Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Krita, uma nova opção livre para manipulação de imagens

Há vários anos adotei o Gimp e o ImageMagick como meus programas essenciais para manipulação de imagens, e estou bastante adaptado a eles, cada um em sua área específica de atuação. Mas isto não me impede de acompanhar as alternativas existentes na cena livre, o que me levou recentemente a testar o Krita (palavra que em sueco significa giz, ou lápis) em sua versão 1.4.1 - a primeira versão considerada como pública pelos desenvolvedores deste projeto iniciado em 1999, e a primeira a ser incluída no KOffice. Desde então já foi lançada a versão 1.4.2, que ainda não testei, e a versão 1.5, em desenvolvimento ativo, já conta com diversos recursos adicionais interessantes (como o suporte nativo a CMYK) neste momento.


 

Há alguns dias venho usando o Krita nas minhas tarefas mais simples de edição de imagens, que envolvem principalmente ferramentas básicas como rotação, ajuste de tamanho, recortes e composições. A interface do Krita adota um modelo que me atende suficientemente bem. Não é MDI (como o Photoshop), nem tem múltiplas janelas de ferramentas (como o Gimp): cada imagem sendo editada tem sua própria janela com um menu completo, barras de ferramentas de desenho e edição, e paletas de opções (incluindo cores, pincéis, camadas e outras). Demorei um pouco para me acostumar a não procurar opções nos menus de contexto (como seria o padrão no Gimp, acessíveis com o botão direito do mouse) e sim na barra de ferramentas horizontal, onde por default estão todos os comandos necessários para minhas tarefas mais comuns.

Embora o apelo da interface mais a meu gosto seja considerável, não deixei o Gimp de lado para todas as tarefas: ele tem diversos recursos ainda inexistentes no Krita, e algumas de suas ferramentas já estão bem mais maduras. E o hábito torna a migração mais difícil, embora alguns pequenos ajustes nos atalhos de teclado do Krita tenham me feito ficar bem mais à vontade. Outro fator interessante é que o Krita carregou uma imagem de 450K em um tempo 1,5s mais rápido que o Gimp, em testes não científicos que realizei (e todos estão convidados a realizar seus próprios).

Liberdade de escolha combina com software livre (embora nem sempre isto seja levado em conta), portanto é provável que os demais projetos de manipulação gráfica se beneficiem dos recursos uns dos outros. Na minha barra de ferramentas, com certeza há lugar tanto para o Gimp quanto para o Krita - e torcendo para que ambos avancem cada vez mais.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Cávalos
Krita....: Eu sei instalei o GIMP quando instalava o linux.... principalmente pq sempre ouvi falar que o melhor programa para edição de imagem para linux era o GIMP... mas com o tempo e pelo fato de só utilizar KDE, acabei descobrindo o Krita... e brincando um pouquinho a cada dia, eu percebi que ele era bem mais rápido que o GIMP pra carregar (talvez pq tem menos recursos) e a interface dele me agrada. Como não sou um profissional em termos de edição de imagens... optei por não mais usar o GIMP, afinal tem trocentas ferramentas no GIMP que eu nem imagino pra que serve... e para as poucas coisas que eu faço o Krita tem me servido muito bem !!!

OBS: Na própria página do Krita no KDE eles dizem que o objetivo não é concorrer com o GIMP, claro que em algumas coisas não tem como não concorrer com o GIMP... mas o objetivo aparentemente não seria só esse... na versão que vinha com o KDE 3.4 o Krita estava bastante instável, mas agora to usando a 1.4.99 que é a RC1 do 1.5 e ele está bastante estável !!!

Não deixem de dar uma olhada nele... nao vão se arrepender !!!


Comentário de RockerTux
Tão poderoso quanto o Paint: Tão poderoso quanto o Paint =/
Comentário de nemesis
o legal de informática: é que embora haja um lema constante sobre "não reinventar a roda", ele está sempre sendo ignorado... cada tecnologia concorrente reimplementa aplicativos disponíveis padrão nessa tecnologia. Gnome tem seu mediaplayer, kde o seu, mono o seu, java o seu etc...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Advogadês: Putz, mais de 50% do texto gasto só pra não agitar os trolls, lembrando de liberdade de escolha, falando que há lugar para ele e o GIMP, dizendo que atende suficientemente bem e tudo o mais.

Que desperdício. Menos eufemismos, mais informação!
Comentário de
Escrevo o que penso: Escrevo o que penso, e descrevo como vejo, Patola. Se você quiser publicar análises do jeito que você gosta, não esqueça de mandar o link.

Não acho que lembrar da liberdade de escolha seja eufemismo, e nem deixei de dizer que não deixei o Gimp de lado para todas as tarefas. Se você quiser publicar mais informação sobre o Krita, também, não esqueça de mandar o link!
Comentário de Patola
Não, não: Não, de jeito nenhum. Eu entendo que você não gosta de ânimos exaltados no seu sítio, e por isso escreve assim. Para esse objetivo, sua redação é plenamente satisfatória.

