Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

CNet compara a Novell de hoje com o Metallica na era Napster

Lembra de quando o Metallica tomou atitudes (em 2000) contra seus fãs que haviam feito downloads de suas músicas no Napster, e da conseqüência sobre a popularidade e imagem da banda na época?



Eu não lembro muito bem do fato em si, nunca fiz download de músicas do Metallica no Napster, portanto o risco de os meus dados constarem na lista de bloqueios promovidos pela banda era pequena. Mas lembro muito bem da repercussão, com os fãs e a imprensa questionando por que a banda não se limitou a reagir contra o Napster ou contra a própria indústria fonográfica, mas sim escolheu agir diretamente contra uma lista de seus fãs que cometeram o pecado (e crime) de fazer download de músicas suas via Internet sem autorização.

E não sou o único a lembrar: o artigo "Why Novell is like Napster-era Metallica" compara a situação atual da Novell, lembrando de seu pacto com a Microsoft e de posicionamentos recentes como este, em que a empresa se dirigiu ao mercado comparando-se com a Red Hat, perguntando se os consumidores "vão preferir o Linux que funciona com o Windows, ou o que não".

O texto apresenta uma série de motivos que, na visão do autor, explicam por que a Novell chegou ao ponto em que hoje se encontra em relação à comunidade que anteriormente a apoiava de forma intensa, e apresenta também o que acredita ser o ponto crucial da questão: a música do Metallica suportou o teste do tempo, e a banda está se recuperando. Com a Novell, a expectativa do autor seria diferente.

Hora de reler o editorial do BR-Linux "Não, obrigado! Rejeitamos a oferta da Microsoft e Novell", publicado há 1 ano, e verificar se na sua opinião as previsões se realizaram! Leia também: "Para Steve Ballmer, o pacto da Novell com a Microsoft é mesmo sobre patentes".

A Novell, por outro lado, tem dado declarações freqüentes apresentando seu próprio ponto de vista sobre estas e outras questões. Para saber mais sobre elas, leia as respostas da Novell aos leitores do BR-Linux. Recebi neste final de semana um complemento delas, e vou publicar ao longo dos próximos dias.

Saiba mais (cnet.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cppware
"Pacto com a Microsoft": Interessante você ter usado a palavra "pacto", seguido da palavra "Microsoft", em um texto que fala sobre a Metallica.

Olha, pessoalmente, nem quero mais saber da Novell. Eu até cheguei a usar o SUSE por uns dois anos, e gostei. Mas agora! Não! Quero ficar longe de qualquer empresa que tenha "vendido sua alma" à Microsoft.

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de Dm7
É Gustavo... muita gente: É Gustavo... muita gente deixou de usar o Suse por essas questões, eu inclusive sou uma delas. A Novell se vendeu? Essa afirmação pode gerar polêmica. Mas veja o outro lado: a Mandriva fechou um acordo com o governo nigeriano e vendeu 17000 mil máquinas com Linux, após ganhar uma competição com a Microsoft. O que a M$ fez então? Pagou? Convenceu amigavelmente o governo nigeriano? O que vc acha? Mas o fato é que o governo nigeriano disse que vai manter a compra, só que depois irá substituir o Linux em todas as máquinas, por Windows. Mas, recaptulando, o que podemos achar de uma empresa Linux que fecha acordo com a Microsoft, mesmo??
[ ]s,
Comentário de Marcos S Pereira
Pacto: Recentemente minha empresa se reuniu para decidir se iríamos - com a morte da o Netware - se iríamos prosseguir com a Novell e o seu então MS-SUSE.
Depois de muita conversa, verificamos que migrar para qualquer outra distrô linux a ter que continuar nessa relação perigosa com a MS. Descobrimos que mesmo utilizando firewall, nossas máquinas sofriam uma espécie de invasão, onde a privacidade de cada micro não era preservada.
Após algumas semanas de testes e adaptações, escolhemos o Ubuntu. E o mais interessante: nossos usuários estão se adptando muito bem. Mas para que isso fosse possível, tivemos que adotar a "engenharia reversa", ou seja: para os usuários interessados, instalamos nos micros de suas casas a versão 7.10 do Ubuntu. A idéia está dando certo.
De tal forma que... não estamos mais sentindo falta da Novell e estamos praticamente a 99% livrados de Redmond.
Comentário de gilsonmontanhajr
Estranho: O que eu acho mais estranho é que desde que esse "pacto" foi anunciado, eu to vendo a Microsoft acusar, falar, falar e falar, liberar código de algumas coisas, vir pra cima do software livre, em termos, evoluindo e aproveitando deste tal "pacto". Só que eu não vejo a Novell ou qualquer outra empresa que tenha juntado a essa coisa toda evoluir...
Comentário de Manoel Pinho
Novell: A Novell é um dinossauro do software proprietário que ainda está tentando adaptar-se ao mundo do software livre. Depois que levou a rasteira da M$ no passado, quando o windows server passou a concorrer com o Netware, ninguém acreditaria que ela fizesse um pacto desses logo com a M$. Mas a Apple também fez e na realidade essas grandes empresas americanas de software são tudo farinha do mesmo saco. Uma hora estão se processando e em outra hora estão dando as mãos em público.

Sou muito mais a Red Hat, que cobra caro pelo suporte e esnobou os usuários de desktop no passado, mas pelo menos sempre se manteve fiel ao software livre.
Comentário de eldarion
"Após algumas semanas de: "Após algumas semanas de testes e adaptações, escolhemos o Ubuntu"

Então vocês vão de Suse para Ubuntu? Na minha terra isso chama-se "ir de cavalo para burro". Por favor escolham uma "distrô" melhor...

Comentário de popolony2k
Ótimo comentário....: ...e por questões como essas que vc expôs anteriormente que mando a já famosa frase ...... Novell ?? ... No Thanks !!

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Márcio H. Ferreira
ahn?: Que coisa mais sem pé nem cabeça.

Primeiro, que funcionalidades do netware vocês usavam? Apesar do kernel netware estar se aposentando, os serviços que rodavam em cima do netware hoje rodam em cima do SUSE Enterprise num produto chamado OES, que aliás acabou de sair o OES2, inclusive é possível rodar servers netware virtuais em cima do Xen para facilitar a migração.

Outra, se você conseguiu migrar para o ubuntu (ou seja, você não tinha nada muito específico de netware que inviabilizasse a migração para linux), poderia migrar para qualquer distribuição de linux que oferecesse os pacotes de server que você usa, não tem nada de especial no ubuntu, a não ser o desejo inconsciente de criar hype em torno do ubuntu.

Terceiro, o que isso quer dizer: "Descobrimos que mesmo utilizando firewall, nossas máquinas sofriam uma espécie de invasão, onde a privacidade de cada micro não era preservada."

Mesmo utilizando o firewall as máquinas sofriam uam espécie de invasão? Nossa, pior descrição de problema que eu já vi, completamente vago e impreciso. Você pode descrever como reproduzir o problema? Se é um problema, desse tipo, não seria uma falha de segurança, que você poderia reportar? O problem não está documentado em alguma base de problemas de segurança, como o CVE? Você sabe se o problema está documentado em algum lugar na internet, ou se vocês foram os primeiros a ter esse problema?

Você quis atingir o SUSE e a Novell, mas os argumentos estão imprecisos, e falta demonstração. Só vi uma rasgação de seda com o ubuntu, e nada técnico.

Comentário de Márcio H. Ferreira
não dá pra entender...: Mas vocês são uns fanfarrões mesmo...

O grande problema é que o pessoal na internet não diferencia teorias conspiratórias de notícias verdadeiras. E depois vem pessoas sem nível querer comentar a notícia.

O artigo da cnet fala que a novell é mau porque fez um acordo comercial (mas todo mundo gosta de falar pacto, pra dar uma carga emocional, né...) com a microsoft. Tá, mas isso eu ouvi um ano atrás, quando o acordo foi feito. E de lá pra cá a Novell não matou o suse, e não acontece nada da conversa fiada que algumas pessoas ditas "da comunidade" ficaram fazendo FUD. FUD que reclamam quando a microsoft faz... Ou seja, um ano atrás daria pra dizer que o artigo talvez não fosse completamente pointless, mas hoje...

Qual o conteúdo do artigo? O artigo é completamente sem conteúdo. Cinco parágrafos e o cara fala que:
i) a redhat é dominante nos servers (descobriu a américa), e por isso a novell precisava fazer mudanças para colocar seus produtos (que não são só o suse) no lugar dos redhat (descobriu a américa de novo)
ii) Que o Netware morreu. Sim, atpe a Novell sabe disso. Por isso os serviços de rede e identificação do Netware hoje rodam em Linux, num sistema chamad OES (Open Enterprise Server)
iii) a outra diz respeito à mudança na gerência da Novell (que pelo que parece, mudou pra melhor, já que agora a novell está crescendo, pelo que andei lendo)
iv) Que a microsoft precisava fazer um acordo com um distribuidor de Linux. E daí? Por isso a Novell é má?

O pior disso tudo é ter um texto da pior qualidade, e vazio de conteúdo, ser linkado por aí, pra continuar essa historinha infantil de "ai, a novell é má, ai ui, que dodói que eu tô".

Porque na hora de usar o xen, gnome novo, kde novo, com beagle, ninguém reclama da Novell. Quando sai que a Novell mandou a SCO pra concordata, fica todo mundo mudo.

Infantilidade tem limite. Esse negócio de ficar nessas conversinhas especulativas é uma grande palhaçada, trollagem da pior categoria. Isso é nível quarta série, criancinha chamando a outra criancinha de bobo e feio.

Aliás, faz um ano que o Mark Webbink da RedHat falou que agora em novembro só existiria a Red Hat no mercado enterprise. Parece que ele mordeu a língua.


Comentário de Márcio H. Ferreira
> A Novell é um dinossauro: > A Novell é um dinossauro do software proprietário que ainda está tentando adaptar-se ao mundo do software livre.

repetir frase pronta da internet: checked!
Comentário de Márcio H. Ferreira
óculos: Você está muito cego, se você não vê como a Novell ou qualquer outra empresa "ajuda o linux".

Mas eu vou tentar ser o seu óculos aqui.

Primeiro de tudo, o kernel do linux é em grande parte mantido por empresas como Novell, Red Hat, IBM, Oracle, etc.

Como a Novell ajuda o Linux com o acordo? Com o dinheiro que eles receberam eles pagam desenvolvedores de código aberto e mantém projetos tais como o linux driver project. Além disso, com o acordo, a Novell acabou fechando mais negócios na área de de computação enterprise, e agora mais pessoas usam linux em empresas, e quanto mais usuárioas, mais atenção o linux tem, mais suporte o linux tem, mais divulgação o linux tem.


Comentário de Dm7
Vamos colocar na prisma da ética: Ok, vamos supor que o q vc disse esteja certo (e não estou dizendo nem que sim, nem que não, para ficar neutro!).
A Novell realmente trouxe todos os benefícios que você menciona. Então a questão passa a ser outra: O modo como ela fez isso, foi ético? A ética tem importância para os fins, ou não?
[ ]s,

Comentário de cppware
A Novell já fez...: ..e não faz mais. Oh, tudo bem, bravo, bravo!

Mas vale lembrar que traidores, antes de se tornarem traidores, fazem muitas coisas boas e memoráveis.

Prefiro ficar longe.
=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de cppware
Ok: E 90% dos serviços de hospedagem brasileiros que oferecem serviços de qualidade utilizam o Red Hat Enterprise Linux. O usuário pode escolher entre o Janelas Server e o Red Hat.

Bom, aí está uma empresa que sabe ganhar dinheiro eticamente...
=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de Márcio H. Ferreira
dois pesos...: E a IBM antes de se juntar ao linux? E a Oracle que atacava o linux, e agora faz patches de filesystem para o kernel linux? E a redhat, quando lançou o fedora também foi crucificada, falando que eles abandonaram o linux e bla bla bla.

Empresas visam o lucro, e nada mais. Essa visão idealizada não funciona no mundo real. Enquanto você quer vir julgar a novell, você é hipócrita e ignora que outras empresas do ecossistema de software já tomaram atitudes controversas pensando no bem estar dos seus negócios.

Aposto que você não reclama da Oracle como você está falando mal da Novell. Unifique seus pesos e medidas...
Comentário de Márcio H. Ferreira
troll: Taí mais um exemplo de comentário troll vazio...

Não faz mais? Você é bobo ou é cego? A Novell hoje em dia contribiu com código aberto e projetos muito mais do que em qualquer outro período. Graças aos desenvolvedores pagos pela novell é que o kernel que roda na sua distribuição aí tem coisas como virtualização, suporte à arquitetura 64 bits, um gnome com interfaces estudadas, um kde estável, tem gerenciamento de bateria em notebooks e muito mais.

Não fique falando besteira, a Novell faz tanto ou mais que antes. Você é que deveria fazer um pouco mais pelo Linux e parar com esses FUDs bestas.
Comentário de cppware
Moderem-me: "pessoas sem nível querer comentar a notícia"
Ual! Um bicho mordeu alguém aqui...
Desculpe, doutor.

"a Novell não matou o suse"
Claro que não! Ah, e também não houve nenhum holocausto na Alemanha.

""ai, a novell é má, ai ui, que dodói que eu tô""
Hm... ninguém ainda usou esse modo de expressão. Você foi o primeiro (nada contra, é claro).

"Porque na hora de usar o xen, gnome novo, kde novo, com beagle, ninguém reclama da Novell.."
O quê? Foi a Novell que inventou todas essas coisas! Puxa vida...

"Infantilidade tem limite"
Quer uma balinha?


Olha amigo, seja mais educado. Se não concorda, tudo bem. Mas seja mais pacífico.
=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de Márcio H. Ferreira
ai ai ai: E na Europa existe uma dominância semelhante do SUSE, e daí? Você tá dizendo que porque a RedHat tem o monopólio (vamos escolher as palavras mais dramáticas) então é porque ela é melhor? Então pela sua lógica o Windows é o melhor, porque eles têm a posição dominante...


Comentário de cppware
Opa!: Realmente, acho que sou bobo. Veja o que farei agora:

Tan tan, tan tan, tan tan, tan, tan, tan.

Fala sério. Eu tô morrendo de rir aqui. Você está com raiva por que discordam de você!
Tenha um feliz natal! Se me mandar um endereço, eu envio uma balinha!

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de cppware
Desculpe: Como, meu amigo... o que foi que você disse?

Desculpe, eu não li. Sou cego. Acho que muitos anos usando Red Hat acabaram por derreter o meu cérebro, tornando-me o típico sujeito totalmente parcial.

Agora vou dormir. Boa noite.

====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de Márcio H. Ferreira
carapuça: Como você gosta de falar besteira, impressionante.

Prova aí que o suse tá morrendo. Acabou de sair o release 10.3, que é o melhor de toda a série 10.X. Pára de falar merda, vai.

Educado eu fui, mas se você se enquadrou, com razão, na classificação de "sem nível", eu nada posso fazer. Só digo que não tinha você em mente quando escrevi o comentário...

O que é mau educado pe ficar fazendo esses comentariozinhos venenosos e sem o mínimo de fundamento, como o que você acabou de fazer, dizendo que a novell matou o suse. É como aquela criancinha no colégio que faz bagunça e quando a professora vem perguntar quem tava fazendo bagunça, ela aponta pra outra, ou seja ela não dá a mínima se está falando a verdade ou não.

Você, sem saber se o suse foi acabado ou não pela novell, fica fazendo esses comentários jocosos (ai, entao nao teve holocausto na alemanha). Você é exatamente agora um exemplo do que eu disse, que essas pessoas tem que parar com essa infantilidade e ficar caladas quando não se é necessário emitir opinião.

