O Coyote é uma solução bastante popular para distribuir e compartilhar acesso à Internet em redes domésticas, porque com ele é fácil transformar um PC comum (e antigo) em um roteador completo com firewall e administração remota via web ou ssh.
Ele suporta conexões Ethernet e PPPoE, com ou sem DHCP, estando portanto pronto a dar acesso à Internet pelos cable modems e modems ADSL da maioria dos provedores de banda larga brasileiros. Provavelmente a maior razão de sua popularidade se baseia em ele operar até mesmo em computadores 486 com 32MB de RAM. Claro que mesmo sendo baseado em Linux (kernel 2.6 com iptables), ele pode compartilhar o acesso com outros computadores da sua rede local, não importando se eles rodam Windows 95/98/ME/NT/2000/XP/2003, MacOS 7/8/9, OS X, Linux em geral, BSDs, Unix comercial, Netware, OS/400, BeOS e muitos outros sistemas operacionais.
Mas outra razão da popularidade do Coyote certamente reside em ele ser baseado em um único disquete de boot, sem necessidade de instalação em disco rígido. E é possível criar e configurar este disquete até mesmo em computadores rodando Windows, sem Linux - o que acaba trazendo muitos novos usuários ao mundo dos roteadores baseados em software livre.
Saber como fazer o download gratuito do Coyote, configurar, criar o disquete a partir do Windows, ativar a firewall e outros temas relacionados ao compartilhamento de rede são algumas das questões mais comuns que trazem novos usuários ao BR-Linux todos os dias. E temos diversas respostas baseadas não só no Coyote mas também em vários softwares livres.
Artigos e tutoriais de criação de configuração do Coyote mais consultados pelos leitores este ano:
- Acessando via Coyote - Tutorial completo de Gabriel Armbrust Araújo.
- Como compartilhar a Internet usando o Linux - Tutorial ilustrado e em português, com exemplos via SUSE, Red Hat e similares, Slackware, Kurumin, Smoothwall e via shell.
- Brazilfw, sucessor do Coyote Linux: firewall e gateway em um disquete
- Coluna software: Coyote, TextPad e CVSReport
- Introdução ao Route Floppy Disk 0.2 - O RFD é um roteador de 1 disquete que possui suporte a conexões DHCP, PPPoE e IP Fixo, servidor DHCP para rede local, servidor Web (WebMin ainda em implementação), mdyndns (para atualização de ip dinamico www.dyndns.com), implementação de regras de firewall (iptables), compartilhamento de internet via NAT, suporte a cache de DNS para rede local e bloqueio de sites.
- Construindo uma firewall sem disco - e sem distribuição
- Ligando sua rede local à Internet com o Freesco
Esta coletânea é parte integrante da
Seleta de artigos do BR-Linux - 2000 a 2006 do BR-Linux.
Saiba mais.