Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

"Calma, calma, É só o Linux."


“Sim, foi isso o que eu respondi a uma colega da faculdade, quando ela me viu trabalhando no KDE. É impressionante como o Linux cresceu, desde 1997 quando eu comecei a utilizar o pingüim, tudo era mais difícil, instalar e rodar o KDE, era muito complicado para o meu pentium 233 mmx com 32 de ram, mesmo com todo o crescimento, a popularidade ainda tem muito que melhorar. Vamos tomar como parâmetro este exemplo que eu tive na faculdade, como tenho 40 colegas na sala de aula, e podem acreditar, dentre estes, ninguem nunca utilizou o Linux, UBUNTU ? O QUE É ISTO? Ele me responde com uma pergunta.



Está é uma situação realmente bem difícil de mudar, mas, veja bem, eu estou fazendo faculdade de analise de sistemas, e meus colegas, que não são melhores do que eu, não conhecem LINUX, ou tem um conceito que o LINUX é uma droga, sim eu já ouvi isto dentro do laboratório, como todos os computadores são dual boot, volta e meio tem algum PC na tela de login do KDM.”


Enviado por Pedro Delfino dos Santos Neto (pedro·delfino3Θgmail·com) - referência (e-tinet.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de sem_sono
E tudo tende a continuar: E tudo tende a continuar assim...

Se conseguir convencer um colega só a usar linux e ele realmente gostar... melhor se dar por satisfeito.

Muitos desses que dizem que Linux é ruim, nunca usaram e/ou são baba-ovos.

Provavelmente são caras preguiçosos, não querem aprender algo novo.

Eu ando desistindo, esse tipo de gente é dose. Melhor deixar, investe teu tempo em algo mais útil. Com gente disponível a experimentar.
Comentário de tenchi
Linuxs são de marte, Windows são de plutão: Sim, vc não é o único.
Não sou o único a usar Linux na minha sala (1º ano do curso de informática), mas vejo que a imensa maioria usa windows, e não conhece nada além disto. O departamento de Info da facul. onde estudo é todo movido a linux (Ubuntu em desktop e debian em servidor). Sempre que vejo alguém com dificuldade para usar (onde clica?), procuro ajudar, e explicar o q está acontecendo. Mas é engraçado:
- Abre um terminal. Isso, em acessórios. Isso, o penúltimo de baixo pra cima...
(...)
- Agora digita: tal, tal. tracinho erre. E o nome do arquivo que vc tava editando.
(...)
- Não deu... Ah, é pq tem espaço em branco no nome do arquivo. Faz assim então. Coloca entre aspas..


KKKK. É muito comédia. Serve pra vc testar se vc aprendeu mesmo.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Tiago Z.
Faço Eng Química, quarto: Faço Eng Química, quarto ano, na Poli-USP.
O curso tem um ciclo básico de 2 anos, onde todos tem aulas de matérias básicas de engenharia, pra todas as áreas.
Aí inclui uma introdução à linguagem C.
Até o ano passado o SO oficial usado era o Windows, e o editor o Dev C++.
A partir deste ano houve uma mudança, o SO oficial a ser usado passou a ser o Linux, recomendando o Kubuntu. Os softwares utilizados: compilador gcc e o editor XEmacs.
Ainda não fui atrás de bixos pra saber o que eles tão achando disso, mas gostei mto da iniciativa, uma forma de promover pelo menos os primeiros contatos com o Linux.

Comentário de Nick Marinho
e vai continuar crescendo...: ... enquando as pessoas acharem que linux é dificil isso nunca muda.

Cabe a nós usuários e amantes de linux informar e ajudar as pessoas a entender que se num dia que nunca utilizaram nenhum SO e aprenderam com o que aprenderam podem muito bem começar a utilizar outro SO (LINUX).

Falo isso por experiencia propria, eu achava que linux era uma droga, dificil de utilizar e nem sequer pensava em ficar sem meu WIN98 na epoca.

Mas comecei a trabalhar numa empresa que tinha uma unica pessoa que utilizava o Linux com Gnome (Debian).

Vi a interface mais leve, com melhor administracao de memoria e todos os programas GNU que nunca conseguia colocar no WIn por medo ate.

Depois de alguns anos utilizando Debian resolvi conhecer outras distros e instalei o Gentoo, a paixao ficou maior.

Hoje utilizo gentoo em casa e debian no trabalho.

Tenho a maioria dos programas de edicao de audio, de video, de programacao web e desktop, todos no meu gentoo em casa, e no escritorio todos de programacao web que é meu trabalho la.

O que precisa acontecer entao é nós mostrar-mos as pessoas que nao conhecem utilizando mesmo, na pratica.

Assim elas saberao que nao existe monstro algum em utilizar o Linux e mudar esse pensamento delas.

Consegui "converter" algumas pessoas a utilizar o Pinguim e me sinto muito feliz por isso, pois a minha paixao pelo Linux nasceu da minha propria curiosidade.

Agradeço a todos que lerem meu comentario, e desculpas por nao colocar todos os acentos nas palavras.

E que visitem meus sites, todos desenvolvidos no linux, alem dos programas que desenvolvo tbm em c++ e etc...

www.lucianomarinho.com.br

www.racaboxer.com.br
Comentário de Sérgio Luiz Araújo Silva
Apenas o linux...: Excelente artigo, gostaria de saber o link desse wallpaper, de quebra mando um link no qual vocês podem pegar bons wallpapers:
http://picasaweb.google.com/voyeg3r procure entre os albuns "wallpapers not vista" e "abstract not vista" :)
Comentário de Venom
Quando comecei a mexer...: No Linux, detestei de cara.
Era o Mandrake "n
Comentário de Venom
Quando comecei a mexer...: No Linux, detestei de cara.
Era o Mandrake "não lembro qual versão" , que veio na capa da Geek.
Com o tempo, mexendo aqui, fuçando ali, visitando sites e fóruns, vi que o sistema era muuuiiito superior ao Ruindow$.
Hoje estou com o Mandriva 2007 Spring, firme e forte.
Comentário de joao smart
vejam por um outro lado: não sou da área de tecnologia, em tese eu não teria a mínima necessidade de usar o linux - pacato cidadão com tudo pré-determinado -. pior, tenho uma profissão que praticamente inviabiliza o uso do linux em 100% das vezes.
mas cá estou eu usando o ubuntu linux, usando há três meses e completamente apaixonado. entrar no windows no trampo é um martírio. ontem estive conversando com um técnico em "computação", que ficou rindo da minha cara o tempo inteiro enquanto eu falava sobre o linux, sobre o ubuntu, e sobre as facilidades de uma vida sem os estresses que só um sistema operacional obsessivo-compulsivo como o windows pode proporcionar a sua vida.
saí de lá com uma péssima impressão de um sujeito. sujeito esse que usa o vista home basic AUTENTICO (pausa pra rir muito dele), e que se acha a última bolacha do pacote, mesmo tendo que se contentar com 512MB de RAM e abrir 3 programas por vez. pode isso, como isso pode?
bom, sei que hoje, dia das mães, dei um computador de presente pra minha. ubuntu linux instalado. free, olha só, todos os programas são free. sistema operacional free. e posso garantir que isso faz uma enorme diferença na configuração final do computador. deixa o "técnico home basic" pra lá. provavelmente ele nunca vá entender pq o computador da minha mãe tem 1GB de RAM.
queria muito que essa situação win x lin mudasse, mas se quiser estar errado, esteja do lado da maioria.
:)
Comentário de big_mala
Hahaha, faço Química:
Hahaha, faço Química Industrial, e ninguém sabe o que é linux também!!
Aliás, tem um colega, por incrível que pareça, o mais inteligente da classe, que disse que o linux é uma bosta porque tem que saber programar pra mexer nele!!

--
"Amigos não deixam amigos usarem Windows"
\o/ BigLinux 3.0 \o/

Comentário de leo.fontenelle
Solução: Talvez a solução para esse desconhecimento seja esse livro cujo lançamento o BR-Linux.org acabou de anunciar.
Comentário de Manoel Pinho
Vista furada: O Vista do cara deve ser o Vista Starter Edition, que tem essa palhaçada de limitação de 3 programas ao mesmo tempo, e não o Home

http://www.microsoft.com/brasil/pr/2006/versoes_wv.asp

Eu tenho pós em Informática mas a minha graduação foi em Engenharia. A opinião da maioria desses milhares de "técnicos", muitas vezes sem formação teórica nenhuma ou extremamente básica na área, eu já nem considero muito porque a experiência deles é basicamente com PCs, instalando e reinstalando Windows e seus programas e quando muito montando PCs. Alguns são curiosos por natureza e usam o linux, mesmo que em dual boot de uma forma secundária, mas a maioria mesmo já ouviu falar de linux mas não se empenham a aprender alegando aquelas besteiras de sempre, que o mercado "pede" windows e tudo mais da Microsoft.

Mas ainda mais danosa para a popularização do linux é a opinião de muita gente boa que eu conheço da área de informática de que lugar de linux é em servidores. São pessoas que tem noções de unix/linux além do básico e muitos implementam e administram servidores linux/unix diariamente porque são baratos, estáveis e funcionam bem, mas operam estas máquinas a partir de seus desktops e notebooks windows com putty e softwares semelhantes. Nunca se esforçaram em instalar e configurar desktops linux nem aprender a usar programas livres típicos de desktop e equivalentes aos similares comerciais. O cara sempre alega que o linux tem "menos" programas, que não abre os arquivos antigos feitos no programa comercial XYZ, que a universidade tem um acordo acadêmico com a M$ permitindo o uso de windows e demais programas nos micros de professores, que não adianta nadar contra a maré, etc. Nas universidades públicas pelo menos é geralmente mais fácil encontrar desktops linux em outros departamentos de ciências exatas do que nos departamentos de informática.
Comentário de tenchi
Meias verdades...: Seu colega está em parte certo.
A parte errada é q precisa saber programar para usar. Embora eu não goste, é possível fazer tudo pelo mouse.
A parte verdadeira é que quase tudo no linux é "programável". Assim como existem inúmeras formas de se programar, sem que seja necessário comprar o Visual Studio.
Normalmente já vem com o perl, python, gcc, java, vim, emacs;
Vc pode criar scripts mais ou menos complexos, com os vários interpretadores de comandos;
Interfaces simples com dialog/Xdialog/kdialog/Zenity/Kommander....;

No windows vc pode.... jogar paciência (se bem que minha irmã, usuária de windows, prefere muito mais o paciência do KDE (kpat)).

Por isso não rie da cara do seu colega rsrsrs.

Tô brincando, blz?

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de bebeto-maya
i`m a developer, dude!: __Putz, entao eu sou programador e nao sabia...
Comentário de arkanjo
aconteceu algo semelhante comigo: aconteceu algo semelhante comigo tb...

Sabe o que fiquei admirado... numa sala de uns 40 alunos de "Engenharia da COMPUTAÇÂO" ninguem sabia o que era linux, muitos nunca nem tinham ouvido falar ... só tinha eu e mais um que mexia com linux ...
Gente, fiquei pasmo com isso, acho que o pessoal pensa, ahh, eng. da computação, vou aprender mexer com computador e pronto, ganhar mais de 3000 por mes e fico na boa..
tanto que o curso tem um indice muito grande de desistencia, pois depois percebem que não era o que pensava..
o linux é uma ferramenta indispensavel, pois vc pode usar ele em qlq sistema embarcado que possa desenvolver, programação em C é uma das bases do curso, alem disso, pra aprender sistemas operacionais, como funciona um hardware... nada melhor que um sistema que vc possa ler o codigo e ver como foi feito...

Mas o que me desanimou, que a universidade , apesar de ser super moderna, tem micro com projetor e internet em todas salas, as aulas são dadas em video, pps, muito boa mesmo, nos laboratorios só tem um linux conectiva 10 instalação padrão sem rede nem internet,
Perguntei pro prof de programação o pq ñ usar um linux certo com rede e tudo, ele disse que era por causa da falta de segurança :/
parece que tem algo a ver é com compartilhamento, pois cada aluno tem um espaço de 30MB no server da universidade, que no win2000 era montado automaticamente como um drive de rede e cada aluno tinha user e senha...
ja no linux eles não sabiam como fazer com que cada aluno autenticasse na rede independente da maquina e fosse montado automaticamente a pasta propria do aluno que logou....

Eu não sei como fazer, mas acho que algum script, configuração bem feita do Samba e coisas assim resolveriam o problema ..

Inclusive se alguem souver solução pra isso, avisa, quem sabe ano que vem que quero voltar, pois sai pq perdi a bolsa de estudo e não tenho como pagar.., então tento novamente convencer eles a por linux la pra rodar descentemente... :D

Mas voltanto ao assunto
Qd eu cheguei com meu notebook com o kubuntu e o Xgl+Compiz nele, a galera babou... muitos ficaram até interessados...
O problema q a maioria usa PC só pra jogos e como jogam mais MMORPGs que não rodam em linux, muitas vezes por causa dakele guard seilaoque que não vai nem a pau no wine ou cedega, então desistiram do linux... mas com certeza vão ter depois que aprender e pior, vão ter que fazer isso de ultima hora pra não ficar pra traz dos outros ...

