Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Guia de referência em português: Descobrindo o Linux, 2a. edição

A Editora Novatec publicou recentemente a segunda edição, revista e ampliada, do livro Descobrindo o Linux (também disponível via Submarino), de autoria do João Eriberto Mota Filho, que recentemente esteve presente aqui na cobertura do BR-Linux devido à sua palestra sobre o HLBR no FISL.

O autor escreveu tendo em mente um público bastante específico: os estudantes universitários (de graduação e pós-graduação), e isto fica visível ao longo das 544 páginas da obra, já que ele nos poupa de introduções desnecessárias e vai direto ao ponto: apresentar o software livre e o Linux com profundidade suficiente para quem quer conhecê-lo e empregá-lo em seus projetos e atividades. Recebi recentemente um exemplar para análise (obrigado!), e seguem abaixo as minhas considerações sobre o livro.



Trata-se de um livro relativamente volumoso - poucos livros brasileiros de introdução ao Linux ultrapassam a barreira das 500 páginas - e por isto pode ser bastante amplo na sua gama de cobertura, dividida em 4 partes principais, que adotam o Debian Etch como base de seus exemplos, mas freqüentemente apontam procedimentos que operam independentes da escolha de distribuição do leitor.

A primeira delas cuida dos conceitos básicos: histórico, organizações e personalidades envolvidas, distribuições, organização do sistema (discos, memória, sistemas de arquivos, instalação, usuários & grupos, etc.), entrando em detalhes como requisitos para instalação, providências especiais em notebooks, uso da shell e de variados editores de texto e da shell, e outros conceitos e técnicas que o usuário exposto inicialmente ao Linux logo precisa dominar.

Em seguida vem a Parte II, dedicada às técnicas de gerência do sistema. Aqui são apresentados com detalhes os gerenciadores de boot, os diversos sistemas e utilitários para administrar pacotes de software, recursos extras da shell (concatenação, aliases, etc.), manipulação de arquivos, diretórios, usuários, gerência de memória e processos, tarefas relacionadas ao kernel e ao próprio hardware. Ao longo dos vários capítulos desta parte, o usuário interessado aprende não apenas o feijão com arroz que pode ser encontrado nos manuais das distribuições de Linux, mas também variações interessantes, com dicas de comandos e utilitários menos conhecidos, como o durep e o htop.

Na parte III os conceitos anteriores são explorados e ampliados para dar lugar às questões voltadas à administração de sistemas Linux. Permissões de acesso (incluindo SUID, SGID, sticky bit, umask), filtros & pipes, um capítulo introdutório mas bastante detalhado sobre a criação de scripts shell, análise de logs, administração de serviços do sistema, cron e mais. Me chamou a atenção que o autor colocou no livro uma série de conhecimentos práticos que freqüentemente ficam de fora de livros voltados ao público acadêmico, incluindo dicas para análise de logs, e a recuperação de problemas comuns e de desastres, usando inclusive live CDs especializados (como o Knoppix Helix) no processo.

A parte IV é dedicada às operações em geral, apresentando métodos, técnicas e procedimentos para uma série de atividades que podem ser realizadas em ambiente Linux. Uso do ambiente gráfico, compilação de programas, configuração em rede, uso do MRTG para acompanhamento do uso de uma série de recursos (memória, swap, partições, CPU e mais), uso do LVM, do Xen e mais.

Para completar, há uma seqüência de anexos, incluindo um que deveria ser leitura obrigatória para todos: como obter ajuda na Internet (com ênfase nas boas pesquisas via Google). Outros apêndices explicam como compilar o kernel, como instalar o apache e o thttpd, apresentam exemplos de jogos disponíveis em Linux, e mais.

O nível de detalhamento é ótimo, com conceitos apresentados em profundidade e com amplitude mais do que suficiente para que o iniciante, seja ele um universitário envolvido com cadeiras ou projetos relacionados ao software livre, ou um autodidata procurando um guia introdutório sobre o uso do Linux.

Editora: Novatec
ISBN: 9788575221204
Ano: 2007
Edição: 2
Número de páginas: 544
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004