O que é chato é o que te faz escrever assim, o fato de todo mundo entrar em guerras de insultos toda vez que algum produto "queridinho" é mencionado e o fato de cada vez mais o ambiente do software livre parecer cada vez mais com o ambiente corporativo e sua linguagem extremamente cautelosa e neutralista, onde "qualquer virgulinha fora do lugar" que você disser te faz receber mil facadas nas costas.

E com isso a gente acaba perdendo informação. Muita encheção de lingüiça pra lembrar sempre as mesmas coisas, redundância total. No mesmo espaço em que você lembrou das abordagens diferentes, que é bom ter alternativas e todas essas coisas, por exemplo, você poderia ter falado mais (um resuminho) dos recursos que usa mais no Krita e também quais recursos no GIMP que usa que não estão presentes nele.
Comentário de MnB Linuxer(deslogado)
Eu quero. Mas onde baixo?: Onde baixo ? Não achei onde posso baixar(nem no linuxpackages). Uso slackware no meu desktop, mas também compilo se não houver o binário disponivel.

Desde já adrageço,

[]'s

Comentário de MnB Linuxer(deslogado)
EEI, ele roda no windows tambem. o.0": Googleando por ai achei esse link pra baixar pro windows =/
http://info.abril.com.br/download/4493.shtml





ps: E voce brain, não le emails não ?
Comentário de patrick
Gentileza gera gentileza: linguagem extremamente cautelosa e neutralista, onde "qualquer virgulinha fora do lugar" que você disser te faz receber mil facadas nas costas

Não discordo de você, mas ser gentil (uerj.br) não faz mal a ninguém.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de patrick
Onde baixo?: Onde baixo ?

Download KOffice Binaries. (kde.org)

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de brain
leio sim: leio sim, recebi uma mensagem sua no sábado, respondi no mesmo dia, e inclusive recebi uma mensagem automática confirmando o recebimento de minha resposta.
Comentário de
espaço não é problema: Patola, mas espaço para colocar mais um ou 2 parágrafos não seria problema. Eu escrevi o que julguei suficiente para apresentar esta ferramenta menos conhecida. Complementos serão bem-vindos.

E não tenho visto esta tendência que você aponta, de os textos sobre software livre tenderem à neutralidade ou a alterar a forma como escrevem para evitar ferir sensibilidades.
Comentário de MnB Linuxer(deslogado)
Muito bom esse programa! Instalei!: Na minha opinião ele disputa tapa a tapa com o gimp. ele é bem simples, tem muitas opções.
Apesar do gimp ter mais opções, o krita é muito funcional.
Agora sim o Gimp encontrou um verdadeiro "concorrente" à sua altura.
Isso é bom.. vai forçar os 2 à evoluir.

Quem não gostou do que falei ali em cima que se dane. Eu apenas expressei o que penso baseado nos testes que fiz.(hehehe já to moderado mesmo)
Comentário de wconserta
Brain ele tem a ferramenta carimbo ??: Brain , aproveitando que vc testou o Krita , eu ainda não cheguei a testar ele pois uso apenas gnome e ja tenho o gimp que uso nos meus trabalhos de imagem, bem gostaria de saber que ele ja vem a ferramenta carimbo (aquele botão que copa uma região e você pode ficar arrumando falhas em alguma parte da figura )

Pergunto pois é a ferramenta que mais uso no Gimp e depois o efeitos do menu Scritp-Fu
Tem este também para o Krita ??

Só isso agradeço a atenção

Wconserta
Power Adm CentOS 4.3
CentOS Brasil
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2642228
Comentário de Copernico Vespucio
escolhas: "Liberdade de escolha combina com software livre" :)
Comentário de Guaracy Monteiro
Já que fui convidade a realizar o meu teste....: O melhor foi o KuickShow. :-)

Uma imagem de 1,4MiB teve os seguintes tempos para ser aberta (também métodologia não científica). 7s no showFoto, 6,6 no GIMP, 5 no krita, 2 no cinepaint e 1 no kuickshow. Mas.....

1) Se eu desejar fazer um recorte e compor uma imagem qual eu escolho? O showFoto sem pestanejar. É o que possui as melhores opções para recorte/composição, independente de ter sido o mais lento.

2) Se for só para alterar o tamanho, converter para outro formato ou rotacioná-la eu uso o menus ações.

3) Se eu desejo trabalhar com 16 ou 32bits de cor por pixel, uso o cinePaint (a versão em desenvolvimento do Krita parece que irá trabalhar com HDR).

4) Quero trabalhar com as fotos da câmera digital? Sem dúvida nenhuma o digiKam.

Citei apenas uma pequena parcela dos programas que fazem o básico ou um pouco mais. Mas foi possível ver que seu quiser o melhor para uma determinada tarefa, preciso usar programas distintos. Tenho o Krita 1.4.2 instalado e só usei para alguns testes (quem sabe a próxima versão?).

