Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fama do apoio ao software livre por parte do governo brasileiro pode ser uma bolha prestes a estourar?

Quase pegando carona na notícia acima, o Linux.com publicou hoje o artigo Brazil's FOSS utopia image at risk, em que descreve longamente as diferenças entre a imagem de "paraíso do software livre" que o governo Brasileiro tem hoje no exterior, e recentes acontecimentos e relatos.

O artigo inclui elogios e reconhecimento para projetos específicos, como o CACIC, que de fato está sendo desenvolvido como um software livre por equipes do governo (essencialmente da Dataprev e do Ministério do Planejamento, diz a matéria), os vários cursos de software livre oferecidos pelo ITI e Serpro, e a existência em si do projeto Computador Para Todos, além de contribuições não-governamentais, como as de empresas como a Mandriva Conectiva e de grande variedade de indivíduos que de fato produzem, apóiam e distribuem software livre - a maioria dos quais já o fazia desde antes de o assunto virar "hype".

Mas em seguida o autor passa a citar testemunhos brasileiros sobre uma série de mazelas, que ganharam algum destaque desde 2006, mas raramente recebem alguma resposta.

Entre outros, são mencionados os seguintes temas:


  • A ausência de preocupação do projeto Computador para Todos, criança órfã cuja paternidade e tutela raramente é mencionada ou assumida, em promover a qualidade da configuração dos softwares oferecidos nele, do suporte pleno ao próprio hardware comercializado, e do suporte ao usuário final - coroada pela ausência de qualquer explicação, resposta, consulta ou proposta de melhoria quando veio a público há alguns meses a única pesquisa, feita à revelia do governo e até mesmo da comunidade local, a respeito da elevada taxa de substituição do software livre por software proprietário pirata nestas máquinas. E as pesquisas independentes realizadas posteriormente infelizmente não puderam contradizer os números originais.
  • A ênfase no marketing e na coleta de louros, e não na qualidade técnica, de projetos que, nos melhores casos, reinventam a roda. O texto cita um caso, narrado por um participante do projeto Debian, de uma distribuição baseada no Debian "criada" por um banco público para adoção nos seus servidores, e que "quebra" quando se usa os mecanismos de upgrade embutidos nela por mérito do Debian - algo que teria valor especialmente no caso dos servidores. Ainda assim, a distribuição teria sido "inaugurada" em evento com presença de grande quantidade de VIPs da informática governamental.
  • Vários exemplos de desrespeito à GPL por distribuidores nacionais (este é um caso não-governamental)
  • O surpreendente desaparecimento de menções ao software livre no programa de governo para reeleição à Presidência da República no ano passado.
  • A licença de software livre sendo desenvolvida no âmbito do governo do Paraná, e que é incompatível com a Free Software definition. Segundo o artigo, as tentativas do braço sul-americano da FSF de oferecer patches que a tornassem compatível com a definição de liberdade de software foram rechaçadas.


O artigo termina com a discussão sobre a razão desta situação: corrupção ou interesse em pegar carona em um fenômeno sem ter interesse em de fato contribuir para ele. Sem concluir.

De minha parte, além de ver surgirem respostas públicas sobre questões como a qualidade do suporte prestado em 2006 aos computadores com uma distribuição nacional distribuídos pelo MEC a escolas públicas de todo o país e sobre a situação da qualidade do suporte ao usuário do Computador para Todos, eu gostaria de vê-las surgir espontaneamente, motivadas por um desejo genuíno de comunicar-se com a comunidade e prestar contas do que houve, e de anunciar como será a rota de correção - se vão mudar as especificações, se vai ser tomada a iniciativa de fiscalizar o que os fabricantes participantes do programa fazem, ou se o assunto vai ser encaminhado ao Ministério Público, por exemplo.

Mas já que é para sonhar, sonho um pouco adiante: um documento publicado pelos próprios órgãos onde está a responsabilidade pelos projetos de software livre mais visíveis, cada um deles mostrando a lista dos seus 10 maiores projetos tecnológicos em termos de aplicação de recursos financeiros em 2005 e 2006, e o valor dispendido em contratações e aquisições em cada um. A tabela poderia muito bem ser complementada por outra mostrando as 10 empresas de software (ou de informática) agraciadas com as maiores quantias em termos de empenho de recursos financeiros, também em 2005 e 2006.

Já disse anteriormente que não tenho absolutamente nada contra o governo investir em software da origem que for. Não tenho mesmo, se for assumido, ou pelo menos respondido quando perguntado. Mas gostaria de ver a lista para ver em que posição aparece o software livre, comparar com o software proprietário e ver de que forma ocorre a economia.

Mas, é claro, esta divulgação precisaria ocorrer de forma espontânea, nascida do interesse na transparência e no diálogo com a comunidade do software livre. E já estaria ótimo se viesse com a metade da velocidade com que no passado surgiram tentativas de atacar ou tentar desqualificar as fontes de onde surgem notícias sobre as mazelas do envolvimento governamental com a liberdade de software.



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de darkmagus
Li o artigo.: Eu dei uma lida no artigo.
E sinceramente eu achei um pouco crítico demais.

Ele fala do CACIC, fala que é está trazendo o conceito de SF para o governo e mantendo isso. Mas também fala que "The code is not that great", o código não é tão bom assim.

Outra coisa, ele simplesmente criticou demais os projetos comunitários do Brasil, sem contar "das coisas boas"
Ele diz que o Kurumin é uma companhia que viola o GPL. Bom, aparentemente viola pelos termos por eles utilisados(mas muito pouco)
O artigo diz que ele não disponibiliza as fontes, coloca apenas um link para os repositórios do Debian. Isso até pode ser violação, mas não considero tão grave.
Ele simplesmente ignora o quanto o Kurumin ajuda no cenário do Software Livre no Brasil.

O artigo diz algumas verdades, mas na maioria aponta somente o lado negativo.
Não gostei do artigo, poderia ser mais neutro.

Comentário de ruybraga
Concursos públicos: Também poderia ter citado o fato do governo continuar cobrando conhecimentos sobre softwares proprietários em concursos públicos, como teclas de atalho de MS Excel, Word, etc. Um absurdo! Isso obriga o candidato a adquiri-los para estudar pra prova. Deveriam cobrar conhecimentos sobre softwares livres. Isso seria um bom incentivo ao seu uso.


Comentário de sulamita
este artigo: Vai lavar a alma de muita gente...
Se vai causar pesadelos em alguns outros, vai da capacidade deles de provarem que os entrevistados foram comprados pela Microsoft, ou que são apenas intrigas da mídia, ou simplesmente vão ignorar e continuar fazendo o que sempre fizeram, politicagem...
Comentário de José Pissin (pizza)
Um pouco exagerado mas não absurdo: Muitas das afirmações do artigo são incoerentes e baseadas em fontes não explícitas ou confiávais. Como ele pode afirmar que o código não é tão bom assim, ele analisou todos eles?!

Mas convenhamos que o Governo Federal produz muito mais fumaça do que fogo, que ainda compra produtos e contrata serviços quase que exclusivamente com Software Proprietário.

Gostaria muito de saber quanto foi gasto em compra de licenças e serviços de software pelo Governo nos últimos anos, e fazer um comparativo com anos anteriror, com números divulgados sobre gastos com este tipo de compra. Onde estão estes números?

Quantos são os ministérios e empresas públicas que usam, qual o percentual do uso do SL em relação ao proprietário? quanto dinheiro foi economizado? Seria sonho saber o que se fez com a grana que foi economizada?

