Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Galaxy S3 travando e o fabricante mantendo o silêncio: o que fazer?

O Christiano Anderson trouxe ao meu conhecimento seu longo relato sobre a falha que ele e dezenas de outros brasileiros encontraram com um aparelho Galaxy S3, sobre a qual a Samsung Brasil se nega a comentar1.

A falha tem uma característica fácil de identificar: travamentos frequentes nas mais variadas situações (até mesmo imediatamente após o boot), mesmo em aparelhos mantidos nas condições originais, sem root ou similares, e mesmo após "zerar" as configurações.

Relatos internacionais indicam que a causa da "morte súbita" é um problema no chip de memória, que após algum tempo passa a ser afetado por trilhas defeituosas, e que a solução "prática" é trocar a placa-mãe do aparelho.

O relato do Christiano é longo e não vou tentar resumir, mas o atendimento telefônico não lhe esclareceu nada, aí após vários contatos dele com a assessoria de imprensa da Samsung e a repercussão do seu post (e de suas participações junto à ProTeste e ao Procon), a empresa lhe avisou que tomaria providências para uma autorizada substituiria a peça, o que foi feito (ao longo de 17 dias com o aparelho), mas até agora a Samsung não respondendo aos questionamentos dele.

Em paralelo, a parte mais lamentavelmente interessante: desde que o post do Christiano foi ao ar, ele já recebeu ~400 e-mails e ~360 comentários a respeito, relatando problemas similares com o Galaxy S, Galaxy S2, Galaxy Note 2 e Galaxy S3 com suporte a 4G, confirmados por meio do aplicativo "eMMC Brick Check" (acima), que verifica exatamente esse problema no chip de memória.

A Samsung Brasil, que não responde aos contatos do Christiano apesar de ter participado diretamente do conserto de seu aparelho, não respondeu nem solucionou os problemas desse contingente de usuários, apesar da presença de características que poderiam servir para despertar suspeita de que a falha é do projeto ou dos componentes usados na montagem dos aparelhos.

Não acho que este artigo aqui no BR-Linux irá ajudar a fazê-la responder, mas ao menos pode ter o efeito de permitir a outros usuários com a mesma falha descobrir mais detalhes a respeito, ou mesmo considerar esse tipo de tratamento ao selecionar o fornecedor de seu próximo aparelho.(via christiano.me)

 
  1.  Embora tenha oferecido manutenção no caso do Anderson, após a projeção que o post dele sobre o caso ganhou.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados