Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


No Brasil, Chrome dispara e deixa Firefox para trás

Trecho do Gizmodo Brasil, de onde também veio o título acima:

Agora foi: segundo dados da Stat Counter, o Chrome passou oficialmente o Firefox em território nacional e assumiu o posto de segundo navegador mais utilizado no país. Um ano atrás, o Firefox tinha quase o triplo de participação do browser do Google. Abra os olhos, Internet Explorer!

A diferença ainda está na casa das vírgulas (26,83% contra 26,08% em maio de 2011), mas ilustra uma tendência mundial: o enorme crescimento do Chrome. Em maio de 2010, o Chrome tinha, no Brasil, participação de 11,78%, contra 32,74% do Firefox, que parecia ameaçar o reinado da Microsoft. Agora, as linha se cruzaram, e a tendência é que nos próximos meses a vantagem aumente. (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    BemSul.com (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 9:42 am

    Chrome é um excelente navegador e por isso está ajudando o Firefox a ficar melhor também.

    André Moraes (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 9:49 am

    @BemSul.com

    Depois que viu seu navegador perdendo mercado para o Chrome a Mozilla tirou a poeira e começou a tentar recuperar a perda.

    Tenho certeza que não é tarde d+ para o Firefox voltar a ser o segundo e se tudo correr bem o primeira.

    Agora o melhor de tudo é ver a linha do IE caindo! :D.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 9:53 am

    Verdade, ver o i.e caindo dá um gostinho especial. O chrome é um ótimo navegador e é o que uso hoje em dia. tenho o firefox só pra testes mesmo.

    Geraldo Assis (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 10:09 am

    Eu também troquei o firefox pelo chrome. Os principais pontos para mim foram performance e usabilidade. Em relação as extensões o firefox ainda é muito melhor, mas não sei porque parece uma carroça na frente do chrome.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 10:31 am

    Eu fosse a Canonical, adotava o Chromium, bem mais rápido que o firefox para abrir desde o lançador unity. Eu usei o firefox por anos, mas me decepcionei com algumas coisas.. a versão do android nem comento, no android prefiro Opera, mas no meu SO Linux adotei o Chromium, que vem por padrão no Lubuntu (LXDE).

    Paulo (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 10:37 am

    O firefox é um bom browser, possui as melhores funcionalidades, mas questões como demora ao iniciar, travamento, e exagero de memória ocupada nunca foram resolvidas.
    Toda a versão a gente fica com a esperança de resolver algum desses itens mas sai a versão final e o problema continua lá e às vezes piora.
    Aí, fica difícil continuar com o firefox.
    Eu ainda uso firefox, mas gostaria que pelo menos os travamentos e a memória ocupada fossem resolvidos.

    Denis (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 10:40 am

    É possível fazer pesquisas específicas, como dos últimos 7 dias por exemplo, e ver que a diferença já é ainda maior. É interessante que é uma tendência mundial, mas está mais acelerada na América do Sul, especialmente Brasil, e muito mais acentuadamente, na Argentina, onde a diferença entre IE e Chrome em certos períodos está quase ficando abaixo de 4%, e vê-se o Firefox 10 pontos atrás. Penso que o Google foi muito mais incisivo em sua campanha de marketing, ao atingir diretamente o usuário final (diga-se leigo e não tecnológico). Merece os parabéns. Quanto ao Firefox, diria que está numa situação delicada, se segurando nas pontas para não cair no ostracismo. Interessante, e uma pena pois é um projeto muito mais livre do que os seus concorrentes.

    Limão (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 10:45 am

    Não sei como anda o FF ultimamente, mas em questão de memória alocada, o Chrome anda bem campeão.
    Estou com 4 abas de texto puro, com algumas poucas imagens .jpg, abertas e o Chrome 13.0.772 (dev) está consumindo 330MB.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 10:50 am

    No firefox, clico num arquivo com link que remete para um PDF parece que vai é travar..no Chrome, abre perfeitamente.

    O Chrome leva a vantagem de ter sua propaganda no orkut, no próprio site do google, quem usa outra buscador? (só o pessoal do biglinux hehe)

    Só usa IE quem é, realmente, um analfabeto digital.

    landeel (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 10:52 am

    Realmente é muito bom ver a linha do IE despencando.
    Mas fico chateado de ver o Firefox descendo também. Ele tem sido meu browser por muitos e muitos anos…

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 10:55 am

    Interessante notar que países pequenos e pobres como o Timor-Leste o firefox tem 53% e o Chrome 10,3%.

    Fred Chevitarese (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 11:01 am

    Concordo com um amigo acima que falou que o FF é ótimo. Realmente é ótimo, mas como ele mesmo disse, algumas coisas como consumo de memória outros bugs que acabam enchendo o saco nunca são resolvidos!