Estas questões que ficam no escuro servem para alimentar a idéia (que é real) de que o SL no governo é apenas uma cortina de fumaça, e relegam o uso de SL a um segundo plano no governo, a algo que se usa onde se tem máquina velha e não se precisa de qualidade, a algo marginal.
Pode ser que alguns não concordem com isso, que vão ler e dizer: "não, aqui no meu ministério/empresa a gente usa muito softwarelivre", mas amaioria, com certeza, concordará comigo.

E eu falo isso por experiência própria. Por muitos anos de experiência.
Comentário de irado furioso com tudo
a falácia do SL no (des)govêrno Lula: eu estava - no 2o ano do 1o (des)mandato - numa agência do INSS em são caetano do sul/sp. A agência (todas) acessam o mainframe em brasilia via o TN-3270, comumente encontrado em qualquer distribuição. Só que a agência estava usando em W-XP, salvo engano. Eis que de súbito, a azáfama: um troca-troca de equipamento NOVO por outro MAIS NOVO, todos adequadamente configurados com.. (r)windows 2003. Então, fazendo alguns poucos cálculos:

uma agência (pequena) 30 máquinas.
30 licenças. Mais de 5.000 agências em todo o brasil. 150.000 licenças, PELO BARATO.

Isso se refere a dinheiro pra caramba, tanto em têrmos de máquinas, quanto licenciamento.

No brasil? não dá pra concorrer.


Comentário de Gustavo Franco
Fica claro que em nenhum: Fica claro que em nenhum momento o Bruce - autor do artigo, questiona a qualidade do código do CACIC. Quem o faz é o Gustavo Noronha (kov), desenvolvedor Debian, como eu.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Kurumin: Enviei um mail para o Gustavo franco para conversar sobre as supostas violações com relação ao Kurumin e corrigir o que eventualmente esteja errado. Acredito que as críticas dele são exageradas. A começar pela questão do código fonte.

O código fonte dos scripts e painéis incluídos no Kurumin (que são os únicos componentes que realmente desenvolvo) pode ser encontrado http://www.guiadohardware.net/kurumin/painel/ e http://www.guiadohardware.net/kurumin/bin/. Os mesmos arquivos estão disponíveis dentro do CD do Kurumin, nas pastas "/etc/Painel" e "/usr/local/bin".

O Kurumin inclui pacotes do Kanotix e, obviamente é baseado no Debian, mas não faço modificações no código fonte destes pacotes, apenas utilizo diretamente os pacotes binários. Ainda assim, de acordo com os termos da GPL v2, me disponho a fornecer um DVD com os fontes ao custo da mídia e envio.

Sobre as condições de uso fora da GPL, existe um aviso logo na página principal:

Licença e Condições de uso: Este software é disponibilizado gratuitamente sob a licença GPL. Com o objetivo de evitar problemas relacionados a peculiaridades nas leis Brasileiras, aplicam-se também os termos descritos abaixo. **Estas condições se aplicam apenas ao sistema como conjunto, incluindo os scripts, personalizações e artes.**
***Os componentes individuais, licenciados dentro da GPL, **não** estão sujeitos a estas restrições.***

Comentário de Gustavo Franco
Devagar com o troll: Devagar com o troll Sulamita, muita gente vai realmente considerar a hipótese de que Eu (Gustavo Franco), o Gustavo Noronha e o Otavio Salvador. :P Todos, fazendo alguma coisa pelo projeto Debian, fomos realmente pagos por alguém para dizer a verdade.

Eu penso que o artigo ficou muito bom, só cometeu o erro de dizer que o Kurumin é uma empresa. Se existe algum outro erro, eu ainda não o identifiquei.

Enfim, espero que muitos acordem, façam mais e falem menos. Eu, kov e Otavio ficamos calados por um bom tempo. Pensem nisso.
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Software Livre é coisa séria companheiro!!: "Você pode enganar algumas pessoas por algum tempo, mas não pode enganar a todos para sempre"

Acho que só agora eu começo acreditar que a frase acima faz algum sentido, pois desenvolvi um ceticismo ao longo dos últimos anos, quando via notícias sobre tantas iniciativas fabulosas que partiam do governo, e algo me dizia que tinha coisa errada no meio.

Fico feliz que uma notícia como essa tenha sido postada lá fora, por que se alguém tivesse falado sobre isso aqui, provavelmente seria rotulado como reacionário e se tornaria inimigo público da "comunidade". Em 2004 reuni em uma palestra vários amigos que compartilhavam do mesmo sentimento, na tentiva de alertar as pessoas os riscos de vincularmos o Software Livre com a Política, e as iniciativas do governo nesta área. O próprio BR-Linux noticiou isso:

"Jam Session" imprevista debateu no FISL desafios da comunidade livre nacional"

No fim das contas não sei qual foi a repercussão disso tudo, mas a parte engraçada é que no CONISLI de 2005 algumas pessoas do "outro lado" fizeram uma apresentação com o mesmo título, por que será?

O fato é que tanta gente boa se cansou de toda a picaretagem e se retirou. Muitas vozes se calaram e muita gente abandonou projetos por falta de incentivo, completamente desmotivada.

O Governo certamente faz, mas só aquilo que tem interesse para eles.

Esta notícia serviu para duas coisas: para reacender esse tipo de discussão, e também para que o pessoal lá de fora pudesse finalmente ver que o belo cenário pintado pelos "Embaixadores" do Software Livre Brasileiros lá fora não é tão belos assim.

A sujeira está aí pessoal, só não vê quem não quer.

Abraços,

Leonardo Menezes Vaz

--
"Errar é humano, cometer o mesmo erro é coisa de 58 milhões de eleitores"
Comentário de vini_bill
O brasil é assim mesmo...: A mentalidade de se dar bem a todo custo não está apenas na cabeça dos politicos não, os brasileiros são assim, CORRUPTOS! Tá na cabeça de todo mundo, é cultural. Enquanto as pessoas não pararem pra pensar que elas estão ROUBANDO software proprietário ao instalar windows pirata em casa, o país não vai ser uma potencia de software... e repara só: O País NUNCA VAI SER NADA! O Brasil vai ser o país do futuro pra sempre devido as enormes c@g@d@a5 do que o governo e seu povinho fazem.

O Brasil tá ensinando ao mundo como NÃO se governar. Ser governando por gente ignorante é f0d@, e ter gente ignorante aceitando tudo é pior ainda.

--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de sulamita
faltou..: faltaram as tags de ironia no texto(que não dá pra colocar nos comments, pelo visto)
Comentário de popolony2k
O artigo é (quase?) perfeito !!!: É claro e visível que o Governo quer utilizar SL apenas em benefício próprio, sem contribuir com NADA, pois me lembro da entrevista (semi-exclusiva) do Morimoto aqui no br-Linux onde ele cita a tentativa do governo criar um decreto que estipulava em R$30,00 o teto de suporte por cópia de sistema Operacional distribuido no computador para todos. Daí podemos tirar que o governo brasileiro é aproveitador e mesmo sem ter contribuido com NADA para o SL, o utiliza e se apoia aproveitando do fanatismo de sua comunidade que acredita que o SL está crescendo por sua adoção por tal governo, mas na verdade o governo está nivelando por baixo o desenvolvimento de produtos e serviços de software, sendo que o valor real desses produtos e serviços, que levou anos para ser desenvolvido, é muito alto, inclusive estrategicamente para um País.

Portanto amigos, pensem bem sobre o valor que o governo brasileiro está tentando impor a seu trabalho e a toda alta tecnologia (que é CARA) empregada em seu desenvolvimento, ainda mais esse governo se beneficiando de maneira tão visível com a redução de custos com software devido a utilização de SL, o que me leva a aceitar as palavras finais do autor do artigo....