PS: tb não gostava pois usavam só software proprietario
Maple >> poderiam usar octave, xMaxima...
Visual Studio >> poderiam usar Kdevelop ou tantos outros...
e mais um monte que nem lembro o nome mas tem similares livres
Comentário de popolony2k
Quando vi o vista .....: ....em seus primeiros beta, na tela de inicialização só faltava aparecer "starting kde".

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Tiago Z.
dá um olhada nesse: dá um olhada nesse tutorial:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/configurando-servidor-samba/
Pode ser bastante útil.
Comentário de CWagner
E talvez você nunca chegue: E talvez você nunca chegue a ver. Sabe como é: Software Livre, empresa que não mostra fonte de programas e acostumada a maquear tecnologias...

Vai saber...
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Hugo Pessotti
Galera, na boa...: Galera, na boa...

Se a ideologia do Linux é pregar a liberdade de escolha em Sistemas Operacionais, porque existe essa paranóia de que devemos forçar os usuários de Windows a "abrirem os olhos" e adotarem o Linux?

Qual é o lance da ideologia "LIBERDADE DE ESCOLHA" do Linux se a primeira coisa que pensamos de um usuário Windows é que ele é um "preguiçoso" ou então "cabeça fechada" por não adotar o pinguim como SO??

Talvez seja por isso que a popularidade do Linux não cresce, pela arrogância de seus membros em achar que usar Linux é primordial e que todos devem um dia abandonar o Windows só porque estes o fizeram.

E porque achamos ruim quando os outros falam que Linux é uma droga, quando nós mesmos taxamos o Windows de porcaria? Pelo ponto de vista de um usuário de Windows, o Linux não tem nada de atrativo, por isso é uma droga. E pelo nosso ponto de vista, o Windows é uma droga porque não é grátis. Não vou mencionar sobre bugs, pois as árvores testing do Debian, Ubuntu e afins são tão bugadas quanto o Windows. Patrick que o diga.

Até+
Hugo
Comentário de Hugo Pessotti
obs. somente uma nota de: obs. somente uma nota de rodapé para explicar a piadinha nerd sobre instabilidade no Linux.

Para quem não conhece Patrick, é o manda chuva do Slackware. Segundo ele, o kernel 2.6 ainda não é estável o suficiente para ser incluído como oficial na distribuição Slackware.

No seu último lançamento, Slackware 11, vemos uma lenta adoção da série 2.6 como pacotes extra e testing.

Vai entender! Tem louco pra tudo...
Comentário de Paulo Pontes
huahuauhahuahua: eu tou nessa galera do mmorpg!

atualmente a única coisa que mantém o windows intalado na minha máquina são os joguinhos!!! :P
Comentário de CWagner
Companheiro...Acabastes de: Companheiro...

Acabastes de comprar briga.

Tomara que saibas o que dizes, pois serás agraciado com toda sorte de comentários, a favor e contra o que pensas, principalmente por ter dito que usuários Linux não usam Windows por este ser pago.

Se falamos que Windows é uma porcaria é pelo fato de já termos utilizado-o e sabermos como se comporta o Sistema Operacional das Janelas, bem como ele deveria se comportar, dando mais atenção a "detalhes" como estabilidade e segurança, que ficaram a décimo plano enquanto coisas mais importantes como widgets, botões e a tal usabilidade windows estava sendo desenvolvida para alegrar o usuário ou comprador e este pudesse se acostumar mais facilmente com o jeito M$ de ser, e deixasse de lado besteiras como aprendizado e instrução (sabe, essas coisas idiotas que ninguém deveria se preocupar para usar um computador?), afinal de contas um usuário quer usar mas não aprender, já que isso é trabalho de nerds, geeks e outras espécies da fauna dos CDFs de plantão que não namoram, não têm família, geralmente não pagam contas e se alimentam de pizza e cafeína.

Mas vá lá... esse foi apenas o primeiro post... com certeza outros virão.

P.S.: Vai ser legal assistir a essa rodada!
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Periophthalmus modestus
Se a ideologia do Linux é:
Se a ideologia do Linux é pregar a liberdade de escolha em Sistemas Operacionais, porque existe essa paranóia de que devemos forçar os usuários de Windows a "abrirem os olhos" e adotarem o Linux?


