Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

MCT questiona Dell sobre condições de venda apresentadas a instituto de pesquisa brasileiro

O Ministério da Ciência e Tecnologia afirmou nesta sexta (14) que está pedindo esclarecimentos à fabricante de computadores Dell a respeito de exigências feitas pela empresa a pesquisadores brasileiros. A informação foi publicada no jornal "Folha de S.Paulo" e confirmada pelo MCT.

Na nota "Dell impondo condições discriminatórias à venda de computadores para universidades brasileiras?", já apresentamos a situação que motivou o pedido de esclarecimentos: a empresa teria exigido a assinatura de um termo, com condições de uso discriminatórias, para vender um computador a um instituto de pesquisas brasileiro.

Segundo a cobertura do G1, o computador em questãotinha a marca "Made in Brazil", o que significa que foi fabricado pela Dell no Rio Grande do Sul. Por isso, para o secretário de Política de Informática do MCT, Augusto Cesar Gadelha, a Dell do Brasil tem de ser considerada uma empresa nacional. "A Secretaria de Política de Informática surpreende-se que uma empresa brasileira, localizada em território nacional, esteja fazendo exigências, com base em normas de outro país, para venda de seus produtos", declarou ele em nota oficial.

A Dell diz apenas que tem de seguir as normas determinadas para sua matriz americana, sob pena de sofrer represálias do governo dos EUA.

A matéria do G1 foi enviada por Gustavo Barboza De Melo (gustavomeloΘsoftwarelivre.org).

Saiba mais (g1.globo.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de maiconfaria
Eu pessoalmente já estou: Eu pessoalmente já estou boicotando a dell, meu orientador quer comprar um laptop, tem um modelo da dell muito interessante mas não o indiquei justamente por estas questões.

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Poxa, isso deu o que falar: Poxa, isso deu o que falar mesmo, rlz :)
Comentário de fabiorecife
Então é mellhor não usar um computador: Então é melhor você procurar uma máquina chinesa feita com componentes chineses, porquê todas as empresas americanas tem que seguir as mesmas leis inclusive a INTEL e a AMD.

http://fabioalmeida.net/blog
Comentário de maiconfaria
Nunca vi ninguém assinando: Nunca vi ninguém assinando nada na ocasião da compra de um cpu, ou peça qualquer.
É como uma chave de fenda ou um pastel !


A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de Thadeu Penna
Se você é pessoa física,: Se você é pessoa física, a Dell não te pede nada. Se a sua pessoa é um físico(a), aí eles vêm com esta :(
Vou repetir: na minha sala tem quatro AMD64 X2 comprados nos USA e enviados para a UFF: não pediram nada para enviar as máquinas.

Thadeu Penna
Prof.Associado - Instituto de Física - UFF
Linux User #50500 (counter.li.org)

Comentário de Psycho Mantys
Sobre os comentarios no globo: O pior de tudo e ver os comentarios do globo. Posso estar exagewrando mas, praticamente 50% das pessoas apoiam este fato. Uma coisa que deveria ser vista como preconceito, uma forma de dominacao, uma exigencia ridicula, sem nexo e que nao deveria dar motivos nem pra pensar diferente.
ex:.

Renato|17/09/200717h30

A Dell e os EUA tem toda a razão de terem o cuidado para quem vende esses computadores, principalmnente no Brasil aonde temos um grande numero de pessoas que apoia o ditador genocida Fidel Castro. Esse cientista deveria ser investigado a fundo por colaborar com os cientistas cubanos.

Vou deixar claro: Nao gosto de cuba. Mas tb nao vou baixar o nivel como o cidadao ai em cima. Ele critica no blog o tempo todo cuba como uma sociedade sem liberdade e se esquece que o lema "A terra da liberdade" de um certo pais e o maior golpe publicitario. Putz, quanto preconceito. Nao conhece o cara e fala assim. E outra pessoa, que chamou o professor de preguicoso mais de uma vez. Sera que esta pessoas para pra pensar?

Putz velho, muito puto, nem so pela noticia, mas pelas pessoas. Sujar a imagem das pessoas so pq elas fizeram algo certo, isso e o q me deixa mas puto.

ps:. saindo do assunto: Por causa desta porcaria de lei, nao tenho uma criptografia alto no meu linux nativamente. Por causa de uma lei inventada pelo tempo da guerra fria. Acho que o real motivo sempre foi: "Nao tao protegido para que possamos quebrar" .Isso ja me deixa descontente, mas posso relevar.

ps2:. Disseram que esta noticia saiu na italia. Nos comentarios do globo.


L.U. 450347
Comentário de Copernico Vespucio
Ou então...: Adquirir as peças e montar sua máquina você mesmo (o que funcionaria até muito bem em um campus de universidade).

Ou simplesmente incentivar montadoras nacionais, que sigam as NOSSAS leis.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004