Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux.com: A deliciosa receita do GoboLinux para gerenciamento de pacotes

O Linux.com dedicou um interessante artigo ao GoboLinux, a distribuição de origem brasileira que inova de diversas formas, mas que chama atenção especialmente pela estrutura de diretórios e pelo método de instalação de pacotes, baseado em receitas (que em condições ideais podem ser criadas automaticamente pelo comando MakeRecipe). A conclusão do artigo é francamente positiva e valoriza o GoboLinux inclusiva como ferramenta para educar sobre o funcionamento do Linux.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Laércio
Vida longa às Autotools!!: Não podemos deixar de dar o devido mérito ao 'GNU build system', também conhecido como Autotools (autoconf, automake, etc.). Afinal, sem ele, não teríamos o famoso 'configure; make; make install' :-)

Além disso, são as Autotools que permitem, à maioria dos aplicativos 'open source' desenvolvidos com o seu auxílio (que são a esmagadora maioria), configurar os diretórios que eles utilizarão. Sem isso, projetos "polêmicos" como o GoboLinux teriam muito mais dificuldades para evoluir (IMHO).

E, antes que a discussão comece, vale ressaltar que o projeto GoboLinux vai além da redefinição da estrutura de diretórios. Há vários outros subprojetos interessantes sendo desenvolvidos lá, como o GoboHide ou o recente ChrootCompile.
Comentário de Bruno Laturner
Isso eu confirmo, tem muito: Isso eu confirmo, tem muito programa que utiliza estruturas de diretório estáticas, lá dentro do código, alguns que até mesmo usam os autotools. E dá-lhe patches pra corrigir essas coisas.

Mais importante que ser diferente, é o GoboLinux ajudar a outros programas pelo mundo a suportarem ambientes diferentes. Ponto pra eles.


Comentário de nums
A estrutura de diretórios: A estrutura de diretórios é inovadora pra Linux, porque pra windows sempre existiu a velha Arquivos de Programas... mais fácil pra o usuário comum
Comentário de linus_torvalds0009
Espírito de porco: Mania de querer imitar a estrutura do windows heim. Se gostam tanto de tal sistema, que usem windows !
Comentário de Laércio
Independência de sistemas de gerenciamento de pacotes: Uma conseqüência interessante da estrutura de diretórios adotada para o GoboLinux é o fato de ele ser independente de um sistema de gerenciamento de pacotes, como os baseados em bancos de dados que utilizamos hoje. O projeto GoboLinux inclui um sistema de "gerenciamento auxiliar" --- que inclui o Manager, o Compile, o ChrootCompile e outros --- baseado na estrutura de diretórios, mas não obriga o usuário a utilizar os pacotes da distribuição.

Você pode perfeitamente desempacotar um programa "na unha", respeitando a hierarquia de diretórios, e executar o comando SymlinkProgram; feito isso, o sistema de gerenciamento do GoboLinux irá reconhecê-lo como um pacote instalado (como qualquer outro). Eu mesmo fiz isso uma vez no meu GoboLinux com um CD do TeXLive 2005 :-)

Essa independência do GoboLinux faz dele, a meu ver, uma excelente "plataforma de testes" para quem quiser desenvolver seu próprio modelo de pacotes. Há (ou havia) uma discussão acerca de implementar no GoboLinux um modelo de pacotes parecido com o do 'Mac OS X' ou do 'ROX Filer' e acredito que seja possível chegar perto disso (um conceito de "live package", talvez).
--
Thomas Edison: o verdadeiro gênio da lâmpada.
Comentário de phantomx
Apesar de eu não ter: Apesar de eu não ter gostado muito dessas características do GoboLinux (mesmo assim, são bem interessantes em certos casos), achei muito legal a sua valorização em um site não brasileiro.

-----
Tudo que postei acima é minha singela opinião. :)

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004