A questão não é essa. Mas sim pedir que as empresas que só suportam windows suportem GNU/Linux também, ou que, pelo menos, abram suas especificações para que seus produtos e serviços também funcionem em todos os sistemas alternativos. Particularmente, pouco me interessa o que a pessoa escolhe usar (desde que eu não seja o suporte técnico, caso contrário eu vou tentar convencê-la a usar GNU/Linux).

Qual é o lance da ideologia "LIBERDADE DE ESCOLHA" do Linux se a primeira coisa que pensamos de um usuário Windows é que ele é um "preguiçoso" ou então "cabeça fechada" por não adotar o pinguim como SO??


Acho que essa noção vem da forma como eles atacam GNU/Linux sem saber nada sobre ele, só repetindo clichês.

E porque achamos ruim quando os outros falam que Linux é uma droga, quando nós mesmos taxamos o Windows de porcaria?


O problema é que a grande maioria (ou seria 100%?) das pessoas que dizem isso, falam com conhecimento de causa, já usaram windows e estão felizes de terem largado. Se você observar os comentários anteriores desse thread, vai ver que 'fulano disse que linux era ruim' porque [inserir estereótipo de 1990 sobre GNU/Linux].

Pelo ponto de vista de um usuário de Windows, o Linux não tem nada de atrativo, por isso é uma droga. E pelo nosso ponto de vista, o Windows é uma droga porque não é grátis.


Agora é você quem está usando outro estereótipo sobre os usuários de GNU/Linux. Windows, quando não grátis, é tão fácil de obter quanto o sistema livre. Todo mundo pode pagar R$10,00 pra comprar na feirinha de sua cidade. A escolha pelo GNU/Linux é obviamente motivada por outra razão.

Não vou mencionar sobre bugs, pois as árvores testing do Debian, Ubuntu e afins são tão bugadas quanto o Windows. Patrick que o diga.


Disse bem: 'testing.' Mas vai comparar uma árvore que é justamente feita pra testar e consertar bugs com o windows lançado no mercado pra usuário final. Que tal um pouco mais de bom senso, hein?
Comentário de popolony2k
Lembrando que ......: ....o usuário final do Window$ é a arvore de "testing" do mesmo.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Ricardo Ribeiro
Windows provoca aminésia e cansaso cerebral: trabalho com inclusão digital e cheguei a seguinte conclusão: é mito quando dizem que o linux e mais dificil de usar. Quando vejo usuários que nunca tiveram contato com o computador reparo que o tempo de aprendizagem é o mesmo e as duvidas basicamentes as mesmas. Acontece que quando o usuário já teve um contato com o windows o tempo de apredizagem dobra e a uma certa preguiça e mal vontade. O usuário passa a dizer que o linux e mais dificil de usar que não presta, assim por diante. acho rsrsrs que o windows causa um certo cansaso cerebral. O que acontece que no nivel de usuário intermediario a avançado o linux passa a ter uma gama maior de opções o que torna mais "complexo" seu aprendizado. pois a uma gama maior de possibilidades maior de espécializações. (kernel, programação, customização e etc ...)
Porém, acho que bom analistas de sistema deve pelo menos ter um conhecimento básico de sistemas como o linux. Os quais o uso no país e no mundo cresce a cada dia. Sempre devemos estar atentos as tendências tecnológicas e de mercado.
Não estou defendendo um sistema nem outro apenas defendo a opnião que bons analistas não devem cultivar preconceitos (principalmente por falta de conhecimento) por "esse ou aquele sistema". Pois cada usuário, cliente e empresa apresenta uma realidade compativel com um tipo de sistema ou aplicativo.
Não devemos deixar que preconceitos ou falta de conhecimento interfiram em nossas decisões.
Claro que cada um de nós tem as suas preferências pessoais, respeito cada uma delas e particularlarmente uso uma customização do debian no trabalho e debian em casa atende a minhas necessidades. porem sempre estou atento a novas ferramentas tanto "propretarias como livres" pois, faz parte do meu crecimnto como profissional e como pessoa.


Comentário de Lobao DX
Ainda bem que existe estes: Ainda bem que existe estes "parasitas" na terra que fazem faculdade de T.I. por modismo, pois graças a eles ganho muito mas muito dinheiro com Linux.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004