Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Versão Signature de licenciamento Microsoft bloqueia no BIOS a instalação de Linux

tags:

Atualização: há controvérsias, e pode não ter sido um bloqueio mal intencionado, e sim a soma de bugs + falta de drivers; o leitor que enviou o texto abaixo acrescentou novas conclusões nos comentários.

Foi constatado por um usuário do UltraBook Yoga 900 ISK2 da fabricante Lenovo, que uma trava de licenciamento junto com uma "malícia" implementada na BIOS impede a instalação de distribuições Linux neste equipamento.

Na tentativa de instalar o Ubuntu 16.04, o usuário "BaronHK" do Reddit notou que o SSD não era reconhecido pelo Linux. Ao ver que não conseguia configurar o armazenamento no modo AHCI, contactou a Lenovo e a resposta oficial foi: Este sistema possui uma Signature Edition do Windows 10 instalado. É travado por um acordo com a Microsoft. A confirmação da existência desta trava da Lenovo foi obtida pela resposta de um funcionário num review(deletado) em um site de comércio online. Tecnicamente falando, o computador entra em um modo estranho de Raid, que é desconhecido para o Linux e provavelmente para qualquer BSD.

Já a Lenovo, sem um pingo de vergonha na cara, modera severamente comentários em seus fóruns sob acusação de que os usuários estão sendo "conspirativos, ameaçadores ou disruptivos" ao criticarem tal funcionalidade, e este comportamento não é aceitável pelas normas de sua comunidade.

A nós, cabe aguardar que os próximos equipamentos vendidos neste molde tenham um atributo ou etiqueta "Microsoft Signature PC", para podermos diferenciar se é possível ou não a modificação de Sistema Operacional, e ver quais serão as ações tomadas pelas autoridades sobre o assunto.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados