Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gigabyte vai oferecer uma placa mãe com LinuxBios


“A Gigabyte anunciou a disponibilidade para breve de uma placa mãe que utiliza o LinuxBios: a placa Gigabyte M57SLI-S4, que será assim uma das primeiras placas mães voltadas para o público em geral a utilizar um Bios livre. Baseada no chipset NVIDIA nForce 570 SLI para processadores AMD Socket AM2, a Gigabyte M57SLI-S4 apresenta as seguintes características :

• 2 portas PCI Express 16x
• 3 portas PCI Express 1x
• 2 portas PCI
• 3 portas FireWire
• 10 portas USB 2.0
• S-ATA RAID
• 6 portas S-ATA II

O comunicado de imprensa destacou que a utilização do LinuxBios evitará a utilização de DRM e de "recursos técnicos desleais" que privam o usuário do controle total da sua máquina. Além disso, a evolução que poderá ser feita sobre o LinuxBios deverá permitir a correção de alguns problemas e acrescentar funcionalidades adicionais rapidamente.”


Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) - referência (forumpcs.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gustavo Melo
Re : Gigabyte vai oferecer uma placa mãe com LinuxBios: Com esta atitude a Gigabyte mostra mais uma vez sua aproximação com a comunidade linuxer. No Brasil a Gigabyte mantém um programa chamado " Linux Ready " que certifica suas placas mãe para determinadas distribuições. O site oficial do programa é Gigabyte Linux Ready Brasil
Comentário de marcus
Site Gigabyte: É uma pena que o site oficial do programa não seja compatível com Linux, visto que o plugin Flash para Linux não tem suporte a transparência. O menu utilizado na página referenciada acaba por sobrepor grande parte do conteúdo.

Impressionante como alguns web designers ainda sacrificam a acessibilidade em prol da utilização de um recurso que se resolveria facilmente com DHTML.

--
--
Matanza Fórum - http://www.matanzafc.net

Comentário de Gustavo Melo
Re : Site: Sei lá aqui o site deles funcionou ok ... ou eu não notei nada de diferente.
Comentário de LKRaider
É uma pena usarem flash, é: É uma pena usarem flash, é realmente desnecessário para o tipo de efeito que queriam ali.

Como não uso adobe flash, acabei ficando sem menus ... heh
(o Gnash até conseguiu renderizar os menus, mas se atrapalhou nas fontes e transparências).


O mais engraçado, é que no mesmo site, em outras páginas, o mesmo menu é feito com javascript: http://www.gigabytebr.com.br/produtos/ProdGrupos.asp?IdGrupo=1
Comentário de Gustavo Melo
Tenho o Flash 9 instalado: Tenho o Flash 9 instalado talvez seja por isso que tenha funcionado...
Comentário de QualquerUM
Gnash: Cara, não sei se eles já mudaram alguma coisa, mas acho que neste caso merecem um desconto. Pra mim, que não tenho nenhum plugin flash instalado, a página é perfeitamente funcional. Não dá para exigir que os caras façam todos os testes imagináveis para garantir compatibilidade total com todas as configurações possíveis. No máximo, caberia um e-mail muito educado explicando os problemas e quem sabe sugerindo a possibilidade de não usarem flash com transparências. Eu já estou muito feliz em saber que vão produzir estas placas que virão de fabrica com LinuxBIOS instalado.
Comentário de Morvan
Tens razão, Gnash.: A gente deve é bendizer o mérito de eles, da GB, terem esta visão para conosco. Inclusive eu uso uma GB em casa e posso asseverar, malgrado não seja ela contemplada com este recurso do BIOS, ter uma estabilidade muito boa. Sempre gostei da GigaByte, apesar de ser bastante avesso a "marcas"...
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Róbsu
essa placa entrou na lista: essa placa entrou na lista do meu próximo upgrade...
Comentário de emanuelsan
Bloqueador de flash:
É uma pena que o site oficial do programa não seja compatível com Linux


Acessei do trabalho, onde ainda não estou com o Flash 9 para Linux, e consegui ler a página inteira, pois tenho um bloqueador de flash no FireFox, o FlashBlock.

Ótimo para casos como esse onde o Flash atrapalha. Vale dizer que se habilitar, o dito flash, o início da página fica cortado por conta da transparência não transparente e o texto dos menus não aparece.

Comentário de JPayne
Pena que...: Gostei muito da iniciativa da GB de oferecer motherboards com LinuxBIOS e o programa Linux Ready Brasil porém pelo que eu vi ela só oferece placas-mãe pra plataforma intel nesse programa Linux Ready Brasil. Tomara que com o tempo ela passe a oferecer também para plataforma AMD, assim teremos ainda mais liberdade !!!

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de leo.fontenelle
Ponto para a Gigabyte!: Se eu estivesse procurando por um computador no momento, com certeza essa notícia teria pesado para eu comprar uma placa-mãe da Gigabyte.
Comentário de leo.fontenelle
Qualquer navegador, e Culpa da Adobe: É uma pena mesmo que o site da empresa utilize o Flash 9. Parece que a equipe de propaganda não está muito alinhada com a de engenharia! Pior que usar Flash é criar uma página que não possa ser vista por quem tem uma versão mais velha. Se a maioria de nós tem uma versão velha do Flash no computador, isso é porque a Adobe nunca lançou o Flash 8 para Linux, além de ter lançado a versão 9 para Linux quase 8 meses depois da versão para Windows.
Comentário de user
Desculpa Joao, mas o suporte: Desculpa Joao, mas o suporte é para AMD.


>>>Baseada no chipset NVIDIA nForce 570 SLI para processadores AMD Socket AM2<<<
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004