Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Meio Bit: Más notícias para o Flash da Adobe no Linux

“Penguim.SWF, o blog oficial da Adobe do projeto de players Flash em Linux amanheceu o dia com um texto bem desanimador: A equipe está enfrentando problemas e dificilmente teremos um player Flash 8 ou 9 para Linux. E não, não vão abrir o código-fonte, também.

A explicação é a velha reclamação dos desenvolvedores: Há algumas chamadas padronizadas nas APIs do Windows e do Mac que o Linux simplesmente não tem. Na verdade, não é que o Linux não consiga fazer XYZ, e sim que há muitas maneiras diferentes de fazer XYZ

A falta de uma API unificada se mostra bem mais problemática quando o programa que a utilizaria é uma peça complexa de software como o player do Flash 9.
” Veja o texto completo em Meio Bit | Más notícias para o Flash no Linux (Software).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Alessandro
Falta padronização: Falta padronização

Este é um dos problemas do Linux o seu ambiente gráfico o X, o que torna difícil a implantação de um programa gráfico para o mesmo, para um empresa que esta acostumada a fazer um versão e rodar sem problemas em outros sistemas operacionais, exemplo windows que roda do 95 ao xp sem problemas, até mesmo os programas livres com FireFox, Thunderbird... rodam melhor no Windows que no Linux. Tenta rodar o FireFox 1.5.0.4 num versão mais antiga do Linux, é quase impossível. E a atualização automática do mesmo funciona só no Windows, porque será? O FireFox por exemplo roda do 95 ao xp sem problemas.

Existem vários fatores para isso, mais falam, falam, falam e o problema continua.

Tenho um produto, rodando em modo gráfico, para dar suporte para ele tenho que testar em várias distribuições, além de o mesmo não funcionar em versões mais antigas. Isso é um tormento, tenho que ir no cliente a cliente para fazer o mesmo funcionar, atualizar distribuições ou obrigar o mesmo a usar uma distribuição e um ambiente gráfico específico, convenhamos sai bem mais caro para o clientes/consumidor, porque tem que pagar pelo serviço.

E as fontes do X então, mesmo usando fontes proprietárias ficam sempre feias... Instalei a versão nova do Linspire que acho a melhor distribuição Linux que une softwares proprietários e livres, com fontes configuradas, o X e tudo mais prontos para o uso, a mesma é muito bonita, fácil, mais quando navego na internet vejo a diferença, usando o mesmo browser nos dois ambientes o FireFox no Windows tudo funciona redondo, páginas bem montadas e fontes bonitas, já no Linux não da nem para comentar. Já testei o Ubuntu e várias outras distribuições e a mesma coisa acontece.

Sou obrigado a usar o Win98 no trabalho, e com sinceridade ele é melhor Desktop que qualquer distribuição Linux, mais rápido, bonito, integrado e já tem vários anos nas costas, e ainda consigo usar softwares recentes sem problemas nenhum.

O Linux sempre sera o sistema do futuro... nos Desktops
Comentário de tito
Incompetência, má vontade ou jogada de mercado??: Independente da razão da demora, acredito que o próprio mercado ditará o futuro do flash, uma página internet que não pode ser vista por todos seus visitantes mais cedo ou mais tarde incomodará o responsável por ela, que passará a cogitar outras tecnologias para agradar a todos.

O avanço do linux em empresas e órgãos governamentais ajuda, mas acho que a principal motivação ainda pode vir com a nossa colaboração, informando gentilmente para os donos das páginas com esta tecnologia "que não estamos conseguindo acessar seu conteúdo", quem sabe no futuro esta iniciativa force uma mudança no pensamento da adobe...

To address further objections, "Adobe isn’t open sourcing the Player at this time."
Comentário de Manoel Pinho
Não entendo porque dizem: Não entendo porque dizem que o X não é padronizado. Ora, o X é um padrão antigo, adotado por diveros sistemas operacionais e praticamente todos os Unices e distribuições linux usam exatamente a mesma implementação, o X.org. Tudo bem que algumas coisas podem melhorar e ter uma maior interoperabilidade entre ambientes desktop diferentes, mas isso já está sendo feito (pelo menos entre KDE e Gnome) pelo pessoal do freedesktop.org.

A atualização automática não é feita no linux porque, graças a Deus, os usuários não rodam o browser com poderes de root/administrador como no windows. Além do mais, cada aplicativo ter rotinas próprias de atualização do programa é coisa de Windows, que não tem uma ferramenta centralizada que atualiza todo o sistema operacional e os programas intstalados como o linux. Dar um apt-get upgrade/urpmi --auto-select/etc. atualiza o firefox e tudo mais que for necessário. O pessoal que usa linux tem que parar com essa mania de achar que o jeito windows de fazer as coisas é o certo e tudo o que difere é errado ou inferior.

Eu acho que você não está sabendo configurar sua distribuição ou não usando uma apropriada porque eu navego somente com o firefox no linux e não tenho nenhum problemas com fontes. Até as fontes M$ eu consigo visualizar gaças ao corefonts. Inclusive acho a aparência do firefox no linux melhor do que no windows. E olha que eu uso também em monitores LCD.

Windows 98 melhor do que linux como desktop ? Você ainda usa um sistema que nem tem mais atualizações da MS porque foi descontinuado por ela ?

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de ricardomoc
Sério?: "Sou obrigado a usar o Win98 no trabalho, e com sinceridade ele é melhor Desktop que qualquer distribuição Linux, mais rápido, bonito, integrado e já tem vários anos nas costas, e ainda consigo usar softwares recentes sem problemas nenhum."

Tenho um colega que é obrigado a utilizar o W98 porque não existe atualização de software da placa de som dele para o WXP, por exemplo. No meu trabalho, a empresa optou por rodar o WNT emulado no Linux por não existir drivers para as máquinas mais recentes. Aliás, o Windows Media Player mais recente, aquele que irá sair com o Vista, parece que não terá suporte para o W98. Como disse você, por que será?

Enquanto o mercado estiver a serviço de um único fornecedor, sempre será assim. Enquanto você estiver propalando somente as dificuldades que tem com o Linux, esquece que existem diversas pessoas (eu, por exemplo) que tem muitas dificuldades com o Windows. E sim, sou usuário desktop tanto residencial quanto corporativo.

Pode crer, grandes consumidores de tecnologia como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal já estão apontando pela adoção do Linux. Será que a Adobe preferirá fechar os olhos para os consumidores que realmente pagam a conta? Ou você acha que a Adobe e outros fabricantes de software lucram com os fornecedores piratas? Aiaiai.
Comentário de RGRP
Primeiro a Adobe adquire.: Primeiro a Adobe adquire. Dpois demite funcionarios. E agora isso. Assim ela vai cavando a propria cova pois só esta incentivando terceiros a desenvolverem novos softs para concorrer com seus produtos.

bem só fico triste com uma coisa: como vou ver uns cartões do vox, uns videos do mcc e até qdo conseguirei ver o charges.com.br?
pq ja tem muita coisa por ai que precisa do player 8.. =/
Comentário de marcosalex
Manoel, voce disse tudo. A: Manoel, voce disse tudo. A "sua distribuição" funcionou com o firefox, mas se voce pegar o mesmo pacote que usou e testar em outra , não vai conseguir. Isso porque no repositório que você baixou ele foi configurado.
O Windows tem sim uma ferramenta para instalação, são os pacotes .msi que são bem mais simples e torna o problema de dependencias transparente para o usuário. E dessa forma o próprio SO gerencia as instalações, sem precisar de apt, urpmi, etc.
E por ultimo, o Windows 98 é do tempo do kernel 2.2. Nem todos os programas pra Linux rodam nele e se tentar instalar um pacote nele, voce se perde no meio de tantas dependencias e nem sempre as ferramentas resolvem o problema.
Haskell developer
Comentário de Necronomicon
Conversa: Anota aí...vejo qualquer formato de vídeo com o mplayer, copio dvds com o k9copy, gravo de cd-r até dvd-ram com o k3b, ouço músicas com o amarok ou xmms, uso o openoffice, programo com o anjuta,etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc...
E tudo no Slackware, é raro (raro mesmo!) encontrar uma tarefa que eu não consiga fazer no Linux
Ahhh...editoração gráfica ou cad não vale, isso é a pulga da pulga no desktop...99% dos usuários não precisam disso...
Mas uma coisa sempre me chama a atenção...hardware lixo nas empresas, hardware sucata, tranquêra, bagulho...daí querem um KDE com todas as firulas habilitadas, rodando com menos de 128 MB de RAM...comédia
Comentário de ini
A Macromedia fazia...: Existe algo que use .SVG em animações para substituir o .SWF?
Se isso existir me avisem. Se não existir está aí a dica para os programadores de plantão.

Espero que a Adobe venha a falir porque a Macromedia "lembrava" que existia o Linux e conseguia lançar seus players (sem desculpas esfarrapadas).

DW...
Comentário de Necronomicon
Nem reparei: Você é um usuário Linux de verdade ou uma versão open source do "next next next...finish" ?
Para o técnico, nada disso que você chorou vale, pegue os fontes, compile e deixe tudo pronto para o seu cliente, ponto final!
A menos que você não saiba fazer isso e só lembre de coisas do tipo "apt-get install..."
Aí danou-se...e ainda por cima culpam o Linux...
Larga a mão! Tomem vergonha na cara e deixem de ser PICARETAS!
Comentário de nemesis
como assim más notícias?!: "dificilmente teremos um player Flash 8 ou 9 para Linux"

finalmente estaremos livres do Flash?! :)

não, provavelmente algum pelassaco vai tentar implementar um player Flash livre...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Diversidade: Não disse que não é preciso uma padronização maior no linux mas também tenho certeza de que nunca será tão padronizado como o windows porque o linux não é um produto de uma única empresa. A diversidade das distribuições linux naturalmente introduz algumas diferenças entre elas mas também é essa a razão da força do linux. Não é necessário que o MESMO pacote funcione em todas as distribuições de linux, até porque o software é livre e qualquer distribuição linux possui pacotes nativos para o programa.

E softwares proprietários ? Já existem várias soluções, como o uso de instaladores próprios (como acontece com diversos jogos), autopackage (http://autopackage.org) e semelhantes. Essas soluções também resolvem os problemas de dependências e funcionam bem. Também não tenho nenhum problema em instalação de programas disponibilizados em rpms e .tar.gz binários compilados estaticamente.

Não conheço a fundo o MSI, até porque não uso muito o windows, mas a grande maioria dos programas ainda são diponibilizados com instaladores próprios em arquivos .EXE. Não sei se a MS pretende incentivar mais o uso dos .msi mas na cabeça das pesoas a instalação de programas no windows ainda consiste em clicar algum setup.exe (ou ainda rodar automaticamente via autorun), clicar um monte de janelas next-next-finish e uma vez instalado o programa não se preocupam em atualizar nada. Já que o .msi também não é o único nem o principal meio de instalar programas do windows não vejo como o linux está em situação pior quanto tem o autopackage e os outros meios de instalação de programas que citei.

Não vou nem comentar sobre o windows 98 agora porque até a própria MS encerrou seu suporte e atualizações e diversos programas e periféricos mais novos nem funcionam nesse sistema. E para que vou rodar o kernel 2.2 hoje se posso usar o 2.6 ou o 2.4. O linux é livre e não precisa ficar preso eternamente a compatibilidades retroativas que não acrescentam nada.

Não estou dizendo que não deve haver mais padronização no linux, mas que a situação não é tão ruim assim. O problema da falta de oferta de softwares proprietários no linux não é técnica mas comercial e cultural. Quando as empresas querem elas lançam sem grandes problemas versões de seus programas para linux. Já temos programas proprietários complexos como um Google Earth, Oracle, Maya e vários outros rodando em linux. Talvez ainda seja difícil para programadores não muito experientes e pequenas empresas gerar programas para linux por causa da falta de ferramentas de desenvolvimento RAD, mas grandes software-houses não dependem tanto dessas coisas para fazer programas comerciais.

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de nemesis
mentira: "windows que roda do 95 ao xp"

exceto que usuários rodando XP, ao se depararem com um aplicativo com a cara antiga do W95 vão achá-lo tão alienígena quanto um escrito em Swing ou GTK+.

essa conversa de padronização gráfica, de look-and-feel nativo me dá nojo. E que tal a nova onda do futuro: desklets ou "widgets" -- pequenos aplicativos rodando em seu desktop, cada um completamente visualmente diferente do outro e de outros aplicativos do sistema? cadê a conversa sobre "padronização" quando o objetivo é vender as quinquilharias "cool" do Vista?

conversa pra boi dormir...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Apotuxcalipse
Usuário de verdade?: ? Quer dizer que quem usa synaptic, yupm, aptitude ou apt-get não são usuários de verdade? são de mentirinha?

--
A ignorância é uma benção. Pra quem a tem, e não pra quem tem que ficar perto.

Comentário de Elpídio Estêncil Eufrásio Eliseu
amanheceu o dia: o blog oficial da Adobe do projeto de players Flash em Linux amanheceu o dia com um texto bem desanimador

Vai ser bem pior quando amanhecer a noite. Cruz credo!
Comentário de Nelio D. Vieira
O blog oficial já postou: O blog oficial já postou que resolveu o problema com o Gentoo e que já tem uma solução para a dificuldade encontrada na codificação. Ufa! Acho que vai ter Flash Player 9 para Linux, podem ficar certos
Comentário de Apotuxcalipse
Sorte a sua ?: Tem coisas que não consigo rodar no XP, tem coisas que não consigo rodar no Win9x. Jogos e CAD, por exemplo. Temos que separar o ideal do factível.

Se você estiver falando apenas de firefox, sua abordagem de defesa da "padronização" da M$ foi, de longe, muito menos que superficial. Alias, firefox deixou de ser suportado em win9x.(Semana passada, se não me engano, saiu essa noticia aqui).

Duvido que consiga instalar Acad2004|M$office2004 no seu win9x|win2000. Não roda e pronto. Quando voce faz um software, vc o adequa a uma plataforma específica(ou um conjunto delas) e o insere em um contexto tecnológico e atrelado a uma linha-do-tempo; nenhum engenheiro de software ou moleque-que-brinca-com-PHP vai fazer um sistema pra rodar em todos os ambientes, terrestres e marcianos, durante 30 anos. Aliás, nenhum sistema decente e sério irá suportar "de fábrica" uma base tecnológica que ja foi ultrapassada e melhorada de tal maneira que a tornou incompatível com versões anteriores dela.

Darwin já tinha descoberto isso, e se chama evolução. Duvido que se aparecesse uma gatinha neanderthal aqui alguém, (tirando o Nemesis) conseguiria sequer chegar perto dela, e se chegasse, conseguissem ter filhos(talvez o Nemesis). Aliás, duvido mesmo que conseguiria sair vivo (talvez o Nemesis). Se passou tanto tempo e as mudanças foram tantas, que se tornaram incompatíveis (Será que isso se aplica ao Nemesis?) - Qualquer coisa, reclamação ou discordãncia, é só abrir um Tick no suporte de Deus, mas não esqueça de anotar o protocolo... :D

Concordo com você, na parte de criar um aplicativo que dependa da versão x.y.z da biblioteca obscurous.so, que só é achada hoje em dia em um ou outro site garimpando no google.
Vide uvscan, da Mcafee.
Bem, ou você faz um instalador mais decente que verifique os arquivos que faltam e automaticamente modele o sistema para rodar a sua aplicação, ou faça como a oracle a uns anos atras, que fazia beicinho e dizia "não rodaremos em debian, nem em slack, nem em LFS, por que não, não e não (batendo o pezinho) " e com isso perdendo espaço para db's que não tinham tanta frescura.
A preguiça foi a mola-mestra que gerou as maiores invenções da vida moderna, e eu acredito nela como ponto de partida para tudo.
Agora, se você se contenta em ir de cliente em cliente e cobrar hora de consultoria/sessão de remendos, bem, pelo menos não reclame da vida, está te dando retorno $$.


--
A ignorância é uma benção. Pra quem a possui, e não pra quem tem que ficar perto.
Comentário de hamacker
A adobe esta dando bandeira: A adobe esta dando bandeira para o SVG, se vier uma empresa e criar um RAD tao bom quanto o flash-mx provavelmente não ouviremos falar do flash novamente.

A adobe reclama de API, mas no fundo no fundo a razão é que é dificil manter tantos codigos diferentes usando um render de tecnologia proprietária.
Comentário de adilson
Desculpe: Comentário errado
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de vmedina
Oh puxa... vai ter toda essa palhaçada sobre padronização???: Esse pessoal que fala da, suposta, inteligência em ter um S.O. padronizado sempre me soa como um bando de reclamões sem razão.

As distros Linux não são produzidas por apenas um fabricante ou um grupo de desenvolvedores, logo a pluralidade é normal, interessante e recomendada. Mas isso não quer dizer que não exista um grupo de componentes mais usados.

A principal dificuldade do povo do Flash Player é porque eles visam 100% de compatibilidade, mas isso é difícil numa plataforma diversificada como o Linux. O que eles esquecem é que a padronização que eles visam, acontece sem precisar de fazer um acordo com um criador de software.

A jogada é simples, mire um componente que permita fazer o que seja necessário e que ele seja bem aceito por umas 2 a 3 distros grandes e publique o Software. As outras distros irão passar a utilizar aquele componente para que todos os seus usuários possam usar o Flash Player. A padronização vai acontecer rapidamente por causa da necessidade dos usuários.

Sobre a preferência entre LInux e Win 98 e todas as críticas, será que o problema não anda entre o teclado e a cadeira? Pense nisso!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Manoel Pinho
Flash 8 required !: Fui entrar no site de uma divisão da Fox films ( http://www.foxatomic.com/ ) para ver informações sobre um filme e olha o que recebo:

Flash 8 required!
This site requires the Adobe Flash Player.

Estou usando firefox com plugin do Flash 7 instalado...

Certos webmasters adoram fazer essas gracinhas. Espero que esses caras da Adobe aprendam a programar em linux e lancem logo versões mais novas do Flash.

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Dm7
E sobre o Gnash?: Não seria a alternativa? Alguém por aqui está acompanhando seu desenvolvimento?
Comentário de rca_cap
Concorrente para o Flash: Alguma empresa,sun, ibm, google, sei lá. Criar um concorrente para o FLASH. Pode ser alguma coisa ligada ao svg.
A linguagem eh pronta, trabalha com JavaScript, eh só criar um programa que facilite a construção.

Como já comentei anteriormente. SE alguém pedir pra vocês programarem em flash o que irão fazer? Supondo que aqui ninguém use software pirata.

Comprar a Flash MX antigo, para emular no linux?
Comprar o Windows e instalar o Flash que comprei pra fazer isso.

Existindo um concorrente. Era só falar, bom não vou usar flash, vou usar OpenSVG para desenvolver seu site. Ele é tão bom qto ao flash, só que roda em qualquer navegador e sistema operacional.
Comentário de domus
Padronização?: Pq sempre tem que vir alguem e falar no raio da "padronização", po ate parece que nao conhecem o X.org, ele por si só já um padrao adotado em larga escala pela maioria das distros, alguem lembra quando o Xfree86 decidiu mudar a licença? todo mundo e senoa a maioria migraram pro padrao X.org e agora me veem com essa conversinha mole de que falta padronização, fala serio... ehehhe

isso que da ficar usando "drogas", os efeitos colaterias sao sempre "padronizados" eheheheh
Comentário de Alessandro
Bom...: Realmente, mais se o win98 roda nestas máquinas e bem, porque o dono da empresa vai trocar isso? O que vai ganhar com isso... nada... problemas... muitos problemas...

Porque toda a empresa precisa de um software para controlar o seu negócio ou seja precisa de um controle de estoque, contabilidade, caixa, emitir notas... e aonde tem isso para Linux, e quando der problema quem chamar. Sei que existe vários projetos em andamento para isso, mais ainda projetos alfa ou seja não existem profissionais e nem softwares para estas empresas que precisam softwares personalizados.

O que elas vão fazer? Colocar o windows e usar os softwares livres que tem versão para o mesmo a rodar nestas máquinas, pronto.

O exemplo do windows 98 e somente para mostrar que mesmo um sistema de quase 10 anos ainda se torna mais funcional que o Linux nas empresas, porque existem vários profissionais no ramo, vários softwares, roda bem rápido e não deve nada na questão Desktop para o Linux atual.

Sei que sempre falo isso, mais não é para criticar o Linux, e sim para mostrar a realidade nas empresas.

O Linux é um ótimo Servidor, mais nos Desktops vai demorar ou nunca vai chegar porque não existem softwares personalizados e nem profissionais para o mesmo.

Não me preocupo com o fim das atualizações da Microsoft para o Win98, até porque não atualizo faz tempo, uso programas de terceiros para controlar o Desktop que impede o usuário de instalar programas e fazer alguma bobagem, junto com um bom firewall e claro um bom antivírus. E para os softwares da empresa temos o Delphi que é a melhor ferramenta para desenvolvimento que existe, sem dúvida consigo usar o mesmo por mais 10 anos sem problemas, tem gente usando Dos 6.22 com rede Lantastic ainda hoje rodando bons programas em clipper.

Gosto do Linux e estou desenvolvendo um novo aplicativo para a empresa com o mesmo, mais o custo para empresa esta saindo bem caro, não no requisito máquinas e sim em serviços. E este produto quando tiver pronto vai sair bem caro para ser vendido para outras empresas, posso até distribuir gratuitamente mais a parte de serviços, implantação e manutenção vai ser bem cara, esta é a realidade.

Hoje se qualquer desenvolver fosse desenvolver um software para ser comercializado por exemplo para automação de farmácias, para ser vendido barato e até mesmo pela internet em que sistema ele desenvolveria?
Não preciso responder né.

Comentário de Alessandro
Pagando...: Se o cliente pagar, não tem problema...
Comentário de Alessandro
Tem razão...: Tem razão

Mais no win98 consigo ler e editar qualquer aplicativo feito no Office2003, tenho o AutoCad para o 98, tenho os aplicativos do Corel 11, tem o Delphi 7, ...e assim vai... ou seja tenho um Desktop totalmente funcional ainda.

A merda do Internet Explorer esta ai a 10 anos e ainda é utilizado por 85% do usuários, ainda assim várias empresas te obrigam a usar o mesmo, exemplo Office do Bradesco, Banco/Financeira Cacique, ou seja os padrões são difíceis de ser mudados. Vejo esta ladainha a 10 anos e realmente não vi grandes mudanças, a não ser nos Servidores e grandes empresas.

Comentário de Alessandro
Rodou bem...: No meu windows 98 rodou muito bem...
Comentário de Bruno Laturner
Advogado do Diabo: Procuro uma solução livre com amplo suporte aos principais browsers do mercado e plataformas diversas(Windows, Linux, BSDs e MacOS X) que tenha o seguinte:

- Animações com gráficos vetoriais
- Animações com gráficos rasterizados
- Decodificador de áudio e vídeo incluído
- Alto suporte à interação com usuários(chegando ao nível de jogos)
- Ferramenta livre RAD que suporte a tecnologia
- Fácil de ser embutido e integrado em páginas

Extras:
- Suportado em ambientes restritos
- Necessidade baixa de processamento e footprint de memória pequeno

----------------
CTRL+C, CTRL+V: A melhor ferramenta de programação criada pelo homem.
AjudaLinux Wiki
Comentário de Manoel Pinho
Win98: Então continue aproveitando o seu sistema obsoleto e sem suporte até que algum worm/vírus/malware acabe de detoná-lo e que mais nenhum programa rode nele.

Ah, e aproveite enquanto o Flash 10 não sai "otimizado para Windows Vista e IE 7" e não tiver mais versão para windows 98. Te garanto que o linux estará firme e forte até lá.

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Manoel Pinho
Razão: Realmente a coisa não vai mudar mesmo enquanto pessoas como você continuarem achando que é melhor seguir a boiada e manter cópias piratas do windows e esses softwares proprietários que você citou. O linux não tem culpa se a M$, Adobe, Borland e essa turminha não fazem seus softwares para linux. A Borland mesmo chegou a fazer há muito tempo o Kylix e a coisa só não foi para a frente porque a empresa não teve mais interesse em prosseguir o desenvolvimento. coincidentemente após ter se engajado no desenvolvimento de ferramentas para o M$ .Not, isto é .Net.

Por que você freqüenta esse site se não acredita na viabilidade do software livre e no linux ?

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Douglas Augusto
Tenta rodar o FireFox:
Tenta rodar o FireFox 1.5.0.4 num versão mais antiga do Linux, é quase impossível.


Que problemas você está encontrando? O Firefox exige[1] apenas distribuições com pelo menos o kernel 2.2.14.

O FireFox por exemplo roda do 95 ao xp sem problemas.


O Windows 95 não consta[1] na lista de versões do Windows suportadas pelo Firefox. Pode até rodar, assim como deve ser possível usar um kernel Linux abaixo do 2.2.14, mas provavelmente haverá efeitos colaterais.

1. http://www.mozilla.com/firefox/system-requirements.html

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Douglas Augusto
Armadilhas proprietárias: Notícias como essas são boas para nos relembrar/alertar de quão nociva é a dependência proprietária.

É nesse momento que todo o aparente radicalismo do Stallman em defesa da liberdade chega a soar tímido para mim.

Por favor, evitem ao máximo soluções proprietárias!

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Mas num é o pinho
Win98: Pára de falar tanta merda contra o Windows 98, seu mané de pinho. Com um bom firewall e o Internet Explorer bloqueado, ele é perfeitamente seguro. Tu não usa, não conhece e fica atacando o produto sem parar. Parece até que trabalha pra Microsoft e quer forçar os usuários a fazerem upgrade. Parece vendedor com toda essa insistência.

E antes que eu me esqueça, vai te fudê. Cara chato da porra.
Comentário de vmedina
Santa ignorância.: Tem sempre um pateta para questionar coisas já resolvidas.

Realmente, mais se o win98 roda nestas máquinas e bem, porque o dono da empresa vai trocar isso? O que vai ganhar com isso... nada... problemas... muitos problema


O que ele vai ganhar? Um sistema operacional que trabalhe decentemente com mais que 128 de memória. Um S.O. com suporte e assistência, sem falar em correção de bugs. Nem que seja para Windows, se é a solução que o sr. acha ideal, você DEVE passar para versões mais novas. Oras, isso é básico para qualquer pessoa com o mínimo de treinamento técnico, o que eu duvido que você tenha.

Porque toda a empresa precisa de um software para controlar o seu negócio ou seja precisa de um controle de estoque, contabilidade, caixa, emitir notas... e aonde tem isso para Linux, e quando der problema quem chamar. Sei que existe vários projetos em andamento para isso, mais ainda projetos alfa ou seja não existem profissionais e nem softwares para estas empresas que precisam softwares personalizados.


Já ouviu falar da Solis? Só para citar uma que aparece bem nas principais divulgações.

Esse sistema que vc quer não seria esse:
http://www.solis.coop.br/handler.php?module=sites&action=view§ion=&article=127&sitesdbname=solis


Sei que sempre falo isso, mais não é para criticar o Linux, e sim para mostrar a realidade nas empresas.


Não, você fala isso por que é um desinformado. Tão simples quanto parece.

O Linux é um ótimo Servidor, mais nos Desktops vai demorar ou nunca vai chegar porque não existem softwares personalizados e nem profissionais para o mesmo.


Você não tem vergonha de usar uma fala dos idos de 2002? Tem paciência.

Não me preocupo com o fim das atualizações da Microsoft para o Win98, até porque não atualizo faz tempo, uso programas de terceiros para controlar o Desktop que impede o usuário de instalar programas e fazer alguma bobagem, junto com um bom firewall e claro um bom antivírus. E para os softwares da empresa temos o Delphi que é a melhor ferramenta para desenvolvimento que existe, sem dúvida consigo usar o mesmo por mais 10 anos sem problemas, tem gente usando Dos 6.22 com rede Lantastic ainda hoje rodando bons programas em clipper.


Deveria se preocupar, por que o Win98 é difícil de gerenciar quando adotado em redes médias. Enquanto um técnico pode administrar várias máquinas Linux e resolver vários problemas remotamente, o Win98 não tem tanto suporte para esse tipo de coisa.

Sinto muito, mas para esse tipo de solução que você apresenta é que não tem gente suficiente para dar suporte, fora uns dinossauros. DOS 6.22? Isso é velho hein!

Gosto do Linux e estou desenvolvendo um novo aplicativo para a empresa com o mesmo, mais o custo para empresa esta saindo bem caro, não no requisito máquinas e sim em serviços. E este produto quando tiver pronto vai sair bem caro para ser vendido para outras empresas, posso até distribuir gratuitamente mais a parte de serviços, implantação e manutenção vai ser bem cara, esta é a realidade.


Se sai caro, é um problema simples de falta de ferramentas para o ciclo de desenvolvimento e uma falha em poder planejar os custos de desenvolvimento do mesmo. Resposta para isso: Engenharia de Software.

Se o seu modelo de negócios está mal planejado, procure o SEBRAE, o mesmo vai poder te orientar em como fazer estudos de viabilidade e definir as melhores formas de administrar a sua empresa.

Hoje se qualquer desenvolver fosse desenvolver um software para ser comercializado por exemplo para automação de farmácias, para ser vendido barato e até mesmo pela internet em que sistema ele desenvolveria?


Desenvolve no que o cliente pedir ou no que a empresa tiver "expertise". Bobeira vc se posicionar de uma forma tola como essa, pois várias empresas desenvolvem em Java ou outras linguagens multiplataformas.

Da mesma forma que o seu pedido por nota fiscal e etc. você pode contratar uma empresa para de senvolver algo mais para você baseado numa solução já feita.

Tomara que você não seja o CIO da(s) empresa(s) hipotética(s) apresentada(s). Nesse ramo, a miopia é um convite para o fracasso.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de bebeto_maya
Exageros!: __Olha, esse lance das APIs é velho...Não procuraram o Linus? Ou algum mantenedor do Kernel? E as ides de desenvolvimento do Linux...?? Se é tão díficil, porque há tantos programadores em Linux...?? Se não tem ides boas, certamente não tem programadores.Ponto.

__Programar para linux é muito mais fácil que para Windows, você pode programar até através de rotinas em Shel Script, coisa que no WIndows é um fiasco do DOS Batch, que morreu no XP, e só agora no Vista é que teremos algo que lembre linguagem interpretada...Veja o Linux/NIX: Glade, Eclipse, Gambas, Xdialog, Shell Script, TCL-TK, Python, QT Designer, LAMP, etc...E a questão da API ??? Olha vi eles portarem programas complicados para Linux...Porque não portam o Flash player através do WIne? O Flash Player roda melhor emulado pelo WIne que nativamente...é melhor do que nada.

__Não estou envolvido no ciclo de desenvolvimento, mas por experiência própria, digo que programar para Linux é melhor, tecnicamente, do que programar para WIndows...

__Agora toda vez que sai uma notícia dessas, um desafeto do Linux, surge com as mesmas baboseiras: "O desktop do Linux não presta". O que é uma grande mentira, qualquer usuário acostumado com os refinamentos do KDE, odeia a maneira retardada de como o Explorer trata seu usuário, sem contar que alterações visuais do KDE são gratuitas, enquanto no Windows, tú paga US$30,00 por um Plus miserável, ou usa um daquesles softwares que substituem o Explorer, e reza pra não detonar seu S.O.

__E a velha de que o X, não é padronizado...POr favor: Todo mundo tá usando Xorg, ou Xfree, com as mesmas padronizações e compatibilidades, esta é uma área onde pouco se "despadroniza"...Inclusive 99% das distros atuais tendem a utilizar o XORG...Se esse é o nível "científico" das Universidades, pasmém, a coisa tá mal.

__A API pode até está dando trabalho, mas não vamos jogar um turbilhão de lixo em cima do Linux por isso. Porque portar programas do Linux para o Windows é muito, muito, muito mais complicado.

__Em tempos, a notícia foi sensacionalista, pois, segundo Posts do Meio Bit:

¨O blog oficial já postou que resolveu o problema com o Gentoo e que já tem uma solução para a dificuldade encontrada na codificação. Ufa! Acho que vai ter Flash Player 9 para Linux, podem ficar certos
Postado por: Nelio Diniz Vieira.¨
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de manoel_lobo
"...mas não vamos jogar um: "...mas não vamos jogar um TURBILHÃO de lixo em cima do Linux por isso."

Essa expressão foi muito ninja, tô me cagando de rir.

E por falar em X... é possível executar programas gráficos remotamente (e de forma sergura, com SSH) em sistemas Unix/Unix-like nativamente, sem a necessidade de softwares extras.

Nas janelinhas é necessário VNC ou TS (tem que ser selado, registrado, carimbado
avaliado, rotulado se quiser usar), e ainda tem nêgo que chama o X de despadronizado...

Quem sabe no futuro não surja um Xcom ($$$, nada de Xorg) ? :)


Plunct Plact Zum... M$...

--
..Got to ride that rocking horse.
Comentário de nemesis
exceto: "Programar para linux é muito mais fácil que para Windows"

exceto, claro, para os milhões de pelassacos incompetentes que devem sua vida profissional aos wizards, templates e autocomplete do Visual Studio, VB, Delphi e correlatos...

esse pessoal aí é igual àqueles técnicos de suporte que vivem de remover vírus e fazer backups em máquinas Windows: se a M$ cair, vão ficar todos desempregados...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
exceto: "Programar para linux é muito mais fácil que para Windows"

exceto, claro, para os milhões de pelassacos incompetentes que devem sua vida profissional aos wizards, templates e autocomplete do Visual Studio, VB, Delphi e correlatos...

esse pessoal aí é igual àqueles técnicos de suporte que vivem de remover vírus e fazer backups em máquinas Windows: se a M$ cair, vão ficar todos desempregados...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Covarde: Seu covarde, pelo menos seja homem para se identificar quando xingar alguém e assumir que é mesmo um zé mané real que só consegue usar windows 98. Até mesmo os defensores de windows mais radicais conseguem aceitar que os windows 9x nunca foram sistemas sérios.

Comentário de jobdrb
Isso é normal.: Muito boa resposta.

Me deparo todo dia com pessoas (não digo profissionais) sem conhecimento e preparo profissional.

Chega até me doer no ouvido, ouvir dizer que o Delphi é a melhor ferramenta do mundo. Tenha dó. Isso realmente é miopia.
Me desculpe, espero que o caro Clippeiro, leia um pouco e descubra o que é planejamento e pragamatismo.
Sei que nem todos tiveram as mesmas oportunidades e formação.
Por exemplo, para fazer programas pra Windows, o Clarion é 3x mais rápido, 4 vezes mais integrado e completo, e os aplicativos 2x menores que o Delphi, so pra dar como exemplo um ambiente. Ah! Sim. e com Clarion vc pode ainda, gerar o programa pra Java, PHP, asp/.net. simplesmente mudando as templates. No mesmo padrão ainda temos o WinDev, WebDev, ...

Não o culpo. É o velho baixo padrão Brasileiro de educação e formação moral e ética. No Brasil, da pirataria. Da falta de formação, da falta .. falta falta .... tudo isso é corriqueiro.
A grande questão, é que a maioria dos ditos programadores, tem baixa formação. Não os culpo, a baixa qualidade de formação é generalisada, tirando-se algumas excessões.

Alia-se ao baixíssimo nível de leitura dos Brasileiros, e ao baixo padrão ético e moral. Somos em geral quebra galhos. Pois falta pragmatismo, ética e cidadania em geral, pois os exemplos da elite são péssimos, e isso vem do Império, da "cultura portuguesa" "chamada de jeitinho brasileiro" que nem brasileiro é. "Leia o Portugues que nos paril", que explica bem a origem do brasileiro. e se puder vá a portugal depois pra Alemanha/Inglaterra.
Mas, apesar de isso ajudar a explicar, você, eu e ninguem precisa manter o status quo.

PEÇA AJUDA!

Nós aqui teremos alegria e satisfação em ajudar;

Ao invéz de criticar! Fale, estou tendo dificuldades em lidar com a multiplicidade de opções.

Tais e tais questões me atordoam; Por onde devo seguir?

siga o caminho da liberdade, da cooperação e humildade!
e não confunda humildade com modéstia! a primeira é muito mais importante que a segunda. leia "Sem Medo de Vencer"

Boa semana!

Comentário de Damarinho
O que é LSB ?: (*_*)
Padronização - Interoperalidade - Compatibilidade

1 - "
The Linux Standard Base (LSB) is an application binary interface (ABI) for Linux and Linux-compatible platforms."

2 -
"O Free Standards Group anunciou, hoje, que a especificação Linux Standard Base - LSB foi aceita por unanimidade como um padrão ISO, a ser publicado sob a denominação IS-23360. Para quem ainda não sabe, a LSB é uma proposta de padrão de interface binária de aplicações (ABI) para Linux, com o objetivo de que uma aplicação criada para rodar sob LSB seja executada em qualquer distribuição certificada LSB."

3 - LSB, LSG
http://www.eweek.com/search_results/0%2C1208%2C%2C00.asp?qry=lsb§ion=&site=7

http://web.info.com/infocom.us/search/web/linux%2B%252Blsb

http://www.google.com.br/search?q=linux%20+lsb&start=0&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official

4 - Windows x Linux
Caduca discussão.
Literatura sobre o Linux é vastíssima em conteúdo e fidedignidade.
Empresas já anteciparam o futuro co mo Linux.
Usuários medianos migram, paulatinamente, para o Linux.
Usuários extemporâneos procuram informar-se sobre o Linux.
Nunca se publicou temas e conteúdo sobre um sistema como há anos é feito com o Linux, OpenSource, SisOpen.

Discutir Windows x Linux não é mais celeuma nem beligerância. Uma relação considerável de adjetivos para o Linux já é bastante divulgada e conhecida.
Elogiar o Linux é um pleonasmo.

\o/




(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
De Ashtar Sheran: http://www.caminhosdeluz.org/10.htm
Comentário de rca_cap
O pessoal do Gnash deve estar vibrando: Imagina se o pessoal que desenvolve o Gnash, lança o player para o Flash 9?
como vai ficar o pessoal da Adobe?

Isso será mais um prova que podemos desenvolver um concorrente para este software proprietário
Comentário de CWagner
Tanto é verdade que a M$: Tanto é verdade que a M$ teve que desistir da família 9x e investir na "Nova Tecnologia". Houve momentos na história em que haviam duas ou três versões diferentes de sistema operacional com o nome Windows.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Não deixe de assistir a este documentário sobre os da Rede Globo, produzido pela BBC de Londres.

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml

Assista e divulgue.
Comentário de Alessandro
Típico: Típico de pessoas que sem argumentos atavam quem critica, obrigado por me chamar de pateta e míope e dizer que não tenho competência.

Em relação a empresas que tenho contato profissional, vão bem obrigado posso te passar o telefone dos donos e você pergunta para eles, são empresas de comércio e serviços que se o sistema parar pode fechar porque não funcionam, ou seja, uma hora parado é um prejuízo enorme. Neste cenário não podemos usar amadorismo.

Na sua visão todo o bom programador tem que usar o Linux, mais fica sabendo se o profissional for bom ele usa qualquer ferramenta e faz o seu serviço direito, o importante é o funcionamento.

O que eu faço aqui neste site, falando mal do Linux? Não apenas mostrando a realidade das empresas, acho que tu não sai de casa não é, vai no comércio, no supermercado, no banco e vê que aplicações eles rodam, porque será, claro são todos patetas.

Mundo real é este... eu pelo menos estou tentando mudar isso numa empresa de maior porte, porque eles concordaram em investir nisso, mais para pequenas e médias empresas ainda não da.

Quando der exemplos de projetos neste sentido em Linux, favor dizer aonde funcionam em produção, porque de projeto o mundo ta cheio.

Comentário de jobdrb
Saco cheio de Flash: Sim, estou com o S... cheio do Flash. Qua ndo lançaram achei legal,
tem utilidade. para algumas coisas. Mas estão exagerando.
Fazem sites todos em flash, demora pacas, é de tamanho fixo. lerdos...

Bah! Ontem mesmo liguei pra GVT pra saber sobre as opções de linha e Adsl deles. Ai a moça disse que estava no site.
A dita página, era um flash imenso, cheio de frescuras e demora pra carregar.

Falei então pra ele, olha o cliente "Quer informações" rápido e fácil, e não uma página cheio de coisas voando.

A culpa é do pessoald e markting ou de WebDesigners que estão mais preocupados em curtir do que atender os clientes.

Um bom exemplo de site era o proprio site da macromedia, que vc usava muito bem sem o flsh instalado. e se caso tivesse o flash ele era usando automaticamente e sem exageros.

WEBDESIGNER SEJAM DESIGNERS E NÃO DESENHISTAS



Comentário de manoel_lobo
Windows nenhum é sério,: Windows nenhum é sério, nem 9x nem NT.

Já tive vários problemas causados pelo driver da placa de rede DWL-G520 da D-Link, que causava uma magnífica BSOD no XP.

O exemplo acima reflete bem o que produtos fechados/proprietários podem representar, além da dependência do fornecedor, temos também problemas técnicos de brinde.

De quem é a culpa ? M$ ou D-Link ?

Serve pra alguma coisa a assinatura digital do driver, alegando que ele passou no teste de compatibilidade ?

Ou é apenas uma desculpa pra M$ tirar o (_*_) da reta ?


Muito se discutiu sobre a criação de uma interface para drivers binários no kernel Linux, porém, Linus e a equipe de desenvolvimento não querem códigos podres que venham a interferir na qualidade do mesmo, tomara que essa tal API jamais seja criada.

--
..Got to ride that rocking horse.
Comentário de manoel_lobo
Blues: "...time takes it's toll, on a gambl3r's roll..."

--
..Got to ride that rocking horse.
Comentário de vmedina
Manoel, não alimenta!: Relaxa cara, vai ficar alimentando gente que não tem o que dizer? :)

Até o pessoal que usa o Windows não gosta de trabalhar com o 9x. Isso é fato. Só uma pessoa abaixo da média poderia citar algo assim.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de marcosalex
"ealmente a coisa não vai: "ealmente a coisa não vai mudar mesmo enquanto pessoas como você continuarem achando que é melhor seguir a boiada e manter cópias piratas do windows e esses softwares proprietários que você citou."
Manoel, pessoas como ele são 95% dos usuários de computador e a maioria das empresas. É mais fácil o Linux adotar certos padrões do que querer mudar a cabeça dessa gente. O autopackage pra mim é a solução mais próxima de instalação fácil de softwares, mas quais distros vem com ele como padrão? A grande maioria dos usuários não querem ir para o console digitar comandos e nem abrir ferramentas pra confirmar dependecias. Querem clicar no programa e instalar. Os ultimos instaladores da MS estao com cada vez menos Next, Next.
Ah! O msi faz tempo que é o padrão. Os arquivos Setup.exe geralmente chamam o msi que se encarrega do resto. Só dá problema com softwares antigos, que usam mecanismos próprios, mas com o .NET isso acaba.

Haskell developer
Comentário de vmedina
Realmente, é típico de quem não conhece do que fala.:
Em relação a empresas que tenho contato profissional, vão bem obrigado posso te passar o telefone dos donos e você pergunta para eles, são empresas de comércio e serviços que se o sistema parar pode fechar porque não funcionam, ou seja, uma hora parado é um prejuízo enorme. Neste cenário não podemos usar amadorismo.


E você aconselha o uso do Windows 98??? Eu acho que nem a Microsoft recomendaria.

Na sua visão todo o bom programador tem que usar o Linux, mais fica sabendo se o profissional for bom ele usa qualquer ferramenta e faz o seu serviço direito, o importante é o funcionamento.


Na minha visão, o bom programador num cenário como o nosso desenvolve para qualquer plataforma, adotando ferramentas que permita que isso aconteça. Um bom profissional apresenta boas soluções e não tem preconceitos com tecnologias, se pautando por avaliações frias.

Por isso que eu recomendo o Linux para quem usa muito a máquina. Meu Desktop de trabalho fica constantemente ligado, pois meu sistema me permite isso. O Windows 98 não permite passar mais que 1 dia, se não exigir muito, sem rebootar a máquina.

Vê, argumentos e não FUDs requentados.

O que eu faço aqui neste site, falando mal do Linux? Não apenas mostrando a realidade das empresas, acho que tu não sai de casa não é, vai no comércio, no supermercado, no banco e vê que aplicações eles rodam, porque será, claro são todos patetas.


Bom, se você acha que este é o meu caso, use o google! ;) Talvez se surpreenda.

Na verdade, você que enxerga mal a realidade.

Quando der exemplos de projetos neste sentido em Linux, favor dizer aonde funcionam em produção, porque de projeto o mundo ta cheio.


Bota a cara no mundo, os exemplos que eu dei anteriormente estão nas ruas a muito tempo.

Acho que está na hora de você rever os seus conceitos.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Alessandro
Finalizando...: Só para terminar, não gosto da Microsoft, não recomendo Windows aos meus clientes, mais sim o mercado.

Dei exemplo do Win98 para mostrar que em 10 anos nem o Windows evolui e muito menos o Linux no quesito Desktop.

O que um usuário faz no XP faço também no 98, que bem administrado pode ser sim ser um sistema seguro. No quesito Desktop não posso falar o mesmo do Linux, porque ainda não chegou la.

Quero deixar claro, usei o Win98 como exemplo porque tenho vários clientes que o usam sem problemas.

O Linux como Servidor não tem comparação, o Windows fica no chinelo.

Para ganhar dinheiro desenvolvendo softwares específicos, para isso tenho que usar o Delphi com o Windows infelizmente... esta é a realidade. O Delphi alia rapidez com desempenho.

Para aplicativos WEB a coisa fica mais equilibrada, mais sites grandes e importantes usam ainda a tecnologia Microsoft.

Enquanto o Java não produzir aplicativos rápidos em desempenho, nunca vai decolar.

O .NET e o MONO são tecnologias ainda distantes.

Uso o Linux, ganho dinheiro vendendo aplicativos feitos em Delphi, porque o mercado quer assim.

Espero que isso mude mais faz 10 anos e nada, mais ainda tenho esperanças.

Estou fazendo a minha parte, ou seja usando aplicativos livres para desenvolver softwares específicos, relatando bugs, dando opiniões, mais não viro as costas para a realidade senão morro de fome, ou será que da para viver de ideologia.

Espero que as minhas críticas sejam construtivas.

Comentário de nemesis
como no: "A grande maioria dos usuários não querem ir para o console digitar comandos e nem abrir ferramentas pra confirmar dependecias"

como nos front-ends gráficos para gerenciadores de pacote do Ubuntu, Mandriva, Suse e outros?

ah, tá, tem que estar no repositório e isso significaria o desenvolvedor perder tempo criando um pacote específico. Mas no que isso difere de se criar um pacote autopackage?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de KyNDeR
Flash com WINE: Tudo bem que o flash não tenha uma versão para Linux, mas consegui fazê-lo rodar bonitinho utilizando a última versão até então do WINE(0.9.17), apenas um wine setup.exe e ele instalou sem maiores problemas.


Muito melhor se tivéssemos a versão para Linux, eles não precisam liberar o código, mas se pudessem vender sua versão para Linux, já seria legal.



http://pqui.codigolivre.org.br
Comentário de Dm7
Já ouviu falar no Gnash?: Li uma notícia sobre ele há algum tempo por aqui... aparentemente seria o substituto "livre" do Flash para Linux.
Comentário de Paulo Dias
De acordo...: Sem falar que você não consegue abrir os links das páginas em flash em abas e perde esse recurso do navegador.
Isso quando não inventam uma página "interativa" onde você frequentemente se perde.
Comentário de Antoine
Fresh Prayer: Corrigindo: do Flash Player.
Comentário de Ark
Dependência proprietária?: Quer dizer que bobagens como essa só acontecem com softwares não GPL? Ah, que bom saber disso.
Comentário de rafaelpt
Alessandro... Desista!: Alessandro,

Só posso sugerir a ti que não perca tempo. Esse é um site de fanáticos e visionários (e consequentemente cegos). Se a argumentação não for favorável ao GNU/Linux, quase sempre é ignorada e/ou ridicularizada. Terá sorte se não for ainda mais ofendido.

O seu primeiro comentário foi perfeito. Todos os problemas que você tem eu também tenho. E provavelmente continuaremos tendo por muito tempo.






Comentário de manoel_lobo
Esse papo de "fanáticos",: Esse papo de "fanáticos", "visionários" e ainda por cima "cegos", não cola.

Somos apenas pessoas que conseguiram quebrar a opacidade da matrix e enxergar um outro mundo, com soluções tecnicamente superiores e economicamente viáveis.

Não entendo como certas empresas (a maioria delas, que é o default) não tendem a investir em capacitação, para tornar possível o desenvolvimento dos seus produtos em plataformas diversas, quebrando o paradigma criado ao longo do tempo.

Cartas de alforria custam caro (tempo e dinheiro), mas só são usadas uma única vez, pense nisso.


"Eles querendo mudar nossa sina, nos injetando a inconsciência, dizendo que é a democracia."

Edson Gomes.

--
..Got to ride that rocking horse.
Comentário de vmedina
Continua a demonstrar a falta de conhecimento.: Ufa, ainda bem que vc finalizou. Fazia tempo desde que eu via tantos FUDs e tanta ignorância a respeito de 2 sistemas.

O que um usuário faz no XP faço também no 98, que bem administrado pode ser sim ser um sistema seguro. No quesito Desktop não posso falar o mesmo do Linux, porque ainda não chegou la.


Mas uma vez se mostra o seu conhecimento raso do sistema operacional que você realmente defende e o que você diz defender.

Você tem grandes diferenças entre XP e 98, sendo o primeiro muito melhor, incluindo sistemas de arquivos, aplicações, sistema de definição de permissões e etc.

No fundo, você não conhece nem o XP, quanto mais o Linux!

Quero deixar claro, usei o Win98 como exemplo porque tenho vários clientes que o usam sem problemas.


Não por isso, o BB ainda usa OS/2 nos caixas. Por isso o OS/2 é superior que os outros S.O.s?

Para ganhar dinheiro desenvolvendo softwares específicos, para isso tenho que usar o Delphi com o Windows infelizmente... esta é a realidade. O Delphi alia rapidez com desempenho.


Rapaz, então avisa isso ao pessoal que desenvolve sistemas com linguagens muito melhores como Python, Java e etc.

Para aplicativos WEB a coisa fica mais equilibrada, mais sites grandes e importantes usam ainda a tecnologia Microsoft.


Cada um usa o que quer, mas existem vários casos indicando a troca para uma infra livre para sites.

Uso o Linux, ganho dinheiro vendendo aplicativos feitos em Delphi, porque o mercado quer assim.


Ei! Essa é uma nova boa desculpa: "O mercado me fez assim".

Estou fazendo a minha parte, ou seja usando aplicativos livres para desenvolver softwares específicos, relatando bugs, dando opiniões, mais não viro as costas para a realidade senão morro de fome, ou será que da para viver de ideologia.


E aí pessoal, quem aqui vive de ideologia? Eu acho que a maioria vive de trabalhos bem feitos com Linux em diversas organizações.

Espero que as minhas críticas sejam construtivas.


Você não criticou nada, apenas mostrou desconhecimento tanto de Linux quanto de Windows, além de repetir FUDs clássicos. Esse foi o problema de toda a sua argumentação.

Sinceramente, se você falasse isso tudo antes de 2002 eu nem diria nada, mas acreditar nesse papo tolo ainda hoje é puro desconhecimento.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
pq?: pra quê ter problemas? continuem com o w98 e parem de reclamar...

além disso, pq somos cegos e fanáticos seguidores da M$ não são?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de henrique
pra mim até o 98 era sério: Depois é que virou piada ... um software com menu Verde ... só pode ser para acalmar o usuário, assim como todas as cores ecolhidas pela MS, são para acalmar o peão na frente do micro.

É piada o troço fazer Auto-atualização, não explicar oque vai ser atualizado nem mesmo pedir se pode.

E tem também o virus aquele que se instala sozinho... isso sim que é automação na instalação.

Henrique.
Comentário de rodrigo.g.amaral
Não é bem assim: Lendo no blog as notícias não são tão drásticas como o post. Não tem nada que fale que o desenvolvimento vai ser parado nem nada. Até parece que esse problema já foi resolvido pelos desenvolvedores.
Comentário de santo
Padronização: Padronização não é bem verdade do que se está reclamando o windows não é padronizado ele é unico portanto não tem padrões a não ser os propios deles mesmos para eles mesmos, o que se estão brigando é pela retrocompatibilidade que isso sim é forte no windows e quase nula no linux.
Quanto ao windows 98 (gostei do "no meu win98 funciona" hehe) querendo ou não gostando ou não todo mundo tem que aceitar que ele é um forte player no cenario dos desktops hoje em dia e é concorrente tanto do linux quando das novas versões do windows e de fato nem a MS com suas novas versões de windows e nem a comunidade do linux com suas distribuições tem conseguido apresentar soluções que façam os usuários debandarem para estas novas tecnologias.
Embora no mundo culto,utopico e ideal as pessoas sempre estarão disposta a aprender mais esta não é a realidade agora e dificilmente alguem vai largar o mamão com açucar do windows pra ir para algo que exija mais dele, eu mesmo já disse que o S.O. que for substituir o windows no futuro vai ter que fazer tudo que o windows faz mais facil e mais rapido senão não vai pegar e se pegar foi sorte.
Voltando ao ("no meu wind98 funcionou") ,senhores , temos que admintir que todas os aplicativos que os usuários amam estão no windonws e os caras não vão largar isto facilmente.
Quanto ao RAD eu programo em varias linguagens para varios sistemas e a verdade é que o delphi é uma otima ferramente de desenvolvimento sim e é dificil emborar existam ver ferramentas que tenham a mesmo produtividade, e é obvio que desde o começo do delphi sempre teve a discurção sobre a "facilidade de utilizar o delphi prejudica a qualidade dos aplicativos" uma vez que programadores sem o profundo conhecimento de informatica estavão desenvolvendo nele, isto é ruim mas é bom por que muitos aplicativos quebra galho surgiram por que progamadores inexperientes o fizeram enquanto os "grandes programadores" estava ocupados pensando em grandes programas, finalizando o forte do delphi sem duvida é a documentação que é muito bem estruturada e facil de se utilizar enquanto se esta programando igual do java e a do php e já vou falando muitas destas apis para php não colam justamente por falta de boa documentação.

Agora pelo amor de aquilo que vocês prezem o Stallman ja disse que o objetivo do software livre não é desenvolver o melhor software do mundo e sim desenvolver um software que respeite a liberdade do usuário, portanto chega se o linux é melhor que o windows ou vice versa ou MAC OS é melhor que os dois AZAR o importante é a filisonfia e ter um SO que resolva seu problema e não adianta chorar os softwares evoluem se amanhã surgir uma distribuição de linux melhor que o windows depois de amanhã a MS incorpora as modificações de quebra faz algumas melhoras e passa a ser melhor e depois de depois de amanhã alguem faz outra melhoria e por ai vai, agora ficar nestas discursões de menino pequeno "o meu é melhor que o seu" não vai levar ninguem a nada se o seu SO resolve seu problema seja feliz com ele se não mude de SO ou melhore-o agora ficar chorando por que o seu SO não é o melhor do mundo não vai te levar a lugar nenhum.
Seja coerente faça o possivel e utilize o que você tem na mão.
Comentário de Alessandro
Difícil...: Acho que tu não entendeu o meu ponto de vista, mais como tu é o rei da verdade não vou discutir.

É duro falar com um fanático... so entende o que ele quer, mais nada, ele não entende comparações e leva tudo ao pé da letra, mais sei que existem pessoas mais inteligentes que freqüentam este site e entenderam o que eu quis dizer.

Comentário de Donnie Darko
quanta m%#$! Nem vou me dar: quanta m%#$! Nem vou me dar o trabalho de refutar...
Comentário de Felipe Raposo
Mais ou mas (off topic): Alessandro, só uma correção nos seus comentários. As palavras "mas" e "mais" não significam a mesma coisa. Procure no dicionário o significado de cada uma, porque você as está usando de forma errada em todos os seus comentários.
Felipe Raposo

Comentário de Donnie Darko
Inteligência: Além da quantidade incrível de m*rdas ditas que nos fazem acreditar que você não deve ser uma pessoa muito, digamos, inteligente, ainda não sabe escrever bem. Cara, não use MAIS quando se deve usar MAS.
Lembrei-me de uma música do Titãs (fiz uma "pequena" adaptação:

"O Windows me deixou burro
muito burro demais
agora todas as coisas que eu penso
me parecem iguais
o sorvete me deixou gripado
pelo resto da vida
e agora toda noite quando eu deito
é "boa noite, querida"
ô Cride, fala pra mãe
que eu nunca li num livro
que o espirro fosse um vírus sem cura
e vê se me entende pelo menos uma vez, criatura
ô Cride, fala pra mãe
a mãe diz pra eu fazer alguma coisa
mas eu não faço nada
a luz do sol me incomoda
então deixa a cortina fechada
é que a televisão me deixou burro
muito burro demais
e agora eu vivo dentro dessa jaula
junto dos animais
ô Cride, fala pra mãe
que tudo que a antena captar
meu coração captura
e vê se me entende pelo menos
uma vez, criatura
ô Cride, fala pra mãe"
Comentário de Donnie Darko
se bem que o "prayer" até: se bem que o "prayer" até faz sentido hehehe
Comentário de vmedina
Rei da verdade? Pensei que esse fosse vc!: É duro falar com gente que não quer entender o que se fala, ainda mais quando ela considera qualquer argumento contrário como fruto de fanatismo.

Mas, e não "mais", paciência.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Dm7
Mas é assim que tem: Mas é assim que tem funcionado. E depois ainda é capaz "deste" software proprietário revisar sua posição,
Comentário de Osvaldo Santana Neto
Compatibilidade ou monopólio?: Sempre que eu vejo alguma empresa desenvolvedora de software proprietário reclamar que "falta padronização no Linux" eu faço com que meu cérebro leia "falta um monopólio de Linux".

Acho que é isso que eles querem. Desenvolvedores de software proprietário já ganham uma absurdo de dinheiro 'imoral' com cópias de seus softwares e ainda querem um monopólio para diminuirem seus custos de desenvolvimento.

Eu acho que esse tipo de atitude dessas empresas tinha que ser apoiada e até estimulada. Assim como também acho que as leis de propriedade industrial e intelectual deveriam ser estimuladas da mesma forma. É só uma questão de tempo para que o próprio sistema deles entre em colapso.
Comentário de Osvaldo Santana Neto
Burrice da GVT!: Avalie só a burrice da GVT: quando você entra na página que vende o serviço de ADSL deles o que você está buscando? Um serviço de internet com banda larga, certo?

Pois bem, uma pessoa que está buscando ADSL no site da GVT esta à procura de algum serviço melhor ou mais barato, *ou*, é usuário de internet discada e quer adquirir um produto de banda larga. Meu raciocínio confere até aqui?

Os caras fazem uma página superpesada, carregada de flashs, vídeos e efeitos pesados que vão demorar vários minutos para carregar no computador de um usuário de acesso discado no lugar de fazer uma página leve que carregue rápidamente e demonstre como o serviço deles é rápido.

Sério, não é uma tremenda falta de inteligência isso?


Comentário de Alessandro
Fim...: Visto que não pode fazer uma crítica, ou relatar casos do mercado neste site, porque sempre os comentários são iguais, tantos os meus como os dos outros participantes não vou mais me expressar no mesmo, vou penas ler as notícias do mesmo.

Ser chamado de pateta, burro, míope, analfabeto, ... não é uma boa postura, vou continuar traçando o meu caminho, usando o Linux aonde for possível, e continuar tocando alguns projetos.

Só uma última consideração 95% das empresas e dos desenvolvedores estão errados... vocês estão certos, isto é uma pesquisa feita analisando as pesquisas dos navegadores sendo que 10% usam FireFox e muitos usam o mesmo no Windows.

Será que 5% dos usuários tem razão? Será que vale a pena desenvolver para os mesmos, que na sua maioria são usuários que tem pessoal especializado para desenvolver os seus produtos. Isto ta mudando a 10 anos e não vi evolução nenhuma neste caso, claro estava esquecendo sou pateta, burro, míope, analfabeto, ...
Comentário de nemesis
poderia ser um início: "95% das empresas e dos desenvolvedores estão errados..."

1.000.000 de moscas não podem estar erradas: merda é bom.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Dm7
Péssimo argumento: "... 95% das empresas e dos desenvolvedores estão errados..."
Será que 5% dos usuários tem razão?

Não se desanime! Há muito mais a se descobrir no software livre!! Sobre 5% dos usuários terem razão... sim acredito que têm. Eles encontraram o que procuravam. 10% usam Firefox. Há 2 anos eram quantos? 2%?
Não seja obtuso!

Abs,
Comentário de glenio
Turbo: Até onde eu lembro, a página do Turbo (BrT) também é entulhada de Flash.
Comentário de Dm7
Só corrigindo... segundo: Só corrigindo... segundo pesquisas recentes, o market-share do Firefox está em torno de 13%.
Comentário de timm
hehehehehe: Há tempos o troll não acontecia aqui na Br-Linux. Mas foi divertido. Agora que a poeira baixou, vou expor minha opinião.

- Despadronizado é o car****. Padronização existe sim. Tâo padronizado que os programas Linux rodam em qualquer distribuição (a depender do pacote e da source) e em outros sitemas, como o FreeBSD.
- O mercado não obriga ninguém a nada, leu bem ô cara do Win98? Eu pelo menos crio o meu mercado em cima das palhaçadas que fazem "técnicos" como tu. "Escravos do mercado" são fracos, na verdade. Eu difundo o GNU/Linux e assim eu faço o meu mercado. Não dependo de empresa nenhuma.
- Não sei o motivo da dependência da Adobe, sendo que nós temos os melhores programadores do mundo (não incluindo eu, ainda estou aprendendo :). Já deveríamos ter posto a mão na massa.

E cara ae do Windons 98, não estou te tirando, mas larga o GNU/Linux e vai formatar micrinhos com Windons 98 que tu ganha bem mais, viu?
Comentário de Dm7
Concordo. E é engraçado se: Concordo. E é engraçado se perder tempo com Windows 98 (!!). Veja http://marketshare.hitslink.com/report.aspx?qprid=2


Comentário de vmedina
Você se posiciona como desinformado, como quer ser considerado?: O quê não é uma boa postura é a sua desinformação. Ao invés de repetir FUDs, poderia estudar melhora as possibilidades.

Grandes avanços foram feitos nos ultimos 3 anos, porém vocÊ os ignora.Então a única coisa que não evoluiu em 10 anos foi, portanto, o seu conhecimento sobre ambos os sistemas.

95% das pessoas consideravam a terra plana, porém elas não estavam corretas.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Necronomicon
Frase do "evangelho": Os religiosos vão me odiar, mas fica perfeito para retardados como esse Alessandro

"Amai o Bill sobre todas as coisas, e ao Windows como a si mesmo"

Esse Alessandro é aquele tipo de picareta que morre de medo das coisas mudarem, pois ele com certeza sobrevive devido ao lixo que é usado nas empresas...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004