Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre softwares livres em ambiente Windows


“Não sou usuário do Windows. Mas aqueles que ainda não mudaram seja por qual for o motivo podem já irem experimentado o sabor do Software Livre. Se ainda não sabes por onde começar pode dar uma olhada nesta lista: http://www.opensourcewindows.org/

Se você já é usuário de um sistema opercional livre pode aproveitar para presentear seus familiares com o sabor da liberdade de software neste Natal.”


Enviado por Alexandre Sousa (alexandredesmotaΘgmail·com) - referência (opensourcewindows.org)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gabriel Falcão
Open Source não é necessariamente livre...: Só pra comentar, OpenSource não é necessariamente livre.
A exemplo, há licenças da Microsoft que permitem o acesso aos fontes, mas não permite sua modificação e redistribuição.
O Próprio Richard Stallman ressalta muito isso e é muito importante. Para ser livre um software precisa das 4 liberdades básicas. GNU é livre, open source é código aberto. Ponto.
Comentário de AlexandreSousa
Opss...Esqueci esse detalhe: Opss...
Esqueci esse detalhe. E olhe que já ouvi essa discussão muitas vezes no grupo do qual participo.
Mas tenho que concordar. Tecnicamente são a mesma coisa. Mas filosoficamente não. E isso faz diferença, pelo menos na minha opinião.

Valeu pela chamada de atenção. :)

===============================
Alexandre de Sousa Mota
.' ' ` .
: :' : Debian GNU/Linux -- The power of freedom
`. ` '
`-
===============================
Comentário de andremachado
A grosso modo, podemos dizer: A grosso modo, podemos dizer que todo software livre é um software opensource, mas nem todo software opensource é um software livre.
-------------
O pior momento para um ateu é quando ele está completamente agradecido mas não tem ninguém para agradecer.
Comentário de Wallacy
tecnicamente: Tecnicamente não, já que livre redistribuição pode não ser uma característica do Open Source, que faz uma diferença técnica muito grande, se for olhar bem, software livre é muito mais que filosofia.


---
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de brain
Não é verdade: Livre redistribuição é o primeiro dos 10 requisitos obrigatórios para que uma licença possa ser considerada open source. Você pode consultá-los em: http://opensource.org/docs/osd

É bastante freqüente esta discussão sobre diferenças técnicas entre as duas definições (software livre ou de código aberto). Em geral eu proponho que as pessoas que sustentam que há diferenças consideráveis apresentem 3 exemplos de softwares que constem em qualquer uma das distribuições mais comuns (ou na sua distribuição preferida) e que se qualifiquem como código aberto mas não como software livre, ou vice-versa.

Dificilmente alguém encontra, até porque são raros os exemplos de licenças que se qualificam em uma categoria mas não na outra. Veja mais detalhes em Resultado da promoção de feriadão - diferenças entre licenças abertas e licenças livres.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004