Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

internetnews.com: O ramo de oliveira da Microsoft

“Parece meio estranho ter a Microsoft, há muito considerada o 'inimigo' do código aberto, fazer uma apresentação em uma conferência sobre Linux, mas foi exatamente o que aconteceu hoje em Boston. Bill Hilf, diretor da empresa, apresentou uma palestra sobre interoperabilidade entre Windows e Linux e discutiu a maturação do debate entre os 2 sistemas operacionais. Ele também detalhou os esforços da própria Microsoft aplicados a testes em seu Laboratório de Código Aberto e anunciou oficialmente o lançamento do Port 25 [já mencionado no BR-Linux], website em que a empresa tratará publicamente do assunto.” Veja o texto completo em Linux Today - internetnews.com: Microsoft's Open Source Olive Branch.

Seja um ramo de oliveira ou uma mudança de estratégia, restringir-se em guetos não é uma estratégia vencedora. Torço para que a Microsoft não demore a procurar o debate público também no Brasil, e que a comunidade esteja preparada. Em um ano com pelo menos 2 eventos internacionais de software livre no Brasil, oportunidades não faltarão.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wilfredo
Comunidade preparada???: "Restringir-se em guetos não é uma estratégia vencedora. Torço para que a Microsoft não demore a procurar o debate público também no Brasil, e que a comunidade esteja preparada."

A Microsoft tardou a trabalhar explicitamente com a plataforma GNU/Linux porque esperou necessitar oferecer serviços para ela.

Já quanto à comunidade, querer que ela tenha alguma maturidade para aceitar a participação da Microsoft é exigir demais. Afinal, a maioria prefere criticar William Gates e sua turma a outros empreendedores como Steve Jobs, por exemplo.
Comentário de daaa kl
é..: tio bill é monopolizador de mercado.
Comentário de manoel_lobo
Interoperabilidade ?: Desde os primórdios (quando a M$ não era o satanás que é hoje), ela nunca quis interoperabilidade com qualquer produto que não fosse da sua laia.

Segundo a minha experiência daquela época, o M$\Windows 3.x só funcionava sobre o M$\DOS, não consegui fazê-lo funcionar sobre qualquer outro DOS que não fosse o da M$.

Incompetência minha ou princípio de hegemonia/monopólio ?

Nem sempre poder ($$$) é poder (conseguir), a internet existe e funciona sobre tcp/ip, um protocolo aberto, o que seria de nós se a MSN tivesse "colado" ?

Graças à mente do guru (ou seria gnu ?) Richard Stallman e seus fiéis seguidores (a FSF), existe hoje a licença GPL, que impede empresas calhordas como a M$ e outras do seu baixo calão de usarem o poder ($$$) para solucionarem seus problemas (leia-se: Linux, BSDs e SLs em geral).

Quando não se pode ir contra, vira-se "sócio", será essa a tática de guerra agora ?

Código-fonte aberto + GPL = Imortalidade.

--
Where is my mule ?
Where is my forty acres ?

Warren Haynes/Gov't Mule
Comentário de Copernico Vespucio
Enquanto isso...: Enquanto isso, Balmer vive dizendo que não enxerga o Linux como concorrente em seu radar...

O esforço de uma companhia, que nunca quis compatibilidade com ninguém, para se compatibilizar com servidores Linux parece contar uma outra história...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004