Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mande sua sugestão para a eleição dos Favoritos de 2007

O BR-Linux faz 11 anos na semana que vem, e está na hora de começar a preparar a votação dos Favoritos da Comunidade Linux brasileira de 2007.

Como de hábito, neste momento a palavra está aberta para quem quiser dar sugestões sobre novidades a introduzir no processo deste ano. Obviamente não prometo atender a todas as sugestões, mas certamente todas serão lidas.

Eventuais empresas e comunidades interessadas em apoiar a promoção, oferecendo brindes para sorteios entre os participantes, podem entrar em contato desde já - ofereço como contrapartida a exibição do logo no formulário de votação e na página dos resultados da promoção, como nos anos anteriores.

Para relembrar como funciona, veja os resultados de 2006, os de 2005, os de 2004 e os de 2003.

Saiba mais (br-linux.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de MuriloR
Categorias: Visualizador de Imagens
Editor de Audio
Editor de Vídeo
Ferramenta para Atualização de pacotes

O Vista representa uma melhora significativa de segurança sobre o XP, mas apesar de tudo, ainda é Windows.
Comentário de Oceanos
Seria interessante se: Seria interessante se houvesse uma distinção entre as toolkits utilizatas, tipo, melhor tocador de música para Gnome e melhor tocador de música para KDE. Assim, a lista poderia ser utilizada como referência para quem quiser alguma sugestão de softwares...
Comentário de Marcel (não logado)
Acho que deveria entrar:: Acho que deveria entrar:

- O maior vapourware do ano
- A solução (hw e sw) mais bizarra do mundo opensource
- A empresa de software livre mais mal vista pela comunidade

(Os acordos mais mal feitos com a microsoft, etc... ;-) )
Comentário de hardware
Expandir para divulgar: Além das categorias citadas pelo colega acima, acredito que as categorias deveriam ser expandidas e ter subcategorias, pois iria ajudar a divulgar e difundir mais aplicativos. Por exemplo, poderia ser criada a categoria 'Jogos' e dentro destas as sub-categorias (que seriam as que receberiam indicações/votos) 'tipo arcade', '3D', 'simulação', 'batalha', entre outros.

Também acho que a votação deveria ser com formulário com opções objetivas (no máximo 5, os aplicativos mais usados em cada categoria* que poderiam ser extraidos das pesquisas anteriores ou de consenso entre os organizadores) e 1 opção subjetiva onde o usuário indicaria um software outro que nao constasse na relação dos mais usados ou difundidos. Esta metodologia ajudaria na divulgacao dos aplicativos mais conhecidos e ao mesmo tempo destacaria um novo que estivesse despontando, por receber numero significativo de indicações - o que poderia alçá-lo à se tornar um item objetivo em uma futura edição.

* por exemplo, na categoria 'Suites office' as opções poderiam ser:
[ ] Abiword;
[ ] BrOffice;
[ ] OpenOffice;
[ ] KOffice;
[ ] X
[ ] Outra. Qual? _____________

Se precisar de ajuda na elaboração do modelo de formulário, pode contar comigo...
Comentário de hardware
tinha que ser proprietaria: tinha que ser 'a empresa proprietária mais mal vista pela comunidade'! Ia dar Microsoft nos próximo 20 anos! A empresa ia ganhar 'disco de ouro' da comunidade, hahahahhahaha.
Comentário de hardware
Quanto aos brindes...: vamos lá, poderia ser tentado junto às empresas que se usam do Linux a oferta de brindes para a promoção. Todas teriam a ganhar com divulgação. Caro Augusto, sei que talves lhe falte tempo para se dedicar, mas como um dos principais blog sobre o Linux no país e principalmente depois da entrevista divulgada no IDG Now, acredito que o blog já é suficientemente conhecido para tentar apoio de grandes empresas. O ideal seria preparar um press-release com dados estatisticos sobre o BR-Linux, publico alvo, media de acesso, poder aquisitivo do usuário, seu grau de formacao - dados que estas empresas adoram saber - e com a divulgacao do mesmo na midia (imagens escaneadas de reportagen e citações na revista Veja, Epoca, Jornais) para envio às empresas; se quizer aproveite que estou (temporariamente) desempregado e dou uma força.

Sujestoes de quais empresas atacar:
- Positivo Informatica - Computador ou notebook com Linux (Mandriva);
- CCE Informatica - Computador ou notebook com Linux (Insigne);
- Itautec - Computador ou notebook com Linux (Librix);
- HP - Computador ou notebook com Linux (Mandriva);
- Motorola - Celular com Linux (A1200i);
- Red Hat - uma licença de distribuiçao enterprise (caixinha);
- Novell - uma licença de distribuição enterprise (caxinha);
- Mandriva - caixinha com a versão 2008 power pack;
- Demais parceiros tradicionais.

Vamos dar uma profissionalizada nestes brindes!
Comentário de Marcelo
BSD: Seria interessante colocar na escolha de OS os sistemas BSD , FreeBSD, OpenBSD , NetBSD , Dragonfly , PC-BSD, DesktopBSD, pfSense, MonoWall e claro MacOSX
Comentário de brain
é comunitário!: Hardware, agradeço a sugestão e especialmente a oferta de ajudar.

