Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

GPL nos tribunais dos EUA: Monsoon afirma que irá disponibilizar os fontes

Aparentemente não será desta vez que a GPL será testada em um tribunal dos EUA.

Na notícia "Busybox e SFLC iniciam a primeira ação judicial nos EUA por violação da GPL", publicada na sexta-feira, comentamos sobre o que seria a primeira ação judicial nos EUA sobre violação da GPL - todas os casos anteriores de violação foram resolvidos pelos detentores dos direitos autorias sem precisar recorrer ao judiciário.



Segundo o LWN, a Monsoon Multimedia - empresa responsável pela violação em questão neste caso, e que não havia respondido aos contatos dos autores do Busybox antes do início dos procedimentos judiciais - acaba de anunciar sua intenção de atender aos requisitos da licença do Busybox. A empresa já está em contato com os desenvolvedores, e vai disponibilizar para download o código fonte do sistema que modificou e distribuiu.

Saiba mais (lwn.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de emanuelsan
Ponto para GPL: A GPL nunca foi testada pois é claramente redigida nesse quesito: os fontes devem estar disponíveis, nada de distribuir só binários. A única chance de usarem e não comprirem a licença é passando despercebido. Como têm muita gente de olho, fica dificil.






Comentário de The Darkness
Como a GPL é clara e sua: Como a GPL é clara e sua validade cada dia mais inquestionável, nenhuma empresa vai querer ir aos tribunais pagar para ver.
Seria um gasto ENORME e a hipótese de ganhar está cada dia mais remota.

Poucas empresas teriam dinheiro e/ou interesse em uma ação desse tipo, até mesmo as grandes preferem ficar jogando fumaça do que ir para o vamos ver.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/
Comentário de void
Seria interessante continuar: Seria interessante continuar a ação. Pois essas tentativas de amenizar a situação só facilitam as violações da GPL por parte de empresas. Quando será que vão realmente levar essas questões a sério? Pra mim somente quando uma empresa qualquer for proibida de distribuir seu "produto".
void
Comentário de MaxRaven
Também penso assim.: Concordo que a GPL deveria passar por uma prova de fogo dessas, até para mostrar que a justiça acata realmente este licenciamento e cria jurisprudência.
Até mesmo para se caso fizer necessária alguma alteração ou retificação. Mas duvido que alguma empresa deixe a coisa ir muito longe, os custos não compensariam, só se ela for administrada pelo mesmo cara da SCO hehehe.

http://www.maxraven.info
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004