    Eu utilizo o FF até hoje, mas ele não é mais o meu browser preferido.
    Prefiro o Chrome!!

    Mas ainda há esperança para a raposinha de fogo :P

    Dorival (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 11:04 am

    Movido a Twitter e TweetDeck.

    Celio Alves (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 11:16 am

    Eu gosto muito do Firefox, mas atualmente estou usando-o para algumas tarefas. Na navegação em geral, estou usando mesmo o Chromium.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 11:23 am

    O Firefox pode se dar mal é por tentar imitar o Chrome. Imitando ciclo de releases baixo, imitando visual “minimalista quase nada” que esconde botões e quer matar barra de URL.

    Se é pra ser parecido com o Chrome, do q adianta usar FF ?

    E com esse minimalismo todo, mais integração Apps Mobile/Desktop/Web.. os browsers vão sumir. O que não seria de todo mal, ter simplesmente suporte web ao desktop.

    O KDE já tem muita coisa nesse sentido.

    André Caldas (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 11:39 am

    @Denis,

    Penso que o Google foi muito mais incisivo em sua campanha de marketing [...]

    É verdade. É um fato. Mas, sem querer tomar partido, pense bem… os caras são donos do Google e do Orkut. Quanto custaria pra Mozilla fazer o mesmo marketing e colocar uma frase na página de login do Orkut dizendo para os usuários do migrarem para o Firefox? Isso é muito mais do que colocar na rede globo, no horário da novela, em todos os intervalos comerciais.

    Flavio (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 11:40 am

    Sou apenas eu, mas já perceberam que a versão janelas do firefox é tão boa quanto ao chrome?

    Mas no Linux… só tenho instalado no meu note pq tem site que só abre direito nele, no desktop pra jogos (janelas 7) uso o firefox, roda bem que é uma beleza.

    @Flavio

    No Windows o Firefox já possui aceleração por GPU.

    No Linux a Mozilla deixou esse recurso para sabe-se lá quando de forma decente.

    Já no Linux com Chromium, aceleração full por GPU. Rápido como uma bala pra tudo.

    Uso o Chromium diariamente com média entre 15 e 20 abas abertas.

    Maquininha com somente 1,5 GB de RAM e um um dual core de 1,6 GHz antigo da Intel.

    Essa é a diferença no Linux entre Firefox e Chromium.

    Fellype (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 12:45 pm

    Pô! Me assustei com o título da notícia. Pensei que a adesão ao Chrome tivesse obtido um crescimento vertiginoso, mas não foi nada disso.
    De qualquer forma, o mais interessante é a diminuição da parcela do IE que, segundo os desenvolvedores de páginas web, costuma ser o mais chato.

    Alguem (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 1:26 pm

    Discordo André, muitos empresários brasileiros por exemplo já mostraram que não precisa ser uma grande companhia e nem precisa ser trilhonária para ter um bom marketing. Só precisa ter uma ideia criativa e conhecer bem o seu negócio para que tenha um marketing muito bom. Visto marketing se faz de boas ideias e dos clientes falarem bem da empresa.
    Sem querer ser o chato é isso que falta para o Linux ser tal grande como o Windows nos desktops. Além de fazer empresas como a Blizz investir no Linux, tanto quanto investe no Windows e no MacOS.

    Denis (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 2:02 pm

    @André e Alguem,

    Pode até ser, mas o exemplo da Google alia marketing agressivo x dinheiro x produto competitivo. Enquanto isso, o IE sempre foi marketing x dinheiro x produto deficiente. Enquanto não tinha Chrome, O Firefox foi bem com marketing boca-a-boca x dinheiro deficitário x produto razoável. Desculpe a comparação grosseira, mas é assim que vejo. Um bom marketing não precisa começar com muito dinheiro, mas não se sustenta sem ele.

    @Fellype,

    Eu já não me assunto mais rs. Às vezes precisamos mesmo “filtrar” a manchete em busca dos fatos.

    Estou usando o Firefox no Linux e está muito bom, agora estou com 21 abas abertas e o consumo está em 431M. O tempo de carregamento achei que melhorou assombrosamente. Na versão 3.6 levava de 6 a 8 segundos para fazer o primeiro start, agora leva de 2 a 3 segundos no máximo.
    []S,

    Spif (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 2:13 pm

    Atenção ao papinho pra boi dormir:

    Firefox consome muita memória
    O consumo de memória do Firefox é ridículo: No Ubuntu 11.04 que eu uso não passa dos duzentos MB. Claro que, dependendo da extensão, o consumo pode aumentar.

    O Firefox é mais lento que o Chrome
    Sim. Milisegundos mais lento. A diferença existe, mas é tão pequena que, na prática, não faz diferença.

