"
A comunidade entusiasta do Software Livre está preparada para debater seus pontos de vista com a Microsoft? A gigante desenvolvedora de software proprietário pode abertamente responder a todas as questões sobre seus produtos e práticas? O InfomediaTV acredita que sim. Foi essa certeza que impulsionou o programa na organização de um estande dentro do fisl7.0 para que o debate inédito se realizasse.
A partir das quatorze horas Cesar Brod, da Cooperativa de Soluções Livres, e Roberto Prado, Diretor de Estratégias de Mercado da Microsoft discutirão Co-exitência e Iniciativas de Software. Gerenciamento de Ambientes Heterogêneos, Interoperabilidade sob uma Perspectiva Latino-Americana e Modelo de Desenvolvimento são os demais temas. Entre os convidados para os debates estão o desenvolvedor da Mandriva, Claudio Matsuoka, e Renato Martini, diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.
Vai ser um teste para a maturidade de todos."
Preciso começar a jogar mais na Mega Sena: não faz uma semana que escrevi, na notícia intitulada
internetnews.com: O ramo de oliveira da Microsoft: “
Seja um ramo de oliveira ou uma mudança de estratégia, restringir-se em guetos não é uma estratégia vencedora. Torço para que a Microsoft não demore a procurar o debate público também no Brasil, e que a comunidade esteja preparada. Em um ano com pelo menos 2 eventos internacionais de software livre no Brasil, oportunidades não faltarão.”
Chegou a hora, e acredito que o Infomedia não poderia ter escolhidos melhores debatedores: Renato Martini vem fazendo um excelente trabalho com sua postura pragmática e francamente pró-código aberto no ITI, Cláudio Matsuoka obtém destaque na comunidade desenvolvedora internacional - embora seja uma pessoa discreta e talvez por isso pouco conhecida do público em geral, e Cesar Brod, da Solis, dispensa apresentações, sendo o único brasileiro que chegou a finalista no
Free Software Award da Free Software Foundation.
Eu certamente vou
assistir. Lamento não estar lá, e espero que a oportunidade não seja desperdiçada com atitudes sectárias - da organização ou do público. Embora acredite que o debate aberto e a oposição direta à Microsoft serão bem-vindos, torço para que fique no campo das idéias e argumentos, e que mais debates e interações surjam - não é vantajoso impor um gueto a si próprio.
Veja também a notícia do Terra -
Microsoft participa de inédito debate sobre software livre - Terra - Hardware & Software:
Entre os convidados para os debates, estão o desenvolvedor da Mandriva, Claudio Matsuoka, e Renato Martini, diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. No intervalo entre as palestras, será realizado um anúncio por parte da Microsoft envolvendo questões relativas ao compartilhamento de código.
COVARDES!!!!!