Comentário de Márcio H. Ferreira
ai ai ai: ai ai ai

Você quer ganhar a discussão fazendo graça né? Depois fla que não é uma criança crescida usando o micro...

Você não consegue argumentar com fatos? Só com especulação, fud e esses comentários que não são relacionados ao tópico? Aprendeu direitinho com a microsoft, depois que falar mal, achando que tá cheio de moral...
Comentário de cppware
(No subject):
Comentário de cppware
->:
Hã? O que você disse? Poderia repetir, por favor?
=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de nemesis
adendo: "com o acordo, a Novell acabou fechando mais negócios na área de de computação enterprise, e agora mais pessoas usam linux em empresas..."

linux rechado de tecnologias M$ devidamente licenciadas. se esse é o futuro do Linux, capacho do slimer Ballmer, vou de BSD...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
A Novel é Dinossauro....: ...e não é a "internet" que diz isso e sim a própria história.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de edempoa
Eles podem ser porcos: Eles podem ser porcos capitalistas, mas ainda são os donos da distro mais redonda que eu já tive o prazer de colocar as mãos.

Sim, o mesmo pode valer para o Metallica, hahaha
Comentário de edempoa
(editado): postagem duplicada
Comentário de tc.espinola
Que é isso companheiro?: Caro Márcio H. Ferreira, você deveria ser menos austero em seus comentários e respostas.

Cada leitor tem o direito ler os artigos e comentar suas próprias opiniões como quiser. Lembre-se que a liberdade que tanto defendemos vale também para pensamentos e opiniões, não apenas para o uso de softwares. Você se mostra tão incomodado com as críticas à Novell que parece ter algum interesse com o "bem estar" dessa empresa, o que não é errado, mas respeite a opinião dos demais.

TcE.


Comentário de Dm7
Certo,: Empresas visam o lucro, porém há um modo e outro modo se alcançar o resultado. Um é com ética, outro é sem. Para mim, é aí que está a diferença nas atitudes da Novell. Penso que a ética sempre deve vir em primeiro lugar. Para muitas pessoas, não. Essa visão idealizada sempre funcionou, para milhares de desenvolvedores anônimos, lembrando o primeiro deles, Linus Torvalds. Bem, posso dizer que o assunto nesse tópico é a Novell, mas já que você menciona outras empresas, fico feliz de ter espaço para expressar minhas opiniões. Aplique a ética em todas elas, e terá minhas opiniões e todos os pesos e medidas unificados,
[ ]s,
Comentário de Wallacy
Só um comentário em: Só um comentário em relação á "O quê? Foi a Novell que inventou todas essas coisas! Puxa vida..."
Não, mais foi uma das maiores contribuintes em todos os itens citados, o primeiro configurador gráfico do Xen, foi a Novell que fez, muitos módulos também, o SuSE foi a primeira distribuição a suportar o mesmo, (e já com configurador gráfico, e instalador automatico, nas outras, mesmo depois de um ano, era um saco instalar, e configurar) e se não me falha a memoria, o time (ou uma parte) na epoca trabalhava para a Novell, o gnome, e o kde, nem preciso citar né, acredito que todos conhecem a historia das contribuições da Novell para o mesmo, um exemplo fácil, é o KDE4, sempre tem um "implementação do opensuse" no meio, o menu (que já existe a um tempão no suse) é só um exemplo de fácil visualização (já que falar de código as vezes soa como se não fosse nada, e não é atoa que as primeiras versões de teste era um live com o opensuse), e o Kerry Beagle também é implementação do SuSE, todos que usam o SuSE sempre comentam que uma das maiores maravilhas da distribuição é sempre ter as mais novas e inovadores tecnologias do SL, hoje temos até o ubuntu usando o AppArmor da Novell, e o compiz+xgl, nem preciso comentar né?, tem gente migrando só por causa dele.