    O Chrome ganha na marca Google, que é uma empresa reconhecida e faz um produto melhor que a Microsft. Daí a diferença. Eles vão tirar muito do IE, com certeza.

    Mas, como sempre digo, a Google é a nova Microsft, então tá tudo certo.

    Fellype, mas olhando a situação do Chrome no Brasil, que em um ano mais do que dobrou sua participação, com crescimento contínuo e acelerado entre a casa dos 12% e a dos 26%, qual é a parte do título que você interpretou de forma diversa? Para você, o Chrome não disparou no Brasil? Ou não ultrapassou o Firefox no Brasil, de acordo com os números desta pesquisa?

    Eu acho que o título dado pelo Gizmodo é uma boa descrição do que os números apresentaram.

    Víctor (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 3:09 pm

    @Limão, na minha máquina com 7 abas abertas o FF4 esta consumindo 220MB.

    Fellype (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 4:07 pm

    Augusto, a frase “No Brasil, Chrome dispara e deixa Firefox para trás”, pode levar, em uma primeira olhada, à impressão de que o Chrome abriu, de forma repentina, uma diferença grande em relação ao Firefox, e não algo na casa das vírgulas, como foi descrito na notícia.
    Se a frase fosse algo do tipo: “No Brasil, Chrome dispara no último ano e deixa Firefox para trás”, eu não teria me “assustado” ;-)

    Ícaro (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 4:32 pm

    É uma pena.
    Se o Chrome crescer muito a Mozilla pode acabar e com isso vai todo o esforço…

    A Mozilla é a principal em defesa da liberdade na internet. Diferente do Google.

    O Chrome foi criado apenas para o Google saber mais sobre a vida das pessoas.

    Ícaro (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 4:34 pm

    Além de toda essa briga de browser veloz é uma jogada do Google para o tal do “cloud”.

    alberto (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 4:56 pm

    @Carlos Felipe – O Chrome tem um leitor interno de PDF (que não é livre). O Firefox usa um plugin tradicional.

    Fellype, entendo. Felizmente você teve oportunidade para mais do que a primeira olhada, mas eu concordo que um detalhe adicional qualificando a arrancada não seria impróprio.

    No que me diz respeito, quero destacar que considero os 2 aspectos (a arrancada e o fato de ter neste momento ultrapassado o Firefox) igualmente dignos do destaque, sem precisar de qualificadores adicionais.

    Mas não dá prá negar que no Linux o Chromium está muito melhor que o Firefox, utilizando o teste do Peacekeeper o Chromium (com aceleração via GPU) pontua 2.5x mais…

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 10:06 pm

    Lento, grande consumo de memória, demora pra iniciar, correndo atrás em novidades…

    Espero que o FF se recupere, mas hoje em dia quem lança novidades e realmente inova nos navegadores é o Chrome. Até reconhecimento de voz ele já tem, e funciona. O tradutor dele também é muito prático.

    Ainda uso o FF por ser o número 2 mundial, usarei sempre o mais próximo de desbancar o IE.

    Denis (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 10:19 pm

    @Spif e Marcos,

    Um fator que pode ser determinante na navegação é o desempenho. Embora não conheça pesquisas a respeito, imagino que o usuário do Firefox esteja muito mais acostumado a usar extensões (add-ons) do que o usuário do Chrome – mas lembremos da lista que a própria Mozilla publicou há algum tempo sobre isso: https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/performance/

    bruno (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 11:16 pm

    no ubuntu eu sou obrigado a usar google chrome. Não que seja ruim (tá longe) é que na época do xp na internet discada (Deus o tenha, não o xp, a internet discada) eu era firefox até morrê) no ubuntão (atualmente sistema operacional único no meu hd) o firefox trava muito. E não é só na versão 4 nem ubuntu 11.04 ou 10.10 não, trava em qualquer versão e é deprimente ( do nada ele fecha e aparece uma telinha em inglês para reportar bug). Abraço galera.

    Paulo (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 11:18 pm

    Eu acho.. que mais que eficiência, é marketing.. em todo site que entro tem lá.. em destaque.. BAIXE GOOGLE CHROME!.. com cores chamativas.
    Sei lá.. pessoalmente acredito que o “Bum” forte é exatamente isso. Porque todos que baixam o chrome se usarem firefox 4 ou 3.6 ou 3.5 farão exatamente as mesmas coisas, praticamente sem se dar conta de todas estas questões que se discute.
    Talvez eu esteja errado.. mas penso assim agora.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 11:50 pm

    “Agora, somados, os concorrentes já têm mais espaço do que o IE, e tanto Chrome quanto Firefox continuam roubando usuários da Microsoft.”

    Que se mantenha essa tendência.

Este post é antigo (2011-06-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.