Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Boot em 5 segundos: ASUS vai incluir BIOS com Linux em mais modelos de placas-mãe

Se o vídeo da placa-mãe da Asus com Linux embarcado, que dá boot em 5 segundos, deixou você interessado, eis uma informação a mais: a ASUS pretende incluir este mesmo recurso em mais modelos de placas-mãe.

A ASUS chama a linha de produtos de ExpressGate, e o software em si chama-se SplashTop, produzido pela DeviceVM - que está buscando oferecer seus produtos também a outros fabricantes de PCs e notebooks. O SplashTop usa o Linux 2.6.20, e o seu código-fonte do kernel está disponível nos termos da GPL.

Hoje o SplashTop oferece acesso à web e ao Skype, além de permitir a realização de seu próprio upgrade de software. Mas a DeviceVM está de olho em outras aplicações para inclusão, mencionando especificamente a possibilidade de agregar as funções de diagnóstico do equipamento, de Media Center e de dar acesso a conteúdos de discos locais e DVDs, por exemplo).

Saiba mais (phoronix.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ramon Gadelha
Legal, mas ainda não vejo: Legal, mas ainda não vejo muita utilidade...
Comentário de hlegius
Ainda não...: ... tem tanta utilidade, mas esse é o futuro. Aplicações web apenas. Você trabalha em casa, escritório, reunião em cliente e seus documentos sempre estarão lá. Lá onde ? Na Internet, oras. Google Docs com documentos e planilhas; Wikipedia como enciclopédia; Servidores de email, comunicação instantânea e chat; Apresentações em slides tudo online. Você só precisará de uma máquina de que boot e acesse a Internet para você estar diante disso tudo =)
--
User Linux: #403858 - ArchLinux
http://www.hlegius.pro.br

Comentário de brain
boot em 5 segundos: Se meu micro desse boot em 5 segundos, eu desligaria ele muito mais freqüentemente, economizando energia. Se isso se tornasse comum, talvez o conjunto dos desktops do mundo reduzisse um pouco seu impacto ambiental pela questão energética...
Comentário de Ramon Gadelha
Sim, concordo com você e: Sim, concordo com você e com o colega acima, mas ainda sim não vejo muita utilidade (pelomenos como ainda estão as coisas). Mas creio que logo isso se torne útil.

A questão de economizar o consumo energético eu concordo plenamente. Eu também desligaria meu PC com maior freqüência se o boot dele se desse em 5 segundos.
Comentário de Clésio Luiz
Lan house: Isso seria muito bom em Lan Houses, onde o povo paga por minuto a utilização do PC. Alias isso seria útil em qualquer lugar onde a utilização de um pc se resumi-se a acessar a internet e fazer ligações no Skype.

"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Wallacy
Eu vejo algumas....: Eu vejo algumas....

Se a MBR der pal, ou qualquer outro problema relacionado com o sistema que não me permita entrar no mesmo der problema, posso ir na internet (no mesmo pc), e pesquisar.
Caso eu esteja somente interessado em ver algo na internet (em ambientes de trabalho, onde tudo é muito "corrido" por exemplo), já torna as coisas mais "dinâmicas". (Tem gente que tem pc que da boot de cerca de 1:30 ...)
Fazer um telefonema, muita gente não opta pelo voip porque é um saco ficar ligando o pc toda hora pra isso, agora com 5 segundos só de espera para acessar o skype... quem sabe...
Imunidade a virus, boa parte das pessoas ainda usam o sistema da janelinha, e basicamente para acessar a internet, concentrando suas "ações" nesse novo sistema, irão reduzir drasticamente a quantidade de virus em seus windows, e consome muito menos tempo e paciência que um dual boot comum.
Além do já mencionado, menor consumo de energia, economia de hardware, acaba com a nescessidade de ter HDs e Sistemas Operacionais instalados em alguns lugares que são só ponto de acesso a internet... essas coisas.
Acessar a internet é sempre útil, a idéia é praticidade!! xD


-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Victor Schulz
Interessante seria se essa: Interessante seria se essa memória pudesse ser regravada. Usando uma bios livre tal como o LinuxBIOS poderiamos ter a liberdade de usar outras distros ou até mesmo criarmos uma personalizada para quando estivermos sem HD ou com pressa. As possibilidades seriam praticamente ilimitadas a partir daí.
Comentário de joaoemanuel1981
Fico com dúvida sobre o: Fico com dúvida sobre o seguinte: ok inicia em 5 segundos, mas periféricos em si como se comportariam? Pois no GNU/Linux é fácil, mas no Windows XP/Vista que precisam ainda que o BIOS carregue tudo antes de iniciar corretamente. O BIOS está preparado para isso ou não? Já houve testes com o Windows para verificar isso ou os computadores com este BIOS só rodarão GNU/Linux?
Comentário de marcon
memorias: estão sendo pesquisadas novas memórias de computador em que a informação precisa de energia para ser lida ou gravada, mas não precisa de energia para ser armazenada. Isso quer dizer que você desligaria o computador com vários aplicativos abertos, e quando ligasse de novu tudo estaria lá, já carregado na memória, instantaneamente. nem precisaria do "boot em 5 segundos"

