Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux-Watch: Microsoft reacende sua guerra contra o Linux

Em mais uma peça analisando as recentes declarações da Microsoft a respeito de um suposto perigo de patentes no Linux, o Linux-Watch lembra que os argumentos são praticamente os mesmos usados em um discurso de Steve Ballmer em 2004 (e que foi prontamente desmentido na época, pelo próprio autor do estudo que Ballmer citou.

As ameaças vagas e sem previsões concretas não assustaram as pessoas certas em 2004, assim como provavelmente não as assustarão em 2007. Então, seguindo a mesma trilha de diversos outros veículos, o Linux-Watch aproveitou para apresentar a questão: por que a Microsoft decidiu reacender esta chama agora, após algumas tentativas de reaproximação?

Ele pensa em algumas possibilidades. A primeira delas é que a Microsoft certamente estava precisando lançar uma dose renovada de FUD, agora que a Dell resolveu lançar desktops e notebooks com o Ubuntu, e que vários governos (na Europa, Ásia e até nos EUA) começam a se movimentar para padronizar o ODF.

Mas ele acha mais provável que a Microsoft esteja pensando em ganhar tração contra a GPLv3, agora que ela mesma se colocou em uma situação juridicamente incerta ao participar da comercialização do Enterprise Linux da Novell - e caso seja possível demonstrar em um tribunal que a Microsoft está neste ato distribuindo o Linux (mesmo considerando que ele é regido pela GPL 2), ela automaticamente abre mão da possibilidade de exercer alguns direitos relacionados a patentes.

A situação da empresa é complexa, e isto ajuda a tornar menos desejável para ela levar a questão à Justiça. Ao mesmo tempo, a complexidade ajuda a tornar mais efetiva uma outra arma muito mais barata: o FUD.

Saiba mais (linux-watch.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Peter Parker
Sinceramente: Sinceramente, não vejo como isso (esse novo FUD) pode beneficiar a MS no médio ou longo prazo.
Será que a cia. não entendeu que nos tempos atuais, este tipo de atitude mancha a imagem da cia. frente ao público do qual ela mais dependeria (programadores, entusiastas em TI, etc)?
Hoje em dia, a imagem da empresa é muito importante perante esse nicho de público. Coisa que a Novell esqueceu também.
--
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de Carlão Bazuca
Morde e Assopra: Bacana essa filosofia "morde e assopra" da M$.

Enquanto uma parte da empresa fala sobre cheia de diplomacia sobre "Interoperabilidade", numa tentativa desesperada de conquistar a simpatia de mudar a imagem da empresa (e conquistar a simpatia do mundo open source), o doido do Steve Balmer apronta dessas.

Neste caso em quem a gente deve confiar, nos empregados ou no dono da empresa?

[]s

Carlão
Comentário de Periophthalmus modestus
Isso é típico de uma: Isso é típico de uma empresa que tem uma estrutura de "um gorila de 363 quilos" (o velho termo '800 pound gorilla'): não há uma única voz pra dizer a estratégia de empresa, cada um fala o que quiser e, muito freqüentemente, há contradições. Isso deve ser só mais um exemplo.
Comentário de hardware
Eca!: Cada vez mais fico com NOJO desta empresa pelas praticas anti competitivas da mesma. Ao invês de criticar os produtos dos concorrentes ela devia melhorar os seus e ganhar mercado pela qualidade e não por atitudes baixas. Por uma questao de comodidade tenho o XP que veio no notebook que uso no dia-a-dia, mas estejam certos de que NÃO ADOTAREI o Vista jamais, pelas limitações impostas aos usuários. Tenho o Debian instalado no desktop de casa e estou muito satisfeito com o sistema; leve, estável e rápido para um computador com processador 2GHZ e 512MB de memoria, coisa que não conseguiria no sistema das 'Janelas' onde softwares de terceiro para segurança roubam 1/4 do desempenho da máquina...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004