Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Estatísticas dos navegadores, edição de junho: Firefox quase alcança o seu nível de 2 meses atrás

Como temos feito com mais atenção nos meses recentes, a pedido dos leitores, analisamos em detalhes a série histórica mensal de participação percentual dos navegadores no mercado que o BR-Linux acompanha há anos: a NetMarketShare, anteriormente conhecida como Pesquisa NetApplications.

No mês passado vimos que o lançamento do Firefox no fim do mês de março não foi suficiente para fazê-lo crescer em abril, mês em que teve queda na participação e chegou a seu ponto mais baixo no ano.

Mas a boa novidade é que em maio seus números esboçaram uma recuperação, chegando a 21,71% (ganho de 0.08p.p.) e percorrendo praticamente a metade do caminho para chegar de volta ao percentual que ocupava 2 meses antes (que era de 21,80%). (Ao interpretar o gráfico acima, atenção a um detalhe: o eixo vertical não começa em zero. O deslocamento permite perceber melhor a evolução mês a mês, mas arruina a proporção exibida.)

Resultados positivos ocorreram em apenas 4 meses do último ano para o Firefox e, em uma análise de participações percentuais, precisam ser compensados pela perda alheia, e foi o que aconteceu com o Internet Explorer (que manteve a queda contínua e assim chegou mais uma vez ao seu ponto mais baixo no ano, com 54,27% – uma expressiva queda de 0,84p.p.) e com o Opera (também alcançando seu ponto mais baixo do ano, com 2,03% de participação e uma queda de 0,11pp.

Os navegadores baseados no engine livre WebKit tiveram seu desempenho usual dos últimos meses: boa notícia para seus desenvolvedores. Começando pelo Chrome, também disponível para Linux: após um ganho de 0,58 p.p. (ou 5,01% de sua fatia anterior), ele agora está com 12,52% do total (Dica: veja também os números dele no Brasil, por outra pesquisa).

Como curiosidade, no acumulado de maio/2010 a maio/2011, o Chrome ganhou uma fatia de 5,79%, ligeiramente maior ao tamanho da fatia que o IE perdeu, que foi de 5,68%.

Já o Safari também cresceu (como em todos os demais 12 meses recentes) mas dessa vez o crescimento foi menor que a sua média: 0,13p.p., levando a um total de 12,52%.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Denis (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 4:27 pm

    A NetMarketShare inclui dados expressivos do Brasil ou América Latina? São dados bem diferentes do StatCounter, que mostra o Chrome bem acima, e Firefox e IE caindo mês a mês.

    E em relação ao acesso no BR-Linux, como estão as estatísticas?
    []s,

    alberto (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 4:50 pm

    BTW, esse mês o Chrome completa 5 anos de desenvolvimentos (e alguns bilhões de USD gastos, hehe).

    É verdade, alberto. Vale lembrar que, quanto aos dólares gastos pelo Google com navegadores, também precisamos considerar o dinheiro que vai para a Mozilla. Em 2006, mais de 85% das receitas da Mozilla vinham diretamente do Google. Em 2007, foram 91%.

    Imagino que esse percentual tenha se reduzido desde então, mas ainda deve ser considerável, já que o acordo deles foi renovado até 2011, apesar da existência do Chrome.

    Ou seja, nesse aspecto os dólares do Google são também muito importantes para o Firefox.

    Denis, a comparação precisa ser feita com os dados certos. Mesmo se você comparar os dados da StatCounter sobre o Brasil (esses que mostram o Chrome ultrapassando o Firefox) com os dados da mesma StatCounter sobre o mundo todo, você verá que eles são profundamente diferentes entre si.

    Mas se você não tentar comparar dados do Brasil de um com dados mundiais do outro, e sim comparar as tendências mundiais apontadas pela StatCounter com as tendências mundiais apontadas pela NetMarketShare, você verá que elas não são muito discrepantes entre si, e na maioria dos meses mostram os mesmos navegadores caindo ou subindo, e a mesma ordem de posicionamento entre eles.