"O artigo termina com a discussão sobre a razão desta situação: corrupção ou interesse em pegar carona em um fenômeno sem ter interesse em de fato contribuir para ele. Sem concluir."

E com a fama adquirida do nosso governo, não só na gestão Lula mas em todas as outras anteriores ao longo de nossa história democrática, fico com a primeira opção...Corrupção !!

Quanto ao Kurumin....não conheço os detalhes de sua violação, se é que existe alguma, mas como o próprio autor já se dispôs a corrigir algum eventual desrespeito a GPL, fica de lição para o Governo Federal de como se resolve um problema sem politicagens e bem ao estilo do SL...ou seja, sem jogo de empurra !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Tags essas que ...: ...fazem falta nessas horas ! :.)

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Walter Cruz
Tradução: O Akita postou a tradução do artigo no seu site:
http://www.balanceonrails.com.br/articles/2007/01/25/imagem-ut%C3%B3pica-de-software-livre-e-c%C3%B3digo-aberto-do-brasil-em-risco

--
[]'s
- Walter

Comentário de jarbelix
Esqueceram de dizer:: Ninguém disse que seria fácil. Certamente há uma forte oposição e grandes grupos que temem a "perda" de seus negócios com a adoção do SL.

O começo é realmente muito difícil, é necessário "força" para sair da "inanição", mas depois que a "roda começa a girar", é difícil de parar.

Abrir caminho é assim mesmo, repleto de dificuldades. Mas o objetivo é nobre tem suas vantagens. Somente a continuidade irá produzir recompensas.

O governo tem boas intenções, mas é necessário cautela e grande vigia para não deixar a "peteca" cair.

Como dizia o Super-Homem: "Para o alto e avante!"
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Tá lá no Digg!!: Tá lá no Digg pessoal, vamos ajudar a notícia a subir ainda mais, para que possa alcançar mais gente lá no exterior:

http://digg.com/linux_unix/Brazil_s_FOSS_utopia_image_at_risk

Se vocês acham que as coisas estão erradas, a hora de mudar é agora. As pessoas precisam saber da verdade.

Leonardo

--
"Errar é humano, cometer o mesmo erro é coisa de 58 milhões de eleitores"
Comentário de Morvan
"Errar é Humano: ... cometer ... - literalmente: "Errar é humano, cometer o mesmo erro é coisa de 58 milhões de eleitores". Ô cidadão, eu sou um dos 58 milhões de "errados"! Respeite meu voto e não por favor; por razão, por inteligência, mesmo. O seu post é totalmente incoerente. Quem está eivando a discussão de política é você.

Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de xultz
Eu ficaria feliz se o: Eu ficaria feliz se o problema fosse no âmbito do software livre, mas paraticamente todas as áreas que o governo entra é só um monte de gente querendo fazer cortesia com o chapéu dos outros...
Comentário de popolony2k
Todas as piores guerras nasceram ....: ... por grupos acreditarem que suas intenções eram as melhores, o que precisamos é de boas ações e não boas intenções.

E sinceramente, não acredito em boas intenções vindas de políticos, a exemplo disso é o PAC (Plano de Aceleração de Crescimento) do Governo Federal, onde o Governo começa a "comprar"...ops...digo negociar a permanecia da CPMF por mais 10 anos......mas me diga o seguinte...não era o Lula e o PT os maiores criticos dessa "famigerada" e inútil (para a população) CPMF ?????

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Fábio Palácio
Acho a iniciativa do governo: Acho a iniciativa do governo ao criar o programa "computador para todos", bastante louvável e de um ineditismo sem par na nossa história.

Muito embora, estar começando a achar que talvez tivesse sido mais prudente para o Governo ter colocado o Windows, ainda que Started Edition, nos computadores do programa. E olha que sou usuário do Linux de longa data, mas sou bastante realista para perceber que o problema de migração não reside no fato da ausência de suporte, mas antes, no despreparo, o que é uma pena, do SO do pingüim para uso em computadores pessoais, fato ampliado pelo sectarismo da comunidade "open source".

Oxalá o Ubuntu 7.04 traga melhor sorte para o SL, senão será chover no molhado.


Comentário de Leonardo Menezes Vaz
> Ô cidadão, eu sou um dos: > Ô cidadão, eu sou um dos 58 milhões de "errados"!

Tá certo, meus pêsames. Apenas uma pergunta: de que parte do Brasil tu és?

> Respeite meu voto e não por favor; por razão, por
> inteligência, mesmo.

Democracia. :)

> O seu post é totalmente incoerente.

Por que? :)

> Quem está eivando a discussão de política é você.

Meu caro, não sei a quanto tempo vocês está no meio disso, mas o que eu posso te dizer é que a culpa é do pessoal do governo que não sabe como fazer as coisas e mete os pés pelas mãos. Eles não estão preocupados em fazer as coisas bem feitas, mas sim em propaganda. Nada que tu argumentares vai mudar essa visão por que venho trabalhando em projetos na área de SL com o Governo desde 2002. Já vi tanta coisa que se um dia eu te contar, tu choras.

Abraço,

Leonardo Vaz

--
"Errar é humano, cometer o mesmo erro é coisa de 58 milhões de eleitores"
Comentário de Morvan
Sr. Reacionário,: ... o sr. é bem mal-educado e refratário, heim? Olhe, este sítio é um espaço de discussão técnica. Você tentou contaminar com política pequena e não está respeitando a natureza do sítio. A minha intervenção vai parar por aqui; apenas gostaria de dizer que não cabe a mim a expressão "Meus Pêsames"! Cabe ao pessoal que teve a infelicidade de passar no local da cratera dos tucanos. Lamente por eles...
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Fábio Rodrigues Ribeiro
Bom senso nunca é demais!: Cabe ao pessoal que teve a infelicidade de passar no local da cratera dos tucanos. Lamente por eles...

Lembrando que umas da empreitadas, a OAS é umas das responsáveis pelo projeto e a mesma pertence ao ACM.

E outra, quem vocês querem culpar? A responsabilidade sempre é de quem executa a ação, políticos são uma sabe-tudo, achando que conhecem do assunto. Então mando o governador de São Paulo executar um serviço de engenheiro mesmo ele é médico.

Eu acredito que um bom senso, vale muito em bastantes ocasiões!

PS: Se constrangi algumas das parte desculpe profundamente, na verdade, não me conformo muitos destes políticos não serem assessorados tecnicamente.

PS2: Não moro em Sampa, mas eu acredito que o metrô é iniciativa privada.

Comentário de cainareal
Essa frase é muito boa: Essa frase é muito boa, e tem que ser repetida sempre

"Errar é humano, cometer o mesmo erro é coisa de 58 milhões de eleitores"

"Errar é humano, cometer o mesmo erro é coisa de 58 milhões de eleitores"

"Errar é humano, cometer o mesmo erro é coisa de 58 milhões de eleitores"

"Errar é humano, cometer o mesmo erro é coisa de 58 milhões de eleitores"

"Errar é humano, cometer o mesmo erro é coisa de 58 milhões de eleitores"
Comentário de cainareal
PACtóide: E o FGTS? Viu o que eles estão propondo? Apenas mais uma vez violar a constituição.
E se fosse outro partido no governo, qualquer um, que fizesse tal proposta o que você acha
que os petralhas iriam fazer?

Vender ações das estatais? Mas eles não eram contra as privatizações (quer dizer, transformar em empresas eficientes) das estatais?
Comentário de palhaco
Pessoas,: Pessoas,

O problema do Brasil com software livre não é simplesmente a política em si. ?O problema é que a maior parte dos brasileiros fala mais não faz. Porque? Porque falar é sempre muito mais fácil que fazer, e se tratando de Brasil, a lei é FAÇA SEMPRE O MAIS FÁCIL PARA GANHAR A VIDA. Dai temos BBB, Futebol, Políticos e demais putaria generalizada.

