Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now: Governo tenta reduzir preço de laptop educacional em pregão nesta quinta

A Positivo Informática está vencendo o pregão, oferecendo um valor médio de 654 reais por computador Classmate. O pregão continua nesta quinta.

Esse valor inclui, segundo a empresa, além dos 150 mil computadores, a instalação de infra-estrutura e suporte, como a capacitação de professores. Por esse lance, cada computador, acrescido da necessária prestação de serviços, sairia por cerca de 654 reais, o equivalente a 363 dólares pelo câmbio atual.



A Positivo justificou a dificuldade de reduzir seu lance inicial: “O projeto é extremamente complexo, em um país de dimensões continentais, com três anos de garantia, instalação em todas as escolas e configuração de servidor. Por outro lado, o processo produtivo básico exige uma série de contrapartidas dos produtores locais”.

Além da negociação em torno do preço final, o Ministério da Educação (MEC) ainda vai submeter o protótipo da Positivo, o Classmate PC, a testes. Se o laptop não atender às exigências, a empresa que apresentou o segundo menor lance será convidada a submeter seu aparelho às mesmas provas. As 300 primeiras escolas a receber o laptop integram o projeto interministerial Um Computador por Aluno (UCA), desenvolvido desde 2005.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Leia também: No Brasil, XO é o laptop de US$ 420.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gabriel.goc
Lembrança...: A Positivo não é a mesma empresa que vende computadores com uma distro totalmente mal configurada somente para baratear os mesmos???
E não é a mesma empresa que vende computadores em que o Linux dura no máximo um mês? (Visto que os usuários trocam devido as imensas falhas)

Sinceramente, depois que vi a positivo envolvida nisso, não consigo levar mais fé no projeto.

Espero que outra emrpesa dê um lance melhor.
Comentário de llp
A positivo apenas está: A positivo apenas está fazendo um meio termo entre o governo e a intel, todo o material vai vir prontinho da intel, a positivo só tem que encaixar as peças.
Comentário de mvnascimento
Positivo com Mandriva: Tava vendo um micro pro meu pai e vi um positivo no Ponto Frio com o Mandriva 2007 super bem configurado. Espetei pen-drive e câmera e os dois foram reconhecidos. Fiquei uns 15 minutos fuçando na máquina e pareceu excelente. Foi sorte ou não são todas assim?
Comentário de elias
Os computadores positivo: Os computadores positivo saem de fábrica com o Mandriva Linux customizado.
A linux Magazine desse mês analizou um desktop e notebook da Positivo e elegeram o Mandriva como a melhor distribuição.
Comentário de ibti_fritzi
Quem pode comprar essas máquinas?: Essas máquinas serão vendidas no varejo? Se sim, qual seria o preço (levando em conta o -inicial- de R$654)?

A arte do saber e suas configurações.
Comentário de Gabriel.goc
Sendo assim, fico mais: Sendo assim, fico mais satisfeito com a notícia...

Obrigado.

Ah, e sobre os Pc's da Positivo estarem vindo com o Mandrivo, ainda é novidade para mim.
E aliás é uma ótima notícia, porque até pouco tempo atrás vinham com distros horríveis.

Abraços!!
Comentário de brain
uso nas escolas: Esse pregão é para o governo comprar laptops que serão usadas em escolas públicas. Não é para revenda.
Comentário de EmanuelSan
Acho positiva esta informação: O Mandriva sem dúvida é um dos poucos Linux que vêm com o "PC para Todos" que se salva. Deve ser pq a Mandriva têm um nome (internacional) a zelar e não vai deixar colocarem seu nome num PC mal configurado.

Andei usando um destes numa loja outro dia (não me lembro se era da Positivo); acho que deveria ter mais jogos pré-instalados e vídeos sobre utilização do Linux, fica ruim usar numa loja sem estar plugado na internet; para quem passa e quer mexer, não têm muita coisa "eye candy" para fuçar.

De qualquer forma espero que entrem os Dell com Ubuntu para aumentar o nível desse mercado de baixo custo, além de, claro, oferecerem opções de configurações mais parrudas com Linux.

Meu desktop (comprei em 2004) tá quase na hora de ir p'ro lixo. Que venham as ofertas! e só quero com Linux (ou sem sistema), nada de ruindows restarted.

Comentário de aline
Por falar em Positivo/Linux: Dia destes um vizinho me chamou para "instalar a internet" no PC novo que comprou. Quando eu vi não acreditei. O computador estava rodando linux. Vasculhei um pouco e me dei conta de que se tratava do Mandriva Linux. A principal usuária do sistema é a filha dele de 10 anos. Então "instalei a internet" (que na verdade era encaixar o cabo de telefone no modem ao invés da placa de rede como estava).

Achei lindo o discador, extremamente simples e prático. Basta conectar na linha de telefone e pressionar o botão com algo como "criar nova conta" que o sistema automaticamente se conecta em um site para o provedor da Brasil Telecom/Positivo e o firefox automaticamente abre em uma página para cadastro. Eu fiquei pensando, se esse meu vizinho chamasse um desses "tequinicos especialistas em formatação e instalação de rwindows" o cara não iria pensar duas vezes em destruir tudo e instalar o mais recente Vista pirata. Como são usuárixs que não passaram pela lavagem cerebral "Windows é o que há", enquanto tiver alguém que saiba fazer uma manutençãozinha rotineira sempre que precisar, vão manter e continuar utilizando linux.

O único "mas" é pelo quanto os aplicativos estão desatualizados. O firefox é da versão 1.5, fora outros como Openoffice (1.0 se não me engano). Mas de resto, fiquei impressionada, pela perfeita configuração e pela disposição dos ícones no desktop, bem intuitivos.

Comentário de EmanuelSan
Versões antigas: O único "mas" é pelo quanto os aplicativos estão desatualizados.

O Linux é muito dinâmico, por isso as versões para usuários comuns são antigas. Imagina eles terem que atualizar via modem um monte de programa toda semana. Um software mais antigo (maduro) tende a ter menos atualizações, só as de segurança.

Considere também o tempo que levou da concepção desse computador, até o dia em que esse pessoal foi comprar na loja, será que o último Mandriva 2008 já havia saído?

O problema para o usuário é o tempo de suporte as versões antigas. Assim uma distribuição que suporte versões por um longo tempo é essencial para usuários comuns. O que deve se o caso do Mandriva e demais distros comerciais, além do Debian, do Ubuntu LTS, etc.

Quanto o pessoal ganhar confiança, com certeza vão querer ter o último Firefox, Mandriva, Fedora, Ubuntu, (insira sua distro favorita aqui)... recém saídos do forno.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004