Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

ITWire compara ameaças sobre patentes no Linux a esquemas de extorsão

Sob o título de "First steps in the patent protection racket", o IT Wire comenta as notícias de que a Microsoft agora diz que o Linux viola 42 patentes, mas continua não dizendo quais são.

O artigo coloca a questão em perspectiva junto com várias circunstâncias: o Vista vendendo menos do que o previsto, as insinuações anteriores sobre a questão das patentes no Linux não serviu para ampliar consideravelmente as vendas do Linux Enterprise da Novell (o único que conta com a promessa de salvo-conduto da Microsoft), e a nova versão da GPL pode atrapalhar os planos da empresa.

Segundo a IT Wire, estes fatores teriam levado a MS a dar um passo a mais em seu caminho, cuidadosamente evitando afirmar diretamente que quer processar algum usuário - o que ela deseja, segundo a análise, é levar as maiores empresas para um canto sossegado, e cochichar para elas que se elas pagarem agora, estarão livres da ameaça de cobranças futuras. O autor chega a comparar a proposição objetivamente a um esquema de extorsão.

Já a ZDNet dedica espaço em destaque em sua análise para nos lembrar que se a Microsoft quisesse mesmo processar alguém, ela não ficaria neste joguinho de provocações sempre crescentes. O articulista da ZDnet também acredita que a meta da Microsoft é pressionar clientes a pagar pela proteção contra processos futuros relacionados a alegadas patentes dela no Linux.

A InfoWorld, por sua vez, dedicou um longo artigo a analisar o recente discurso de Bill Hilf, conhecido como o responsável pelo laboratório de interoperabilidade de código aberto na Microsoft. Bill Hilf fez uma série de afirmações que não lhe caíram bem, especialmente as que versam sobre o software livre estar morto porque boa parte do seu desenvolvimento ocorre hoje por pessoas e empresas motivadas comercialmente, como se as duas atitudes fossem excludentes entre si. Bill Hilf sabe que isso não é verdade, afirma o articulista da InfoWorld, o que torna a situação ainda mais desagradável, e reveladora dos humores da companhia como um todo. O artigo termina de forma bastante interessante, comparando a situação de Bill Hilf à de alguém que recebesse a missão de lutar contra a lei da gravidade, criticando-a.

Para completar a série de análises, o OpenOffice.org classifica atitude da Microsoft como “ato de desespero”.

Saiba mais (itwire.com.au).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de emxavier
GPLv3: Só não entendi este texto no post do IDG Now!:

... o GPLv3, a 3° versão da Fundação de Licenças Públicas para Softwares Gratuitos.

Comentário de Orvaho Joaquim Augusto
Que Vista fosse um caminho: Que Vista fosse um caminho para deitar fora minha maquina ainda era toleravel... Agora dizer-me que linux viola e nao me dizem o que viola e demais.

As duas coisas denotam algum desespero da Microsoft.

Eu sempre digo: Todos imperios um dia declinam... O imperio Microsoft ja esta declinando.

Caveman
Comentário de Paulo Pontes
legalidade: não é ilegal fazer este tipo de acusação de forma tão leviana?

Se fosse uma pessoa acusando outra desta forma, caberia uma ação por calúnia e difamação. Será que não existe este recurso jurídico lá fora?
Comentário de eje del mal
Operação Santos Dumont!: http://en.wikipedia.org/wiki/Wright_brothers#The_patent_war
Comentário de Critico
Software Livre é vexame: Falem a serio. Nenhum programador que termina sua faculdade tem interesse 'hoje' em programar em software livre. ha 5 anos eu via muito entusiamo entre meus alunos em se tratando de software livre. Hoje a 'peteca' baixou e muiiiitooo. O pessoal quer é grana para valer, e quem dá isso sao as grandes multinacionais de software, sao as startups com codigo fechado (protegido dos copiadores, programadores de copia e modificação que nunca aprenderam a programar a serio).

Respondam uma pergunta com sinceridade:

Se Oracle te oferecesse um emprego, vc rejeitaria em troca de programar software livre e ganhar com suporte ou donativos?

Os mais inteligentes, estes estão nas multinacionais de software, foram recrutados, os BURROS, tao aqui com o augusto campos (outro fracassado) fazendo confusao contra as grandes empresas.

O negocio aqui é grana e a Microsoft apenas esta fazendo aquilo que qualquer outra multinacional como Oracle, SAP, Google, SUN faria no lugar dela de lider mundial de software e dona de divisas monetarias de meter agua na boca de qualquer produtozeco de SL.

http://criticalinux.blogspot.com
Comentário de Astolfo Álvares
Bem diz o ditado que quem: Bem diz o ditado que quem sabe faz, quem não sabe... dá aula.
Comentário de popolony2k
Pelego.....: ...do Software Proprietário, vc já trabalhou com desenvolvimento de Software alguma vez na vida ?????

Pois é, o oba-oba que vc se referiu e que segundo vc passou, na verdade é um momento natural de estabilização de qualquer nova tecnologia....ou seja, as empresas JÁ utilizam o SL e o SL já faz parte do dia-a-dia de muitas empresas...é fato !!!

Agora querer proteger empresas como Oracle e M$ a troco de NADA é coisa ou de xiita do software proprietário ou de retardado, pois o mesmo dinheiro que vc vai ganhar com SERVIÇOS, utilizando os sistemas dessas empresas, vc vai ganhar com serviços utilizando softwares de empresas que tem raízes no software livre, como a Red Hat, dentre outras.

Já que vc é o sabichão, me diga se a Oracle ou a M$ vai contratar alguém a peso de ouro ??? Nem em sonho, e tem mais, o mercado que nasceu com o surgimento e divulgação do SL só ampliaram o potencial de emprego para Países terceiromundistas como o Brasil, pois não somos conhecidos como produtores de tecnologia de base como por exemplo os EUA, mas sim como USUÁRIOS e o SL vem para mudar isso.

Portanto vc não tem motivo algum para defender a Bill Gate$ e sua turma....a não ser que vc seja patrocinado pela M$.

A propósito.......nos últimos 6 anos tenho trabalhado mais com Linux do que com Window$....ainda bem.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de emxavier
Emprego está difícil: E onde é que esse alunos vão arrumar um emprego? Na Microsoft? Vão entrar no quadro de cerca de 200 funcionários no Brasil?

Ah, vão mandar o currículo através do site da empresa, e este será apagado no dia 1º Jan do ano seguinte, junto com os outros milhares de arquivos similares.
Comentário de Marcelo Mendes
Sinto cheiro de dor de: Sinto cheiro de dor de cotovelo no ar. Por acaso algum "fracassado" tomou sua vaguinha naquela empresa que você tanto almejava trabalhar justamente por saber TRABALHAR com SOFTWARE LIVRE, coisa que pelo visto você não deve conhecer nem de longe? Daí tá todo revoltadinho... mais um pro Hall dos Ridículos, e olha que não estou levando em conta o seu "Blog". Tenho dó dos seus alunos, deve ser dureza ouvir tanta asneira vinda de um "mestre".


Quer saber? Vá lamber os bagos do seu Tio Bill!
Comentário de Manoel Pinho
200 ?!: 200 funcionários, sendo 50 advogados, 30 secretárias, 10 copeiras, 10 marketeiros, 50 operadores de telemarketing e atendimento telefônico, 20 faxineiros, 25 estagiários e 5 diretores de alguma coisa.
Comentário de popolony2k
Boa !!!: --
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004