Acho que o Krita é apenas para que o pessoal do KDE não precisem olhar a cara do Gimp. Assim sendo, não posso culpar o pessoal do Photoshop por quererem uma versão para o Linux (muito difícil). E quem usa o Krita em vez do Gimp, não pode alegar que o Gimp é um substituto para o Photoshop (até por não ser mesmo).

No mais, assino a mensagem do 'nemesis'.

Comentário de Guaracy Monteiro
Não sou o Brain...: - Parece que tem uma ferramenta de carimbo (só não me pergunte como funciona). Mas se é a ferramenta que mais usas, o link abaixo podee ser interessante:
http://software.newsforge.com/software/06/03/15/1722200.shtml?tid=131

- Quanto aos efeitos, vai depender de quais tu necessitas. A maioria não tem mas tem alguns que não existem no gimp (como o Krita aceita scripts em Python e Ruby, é arregaçar as mangas e trabalhar)

Comentário de Webmarlin
Polidez: Fico feliz em ver que os responsáveis pelo br-linux tratam as questões com polidez e respeito aos diversos pontos de vista. Infelizmente, elogiar um outro software aqui, como Photoshop, Dreamweaver... não é encarado como incentivo à melhoria dos SL similares, mas sim como pecado capital.
Comentário de nemesis
antipatia gera antipatia: "elogiar um outro software aqui"

elogia, tudo bem. Problema é quando começam a descer o nível e chamar de interface podre ou coisas do gênero. Não é exatamente assim que eu ganho antipatia aqui?... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
Nunca fiz isso: Nunca disse em momento algum que um ou outro soft tem interface podre. Todos os meus comentários giraram em torno das minhas preferências enquanto usuário de determinado software. E por diversas vezes eu já disse que torço para que os SL melhorem em determinados aspectos e que acho o trabalho de seus desenvolvedores louvável. O Gimp então! É impressionante que em tão pouco tempo de desenvolvimento ele já chegou onde chegou. Não demora para estar ultrapassando o Photoshop, mas... ainda não chegou naquele ponto em que me faria trocar um pelo outro. É só uma questão de preferências. Se eu não pudesse pagar... aí sim... seria outra história. Eu já teria trocado. Talvez vc esteja combatendo a pessoa errada, pois eu nunca fiz comentários destrutivos. A não ser a seu respeito, né nemesis? É que vc me irrita um pouco!
Comentário de brain
Duplicate: Tem sim, o nome da ferramenta é Duplicate
Comentário de JohnM
Não entendi como usar: Na documentação fala de um jeito, na dica da ferramenta fala outro, e nenhum dos 2 entendi.

Seguro o Shift e o botão do mouse na área que desejo duplicar, e clico na área que desejo que a parte selecionada antes seja substituída, e nada acontece além de pintar de branco a imagem, como se fosse um pincel.
Comentário de brain
botão direito: Eu seleciono a origem da cópia pressionando o botão direito do mouse
Comentário de bebeto_maya
Polidez e imparcilaide do Augusto...: Polidez e imparcilaide do Augusto...

__Brain, admiro muito sua polidez e imparcialidade, sua postura aqui no br-Linux tem sido de mediação e é uma função muito nobre.Apresentar conteúdo de uma maneira não viciosa e tendenciosa...A imposição de um ponto de vista, as vezes o da maioria, tem se tornado frequente no meio científico e costuma suprimir o diálogo, gerar mal-estar e atrasar tudo e toda produção com uma unanimidade, que, via de regra, é burra.

Parábens!
Comentário de nemesis
não necessariamente de sua p: não necessariamente de sua parte. acho que foi e escovadordebit..

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de JohnM
O botão direito abre menu: O botão direito abre o menu, não dá para fazer nada com o botão direito do mouse com a ferramenta. Pelo menos na versão 1.5rc1, que a selecão da área é feita pelo "shift+click com botão esquerdo", mas não consigo duplicar a imagem após isso
Comentário de brain
rc1: A versão que testei é mais recente
Comentário de -Don-
Off Topic: Brain tem jeito de você falar onde arrumou aquela foto da capa da reportagem ... ?

Achei muito engraçado o menininho tarado ... :)
Comentário de jonata
É mentira: Ei, não sei não, mas não acho legal postar informações falsas... testa primeiro e se der tudo certo dai sim manda o link pra nos usarmos... ok? ;)

na realidade a culpa é da Info... o link dá na página do projeto kde e está como um "aplicativo para Windows"

mas valeu mesmo assim...
Comentário de miranda
Parabéns!!!: Augusto você foi muito prudente e coerente no seu comentario, totalmente coberto de imparcialidade.

Não sei onde esses camaradas leram algum favorecimento "ilicito" ao Krita em relação ao GIMP, cara não entendo esses xiitas, quando fala-se com técnica é porque esta se igualando aos softwares proprietarios, então o que querem dizer com isso é que o SL é desprovido de técnica?? EU não penso assim e creio que o br-linux muito menos, por isso que foi abordado essa nova ferramenta que veio somar com as outras varias existentes.

E pelo item "Resenha de Software" foi muito boa sua ideia, em breve trarei algum comentário técnico sobre algum software (para a ira dos xiitas).




BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004