    Mas se você quiser dados específicos sobre o Brasil, enquanto não houver uma pesquisa publicamente disponível superior, recomendo que fique com o StatCounter, que tem a maior participação divulgada de brasileiros na composição de sua amostra.

    alberto (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 6:21 pm

    @Augusto – A receita da Mozilla deve ter aumentado, uma vez que o número absoluto de users também aumentou (embora o share esteja constante).

    Como o Google gasta com navegadores é diferente do Chrome com os outros. Pra cada $1 que o Google envia para Mozilla/Apple/Opera, o Google também recebe uns .30 (supondo que a divisão seja parecida com a do AdSense). Uma relação que dá lucro a ambas as partes.

    Já o Chrome é que não precisa se preocupar com esses detalhes de $. Mas como é importante para o futuro da empresa ter algum tipo de controle sobre como os users acessam a web, tem uma fonte “infinita” de financiamento.

    Sim, a receita deve ter aumentado, mas o percentual de contribuição do Google não necessariamente aumentou junto. Idealmente se reduziu, pois os diretores da Mozilla Corp. mencionaram que estavam buscando diversificar.

    E sim, certamente a relação gera faturamento para ambas as partes. E o Chrome realmente tem outros fatores estratégicos a se preocupar além de obter dinheiro para manter sua estratura organizacional em funcionamento.

    Não neguei nada disso, apenas apontei, a propósito do seu comentário sobre as finanças do Chrome, esse fato que é ignorado por muitos, que é a importante participação financeira do Google na gloriosa História dos produtos da Mozilla.

    Antonio Marcelo (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 8:22 pm

    Tenho usado e acompanhado o qtweb. Falta algumas funções para
    se tornar um bom navegador para o dia a dia. QT + webkit
    TEm versão para windows, mac e linux.
    Tambem portable.

    Juninho (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 10:54 pm

    Interessante que esses posts sobre “Estatisticas de navegadores” sempre falam da queda do Firefox e subida do Chrome… batem sempre na mesma tecla… nem falam do IE (apenas aparece no gráfico)…

    Parece que só existem Firefox e Chrome como navegadores…

    Todos os navegadores que constam no gráfico da pesquisa constam também no texto post, incluindo o IE. Mas acho muito natural que a cobertura daqui se polarize entre os 2 mais populares entre os que têm versão para Linux. Imagino que se o Opera estivesse acima, e não abaixo do Safari, ele também ia receber um nível de atenção proporcional.

    Robson (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 12:48 am

    Isso demonstra que os usuários confiam em grandes empresas, quase que cegamentes…só olharmos o Google e a Apple sempre aumentando.
    Pessoal precisa abrir mais a cabeça e pensar mais.

    Maikon (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 12:53 pm

    Eu só sei que estou feliz com a Raposa, e instalo ela onde quer que eu vá rsrs.

    Felipe (usuário não registrado) em 3/06/2011 às 1:02 am

    Como fazer gráficos como esses ?

    Seleciona os dados na planilha, e usa os recursos de gráfico de pizza ou de colunas dela. O visual do gráfico produzido pode variar de acordo com o aplicativo, mas a funcionalidade básica em geral estará igualmente presente.

    No LibreOffice que eu tenho aqui, por exemplo, fica assim: http://static.efetividade.net/img/broffice-1.png (ou assim, se usar a opção Insert Data Captions: http://static.efetividade.net/img/broffice-2.png )

    Para uma versão que fica igual e tem boa estética (na minha opinião, claro) em qualquer sistema operacional, recomendo o Google Charts, embora o procedimento nele seja um pouco mais complicado.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 9:40 pm

    Comecei a usar o Midori 0.3.6. Já tem muitos recursos implementados, e é leve. Experimentarei também algum feito em QT em breve.

Este post é antigo (2011-06-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.