Parece meio estranho ter a Microsoft, há muito considerada o 'inimigo' do código aberto, fazer uma apresentação em uma conferência sobre Linux, mas foi exatamente o que aconteceu hoje em Boston. Bill Hilf, diretor da empresa, apresentou uma palestra sobre interoperabilidade entre Windows e Linux e discutiu a maturação do debate entre os 2 sistemas operacionais. Ele também detalhou os esforços da própria Microsoft aplicados a testes em seu Laboratório de Código Aberto e anunciou oficialmente o lançamento do Port 25 [já mencionado no BR-Linux], website em que a empresa tratará publicamente do assunto. Veja o texto completo em
Linux Today - internetnews.com: Microsoft's Open Source Olive Branch.
Seja um ramo de oliveira ou uma mudança de estratégia, restringir-se em guetos não é uma estratégia vencedora. Torço para que a Microsoft não demore a procurar o debate público também no Brasil, e que a comunidade esteja preparada. Em um ano com pelo menos 2 eventos internacionais de software livre no Brasil, oportunidades não faltarão.
A Microsoft tardou a trabalhar explicitamente com a plataforma GNU/Linux porque esperou necessitar oferecer serviços para ela.
Já quanto à comunidade, querer que ela tenha alguma maturidade para aceitar a participação da Microsoft é exigir demais. Afinal, a maioria prefere criticar William Gates e sua turma a outros empreendedores como Steve Jobs, por exemplo.