Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Algo diferente? GoboLinux pode ser sua opção

Leia também: Linux.com: A deliciosa receita do GoboLinux para gerenciamento de pacotes.


“Foi lançada neste começo de ano, sem muito alarde por terras brasileiras, uma nova versão da distribuição Linux de origem brasileira GoboLinux 014. Para quem não conhece, ou não se lembra, esta distribuição tem uma característica inusitada, a hierarquia de pastas é totalmente diferente do encontrado nas demais distribuições, os programas por exemplo, cada um deles fica em sua própria pasta, por exemplo:

/Programs/Xorg/7.2/
/Programs/KDE-Libs/3.5.8

Além de organizar de uma forma mais lógica (na opinião dos desenvolvedores) ainda pode-se manter a compatibilidade, via links simbólicos, com os sistemas tradicionais baseados na estrutura do Unix. Na verdade a estrutura ainda está lá, mas apenas escondida graças a uma extensão do kernel. Para informações detalhadas acessem o tour virtual pelo sistema de arquivos da distribuição. Downloads podem ser feitos diretamente no site, lá poderá optar pelo mirror mais próximo.”


Enviado por Max Raven (maxΘmaxraven·info) - referência (maxraven.info)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Grobsch
Não gosto dessa idéia de: Não gosto dessa idéia de mudanças radicias no modo do funcionamento... mas para um usuário de primeira viagem pode facilitar...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Vagner Rodrigues
Nossa .....:
Grobosh faz um pouco mais de um mês que você anda bravo com a concorrência, será que esta é uma boa estratégia de marketing para o Goblinx ?

-----
Vagner Rodrigues
http://www.litrixlinux.org
Comentário de laurocesar
Mudanças...: Eu gosto...
Principalmente quando tem uma razão de ser e trazem uma visão mais lógica e simples (em minha opinião) da árvore de diretórios do SO.

Pena que parecem remar contra a maré, pois nenhuma outra distribuição ou empresa parece ter abraçado essa idéia. Gostaria de usá-lo, já instalei e usei por algum tempo, mas como sou um eterno iniciante em Linux e me falta um tempo maior para estudar e me aprimorar fico nas distros mais "antigas" consagradas mesmo.

Um abraço.

Ah, o Linux não é uma mudança radical em relação ao Windows?
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Grobsch
Não gosto de descaracterizar o Linux: Só o Ubuntu costuma me irritar, os outros são simples comentários... elogiei recentemente o Zenwalk por exemplo... É que não gosto de descaracterizar o Linux para que este se pareça com outros sistemas... E além disso, acho fantástico o sistema de diretórios do Linux... etc, sys, proc, bin...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Grobsch
Acrescentando...: Acrescentando... Não me preocupo muito com o marketing do GoblinX no Brasil, a visibilidade dele por aqui é bem pequena... em boa parte do mês passado o número de visitantes brasileiros esteve menor que canadenses e alemães, só no fim do mês que suplantou... Leio pouquíssima coisa sobre o GoblinX, quase nenhuma artigo ou comentário em português... lá fora ele é bem mais comentado e utilizado, infelizmente...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de MaxRaven
Acho interessante: Acho interessante e uma boa oportunidade de estudo, pelo menos para quem está com mais tempo devido a ferias, eu pessoalmente prefiro ficar com algo mais tradicional, mas que dá uma curiosidade, sempre dá.
Outro ponto que acho interessante esta abordagem é para aquelas pessoas que "não se acostumam" com a estrutura atual, já alguns reclamando disso em fóruns, ai esta seria um boa opção.
E viva o "biodiversidade" do linux.
http://www.maxraven.info
Comentário de mim
Hmm..: Pelo menos eles inovaram... sairam do tradicional de fazer sempre distribuições com a mesma cara... acho interessante.
Comentário de Laércio
Já tive diversas: Já tive diversas oportunidades de opinar sobre GoboLinux aqui no BR-Linux.org. Eu sou um entusiasta do projeto, nem tanto pela proposta "polêmica" de basear o sistema numa árvore de diretórios que não segue a FHS, mas pelas idéias interessantes que o pessoal desenvolve por lá.

Por exemplo, dêem uma olhada no GoboLinux Rootless. Ele permite instalar (e nem precisa ser root pra isto) uma árvore de diretórios GoboLinux sobre qualquer diretório raiz (até mesmo o /home/). É uma alternativa interessante para o caso de você querer instalar uma versão "bleeding edge" de um programa, mas não quer esperar pela próxima versão estável, por exemplo, do seu Ubuntu --- ou, pior, do seu Debian :-) --- até que o programa esteja disponível...

Outra coisa: apesar de o GoboLinux ser baseado em uma árvore de diretórios própria, a árvore FHS também está lá (embora mantê-la possa não ser a intenção dos desenvolvedores), oculta pela ferramenta GoboHide, mas plenamente acessível. Os programas instalados no GoboLinux são atualmente mapeados para a árvore FHS por meio de symlinks --- diga-se de passagem, algo perfeitamente lícito de acordo com a versão 2.3 da especificação da FHS. Se você não se acostumar com a árvore de diretórios do GoboLinux, tudo o que precisa fazer é usar o GoboHide para desfazer a ocultação da árvore FHS e, se quiser, ocultar os diretórios /Programs e /System.

Com relação ao futuro do GoboLinux, uma das idéias que mais me chamou a atenção (mas que, devido à sua complexidade, não deve ser implementada tão cedo) é a de fazer o mapeamento dos programas instalados para a árvore FHS não mais por meio de symlinks, mas por "sobremontagem" de diretórios (no estilo UnionFS). Torço muito para que esta idéia vingue.

Enfim, gosto da idéia do GoboLinux de manter os pacotes instalados em diretórios separados (sem ficar comparando com Windows ou OSX), pois isso elimina a necessidade de se manter bancos de dados com informações, para gerenciamento, sobre os pacotes instalados. Por outro lado, também gosto da idéia de mapear _decentemente_ estes arquivos instalados para uma árvore FHS, pois permitiria ao usuário Linux de longa data continuar usando aquela árvore de diretórios a que estamos acostumados.
--
Thomas Edison: o verdadeiro gênio da lâmpada.
Comentário de ikk
Também gosto da idéia do: Também gosto da idéia do filesystem do Gobo e seria legal vê-la em outras distros. Ou então, que o GoboLinux fosse uma das "distribuições gigantes", pra dar ainda mais peso a essa idéia, que considero muito boa!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004