Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

CEO da Mandriva divulga carta aberta a Steve Ballmer e ao governo nigeriano

Parece notícia do Verdade Absoluta! Ontem, mesma data em que noticiamos que o governo da Nigéria decidiu comprar o Classmate PC com o Mandriva Linux, François Bancilhon (CEO da Mandriva) divulgou no blog da empresa uma carta aberta a Steve Ballmer e aos "nossos amigos da Nigéria" sobre um desenrolar imprevisto da contratação.

Segundo se pode compreender da leitura da carta aberta, após divulgar que iria comprar os 17.000 equipamentos com Mandriva Linux, a Nigéria mandou um recado adicional: vai comprar e pagar pelos equipamentos e pelo sistema, como combinado, mas depois vai instalar Windows neles.

Leia também: "Negroponte: O Windows é chave para a filosofia do OLPC".

Saiba mais (blog.mandriva.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Mauricio
E depois devem fazer um bom: E depois devem fazer um bom uso deles:

http://www.quatrocantos.com/lendas/58_419_scam_nigeria.htm
Comentário de Evaldo Junior
Triste...: Li a carta e gostei do humor... mas realmente a MS deve ter pago um bom preço, mas enquanto eles tiverem grana e poder o mundo será deles....
Comentário de bode
Ah, o poder do $: Isto é para que 17.000 pessoas não se habituem com as facilidades de um software superior como o Linux. A Microsoft quer arrebanhar logo antes que os usuários conheçam o Linux.
Duvido que não tenha o dedo da Microsoft nisso.
Estão vendo o Linux tomar conta dos desktops também e como sempre estão jogando sujo.
É bom saber da posição da Mandriva em relação a Microsoft. E saber que parceiros eles NUNCA SERÃO!

Comentário de algorix
"Hey Steve, how do you feel:
"Hey Steve, how do you feel looking at yourself in the mirror in the morning?"

Owned!
Comentário de Dyego Sousa
E o link?: Alguém tem o link pra carta?
Comentário de nemesis
claro, muito melhor comprar: claro, muito melhor comprar licenças Windows do que gastar dinheiro com doentes de AIDS.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
Sim!: A notícia tem :)
Comentário de Dm7
Parabéns à Mandriva pela coragem e principalmente ÉTICA!: Adorei essa parte:
"Hey Steve, how do you feel looking at yourself in the mirror in the morning?
Of course, I will keep fighting this one and the next one, and the next one. You have the money, the power, and maybe we have a different sense of ethics you and I, but I believe that hard work, good technology and ethics can win too."

Minha tradução livre:
Ei, Steve, como você se sente olhando-se no espelho de manhã?
É claro, Eu estarei batalhando (por esse acordo) e o próximo, e então o próximo. VOCÊ TEM O DINHEIRO, O PODER, E TALVEZ NÓS TENHAMOS UM SENSO DIFERENTE DE ÉTICA, mas eu acredito que TRABALHO DURO, BOA TECNOLOGIA E ÉTICA PODEM VENCER TAMBÉM".

PARABÉNS!!!!!
É gostoso ver uma companhia como a Mandriva assumir sua posição com relação à Microsoft,

[ ]s,
Comentário de Jaime Balbino
Carta traduzida: Tomei a liberdade de traduzir a carta no meu blog, o link é este aqui
Comentário de edempoa
A propósito, alguém: A propósito, alguém acredita que não acontecerá exatamente a mesma coisa com o OLPC?
Comentário de sem@email.org
Pais pobre, governo: Pais pobre, governo corrupto; alguem esperava algo diferente?

E eu duvido que o Classmate chegue nas maos de uma unica criança pobre na Nigeria!

Vao chamar a imprensa um dia para uma sessao tipo "para ingles ver" (igual no Brasil), vao entregar um Classmate para algumas crinças enquanto a imprensa internacional estiver olhando. Depois que a imprensa virar as costas, os colarinhos brancos nigerianos vao tomar os pcs das crianças e vender no mercado negro.

Lamentavel.


Comentário de alexx
O projeto OLPC já foi: O projeto OLPC já foi duramente criticado pelo Bill Gates, ou melhor, já foi reprovado pelo Mr. Gates, com famosos casos de piadinhas e ironias.

O Sr. negroponte também já sofreu duras críticas, já foi inclusive desacreditado quando disse que iria usar o windows no projeto de inclusão digital proposto pelo laptop.

Bem... desde a primeira notícia sobre o projeto, venho acompanhando a sua evolução, ainda acho maravilhoso o projeto e sua idéia inicia ou seu primeiro propósito de inclusão digital, desenvolvimento tecnológico e outras questões ambientais, mas acredito que questões como preço (que um dia foi chamado de $100 dólares), e hoje de S.O. estão sendo usadas como ferramenta política, grandes empresas que antes destruiram o projeto hoje estão se valendo dele para gerar apenas propaganda e receita. A inclusão deixou de ser o foco, vejo governos fazendo pose junto ao projeto e acho realmente que por uma série de fatores que não irei defender nem acusar, tornaram o projeto tão atrasado que chega a deixar dúvidas quanto a credibilidade.

Ainda acredito de forma geral nesse projeto, mas gostaria de vê-lo sendo executado de forma mais consistente, ética, responsável e principalmente rápida, precisamos ver os resultados e não só discutindo preço e s.o. mesmo que eu acredite que o único s.o. capaz de incluir alguém digitalmente seja um software livre, por questões óbvias e já conhecidas, mas como sei que sempre alguém irá me perguntar um motivo, então o preço da licença, sim, licença e não o preço do produto, já seria um bom motivo.

Bem... agora que a M$ até trabalha uma versão especial pro laptop, e que o Mr. Gates não mais aparece dizendo que o projeto é uma piada, espero que o Sr. Negropontes consiga realizar o que o mundo deseja ver, os resultados positivos do projeto e que os mesmos sejam divulgados o mais breve possível.

Bom final de semana!
Comentário de cppware
Muito bom: É uma boa carta.

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004