E quem sobra nisso? Os "otarios" que resolvem estudar, trabalhar ate 12h por dia, e quase não tem tempo pra vida. E ainda, pagam impostos os olhos da cara para um bando de vagabundos torrar o dinheiro que conseguistes TRABALHANDO. Você já parou para calcular o quanto paga de impostos por mês?

Frente a esse cenário, a coisa ficou bem fácil. E político não mede esforços para conseguir o que quer... vende a mãe, faz o que puder para assumir a boquinha de 15.000,00 mensais pra fazer PORRRRRRA nenhuma.

Dai foi só reunir um bando de frustrados, que não programam nada, não desenvolvem nada mas que tem uma lábia violenta para assumir como "embaixadores" do SL ou qualquer outra coisa. Dai juntaram isso a algum partido e já viram tudo né?

Tenho vergonha do que está acontecendo e ser associado a esse tipo de pessoa! Pois trabalho e não quero ser associado a esse tipo de verme. Que bom que a verdade veio a tona e espero que realmente as pessoas que desenvolvem realmente algo(desenvolver = programar, traduzir, documentar,palestras técnicas) aparecam e tenham o reconhecimento merecido.

Comentário de popolony2k
Faça o que eu digo mas .....: ...não faça o que eu faço.

Sobre violar a constituição, talvez seja esse o motivo que o PT inteiro não compareceu a promulgação da constituição brasileira de 1988, o que fica claro que eles não a consideram.

E esperar o que de quem não considera a constituição de seu País ?


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
O problema não é pagar impostos....: ...como em alguns Países da Europa que se paga até 40% do que se ganha, mas é pagar essa fortuna e ter que pagar Plano de Saúde, Educação, Seguro.......

Quer saber a verdade, eu sugiro a vc que tem condições de sair daqui do Brasil, que o faça pois isso aqui é o fundo da raspa da panela.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de bebeto_maya
__Pra mim esse tipo de: __Pra mim esse tipo de discussão é muito improdutiva. Eu não vou ganhar dinheiro, você não vai, o consumidor está se lixando. O kurumin, de fato, viola a GPL? Pra mim viola sim. Mas não precisa ser redistribuído segundo esta licença...Assim como o Mandriva, SUSE e tantas outras...Até Slackware viola GPL, ou pelo menos violava, quando distribuia o Netscape com JAVA e Flash!!!

__O problema é que muita gente tem ódio do fato do Kurumin sugar softwares do repositório Debian, sem ser Debian...Acho que por isso que o Mark do Ubuntu, usa repositórios próprios.

__Se Kurumin não é GPL, mas permite redistribuição de seus softwares, uns sob a GPL, outros fechados. Já é suficiente. Liberdade é ter o direito de ouvir um Mp3, assistir um vídeo em MPG...E não praticar celibato virtual por uma licença, que tem sua aplicação e é ótima, mas que não é maior do que nós e nossas necessidades.
--
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br

Comentário de bebeto_maya
Mas sem incentivo, fica díficil!: __Mas e se não há incentivo, se você não recebe do capital público ou privado, fica muito díficil...Pra você só sobram os mercados de nicho. Que pagam bem. Mas "contribuir com a comunidade" sem ter retorno algum...Mencionam seu nome numa palestra e dizem que você foi o cara que inventou o "gksudo" e o pessoal, da prórpia área diz logo, "Inventou o que?"...No Brasil, TI é ganha pão. Ou brincadeira de Hacker e Cracker...
--
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianat

Comentário de ano@nimo.com
"O artigo termina com a: "O artigo termina com a discussão sobre a razão desta situação: corrupção ou interesse em pegar carona em um fenômeno sem ter interesse em de fato contribuir para ele. Sem concluir."

"...corrupção ou interesse em pegar carona..."

Isto sim assusta! Da medo pensar que os nossos lideres podem conseguir "melar" um dos mais revolucinarios movimentos tecnologicos de todos os tempos.

Alguem ai se lembra de um personagem do Jo Soares na tv que dizia:

"Eu avisei, nao traz a mafia pro Brasil que esculhanba a mafia"

Sera que vamos esculhambar o FreeSoftware?


Comentário de popolony2k
Falou tudo....: ...pois da forma como o Governo Brasileiro está conduzindo a implantação do SL tanto nos diversos setores de sua administração quanto ao população não técnica (usuário final), a M$ não precisará fazer força alguma para vencer a guerra, pois o próprio povão (leia usuário final novamente) pedirá seu retorno.....e com louvor !!!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Omar Kaminski
"Segundo o artigo, as: "Segundo o artigo, as tentativas do braço sul-americano da FSF de oferecer patches que a tornassem compatível com a definição de liberdade de software foram rechaçadas."

Do artigo original: "The FSFLA (...) is trying to get the license altered, but comments like those (...)"

Ao contrário de qualquer rechaço que o texto original não menciona, e que não existe, estamos há meses junto com Oliva, da FSFLA, tentando evoluir a licença para uma nova versão que permita (re)licenciamento também via GNU/GPL versão 2 "e posteriores".
Comentário de lxoliva
Re: Kurumin: Salve, Morimoto!

Estava mesmo pra escrever pra você a respeito da reportagem e do que vi no site do Kurumin.

Houve confusão na reportagem. Não há violação da GPL no Kurumin, até onde consigo ver. A oferta dos fontes em mídia gravada a qualquer um que solicitar, por custo de postagem + mídia, vai além do que a GPL exige, pois a GPL permite a cobrança do seu custo para fazer a gravação e a distribuição. Ou seja, você poderia cobrar uma taxa de serviço em cima.

Agora, dizer que o software está disponibilizado sob a GPL não pode ser verdade, considerando que você inclui até mesmo software não livre de terceiros no Kurumin, que portanto não pode fazer parte de um todo GPL. Cabe reparo ao site nesse sentido, esclarecendo que o todo não está sob a GPL, mas sim que há componentes sob diversas licenças, e esclarecendo o conjunto de permissões resultante da intersecção das licenças. Algo como, você pode copiar livremente o conteúdo desta mídia, no todo ou em componentes individuais, e muitos dos componentes oferecem permissões adicionais, veja as licenças aplicáveis. Ou algo assim.

Cabe mais reparo ainda porque você adiciona restrições ao todo; se é GPL, não tem restrições adicionais. O que não quer dizer que seja violação de licença, apenas quer dizer que 'é GPL, mas com restrições' é contraditório.


Causa-me alguma preocupação o fato de você optar por não distribuir os fontes de software GPL juntamente com os binários, e preferir a opção de apenas copiar os fontes a quem pedir. As razões são duas:

- isso pode dar a impressão a desavisados que criem suas próprias distribuições, derivadas do Kurumin ou não, que eles podem se esquivar da obrigação da GPL apontando para outro repositório de fontes, levando-os a uma situação em que podem se ver obrigados a oferecer os fontes a quem pedir, a preço de custo do serviço, ou a encarar processos por violação de direito autoral

- isso pode lhe trazer dores de cabeça jurídicas porque, no momento em que você oferece os fontes contra pagamento, pelo código de defesa do consumidor, você passa a ser obrigado a oferecer garantia, pois prevalece a lei sobre os termos de não garantia da licença e do seu site. Não sei que tipo de garantia você pretende oferecer nesse caso, ou que tipo de garantia algum maluco pode querer exigir que você ofereça, mas talvez convenha você esclarecer que a garantia nessa venda do disco de fontes diz respeito à legibilidade dos bits a partir da mídia, e não ao comportamento dos programas nela contidos.