exemplo:
http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/10/09/idgnoticia.2007-10-09.4981423080/
Comentário de boi
Isto aí não é um BIOS, é: Isto aí não é um BIOS, é um sistema Linux customizado, gravado num chip da motherboard. Seria mais ou menos como você iniciar o sistema de um pendrive ou de um livecd. A diferença é apenas que, nesse caso, já está onboard. Não tem nada a ver com o BIOS. Na própria matéria é citado que a placa usa um BIOS comum, da American Megatrends.
Comentário de Grobsch
Abit??: Como sou fã das placas da Abit, espero que a mesma pense em algo assim...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de boot
Agora se fosse o Ubuntu: Se fosse o Ubuntu como eu já disse aqui e aqui(bom aqui não mais pois parece que o Augusto deletou meu comentário) levaria uns 5 minutos (ou 5 horas, depende do hardware) 8-)

Não me venham dizer que isso é mentira ou um flame da minha parte!
Vcs sabem muito bem que é a mais pura verdade.
Comentário de cwars
Rapaz eu discordo, pois o: Rapaz eu discordo, pois o meu aqui nem leva um minuto direito para carregar (usei umas dicas Geeks para otimizar o sistema).

Mas com um sistema GNU/Linux dentro da placa-mãe será ótimo caso o grub der pau, pois ai não preciso recorrer a livecd, sem contar que isso vai ser ótimo para compatibilidade com hardware, pois saberemos que a placa simplesmente é compatível com o sistema. O que já é grande coisa.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de Wallacy
Não uso o ubuntu mais tenho: Não uso o ubuntu mais tenho ele aqui, e da boot em media de 30 segundos....
E o problema de alguns falarem que é "mentir ou um flame", é justamente porque não procede, e não tem nada haver com a mateia, ou você consegue instalar o ubuntu com apenas 2mb, o que está presente lá é uma "mini distro" especifica para rodar o firefox e o skype! que eu saiba o ubuntu não se encaixa nessa categoria....
Respeito você não gostar do ubuntu, pessoalmente não gosto muito, mais não misture as coisas!!!!

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de boot
Viu como é verdade?: @Wallacy:

"Não uso o ubuntu mais tenho ele aqui, e da boot em media de 30 segundos...."

Está vendo? 30 segundos! Isso para mim é uma eternidade. Meu slackware 11 num notebook Core 2 Duo, 1GB de RAM e HD Sata de 120GB leva cerca de 17 segundos para inicializar. E só para efeito de comparação, o Live Installer do Ubuntu (versão 7.04) nesse mesmo note demorou 53 segundos para inicializar! Isso é um absurdo!!! Claro que em termos de desempenho não dá para comparar o Slack com o Ubuntu, mas levar 53 segundos para bootar, ah me desculpe mas sem sombra de dúvida que tem algo de errado aí.

Quanto a não ter nada a ver com a matéria admito que é meio offtopic (ter falado do Ubuntu) mas me chamou a atenção o fato de um sistema Linux embarcado rodando um navegador baseado no Firefox, com email e Skype em apenas 2MB bootando em 5 segundos e aproveitei a oprtunidade para falar disso.

Só pra terminar: aqui vai mais um link confirmando como o Ubuntu é um sistema "pesado"; a nova versão 7.10 vai precisar de no mínimo 512MB de RAM para funcionar adequadamente

http://br-linux.org/linux/node/10237#comment-72284

Mais uma vez não quero criar nenhum flame aqui, essa é só minha opinião ;-)

[ ]'s
Comentário de hardware
Conciência: para ter conciência ecológica, basta boa vontade. Na empresa onde trabalho obrigo a todos a desligarem o micro antes de irem embora ou eu mesmo desligo quando sou o ultimo a sair. Que se perca mais de 1 minuto todo dia na hora de ligar o micro, as horas de consumo de energia compensam qualquer minuto que ser perca todos os dias. Oh Augusto, nao me decepcione com este seu comentário sem conciência ecologica...
Comentário de brain
consciência ecológica: Onde está a falta de consciência ecológica em eu passar a desligar o micro várias vezes ao longo do dia?
Comentário de brain
deletar comentários: Muito raramente deleto comentários, e quando o faço, eu aviso. Não deletei comentário nenhum seu.
Comentário de timm
Honestamente?: Ainda não vi nenhuma distribuição baseada no Debian funcionar bem, incluindo o próprio. O UBuntu é pesado e demora pra bootar, e ainda aguentar os fanboys é chato pra caramba.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de joaoemanuel1981
Desculpe :-(: Desculpe :-(
Não li a reportagem falha minha.
Prometo que não faço mais isso, ok? :-D
Comentário de boot
Desculpas: Então peço desculpas. Mas alguma outra coisa deletou meus comentários (na verdade foi um post duplicado), e ao invés de apagar somente um os dois simplesmente desapareceram. Provavelmente algum problema no MySQL?