Só queria dar uma ressalva nesse comentário, para exemplificar o que o Márcio H. Ferreira disse, não estou dando a mínima se a Novell esta ganhando dinheiro ou não, mais também não vou ficar reclamando de barriga cheia, a Novell, fez, e faz muito pelo linux, e essa historia, de ficar implementado tecnologia da MS, e bla bla bla, parece que realmente o mono subiu a cabeça de muitos. se não que usar não usa, mais para reclamar tem que ter no mínimo um pouco de argumentação. E em outra coisa concordo com o Márcio H. Ferreira, se a Novell esta tão fardada a falência, e cada vez mais longe do mundo do SL, porque suas ações tão aumentando, e ela lança mais softwares GPLv3 a cada dia.... não faz sentido pra mim, li o artigo e não vi nada de realmente concreto lá, só opinião, e opinião sabe como é né, o popolony2k tem a dele, eu tenho a minha, o Márcio tem a dele, e não precisamos nos estressar por isso, e em minha opinião nem criticar sem fundamento também.

Um abraço, até mais.

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Dm7
Mas Márcio, o q vc acha?: A ética tem importância para os fins, ou não?

Comentário de Márcio H. Ferreira
ética:
A ética é importante sim, apesar da filosofia vigente em negócios ser que "os fins justificam pos meios", nesse ponto falar que a Novell é antiética porque fez um acordo comercial com a microsoft não me parece razoável. Se eles tivessem feito acordos com narcotraficantes, ou estivessem fazendo as caixas do suse com mão de obra infantil, aí eu consideraria antiético.

A visão idealizada do Linus é que ele não dá a mínima se a novell fez acordo com a microsoft, ou com o mc donalds, ou com quem quer que seja.

E por fim, não adianta nada vir aqui dar sermão sobre a novell se se feca os olhos para outros casos. Vou reviver um aqui, que eu não acho nem legal comentar, que foi quando o redhat fechou pra criação do fedora. Muita gente se disse "traída" e falou que a red hat foi antiética (ou expressões sentimentais melosas como "vendeu a alma"), mas hoje ela está aí, firme e forte, não? Nem por isso o pessoal fica enchendo o saco "ai, a red hat, nossa, que coisa".

Poderia citar várias histórias sobre distros e programas comerciais, e até não comerciais que tomaram atitudes ruins, e que nem por isso deixaram de fazer parte da comunidade de desenvolvedores. Não ajuda em nada ficar demonizando a novell e fazendo gracinha em comentários de blogs, como muitos fazem aqui. E não estou me referindo a você, já aviso.


Comentário de Márcio H. Ferreira
bem estar... do meu micro: Bem, não tenho ações da Novell, se é isso que você quis dizer.

Meu interesse, e vejo que esse é o interesse do pessoal que usa o opensuse atualmente, é que a Novell invista cada vez mais em linux para que a distribuição que eu uso, que melhor se adapta às minhas necessidades, esteja cada vez melhor. E que isso se reflita em todo o ecossistema do Linux e outros softwares relacionados, em todos os níveis. Que tenha mais usuários, que tenha mais suporte de fabricantes de hardware, que as novidades cheguem mais rápido ao linux, que eu possa comprar qualquer placa wireless sem ter que me preocupar se roda ou não, etc.

O que me deixa incomodado é que tem um bando de pessoas à toa que mal entende de linux (ou pior, pretensamente se acha o expert em linux, o cara que pode falar de tudo, que é o bam bam bam) e etc ficar fazendo gracinha, querendo ser o palhaço do lugar, achando que a coisa mais legal do mundo de ser linuxer é ficar fazendo piadinha com a microsoft, e agora com a novell, atrapalhando a adoção do linux.

E esse bando de pessoas à toa ao invés de direcionar quaisquer problemas para a Novell, não, fica falando mal do suse em blogs e etc. Eu não sei no que isso colabora. Eu, quando na época do acordo da novell/ms, eu mandei um email para a novell, fiz os questionamentos para a Novell, li os faqs no site da microsoft e da novell, não fiquei trollando e falando besteira sobre o suse em blogs. E cada vez que sai uma notícia dessa vem um mala falar alguma mentira ou idiotice bruta mesmo, ou atrapalhando comunidades de usuário do suse, por exemplo, quando tem uma notícia do suse. Não tem como não ficar irritado com essa putaria (não tem outra palavra pra desecrever, me desculpe) e esse carnaval ridículo feito por esses moleques.

