Segundo a edição de março da revista Input, o desenvolvedor Renato Degiovani - reconhecido pela criação do pioneiro editor Graphos III, ainda na era de ouro dos micros de 8 bits no Brasil - anunciou a criação do Graphos V, um editor gráfico em código aberto com a intenção de permitir que pessoas e pequenas empresas sem condições de comprar o Adobe Photoshop possam fazer uso da grande quantidade de treinamentos, documentação e plugins voltados para esta plataforma.
Ao contrário do já bastante conhecido
GimpShop, o Graphos V reproduz fielmente os menus, diálogos e barras de ferramentas do Photoshop CS, exibindo até mesmo os itens ainda não implementados (em cinza) para facilitar o uso de manuais e tutoriais do Photoshop disponíveis na Internet.
O Graphos V foi desenvolvido a partir do editor gráfico
Krita, cuja interface segue o modelo MDI, tal como a do Photoshop. Além das alterações dos menus e diálogos, o Graphos V incorpora o suporte a cores CMYK da versão GPL do Xara LX (embora ainda não gere cópias impressas com separação de cores), e usa o WINE para oferecer suporte aos plugins do Photoshop.
Saiba mais (microsistemas.com.sem).
=P