Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dica: Baixando e convertendo automaticamente vídeos do YouTube

Leia também: Furando o bloqueio: como acessar o YouTube censurado.


“Talvez você ainda não tenha ouvido falar no site http://www.youtube.com , mas é um grande sucesso para o compartilhamento e distribuição de vídeos na Web. O site é uma excelente alternativa para se criar vídeos de todos os gêneros e inclui-los em qualquer lugar na Internet. Isto é você compartilha o vídeo depois pode embuti-lo em uma página web para ser exibido em um player em flash diretamente do servidor do YouTube.com. Desta forma sem ter que hospedar o vídeo, não há consumo de tráfego (banda) em sua página. O bom é que o site já traz os códigos prontos para incluir o vídeo em qualquer página web. O que é melhor ainda é que pode-se distribuir, desta forma, qualquer vídeo que já tenha sido compartilhado por alguém. Não é demais?

O desconforto para alguns usuários, principalmente do Linux, é que o vídeo é executado através de um player feito em flash e o suporte ao flash para Linux está bem desatualizado (não saiu ainda da versão 7). Outro 'problema' é que muitas pessoas querem guardar o vídeo para poder assistí-lo a qualquer hora e sem estarem conectadas.

Para resolver o problema de baixar os vídeos existem diversas soluções mas mesmo depois de salvar o vídeo o usuário pode continuar com o problema do flash, pois o formato será o .flv, necessitando de outro programa para exibi-lo. Para resolver os dois problemas (baixar e converter) utilizaremos o downtube. O downtube é um programa para fazer download e conversão dos vídeos do YouTube. É um projeto do codigolivre.org.br e pode ser encontrado em http://downtube.codigolivre.org.br.

Como pré-requisitos tenha previamente instalados os programas: wget, mplayer/mencoder com os codecs e o python.”



A nota foi enviada por Wanderson Santiago dos Reis (wandersonsreisΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Douglas Augusto
Parabéns, é um: Parabéns, é um grande "quebra-galho". ;)

Deixo aqui, no entanto, uma sugestão. Fiz um teste, e o vídeo convertido (.avi) ficou cerca de três vezes maior do que o original (.flv). À parte das diferenças entre os formatos, o .avi está sendo gerado a uma compressão de 800kbps, que é a compressão default usada pelo mencoder. Minha sugestão é: com base no tamanho (e duração) do arquivo .flv baixado, ajustar dinamicamente a taxa de compressão (os kbps) de modo que o arquivo resultante (.avi) tenha o mesmo tamanho do .flv.

Algo assim:

mencoder ... -lavcopts vbitrate=(tamanho_em_KB*8/tempo_em_seg)

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Wanderson Santiago dos Reis
Parte da notícia não foi publicada: Douglas,

Parte da notícia não foi publicada. Não sei se ficou grande demais ou se houve outro problema. Nesta parte havia uma referência sobre o arquivo de configuração downtube.conf, onde você pode configurar diversos parâmetros, inclusive o camando para a conversão do video.

Segue abaixo o trecho suprimido.

"O downtube é feito em python, para instalar, faça o download do programa, descompacte, vá ao diretório criado e execute:

# python setup.py install

Se não ocorrer nenhum erro, já pode pegar o seu primeiro vídeo executando o comando downtube + a url do vídeo, assim:

$ downtube http://www.youtube.com/watch?v=RZfgEvA1S0Q

Sem nenhum parâmetro ele apenas faz o download do video, salvando-o em um arquivo com um nome no formato video_1155444299.flv. Para converter para .avi pode-se usar o parâmetro -e "comandos do encoder" e pode-se ainda especificar o nome do arquivo de saída (-o "arquivo") e até o player (-p "player") para executar o video ao término do download. O ideal é que você já tenha estes parâmetros previamente configurados em /home/username/.config/downtube/downtube.conf, para converter automaticamente o vídeo para .avi altere o valor da chave "convert" de 0 para 1.

Para os slackers criei um pacote .tgz, disponível em http://www.wasare.net/

Um recurso ainda não disponível é baixar filmes que são acessíveis apenas após o login no site youtube.com."
Comentário de Fabiano_blessed
valeu mesmo """: Cara,esse artigo caiu do céu...ia caçar um programa que fizesse tudo em um sobre isso agora na net,valeu mesmo =)
Comentário de AdrianoJBR
Ótimo programa. Porém, um: Ótimo programa. Porém, um outro modo que eu uso é a extensão VideoDownloader para o Firefox que baixa vídeos do youtube, bem como, de outros sites de vídeo. E para tocar o vídeo baixado, no formato flv, uso o MPlayer.


Vlw.

____________________________________
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adriano
Comentário de MD5
Outra opção pelo terminal: Uma outra opção depois de baixar o arquivo .flv é converter-lo
para mpeg pelo terminal. Assim:

# ffmpeg -i arquivo.flv -ab 56 -ar 22050 -b 500 -s 320x240 arquivo.mpg
Comentário de Douglas Augusto
Automatização: Mas neste caso o usuário teria que fazer o cálculo manualmente --e para cada download. Minha sugestão é justamente automatizar o processo, isto é, selecionar proporcionalmente o bitrate em função do arquivo original (.flv).

É algo relativamente simples, e não introduz nenhuma outra dependência. Basta manipular a saída do mplayer -identify -frames 0 video.flv, que fornece a duração do vídeo (dentre outras coisas), e verificar o tamanho de video.flv.

Obs.: É preciso considerar nas equações, naturalmente, a parte do tamanho do arquivo destinado ao áudio.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de dermeister
O VideoDownloader usa um: O VideoDownloader usa um servidor remoto para extrair o vídeo. O Donwtube extrai-o diretamente do YouTube. Fico com o segundo ;)
Comentário de raphael
s: ddd
Comentário de Hawk
Não consigo instalar: Quando tento instalar:

python setup.py install

Aparece esta mensagem:

running install
error: invalid Python installation: unable to open /usr/lib/python2.3/config/Makefile (No such file or directory)

O que será q pode ser?
Será q não tenho a última versão do Python ou ele não está instalado?
No menu iniciar aparece Python (v2.3)-2.
Comentário de Rodrigo Maia Barros
Tambem não consegui: Tambem não consegui instalar.

aconteceu o mesmo problema...

tenho o wget e mplayer, bem como o python2.4...

não existe o /config no /usr/lib/python2.4

uso o mandriva 2006

Comentário de Ismael jr
tb naum consigo instalar: ai pessoal tb to com o mesmo erro!!!
tenho a versão 2.4.2 instalada no meu ubuntu 5.10
alguem tem alguma dica???
grato!!
Comentário de ismael jr
Problema resolvido: a solução encontrada no vivaolinux.com.br foi
criar um arquivo vazio com esse nome pode ser usado o comando:
"touch /usr/lib/python2.3/config/Makefile"

flw's t´+
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004