Espero que isso ajude.

Abraço,
Comentário de lxoliva
LPG-AP 2.0, GPL e incompatibilidades jurídicas: Confirmo o que Omar falou com relação à revisão da LPG-AP, estamos de fato trabalhando juntos nisso.

Sobre a citação no artigo de que a GPL seria incompatível com a legislação brasileira, Omar de fato escreveu isso ao repórter, mas dentro de um contexto que falava de licenciamento de software por parte do poder público (o que justifica a existência da LPG-AP). Ou seja, foi uma citação correta, ainda que exagerada pela falta do contexto que infelizmente estava ausente na mensagem em que Omar escreveu a frase citada.

Ainda me causa estranhamento o fato de haver possível ilegalidade ou risco de improbidade administrativa na distribuição de software pelo governo sob a GPL na sua língua original, em função da exigência de tradução já suprida pelo ITI/CC, enquanto nunca ouvi falar de qualquer óbice ao licenciamento de software *para* o governo sob essa mesmíssima licença.

Se o governo não pode entrar em contratos em língua estrangeira de um lado, por que pode do outro? Ou será que também não pode, mas ninguém lembrou desse ponto? Ou será que a prática vai reduzir o absurdo anacrônico dessa restrição legal a uma daquelas leis que ninguém cumpre porque não faz sentido?
Comentário de lxoliva
Teto de R$30 para suporte do OS do CpT: > tentativa do governo criar um decreto que estipulava em R$30,00 o teto de suporte por cópia de sistema Operacional distribuido no computador para todos

Vi a entrevista do Morimoto, e a menção aos R$30 de fato me chamou a atenção, mas não lembro de menção a decreto a esse respeito. Sei que de fato os fornecedores dos OSs recebem até bem menos que isso, o que é uma barbaridade, mas desconheço qualquer restrição ou tentativa de restrição por parte do governo. A restrição hoje é mercadológica: o fornecedor do hardware, que é quem faz a venda, quer aumentar a sua fração do lucro sobre a venda da máquina, usando de seu poder de barganha e da vasta existência de empacotadores de software picaretas para forçar até os bons empacotadores e desenvolvedores a reduzir suas margens a níveis baixíssimos.

Resultado: o PC sai da loja com um OS lixão, e o consumidor, em vez de exigir um produto que funcione ou o dinheiro de volta, volta à loja e paga pro vendedor instalar outra coisa no lugar.

Esse ciclo vicioso nada faz para melhorar a qualidade das distribuições voltadas ao usuário caseiro, e o usuário caseiro nada faz para ter seus direitos de consumidor respeitado. Será que as agências de defesa do consumidor não se interessam por abraçar esta causa?
Comentário de popolony2k
Relembrar é viver !: Segue o trecho da entrevista do Morimoto de onde tirei o decreto. Pode ser que o que disse não é veridico, o que eu dúvido.

"No caso do Computador para todos, por exemplo, tentaram resolver o problema por decreto, pagando 30 reais por um ano de suporte para as empresas que participam do programa."

Segue o link da entrevista no br-Linux

http://br-linux.org/linux/entrevista-carlos-morimoto-kurumin

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Cratera de Tucanos: Fábio:

Disse tudo, a culpa é de quem manda.

Morvan:

Achei engraçado o termo "Cratera dos tucanos. Pelo jeito a pedra tá barata por aí.

Acho que com o tempo tu vais aprender que a "cratera" é a mesma, só mudam os "tucanos". ;)

Político é tudo igual meu caro, não se deslumbre por que a dinastia ACM teve uma pequena pausa aí no teu estado. Um dia ele volta, mas até lá é bom que vocês conheçam um pouco do que os "companheiros" podem fazer por aí.

Thread encerrada!! No more tears bichim!!

Abraço,

Leonardo

--
"Errar é humano, cometer o mesmo erro é coisa de 58 milhões de eleitores"
Comentário de Fábio Emilio Costa
Não sei quanto a outros por: Não sei quanto a outros por aí, mas nos mais recentes no SERPRO tem se exigido muito conhecimento em Unix/Linux, BrOffice e Firefox!

--
Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons

Comentário de Fábio Emilio Costa
#define IRONIA: #define IRONIA

Use a metodologia C, tolinho... :-P

#undef IRONIA

Ou ainda temos as variantes Java:

import Ironia.Sacarmos.*;

Python:

from Ironia import *

E Ruby/PHP:

require 'Ironia'

--
Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons

Comentário de Fábio Emilio Costa
Você também migrar: Você também migrar sistemas e (principalmente) mudar a cultura do usuário é uma coisa difícil e até, em alguns casos, praticamente impossível.

Acho que outro problema sério é a questão de que existe um lobby forte contra o SL, mas internamente nós, SL, nos matamos!

--
Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons

Comentário de brain
teto legal X teto concorrencial: Oi Oliva, é sempre um prazer ver você comentando aqui. Sobre o que o Morimoto escreveu na entrevista sobre um teto legal de R$30 por ano no suporte ao PC para Todos, acho que ele se confundiu a partir de fatos similares, e imagino que queria dizer que o problema legal aí é a norma PERMITIR este absurdo suporte a R$ 30 por ano, que praticamente estimula a empresa a desejar que o usuário não mantenha instalado o sistema operacional original, e não fazer nada para INCENTIVAR as empresas a estruturar um suporte melhor do que este, ou para PERMITIR que elas concorram contra essas que optam pelo suporte de R$ 30/ano.

Eu escrevi um pouco sobre esta perversidade econômica implantada em norma legal num editorial no final do ano passado: http://br-linux.org/linux/editorial-computador-para-todos-o-que-houve-com-essa-crianca-sem-pai

A parte que fala sobre isso está nos títulos "Racionalidade econômica HOW-TO: mecanismos de incentivo" e "Conseqüência prática: incentivo perverso ao suporte de R$ 30 por ano".

Não me espanta ser redigida uma norma com uma perversidade tão séria (e não intencional, acredito). A norma era pioneira e bem-vinda. Me espanta é nenhum dos responsáveis falar a respeito ou anunciar alguma revisão. Já passou bastante tempo, já até ampliaram o programa, e o suporte de R$30/ano continua permitido - e em economia, o que reduz custo e é aceito pelo mercado, é equivalente a ser incentivado.
Comentário de popolony2k
Os desenvolvedores em C/C++....: ...já são bem conhecidos por sua arrogancia natural e sentimento de ter poder mais do que outros mortais, aliado a esse fato eu mesmo já devo ser conhecido, aqui no br-Linux, pela minha arrogância natural........e ainda vc me sugere utilizar C/C++ e Java, dois ativadores naturais da arrogância do ser humano moderno, para postar uma opinião ??

:.P

Hummmmm, vou pensar sobre isso !!!......

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Fábio Emilio Costa
Totalmente OT: (setq Ironia (t))

Tente a abordagem LISP então...