De qualquer maneira eu não quero criar nenhum flame ou discussões acirradas aqui; só quero expessar minhas opiniões ;-)

[ ]'s
Comentário de Paulo Sampaio
cara, você está dando boot: cara, você está dando boot de um sistema normal... a placa mãe está, provavelmente, usando memória flash integrada à mesma, não tem como comparar a velocidade de acesso de um sistema desses com um convencional, onde o disco rígido precisa girar para acessar tal dado entende? outra coisa, o ubuntu carrega muito devagar mesmo, o kurumin, baseado em debian também, carrega mais rápido =/

um ponto bacana: memorias flash estão ficando absurdamente baratas =D logo teremos 128, 256, 512 mb de memória, mais que suficiente para instalarmos uma distribuição mais completa e que acessaria a bios no mesmo "hd" =D em ovelho.com esses dias, vi um hd de 640gb puramente memória flash, ok, custa caro tanta memória, mas uma fração disso é bem viável, e com promessa de 800mb/s de leitura e 600mb/s de escrita, quer mais? =D
Comentário de tenchi
Imigração: Aff kra... não fala de fanboy pq aqui no br-linux a coisa ainda bem que não pegou, senão começa a vir o pessoal do meiobit para cá ;-)

Acontece que o Ubuntu tem a intenção de ser uma distro "topo-de-linha", e como conseqüência, acaba tendo um peso a mais. Pena que, na minha opinião, isso o faz ter algumas gordurinhas inúteis, como centenas de serviços inúteis no boot, e até do liveCD!
Enfim, ele é realmente a distribuição Linux que mais pode concorrer contra o Windows Vista. Não me pergunte o critério de comparação... rsrsrs

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de boot
Vai concorrer mesmo com o Vista: Se continuar desse jeito ele pode até concorrer com o Vista mesmo, em 1 ou 2 anos mas infelizmente vai ser na categoria "Sistemas operacionais com maiores requisitos de instalação". :-P
Comentário de maiconfaria
Gente chata... não querem,: Gente chata... não querem, ou não gostam do Ubuntu? ... usem outra coisa !
Eu gosto, eu recomendo, eu escrevo tutoriais, dicas etc. Sou fan sim, e daí ?

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de tenchi
Calma cara.. haua: Calma cara.. haua
Não fique nervoso.
Não pode-se tirar o mérito do Ubuntu pelo que ele já fez pelo mundo opensource, pela visibilidade que ele deu ao Linux, mostrando este para o Mundo; mas há várias coisas que não engulo na filosofia do Ubuntu, assim como várias pessoas não gostem do modo como outras distros são criadas. Isso é normal ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de nemesis
legal! mas fico fico: legal! mas fico fico imaginando aqueles aplicativos com conexões abertas a servidores ou arquivos... foi tudo restaurado na memória, menos as conexões?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
insanidade à vista!: "30 segundos! Isso para mim é uma eternidade. Meu slackware 11 num notebook Core 2 Duo, 1GB de RAM e HD Sata de 120GB leva cerca de 17 segundos para inicializar."

o que te leva a pensar que o sujeito tem o mesmo hardware potente que o seu?

posso também me imaginar daqui a 5 anos e falando: "17 segundo?! Barbaridade! aqui no meu Hypentium Octocore, 4 terabytes e FlashHD de 512 terabytes não leva nem 1.4 microsegundos!"

tenha um pouco de perspectiva!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de jrstravino
O Ubuntu 7.10 no meu C2D: O Ubuntu 7.10 no meu C2D 4300@3000mhz/2gb de ram/Sata II 160gb dá boot em 15s.
Já em outra maquina mais modesta aqui com 1 athlon64 3800 single core/1GB de ram o boot demora 27s.

Isto depende do hardware, e o Live cd não da pra comparar né, depende da velocidade do leitor, do tipo/qualidade de midia, estado do leitor etc.
Comparar boot com Live cds, não faz sentido.

Comentário de popolony2k
Vai ver ele tá ....: ...pensando que bootar uma máquina é igual carro...gasta mais na partida !!

#.D

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004