Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Stallman confirma: Libreboot não faz mais parte do projeto GNU

O bom doutor deu andamento à controvérsia ao redor do libreboot, um substituto livre para o BIOS de vários computadores, e agora ele está de acordo com o que a mantenedora do software anunciou em setembro: o libreboot não faz mais parte do GNU.

Na nossa notícia de setembro, fiz um breve resumo dos comunicados divergentes lançados por pelo menos 3 partes (a mantenedora do libreboot, a administração do GNU e da Free Software Foundation, e um representante dos demais desenvolvedores do libreboot), que tiveram início quando a mantenedora acusou publicamente a FSF de prática discriminatória em uma recente demissão, o que foi negado em termos veementes pela fundação – mas sem dar detalhes, para não expor a pessoa demitida.

Na ocasião, a mantenedora do libreboot afirmou que o projeto não fazia mais parte do GNU, mas essa é uma decisão que não podia ser tomada unilateralmente por ela, e representantes do GNU então esclareceram que na ocasião – mesmo sem mantenedor definido – o código do libreboot hospedado pela FSF continuava sim a ser parte do GNU.

Mas agora o posicionamento do GNU mudou, e o bom doutor publicou seu adeus ao libreboot, explicando genericamente a mecânica por trás do desligamento de algum software do projeto GNU, e os 3 motivos pelos quais foi tomada a decisão de concordar com a mantenedora do libreboot quanto a esse desligamento em particular.

Dos 3 motivos, o 3º é o que mais me chamou a atenção: não havia outros desenvolvedores que quisessem dar continuidade ao desenvolvimento do libreboot sob os auspícios do GNU.

(via fossforce.com - “GNU Officially Boots Libreboot | FOSS Force”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados