“Um grupo formado para promover o padrão Open Document Format (ODF) está abandonando seu suporte ao formato em favor de um novo padrão elaborado pela W3C, em uma jogada que confunde ainda mais a já caótica pretensão de criar um único padrão para arquivos de escritório.
Em um recente post de blog, o vice-presidente e diretor de negócios corporativos da fundação, Sam Hiser, explicou a razão pela qual o padrão Compound Document Format (CDF) elaborado pela W3C é mais viável como formato universal que o ODF. Em entrevista por telefone, Hiser afirmou que a fundação começou a perder suporte para o ODF em fevereiro quando se tornou claro que a Sun Microsystems estava mais interessada em fazer com que seu próprio pacote StarOffice fosse interoperável com os formatos da Microsoft que fazer com que o ODF funcionasse com o padrão OpenXML. As particularidades incluem total compatibilidade com formatos da Microsoft, incluíndo o Open XML que a companhia de software criou para rivalizar com o ODF, melhor convergência com desktops, servidores e gadgets, portabilidade entre diferentes plataformas e independência de fornecedores, escreveu.
Em um post de blog, Jason Matusow, diretor de padrões corporativos da Microsoft, escreveu que a nova controvérsia sobre o ODF prova que o que importa são os aplicativos, não os formatos de arquivo.”