Mas eu tenho bastante receio de descaracterizar a promoção, se passar a instrumentalizá-la como uma ferramenta de marketing. É por isso que, ano após ano, apenas faço parcerias de brindes com empresas e comunidades que chegam a mim após ter sabido da promoção por intermédio da leitura do próprio site, ou então com empresas e comunidades que já foram parceiras em promoções anteriores, e que eventualmente eu procure.

E aí o compromisso que tenho com estas empresas, e elas comigo, é única e exclusivamente aquele que consta ali no corpo da notícia: elas dão brindes, e eu dou espaço para banner. Em geral essa iniciativa nasce nas áreas tecnológicas das empresas envolvidas, e elas realizam o trabalho de convencimento de quem controla a verba de marketing. Assim, vocês inclusive ficam sabendo quais as empresas que têm consciência da existência da comunidade Linux e a acompanham.

Certamente haveria condições de profissionalizar a coisa toda, como você diz. Mas este é um caminho que eu decidi não tomar, e acredito ter feito a opção certa! Nada contra quem adota neste contexto a abordagem mercadológica (até apóio, sempre que posso), mas isso não faz parte da minha visão do BR-Linux.

Para resumir: o esquema é intencionalmente muito mais assemelhado a uma festa de igreja do que ao prêmio IBest!
Comentário de hardware
OK, sem problemas: OK, agora que sei qual seu ponto de vista fica fácil para colaborar de acordo ;-). Respeito sua posição e a acho tão válida quanto a mais, por assim dizer, 'comercial'.

Ficam as sugestões das subcategorias feitas no segundo tópico.

Abraço Augusto!
Comentário de EthraZa
Solaris e Minix vão: Solaris e Minix vão aparecer logo logo nessa lista! Será? ;)
Comentário de gilsonmontanhajr
Nossa, nem parece que já: Nossa, nem parece que já passou tanto tempo, noticiando, ajudando, ensinando, sendo o ponto de referência pra muitos usuários, desenvolvedores, entusiastas, etc. Parece que foi ontem que encontrei aquele manual de configuração de ADSL no Conectiva, no site de Layout preto :P

mais é isso ai ! parabéns Augusto, barabéns BR-Linux ! parabéns comunidade, espero daqui 11 anos falar mas besteira e lembrar disso que escrevi agora.. hehe

esse ano eu ganho brinde ! :P

Comentário de trakinas
Boa idéia: Eu gostei dessa idéia. E sugiro dentro da categoria multimídia:

Editores de Vídeo, Tocadores de música, Tocadores/Gerenciadores de música, Editores de Audio, Gravadores, "Rippers".



Comentário de uplink
Testes de Hardware: uma coisa que sinto falta e de testes completos de hardware. como placas de vídeo,notebook,monitor,etc. sei que o br-linux ainda não tem muitos patrocinadores para poder ter bastante testes,mas muitas vezes o que tem já da pra fazer testes.

pois é uma coisa que é muito raro de se ver,um dos poucos que faz por exemplo é o "phoronix.com" que é em inglês,outros sites que fazem este tipo de testes fazem tudo na plataforma windows,sendo que o teste realizado em outra plataforma torna dados inuteis,pois pode variar gigantescamente os resultados de windows para linux.

isso também ajudaria a atrair as pessoas,que mesmo que elas não se importe com as noticias gerais sobre linux,gostam de saber como funcionam o hardware no linux,para quem sabe testar,mostrar para amigos,etc.

dai seria bom criar uma categoria para esses testes.

tenho quase certeza que esses testes não vão poder ser feito,mas peço que analise esta possibilidade,pois seria um grande avanço para o BR-linux

agradeço desde já
Uplink
Comentário de José Filipe Lopes Santos
Br Linux 11 anos: Nossa, já passaram 11 anos ??
Como o tempo passa depressa ... !! loool

Parabéns ao br-linux, pelos 11 anos de existência, com notícias diárias sobre Linux !! looool

Quanto à eleição dos Favoritos 2007, eu sugeria que estruturassem as perguntas por partes lógicas !! lol
Distros
Acessórios
Jogos
Gráficos
Internet
Office
Programação
Som & Vídeo
Ferramentas do Sistema
Servidores
...

E seria interessante ver que software é mais usado em cada categoria ... !! lol

Mas são apenas sugestões !! lol
Abraços,
Jose Filipe
Comentário de etori
Laboratórios: Espero não estar viajando muito, mas acredito que aos poucos os laboratórios de informática e mesmo as lans estarão fazendo um teste com distros Linux.

No laboratório de minha escola estou testando o Ubuntu. A aceitação é boa, mas me falta variedades de programas para se usar num ambiente de rede e, no meu caso, um ambiente educacional.

Sugiro uma categoria "EDUCAÇÃO". E acredito que se mostrarmos a beleza do Linux para a gurizada, teremos em breve muitos duplicadores.

Um abraço a todos!

Prof. Etori Amorim
Comentário de leoarcher
Revelação...: Um boa idéia seria criar uma categoria revelação, tipo:

Distribuição Revelação;
Projeto ou Comunidade Revelação;

Seria bom, para mostrar o que teve de novo durante o ano e mostrar projeto e distribuições boas, que são desconhecidas.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004