A Positivo Informática está
vencendo o pregão, oferecendo um valor médio de 654 reais por computador Classmate. O pregão continua nesta quinta.
Esse valor inclui, segundo a empresa, além dos 150 mil computadores, a instalação de infra-estrutura e suporte, como a capacitação de professores. Por esse lance, cada computador, acrescido da necessária prestação de serviços, sairia por cerca de 654 reais, o equivalente a 363 dólares pelo câmbio atual.
A Positivo justificou a dificuldade de reduzir seu lance inicial: O projeto é extremamente complexo, em um país de dimensões continentais, com três anos de garantia, instalação em todas as escolas e configuração de servidor. Por outro lado, o processo produtivo básico exige uma série de contrapartidas dos produtores locais.
Além da negociação em torno do preço final, o Ministério da Educação (MEC) ainda vai submeter o protótipo da Positivo, o Classmate PC, a testes. Se o laptop não atender às exigências, a empresa que apresentou o segundo menor lance será convidada a submeter seu aparelho às mesmas provas. As 300 primeiras escolas a receber o laptop integram o projeto interministerial Um Computador por Aluno (UCA), desenvolvido desde 2005.
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
Leia também:
No Brasil, XO é o laptop de US$ 420.
E não é a mesma empresa que vende computadores em que o Linux dura no máximo um mês? (Visto que os usuários trocam devido as imensas falhas)
Sinceramente, depois que vi a positivo envolvida nisso, não consigo levar mais fé no projeto.
Espero que outra emrpesa dê um lance melhor.