(setq Ironia (nil))

PS: Que tal o pessoal ajudar a descobrir as variantes em várias linguagens? :P

--
Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons

Comentário de Fábio Emilio Costa
Sinceramente, isso de não: Sinceramente, isso de não oferecer fontes diretamente é, até onde sei, prática comum nas Distros. Vou dar casos que conheço:

FC 6: Sem fontes na mídia provavelmente só buscando via yum sourceinstall ou afins;

Mandriva 2007: Sem fontes na mídia, se continua que nem a 2006 não tinha fontes nem em busca via net;

Slackware 11 e Debian Sarge: Casos raros, as duas em DVD e as duas com fontes na mídia;



--
Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons

Comentário de Elias Amaral
Hm.. em OCaml e Shell Script :): open Ironia

Em OCaml (Não, não dá pra fechar, vai até o fim do texto =P)

--

let ironia = true in
Em OCaml versão dois (Fecha automaticamente na próxima declaração)

--

export IRONIA=1

Em Shell Script

export -n IRONIA
Comentário de Elias Amaral
Violação?: Você não precisa fornecer os fontes na mesma mídia, mas precisa se dispor a fornece-los pelo menos via correio, por um prazo de 3 anos após o encerramento da distribuição do software. Se o FC, Mandriva e o #@!!#$ não estão cumprindo isso, estão violando a GPL (Sim, qual o problema? Só por que são grandes não podem violar? eheheh)
Comentário de Elias Amaral
Uma explicação sobre o: Uma explicação sobre o #@!!#$: É só um palavrão censurado indicando "Seja quem for". :P
Comentário de Elias Amaral
Você está discutindo por uma.. assinatura?: Aquilo sobre os eleitores era só uma assinatura. (E, sim, ele tem o direito de dizer que você está errado, mesmo sem você estar)
Comentário de popolony2k
É essa atitude que me assusta ...: .... por parte dos que estão do lado "bom".

Eles brigam por coisas pequenas.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Gustavo Franco
"Houve confusão na: "Houve confusão na reportagem. Não há violação da GPL no Kurumin, até onde consigo ver."

Presumo que você esteja equivocado, vamos a elas:

- Até o artigo ir ao ar, o site do Kurumin continha uma EULA restritiva que definia que se um indivíduo processasse os desenvolvedores do mesmo, perdiam a licença para utilizar o mesmo. Acho que não preciso explicar em detalhes o problema com isto. O próprio Carlos entendeu e removeu tal cláusula;

- Todos os softwares livres provenientes da distribuição Debian (lembremos que diversos são GPL e outros não) que são GPL (e alguns outros) que se encontram no Kurumin ainda estão violando a mesma, devido a forma com que os pacotes são customizados no 'sistema alvo'. Em resumo, os mesmos são instalados e posteriormente customizados sem ser possível efetuar um 'traceback' do 'sistema ao vivo' com os pacotes fontes do projeto Debian, estando os mesmos em um mirror do Kurumin ou Debian;

Eu descrevi em mensagem por email ao Carlos como o segundo problema citado acima pode ser resolvido em futuro próximo com algumas modificações da forma com que a imagem do Kurumin é gerada. Espero que a mesma ou uma solução similar seja aplicada. Obviamente me coloquei a disposição para ajudar não só com a solução teórica.

Quanto aos outros comentários, de uma forma ou de outra eu já informei o Carlos a respeito.

-- stratus



Comentário de brain
"written offer": Só ampliando a questão um pouco, caso o distribuidor não deseje gravar os fontes na mesma mídia, não basta que ele se disponha a fornecer os fontes, é necessário que esta oferta seja feita por escrito e incluída no produto.

Me parece que todas as distribuições citadas atendem ao disposto na licença.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Mal Entendido: Acredito que está havendo um mal entendido.

Em primeiro lugar, TODO o código fonte que desenvolvo (os scripts e painéis) está disponível nestes dois links e também dentro do sistema. Eles incluem inclusive os scripts usados para remasterizar o sistema. Eles podem ser distribuídos e alterados a vontade:
http://www.guiadohardware.net/kurumin/painel/ http://www.guiadohardware.net/kurumin/bin/

Ao contrário do que o Gustavo deu a entender, eu não modifico o código fonte dos pacotes vindos do Debian, apenas redistribuo os binários. Também utilizo pacotes vindos do Kanotix, cujo código fonte está disponível no: http://kanotix.com/files/debian/pool/main/. O DVD que forneço a quem solicita é apenas uma cópia dos SRCs do Debian e do Kanotix. Isto está de acordo com a GPL v2, como o Gustavo concordou.

Sobre a inclusão de softwares proprietários, sempre deixei isto claro através desta frase da EULA:

"Alguns componentes incluídos no Kurumin, como os drivers de softmodems são gratuítos mas não são livres ou open-source. Eles são apenas um add-on incluído na distribuição como uma comodidade para evitar que o usuário precise instalá-los manualmente."

De qualquer forma, estou alterando o texto com a ajuda do Gustavo, para deixar todos estes pontos claros. Atualmente está assim:

Licença e Condições de uso: Este software é disponibilizado gratuitamente sob a licença GPL. Restrições se aplicam aos componentes não livres listados abaixo, que podem ser usados de acordo com as licenças de uso de seus respectivos desenvolvedores. Você é livre para desenvolver versões modificadas do Kurumin removendo estes componentes se assim desejar.

Disponibilidade do código fonte e pacotes não livres: O "código fonte" dos scripts e painéis incluídos no Kurumin pode ser encontrado http://www.guiadohardware.net/kurumin/painel/ e http://www.guiadohardware.net/kurumin/bin/. Os mesmos arquivos estão disponíveis dentro do CD do Kurumin, nas pastas "/etc/Painel" e "/usr/local/bin". Estes scripts estão licenciados sob a GPL v2 e podem ser utilizados de acordo com os termos da licença.

O Kurumin utiliza alguns pacotes do Kanotix (ddcxinfo-kanotix, hwdata-kanotix, kudzu-kanotix, kudzu-kanotix-vesa, linux-image-2.6.18.1-slh-up-2 e xf86config-kanotix). O código fonte destes pacotes pode ser encontrado no http://kanotix.com/files/debian/pool/main/.

O Kurumin inclui ainda o Adore Reader, Skype, driver Smartlink, Java e os pacotes drdsl, crafty,sl-modem-daemon, gsfonts-other, rar, unarj e unrar do repositório Debian Non-free, distribuídos de acordo com as licenças de uso de seus respectivos desenvolvedores.

Os demais pacotes são instalados a partir dos repositórios do Debian, sem modificações. Você pode obter o código fonte referente a eles no http://www.debian.org/distrib/packages. Embora todos os fontes estejam disponíveis através dos links acima, caso faça questão, lhe forneceremos uma cópia em DVD pelo custo da mídia e envio.

Respeitadas as condições expostas acima, você é livre para utilizar o software, distribuí-lo, alterar seu conteúdo e até mesmo vendê-lo para qualquer pessoa, desde que os créditos aos autores originais sejam mantidos. Você pode instalá-lo em quantos micros quiser ou vender micros com o Kurumin pré-instalado.
Em troca você concorda que está usando este software sob sua própria vontate e aceitando qualquer tipo de risco ou dano advindo de sua utilização. O autor ou o GuiadoHardware.net não poderão ser responsabilizados por qualquer tipo de dano causado por seu uso. Concorda ainda que não não existe nenhuma garantia de que ele realmente irá funcionar no seu computador e que o fato de utilizá-lo não lhe dá direito a nenhum tipo de suporte técnico, embora você seja bem vindo para postar suas dúvidas de forma educada no fórum.

Alguns componentes incluídos no Kurumin, são gratuítos mas não são livres ou open-source. Eles são apenas um add-on incluído na distribuição como uma comodidade para evitar que o usuário precise instalá-los manualmente.

