Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Desenvolvedores do KOffice vêm a público defender o ODF

Dias após o anúncio de que a Fundação OpenDocument abandonou o ODF para suportar o formato aberto da W3C, os desenvolvedores do KOffice aproveitaram a oportunidade de uma entrevista para deixar claro que eles continuam apoiando, adotando e apreciando o formato aberto de documentos padronizado pela ISO, como antes.

Software livre e padrões abertos são um bom par.

Saiba mais (dot.kde.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cppware
Isso é fundamental: Fundamental porque 90% da nossa comunidade (de software livre) opina que o software livre combina com padrões abertos, e padrões abertos são necessários para compartilhamento de informações, sem estar aprisionado a um único programa. Espero muito sucesso ao KOffice!

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de ivansb
Em tempo, a fundação "ODF": Em tempo, a fundação "ODF" não é a organização responsável pela a promoção do Open Document Format. As organizações que fazem isso são a OpenDocument Fellowship, os membros fundadores, e a ODF Alliance, que é um lobby de empresas que visa a promoção do formato nos governos. Eles estão somente se aproveitando do nome pra fabricar um escândalo.


Já os desenvolvedores do KOffice, pelo contrário, são conhecidos, têm um produto e pertencem a uma fundação significativa. Ou seja, são opinião muito mais qualificada do que a tal "Fundação Open Document".


Penso que vem muito FUD por aí, já que o recente crescimento do OpenOffice e a decepção das vendas do Office 2007 devem estar preocupando bastante a corruptora vcs sabem quem.


Comentário de nemesis
os padrões da W3C são: os padrões da W3C são abertos.

de qualquer modo, dá a impressão de que fizemos muitos estardalhaço com o ODF por nada.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Bruno
Interessante: Interessante como a culpada é sempre a Microsoft.
Não esqueça da Sun que é mais interessada que o StarOffice seja mais compativel com o Office da MS do que com o padrão ODF.

Infelizmente a verdade e que o ODF virou o padrão OpenOffice e isso ficou vinculado.
ODF = OpenOffice.org

W3C é uma fundação que tem mais tempo de existencia do que o grupo da ODF que é cheio de pessoas que estão mais afim de grana que o proprio pessoal da Microsoft.
Que o formato CDF chegue pra realmente ser um padrão aberto e desvinculado de um só pacote como o ODF é vinculado ao OpenOffice.org.

O ODF foi vinculado demais ao OpenOffice.org e depois de um tempo que outros pacotes decidiram também usar o formato.

A propria IBM com o seu Lotus Symphony , sabe que podem mudar muitas coisas no ODF para ser mais OpenOffice e por isso quis colocar o seu produto "free" na área.

Podem falar mal da Microsoft mas tem empresas ai que estão na mesma ideia ou querendo fazer pior.

Microsoft , IBM e SUN só querem ganhar dinheiro e só o lucro importa para elas, elas podem muito bem financiar ou ajudar de outras formas as comunidade de Software Livre com o intuito de com isso poder agregar valores a suas companhias para continuarem lucrando com isso.
Infelizmente exite pessoas que acham que só exite uma empresa vilã , a Microsoft, só que existe IBM , SUN e outras ai que fazem coisas até piores que a Microsoft e por terem raiva desta empresa. Só olham o lado ruim nela.

Já usei OpenOffice.org deste sua criação até a ultima versão.
Já usei StarOffice deste a sua versão 5.11 ou 5.2 , antes de ir para a SUN.
Já usei WordPerfect e outros pacotes além do MS Office.
Todos vão puxar a sardinha para o seu lado.
Igual perguntar qual é a melhor distribuição Linux? Ninguem vai dizer que não é a versão que está usando.
Se o cara está com o Ubuntu, vai dizer que o Ubuntu é a melhor distribuição.
Se o cara estiver com o Red Hat, vai dizer que esssa é a melhor distribuição.

Cada um puxa a sardinha para seu lado, isso é a verdade e não mudará nunca.

ODF , Open XML ou CDF, o formato que vier a ser o "padrão", vai ser um padrão mais ou menos.
Porque querendo ou não , o formato padrão é aquele que todos usam.
Se todos usarem ODF . esse poderá ser o padrão.
Se todos usarem MS Office, esse será o padrão.
Só vai ter um padrão se todas essas empresas aceitarem que suas suites de escritorios salvem em um unico padrão.
E isso dificilmente vai acontecer porque todas essas empresas vão querer que salvem em seus formatos padrões dos seus softwares.


Comentário de cppware
????: Ei sei que o padrão W3C é aberto... mas, é...

Hã?

Eu não estava me referindo ao W3C. Estava falando de outra coisa... sobre...
Ah, deixa pra lá. Estou confudo.

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de Jeffmart
O "detalhe" dos nomes...: Então, como disse o ivan no post anterior:
Em tempo, a fundação "ODF" não é a organização responsável pela a promoção do Open Document Format. As organizações que fazem isso são a OpenDocument Fellowship, os membros fundadores, e a ODF Alliance, que é um lobby de empresas que visa a promoção do formato nos governos. Eles estão somente se aproveitando do nome pra fabricar um escândalo.

A OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards) é o consórcio *industrial* responsável pelo ODF, através de um "Comitê Técnico". E a OpenDocument Format Alliance, que promove o padrão pelo mundo, já tem mais de 280 membros.

Está muito evidente que a "OpenDocument Foundation" é só mais um grupo que tentou tirar proveito do ODF e aparentemente mudou de idéia...


Comentário de ivansb
Cara,: Cara,

leia direito antes de responder... Esse negócio de "ODF é vinculado ao OpenOffice" até agora só se mostrou Ser um grande FUD. Ninguém de respeito ou não vinculado à MS demonstrou nada neste sentido. Melhor você se informar mais sobre o ODF.

Observe que, mesmo sem grandes pressões políticas, o ODF já é há um bom tempo um padrão da ISO sem contestação(quer mais qualificação que isso), e já está para aprovar inclusive uma segunda versão com mais funcionalidades.

Se o formato Office pré-2007 hoje é um "padrão" de fato (forçando a barra dá pra chamar de padrão, o certo seria dizer: formato não padronizado mais difundido), pela primeira vez, temos um padrão ISO, com amplo suporte e maturidade, e experimentando crescimento. Qualquer um que acredite em competição, livre iniciativa, e qualidade deve ajudar a promover este padrão para o futuro.
Liberte-se do passado MS.
Comentário de Bruno
Eu li direito: Eu li direito sim.
Vamos refrescar a memoria ...
ODF foi criado e qual a suite de escritorio que implantou o ODF como seu formato padrão?
OpenOffice.org, se isso não é vincular uma coisa a outra é o que?

ODF foi implementado no OpenOffice.org primeiro e bem depois em outras suites de código aberto e pagos como o WordPerfect e StarOffice.

Eu sinceramente prefiro um padrão aberto criado pelo W3C do que pelo grupo do OASIS que criou o ODF.

O unico formato padrão que existe é o txt que esse sim é um padrão porque todas as suites salvam neste formato.

Claro que o ODF ou CDF poderiam ser os formatos padrões e que todas suites possam salvar neste formato.

Eu uso WordPerfect no trabalho, se quero levar algo pra fazer em casa, tenho que salvar em .doc.
No meu PC uso Lotus Symphony e no meu Notebook uso o Office 2003.
Claro que uso varias suites porque uso Windows e Linux.
Uso Windows porque trabalho com desenvolvimento com o Delphi e Delphi .net.

E no meu caso, tenho que salvar tudo em .doc para ai sim poder levar os arquivos de um lado para o outro e trabalhar neles.

Claro que gostaria de poder salvar tudo em odf, mas não posso porque uso diferentes suites.

Se amanhã todas as suites aceitarem e salvar em um formato padrão como o ODF ou o CDF, para mim seria fundamental.
Claro que tirando a Microsoft que não aceita os padrões da W3C vide o IE, o resto das suites vão aceitar(creio eu).

Claro que se em 2008 a suite que eu estou gostando mais que é o Lotus Symphony ficar com o padrão da W3C e a WordPerfect também ficar ou se na empresa que trabalho decidirem mudar de suite e for para o OpenOffice.org ou o da Lotus ai sim poderei ficar mais tranquilo porque querendo ou não a certas perdas nas formatações dos documentos.
Mas acho que formato padrão , um unico formato padrão não vai existir. Porque todas as suites vão querer que os usuários salvem no formato padrão da suite.
Eu por exemplo, quando usava o OpenOffice.org , quando ia salvar era no formato do StarOffice.
Claro que olhando de uma forma mais ampla , a suite do OpenOffice pode se tornar padrão porque pode ser instalada em qualquer sistema operacional.
Mas isso de se tornar padrão, eu volto a bater na mesma tecla. Todas as suites devem salvar neste unico formato seja o ODF ou o CDF.
Quando esse formato unico for aceito por todos, concerteza eu fico com o OpenOffice ou o Lotus Symphony.
Comentário de Bruno
errei: O ODF foi criado no OpenOffice.org.
Isso é, ele foi vinculado diretamente ao OpenOffice.org assim como o DOc é vinculado ao Word da MS.
Acho que como não aconteceu o que eles queriam que acontecesse que era o ODF virasse o padrão , mudaram de ideia e estão criando outro em conjuno com o W3C.
Mas acho que tem muito água pra rolar sobre isso.
E sei que todos querem a mesma coisa , criar um documento de texto em uma suite e poder abrir o mesmo documento em outra suite totalemente diferente.
Bom, isso uma dia vai acontecer 100%.
Comentário de Clésio Luiz
Você está equivocado: O ODF não está vinculado ao projeto OpenOffice.org. Ele é formato de arquivo para aplicações de escritório, e a primeira suite a torna-lo padrão foi o Koffice, não o OpenOffice.org. O ODF pode e já foi implementado em várias suites de escritório, como o Koffice, o OpenOffice.org e o Abword, só para sitar os projetos em SL. E quem criou esse formato não foi um empresa, mas o grupo OASIS que consiste de membros de vários lugares, como o pessoal da IBM, OpenOffice.org, Microsoft (é sim, eles estavam lá) e até um cara do projeto Koffice. Então eu sugiro que você pesquise mais antes de falar sobre esse assunto para não ser taxado de Troll.



"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004