Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

GPLv3 e patentes: Microsoft anuncia publicamente que seu acordo com a Linspire não inclui a nova licença

Lembra do pacto de patentes da Linspire com a Microsoft? Naquele modelo básico em que a Linspire podia dizer aos seus clientes que eles estariam imunes a processos da Microsoft quanto a patentes de software nos seus produtos?

De repente tudo mudou: a Microsoft puxou a escada e deixou a Linspire pendurada no pincel, ao anunciar publicamente que softwares GPLv3 não estão incluídos no acordo.



As razões são fáceis de imaginar - não é bom para o atual modelo de negócios da Microsoft que ela se envolva com acordos de patentes relacionados a softwares GPLv3. Mas o que me deixa curioso é saber o que a Linspire irá fazer a respeito: deixar de distribuir softwares GPLv3 no futuro, abrir mão de dizer aos seus clientes que eles teriam essa pseudo-vantagem de imunidade que ela certamente usaria para se alavancar, ou o que? É difícil saber o que ela esperava ganhar ao fazer o seu acordo com o outro lado, há 4 semanas, mas possivelmente ela pagou e não levou.

O que me lembra um antiqüíssimo anúncio de página inteira que era publicado na extinta revista Micro Sistemas, na década de 80. O título era "Seduzido e abandonado", e a foto em destaque era de uma pessoa carregando um grande pacote de compras (suficiente para caber um CP-500) embrulhado em papel pardo, na chuva, com a porta fechada da loja atrás de si.

Leia também: Microsoft Leaves Linspire Robbed, Naked.

Saiba mais (informationweek.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hardware
GPLv3 pro Linux já!: Espero que o Linus bata a cabeça na pia e resolva logo adotar a GPLv3 para o Kernel Linux. Será a maneira mais eficaz de acabar com estes acordos obscuros e sem sentido, que só limitam a liberdade de usuários e desenvolvedores.
Comentário de popolony2k
M$/Su$e-Novell/Xandro$/Lin$pire.....: ... No Thanks !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de maiconfaria
Tens toda razão, esta na: Tens toda razão, esta na hora também de pararmos de associar a FSF com um bando de hippies comunistas ( sem querer julgar o mérito de hippies e comunas ). A GPLv3 é séria e sua adoção tem motivos claros.

Agora, dúvido muito que o linus mude, há muitos interesses...
Comentário de silveira
gplv3: Não é a primeira vez que eu vejo empresas dançarem por confiarem na MS.
Uma adoção em massa agora da GPLv3 minaria muitos desses acordos que a MS fez.
Pra mim, GPLv3 já.
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de ceti
A Linspire dançou nessa: Eu rodava o Freespire, cheguei a colaborar com várias traduções, mas abandonei o barco (juntamente com muitos outros, alguns inclusive da diretoria) quando a Linspire anunciou (de surpresa, sem consultar nenhum usuário nem membros do staff) o acordo com a M$.

Apesar de duramente questionado, o chefão Kevin Carmony desfiou uma série de vantagens para a empresa (e para os usuários do Linux em geral, pasmem!!!), como se, apesar de suas próprias críticas anteriores ao modelo da M$, essa fosse a coisa que a empresa mais desejasse no mundo, em todos os tempos! (É bom lembrar: 1 - que a Linspire começou como Lindows e levou uma grana de Mr. gates prá trocar de nome e 2 - que o objetivo sempre foi atender usuários Rwindows que resolvessem tentar o Linux).

Essa saia justa em que a empresa se meteu vai resultar em total prejuízo para ela e aumentar ainda mais o fosso que a separa da comunidade Linux, onde ela sempre foi vista com reservas e cujo acordo com a M$ foi unanememente repudiado.

É uma pena que tudo isso tenha acontecido/esteja acontecendo, porque o Freespire é uma excelente distro. Mas depois de tudo isso, não dá mais.

long live rock!
Comentário de Arauca
Plagiando um colega:: Plagiando um colega:

"Sabe o que isso é!?

isso é POUCO pra ela!!!"

haha

Isso ae, foi seduzida e se deu mal.

E o Suse?

Cai na mesma situação?
Comentário de Xis
É o que eu quero saber: É o que eu quero saber também. Nunca usei linspire, e francamente não estou interessado nela, nem Xandros, nem turbolinux...

Quero saber mesmo é como fica a Novell/SUSE.

Pelo que foi citado, na GPLv3 o pacto da novell/MS foi "perdoado" pois a MS assim que distribuisse o SUSE o acordo de patentes iria valer para todas as distros, dessa forma todos estariam no mesmo patamar novamente referente a "licensas".

Mas acho que quem saiu no preju foi a MS, que comprou cupons do SUSE, ainda não vendeu todos, e não vai mais vender, pois o SUSE da MS será apenas GPLv2, enquanto o SUSE da Novell será GPLv2 e GPLv3.

E o acordo de patentes óbviamente irá valer apenas para os softwares GPLv2.

Mas, a Novell já tá com o $$ no bolso mesmo !!
Comentário de MARCELO2007
Loop infinito: Está na hora de pararmos de associar a FSF com um bando de hippies comunistas.

Sem querer julgar o mérito de hippies e comunas. Não quero dizer que os hippies e comunas sejam sujos e safados.

Sem querer julgar o mérito de quem é sujo e safado. Não quero dizer que os sujos e safados sejam repugnantes e calhordas.

Sem querer julgar o mérito de quem é repugnante e calhorda. Não quero dizer que os repugnantes e calhordas sejam abjetos e ignóbeis.

Sem querer julgar o mérito de quem é abjeto e ignóbil. Não quero dizer que os abjetos e ignóbeis sejam

ERROR: recursive argumentation; inifinite loop; aborting.
Comentário de jlcarneiro
Curto e grosso:: bem feito! >:(
Comentário de U.K. Nowle
Vamos adiantar isso...: ... jogando uma pia na cabeça dele.

Ele anda merecendo.
Comentário de hardware
Nao tinha pensado nisso!: HAHAHAHAHAHA, ri com vontade... nao tinha pensado nisso. Mas deixa ele pisar no Brasil pra ver, tascamos a 'pia' na cabeça dele! HAHAHAHAHAHA...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004