EXCLUSÃO DE GARANTIA

1. COMO O PROGRAMA É LICENCIADO SEM CUSTO, NÃO HÁ NENHUMA GARANTIA PARA O PROGRAMA, NO LIMITE PERMITIDO PELA LEI APLICÁVEL. EXCETO QUANDO DE OUTRA FORMA ESTABELECIDO POR ESCRITO, OS TITULARES DOS DIREITOS AUTORAIS E/OU OUTRAS PARTES, FORNECEM O PROGRAMA "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA", SEM NENHUMA GARANTIA DE QUALQUER TIPO, TANTO EXPRESSA COMO IMPLÍCITA, INCLUINDO, DENTRE OUTRAS, AS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIABILIDADE E ADEQUAÇÃO A UMA FINALIDADE ESPECÍFICA. O RISCO INTEGRAL QUANTO À QUALIDADE E DESEMPENHO DO PROGRAMA É ASSUMIDO POR VOCÊ. CASO O PROGRAMA CONTENHA DEFEITOS, VOCÊ ARCARÁ COM OS CUSTOS DE TODOS OS SERVIÇOS, REPAROS OU CORREÇÕES NECESSÁRIAS.

2. EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA, A MENOS QUE EXIGIDO PELA LEI APLICÁVEL OU ACORDADO POR ESCRITO, QUALQUER TITULAR DE DIREITOS AUTORAIS OU QUALQUER OUTRA PARTE QUE POSSA MODIFICAR E/OU REDISTRIBUIR O PROGRAMA, CONFORME PERMITIDO ACIMA, SERÁ RESPONSÁVEL PARA COM VOCÊ POR DANOS, INCLUINDO ENTRE OUTROS, QUAISQUER DANOS GERAIS, ESPECIAIS, FORTUITOS OU EMERGENTES, ADVINDOS DO USO OU IMPOSSIBILIDADE DE USO DO PROGRAMA (INCLUINDO, ENTRE OUTROS, PERDAS DE DADOS OU DADOS SENDO GERADOS DE FORMA IMPRECISA, PERDAS SOFRIDAS POR VOCÊ OU TERCEIROS OU A IMPOSSIBILIDADE DO PROGRAMA DE OPERAR COM QUAISQUER OUTROS PROGRAMAS), MESMO QUE ESSE TITULAR, OU OUTRA PARTE, TENHA SIDO ALERTADA SOBRE A POSSIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DESSES DANOS.

Ao acessar qualquer um dos links abaixo significa que você concorda com os termos descritos acima. Caso você não concorde, feche a janela do navegador.

http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/



Comentário de Olival Junior
Frases de Efeito X Responsabilidade: Eu achei curioso isso aqui:

"A lot of government institutions, NGOs, and companies are using the FOSS appeal and its arguments with the masses to do what a Brazilian does best (after playing soccer)," Franco says bluntly: "Corruption."

Ou meu inglês está muito fraco ou ele disse q aquilo q o brasileiro em geral faz melhor, além de jogar bola, é ser corrupto.

Até esta parte o artigo até q batia bastante com muito do q vejo por aí, mas qdo afirmações assim começam a pipocar a coisa desanda.

É fácil soltar frases de efeito pra galera, difícil é apontar exatamente onde está a corrupção e arcar com as conseqüências . . .

[ ]s,

olival.junior
Comentário de popolony2k
Infelizmente o autor .....: ...está com a razão.

Além do futebol, somos excelentes em corrupção, não que isso se aplique a mim, a vc e a (grande???) parte da população, pois a cara de um País é a cara de seus governantes.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
E quem melhor do que os governante...: ...para influenciar o carater de um povo ???

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Olival Junior
Da maneira q vc colocou . . .: . . . pode até ser, mas o q estou questionando é outra coisa: já estamos tão habituados a ouvir o tempo todo como o Brasil está imerso em corrupção, q nem notamos q boa parte das vezes as acusações de corrupção não apontam efetivamente quem são os corruptos e os corruptores.

Aí a coisa fica no campo da conversa de botequim, onde alguém fala "olha o mensalão dos petistas", aí outro rebate com "lembra dos tucanos que foram grampeados combinando as privatizações", e chegamos à conclusão popular q "todos os políticos são corruptos", etc e tal. E não tem novidade nenhuma aí, seja com ou sem Software Livre no meio.

Além disso, dizer q todo mundo instala Windows sobre os GNU/Linux dos computadores do programa PC Conectado (ou seja lá qual for o nome do programa) a indústria de software proprietário já diz há muito tempo. Sem novidades aí tbém. Só pq agora foi alguém "da comunidade" q disse não significa q seja mais (ou menos) verdadeiro do q era qdo a ABES disse.

Se é pra trazer algo novo ao debate, q o autor da citação dissesse exatamente sobre quais empresas ou órgãos governamentais ele está falando ao apontar o uso de Software Livre como justificativa para abocanhar o meu, o seu, o nosso dinheiro. Obviamente, com evidências (ou, ao menos, indícios) de q isso realmente está acontecendo.

Caso contrário, vira aquela velha piada do consultor no balão: "vc falou algo tecnicamente correto e irrefutável, mas não serve pra nada".


[ ]s,

olival.junior
Comentário de popolony2k
Infelizmente as acusações não apontam .....: ...os culpados pois quem acusa geralmente é o culpado e o culpado não colocará sua cabeça na guilhotina não é ?

Exceto que o próprio povo assim o faça.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa

Quanto o Brasil......não passamos de um regime feudal disfarçado de democracia.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de lxoliva
decreto de R$30?: Sim, essa mesmo era a sentença, mas eu a entendi de maneira diferente. Na minha interpretação, o que Morimoto disse foi:

1) Computador para Todos foi uma tentativa de resolver a questão por decreto

2) no CpT, pagam R$30 para um fornecedor de SO

Enquanto 1) é verdade, 2) não é. Segundo minhas fontes, para alguns fornecedores (doadores?), é infinitamente menos.

Vai entender...
Comentário de lxoliva
Re: Mal Ententido: > Ao contrário do que o Gustavo deu a entender, eu não modifico o código fonte dos pacotes vindos do Debian, apenas redistribuo os binários.

Isso não muda suas obrigações frente à GPL. Você tem o dever de oferecer os fontes a qualquer um que pedir, pelo preço para fazer a cópia, se optar por não distribuí-los juntamente com os binários. Colocar os fontes para download no mesmo site conta como distribuição conjunta segundo a GPL. A outra opção é que você tenha uma oferta por escrito de um terceiro para oferecer os fontes nessa condição, e a esteja repassando junto com os binários, mas como o Debian nunca prometeu manter os fontes indefinidamente nem você tem qualquer acordo para que eles cumpram a sua obrigação, é você quem tem a obrigação de fazer a distribuição dos fontes se alguém pedir.

E, como escrevi, você de fato oferece essa opção. Nada errado aí. Só apontei que você pode estar adquirindo obrigações adicionais para com o receptor dos fontes por causa da legislação brasileira.


O outro problema que apontei é justamente você dizer que o Kurumin está sob a GPL. Faz tempinho que não olho pra ele, mas me parece que há componentes distribuídos por outras licenças não compatíveis com a GPL, ainda que sejam licenças de software livre (nem estou falando dos componentes não livres). Ao dizer que o todo está sob a GPL, salvo o que é proprietário, você está cometendo dois erros:

1) violação de direito autoral dos componentes sob licença copyleft incompatível com a GPL, por distribuí-los sob licença que o titular não permitiu

2) potencial violação de direito autoral dos componentes sob GPL v2, pois ao não especificar qual versão da GPL, fica aberta a opção de alguém escolher a versão 1 ou, em breve, a versão 3, e todas elas são mutuamente incompatíveis.