As opiniões eu respeito, agora vem um cidadão e escreve uma mentira deslavada (que ele próprio nem pensou sobre o que ele escreveu), aí é bem mais complicado...
Comentário de Skullkid
Só um detalhe fugindo um: Só um detalhe fugindo um pouco do assunto...
Falar na notícia principal que o Metallica tá se recuperando é sacanagem...
Comentário de Márcio H. Ferreira
metallica: Sobre o metallica, agora que você comentou, realmente é a parte mais engraçada do comentário sem pé nem cabeça da cnet.

Sendo um pouco offtopic, vamos comentar aqui... Pra começar, para muitos fãs o Metallica depois do Load e Reload (incluindo os mesmos) nunca mais "se reuperou". Os fãs reclamaram, com aquele saudosismo "metallica só é bom até o álbum preto". Mas tudo bem, sempre tem essa xiitagem, de falar que o mais antigo/obscuro que é o bom mesmo.

Mas aí depois do ano 2000, lançaram um álbum que não teve nada de especial (ou talvez foi muito diferente dos trabalhos anteriores). Bom, mas até aí nada de novo.

Agora vamos entrar na fase li?ergica do artigo. Depois desse álbum o Metallica foi completamente esquecido. Se recuperando? Do quê? Nem lançaram (ainda) álbum novo, como o cara pode dizer que eles estão se recuperando e tal? Muito engraçado... Se o artigo ainda fosse em 2003, na época que o Metallica estivesse lançando o álbum, até que faria sentido e tal... Mas agora, parece só uma agressão sem fundamento.

O engraçado é ele citar uma analogia para a lógica dele, e a analogia na verdade não justifica em nada a idéia dele ("a novell é má e o metallica não"). Pra começar, quem não pensou "nossa, metallica? Há quanto tempo..." quando leu o título da mensagem. Quem não teve que fisgar da memória a banda? A tal "grande volta" do Metallica só etá ocorrendo na mente do cidadão da cnet mesmo...

A verdade é que tanto os fãs do Metallica, quanto os usuários da Novell podem ter achado que eles fizeram coisas ruins no passado, mas muitas pessoas fazem coisas ruins, tentam consertar (e essa é a parte importante), e no fim quando você pesa tudo você percebe que não existe 100% mau ou 100% bom no mundo real.

E outra, quem é fã do Metallica por mais que tenha tido controvérsias, não vai deixar de ouvir as músicas que ele gosta, nem se eles lançassem o álbum mais não-metal da face da terra.... E os novos fãs que gostam do novo material também estão satisfeitos, talvez mais agora do que antes. E os que não são mais fãs, paciência, provavelmente deve ter alguma banda boa de heavy-speed-shred-thrash-metal (todo mundo sabe que metal só é metal se você utilizar mais de quatro palavras pra definir o sug-gênero), mas eles não ficam torrando o saco nem do Metallica nem dos outros fãs, eles têm mais o que fazer.


Comentário de Clésio Luiz
O maior Troll do BR-Linux: Meu caro Márcio, você acaba de ganhar o trofeu de maior Troll & Fanboy do BR-Linux :-P Eu venho acompanhando o desenrolar do tópico e é impressionante como você não deixou passar nenhuma mensagem sem um resposta longa e agressiva. Expressar o seu pensamento é legal, mas você o faz de uma forma impressionante :-) Não basta que você corrija a opinião dos outros, o último post tem que ser seu também :-) Relaxa cara, que tal sair da frente do micro e ver como o mundo é belo, as flores, os passarinhos e o sol brilhante que estão te esperando lá fora.
Siga os conselhos da fofíssima Marta Suplicy: Relaxa e Goza ;-)


"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de popolony2k
Estás delirando .....: ..... ??????

..."fofíssima Marta Suplicy".

#.D
#.D
#.D
#.D
#.D
#.D
#.D
#.D
#.D

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004