências, com base em normas de outro país, para venda de seus produtos", declarou ele em nota oficial.
A Dell diz apenas que tem de seguir as normas determinadas para sua matriz americana, sob pena de sofrer represálias do governo dos EUA.
A matéria do G1 foi enviada por Gustavo Barboza De Melo (gustavomeloΘsoftwarelivre.org).
Saiba mais (g1.globo.com).
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com