Como não faz muito sentido dizer que a distro está sob a GPL, sugiro remover esse ponto e esclarecer que o todo está em licença que permite redistribuição sem ônus, mas que as licenças dos componentes individuais variam, e aí convém apontar pra onde estão as licenças de cada componente na mídia. (pelo menos no caso da GPL, da MIT e de várias BSDs, é obrigatória a distribuição da licença junto com o software, inclusive binários)


Está mais claro agora o que eu quis dizer?
Comentário de popolony2k
O que traz a tona ....: ...a questão do porque o suporte prestado ser muito ruim na maioria dos casos, o que ocasiona na rejeição do Linux pelo consumidor final.

Dessa forma, empresas de software proprietário, como a Microsoft, não precisarão nem entrar na batalha afim de derrubar a adoção do Linux, pois o próprio governo está se encarregando de tal atitude e tal atitude me leva a aumentar o ceticismo quanto a real intenção do governo brasileiro na adoção do SL.

Existe compromisso na adoção dos sistemas de código aberto ? Ou a adoção do SL nesse momento é apenas uma forma de pressionar empresas fornecedoras de Software proprietário afim de que as mesmas diminuam os valores de seus produtos e serviços ??

Eis a questão.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de bebeto-maya
Bela conclusão!: __A minha vida inteira foi assim, falando coisas técnicamente corretas e irrefutáveis, mas que não me serviram pra nada...Agora desencanei...Perdi minha juventude inteira com esse papo cientificamente correto...Estamos cansados de filósofos de boteco.

__Tem muita gente trabalhando em coisa séria. Gente esperta, com vida social, e capaz de ver outras cores além do verde da grana...Gente no Casa Brasil, nos Pontos de Cultura, no Estúdio Livre, no SERPRO. etc...Eles agregam só a banda boa do S.L. de modo que você só entra se gostar! Se não, Redes Microsoft, Windows e MS Office tão aí, com seus vírus, preços extorsivos e vulnerabilidades...Podem ficar com eles também...Se o governo quiser incentivar a venda de PCs com esses softwares...Pode fazer.Porque tecnicamente correto e irrefutavel só serve pra perder cabelos da cabeça.
Comentário de 1berto
Posso divergir quanto ao: Posso divergir quanto ao grau (ou ao tom) da matéria, no entanto o ponto principal (que o governo faz mais fumaça do que fogo) é válido.
Apesar disso minhas críticas aos programas do governo são bem mais conceituais do que práticas, acredito que remover um pouco da burocracia e carga tributária e assumir uma postura mais simples mas implementada totalmente (exigir formatos absolutamente abertos em todas as esfefas para aplicativos por exemplo) fariam muito mais pelo software livre do que ser um paizão e fracassar no meio do caminho.
Comentário de 1berto
Claramente, para a maioria: Claramente, para a maioria dos orgaos do governo e estatais (na verdade para a maioria dos usos nas empresas) estes são os serviços fundamentais:
1 - Software de Escritorio razoável, pelo que eu conheço 90% dos textos e planilhas usa uns 10% dos recursos das suítes. OO
2 - Navegador WEB (para aplicações rodando em intranets) neste caso o único problema são aplicações legadas escritas em asp que utilizem "extensões" do Internet Explorer, mas adaptar tais aplicações aos padrões do W3 não teria um custo absurdo. FF
3 - Emulador de terminal 3270 - Neste caso nao tenho conhecimento do estágio das soluções de software livre, mas sei que empresas grandes vem usado no x3270 com bastante sucesso.
4 - Aplicações legadas escritas em cliper e assemelhados - cada caso eh um caso, pode ser q emuladores resolvam boa parte, outra parte poderia migrar para intranets, etc.
* Uma atitude que faria uma diferença muito maior na minha opinião seria o governo exigir, na compra de hardware que existissem drivers livres para os equipamentos, em geral as alternativas com drivers deste tipo não tem preço mais alto.

Comentário de Igor José
Software Livre: Acredito que temos que ter ponderamento em criticar 100% um sistema operacional e seus aplicativos, pois, o Windows, com todos os seus defeitos é ainda mais prático e melhor para uso doméstico (principalmente para usuários leigos). Alguém aqui já usou linux para jogar os melhores jogos, lançamentos etc..? já testaram os drivers de som, video etc.. ? viram a qualidade de uma mp3 tocada no Linux e no Windows ? e outra, se o Linux fosse o SO mais usado, também seria o mais atacado por vírus e bugs de programação. Outro ponto, toda distribuição de linux vem com muitos softwares aplicativos instalados por padrão, e depois acusam a Microsoft de impor monopólio com a inclusão do IE e do Media Player no sistema operacional, não dando a chance do usuário escolher outro player. Creio que tem que ter um bom senso no uso de Software Livre e Proprietário, pois são apenas modelos diferentes para situações e soluções de problemas. O governo pode usar software proprietário tanto quanto Software Livre, cabe fazer análises técnicas de qual solução se adequa no contexto, e não ser radical e ser totalmente dependente de SL ou Software Proprietário.

Comentário de Alexandre_Martins
PRIVADA: ..."o metrô é iniciativa privada".

Realmente, eu diria que agora é privadão, uma privada gigante das 4 gigantes da construção. É preciso muita cara de... eghh coragem para defender interesses privados que colocam o lucro acima da vida que foi o que presenciamos. Orra, tá lôco meu!

--
Alexandre Martins

"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul SARTRE) Visite www.

Comentário de Alexandre_Martins
Não seja leviano: Não sou do PT, meu partido compareceu e todos seus deputados assinaram a Constituição promulgada.

Se queres levantar um fato histórico, não o descontextualize para fazer parecer o que ñão é. Assim como o PT, meu partido era contrário a diversos precedentes contidos na carta magna, a questão das patentes por exemplo. Cosideramos que o PT se equivocou, porque apesar de seus defeitos, a Constituição de 88 representava a "pá de cal" no regime militar, porém, a avaliação política deles foi outra, repito, equivocada ao meu ver, porém, deve ser respeitada.

Leviandades como essa devem ser evitadas, qualquer um que pesquisar os jornais da época constatará este intenso debate que envolveu os partidários do PT. Não tenho muitas afinidades com este partido, mas há que se respeitar a história e não fazer uso oportunista dela para justificar suas (o)posições conjunturais.

--
Alexandre Martins

"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul SARTRE) Visite WWWNUCAORG
Comentário de popolony2k
E o Estado é a solução para ...: ...todos os males da humanidade.

Veja a Russia como exemplo, um País cujo o modelo é de centralização de TUDO para o Estado e que é o maior exemplo de atraso tecnologico e social da humanidade em tempos modernos....sem contar Cuba é claro.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
É verdade....: ...o PT apenas não queria assinar a constituição e foram convencidos (de última hora) por Ulysses Guimarães, esse sim o verdadeiro lutador pela libertação do Brasil.

Ou seja, minha pergunta ainda fica no ar. O que esperar de um partido que não considera a constrituição de seu País ?? Ainda mais agora que políticos como Ulysses Guimarães não existem mais.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de emanuelsan
A M$ é monopólio sim:
e depois acusam a Microsoft de impor monopólio


Se fôssemos só nós que acusássemos a M$ de ser monopólio... Mas nos EUA a M$ foi acusada disso e perdeu e teve de fazer concessões (por conta do governo Bush a punição foi muito leve comparada a da empresa AT&T), na União Européia (UE) a M$ também não aparece bem na fita.







Comentário de PedroKroger
Hum, lisp já tem parenteses: Hum, lisp já tem parenteses demais, não precisa colocar mais do que é necessário :-) a forma acima deveria ser algo como:

(setq ironia t)

mas se voce quer usar ironia dentro de um bloco, o melhor é fazer:

(let ((ironia t))
... seu comentário ironico aqui)

ou melhor ainda

(when ironia
... seu comentario ironico aqui)

é sempre melhor programar lisp em lisp ;-)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004