“Distribuição foca na customização, portabilidade e inovações técnicas. O Projeto Fedora, uma colaboração patrocinada pela Red Hat (NYSE: RHT), apoiada e suportada pela comunidade open source, anuncia que a versão 8 do Fedora supera 54 mil downloads desde que foi lançado, em 8 de novembro de 2007. As melhorias do Fedora 8 incluem capacidade estendida para os usuários criarem distribuições derivadas (spins) ou appliances customizados, aumento da segurança, uma interface nova e inúmeros avanços técnicos.
Primeiramente introduzido no Fedora 7, a capacidade de criar spins ou appliances customizados, que permitem ao usuário desenvolver uma combinação específica de software para suas necessidades individuais, foi estendida ao Fedora 8. A nova versão marca a estréia de três novos spins: Games, Developer e Electronic Lab, que oferecem customizações para usuários com interesses em jogos, desenvolvimento e aplicações eletrônicas, respectivamente. Os novos spins do Fedora exemplificam a customização fácil da nova distribuição do Projeto Fedora e demonstram a liberdade, a capacidade e o desejo da comunidade de desenvolvedores de remixar o Fedora do modo mais útil para eles.
Depois que essas ferramentas foram introduzidas no Fedora 7, elas foram aprimoradas pela comunidade, tornando efetivamente a liberdade numa feature da distribuição, diz Jack Aboutboul, engenheiro da comunidade Fedora na Red Hat. As customizações possibilitam uma enorme economia de tempo, permitindo aos engenheiros e colaboradores da comunidade focarem menos em como criar a distribuição e mais nas inovações.
O Fedora 8 oferece tanto Live CDs baseados em GNOME e KDE quanto um DVD de instalação para estações de trabalho e servidores. Também inclui suporte a Live USB melhorado, tornando possível instalar, carregar e rodar toda a distribuição, a partir de um dispositivo USB sem nenhuma alteração ao disco rígido. Essa melhoria torna o Fedora atrativo para quem deseja experimentar o Linux sem colocar seus dados em risco.
Além disso, o Fedora 8 incorpora uma variedade de avanços técnicos. A nova distribuição se tornou a primeira a ativar o PulseAudio, um servidor de som que, por default, atua como um proxy entre todos os aplicativos de som do usuário. Com o PulseAudio, os usuários podem usufruir de diversas features, como volumes diferentes para aplicativos diferentes, suporte hot-plugging para dispositivos USB de sons e suporte para áudio na rede. O Fedora 8 também inclui novas ferramentas gráficas para configuração de firewall, melhora do gerenciamento de impressão e uma atualização para integração do bluetooth. Network Manager, a ferramenta de configuração wireless fácil de usar desenvolvida pela Red Hat e adotada por muitas distribuições Linux proeminentes, também foi atualizada. ”
Estou tentando pegar novamente, mas agora direto do site sem torrent, somente via wget.
Espero que dê certo.
Roner M. R. Oliveira
Brasília-DF