Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Cuba desbloqueia acesso a blogs dissidentes

Avanço no único país das Américas que consta na lista de países inimigos da Internet publicada pelos Repórteres sem Fronteira.

Trecho da nota da Info:

O Governo de Cuba decidiu desbloquear o acesso a alguns blogs considerados dissidentes pelo regime.

Entre eles está o da filósofa Yoani Sánchez, que pela primeira vez em quase três anos, poderá novamente publicar seus textos na web. De acordo com o jornal El País, Yoani comemorou a decisão, apesar de lamentar todo o período de censura. Ela foi informada do desbloqueio por um amigo, que tentou e conseguiu acessar a URL de seu site.

O primeiro portal de jornalismo cidadão cubano, o Desde Cuba, foi criado em fevereiro de 2006, e contava com a participação de diversos pensadores, escritores e jornalistas locais. Porém, após ganhar relevância internacional, o site foi censurado pelo governo cubano. Para substituí-lo, os oposicionistas criaram o Vozes Cubanas, em janeiro de 2009, que foi censurado em agosto do mesmo ano.

Em Cuba, a internet está disponível quase que apenas para funcionários do Governo, em universidades e empresários estrangeiros. Turistas podem acessar a rede em hotéis, mesmo lugar usado pelos oposicionistas para se conectarem. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smaug (usuário não registrado) em 10/02/2011 às 2:23 pm

    Uma pequena correção: Yoani Sánchez não é filósofa, mas, sim, FILÓLOGA (o erro é da Info, não desde site).

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Yoani_S%C3%A1nchez

    e hoje chagoua fibra ótica por lá também http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17402

    Antonio Marcelo (usuário não registrado) em 10/02/2011 às 4:42 pm

    Cuba é uma prisão com aparência de ser uma nação.
    Praticamente serve ao ego idiota dos Castros.
    Pela sua localização geografica, ao lado dos EUA,
    poderia ter altissimo padrão de vida para seus habitantes.

    elias (usuário não registrado) em 10/02/2011 às 5:20 pm

    antonio marcelo, pena que quando era colônia (de férias) dos eua, não alcançou tal altíssimo padrão de vida, né?

    pena também do haiti, que a despeito de ser abençoado pela proximidade e influência dos estados unidos, está numa situação, digamos, pior que cuba (e não é de hoje..)

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 10/02/2011 às 6:09 pm

    Acho que os EUA poderiam liberar também o acesso aos sites dos dissidentes deles =D

    Ozzy (usuário não registrado) em 10/02/2011 às 6:47 pm

    Neste momento estou assistindo na Globo News o povo egípicio nas ruas aguardando o discurso onde o ditador de plantão (um longo plantão diga-se) deve renunciar. A internet teve muita participação nisso. Cuba está na fila…

    O.O.

    @Tercio Martins

    Ai você comparou o bloqueio do Wikileaks dentro da livraria do congresso dos EUA ao bloqueio nacional de quase tudo na internet em Cuba.

    Isso é meio forçar a barra.

    Comparou uma restrição local nas dependências do congresso do EUA a uma restrição nacional característica de ditaduras.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 1:33 am

    elias…

    “antonio marcelo, pena que quando era colônia (de férias) dos eua, não alcançou tal altíssimo padrão de vida, né?”

    Resposta bastante infeliz. Pode-se defender o comunismo de Cuba, do mesmo modo que alguns sociopatas defendem genocidios e revisionismo histórico: adulterando fatos e comparando com outras situações nada semelhantes. Sempre se fala mal dos EUA, é uma tendência, mas os socialistas prometiam um mundo novo e maravilhoso. O resultado foi um desastre, a mais longa e trágica ditadura da américa-latina. O caso do Haiti e sua miséria é muito mais profundo do que pensamos, visto que o país foi vítima de um sanguinário, chamado Papa Doc, por décadas.

    Marcos (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 9:59 am

    “visto que o país foi vítima de um sanguinário, chamado Papa Doc, por décadas.”

    E Cuba foi vítima de outros, como Fugêncio Batista e os imãos Castro.

    A diferença é que como um é aliados dos EUA ninguém fala nada.

    Felizmente para os cubanos as coisas estão começando a melhorar, mesmo a passos lentos. A economia deles abriu um pouco mais, as restrições americanas diminuíram um pouquinho e por pior que seja o Raul Castro, é melhor e menos radical que o irmão, tanto que parou de fica pregando o governo americano como inimigo.

    Felipe Borges (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 4:44 pm

    Por que todo mundo se faz de cego quando existem fortes provas de que a Yoani Sánchez é patrocinada pelos EUA para fazer oposição ao regime? Pesquisem aí, ela frequenta reuniões com embaixadores americanos, recebe grandes quantias de dinheiro pra fomentar revoltas e todo mundo faz vista grossa.
    Já quando é contra o regime, qualquer deslize é motivo pra cair em cima.

    Estes jornais “populares” de Cuba são ferramentas da burguesia pra fazer oposição, e apesar disso, acho que devem ter seu direito a liberdade de expressão também. Mas vale lembrar que existe também a Juventude Rebelde, que existe a mais tempo que o “Desde Cuba”, além do CubaDebate.cu que foi recentemente censurado pelo Google.

    Colher informações de uma única fonte é alienação. Não deixe que só os anti-Comunistas te digam o que é certo. Faça seu próprio julgamento.

    self_liar (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 5:56 pm

    MarcosAlex

    Não concordo com o comunismo de Cuba,mas ele é ainda menos agressivo que os atos de Haiti e Israel. Teve pelo menos privilégio de respeitar a vida. E o Fugencio pelo que eu lembro foi amigo dos EUA.

    Não digo isso da Russia,nem Irã .

    Cuba deveria permitir o mercado privado ,mas sem lucro. Os trabalhadores pagam a maquinaria e recebem todo o saldo sem pagar nada para o patrão.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 9:56 pm

    Self Liar…

    “Não concordo com o comunismo de Cuba,mas ele é ainda menos agressivo que os atos de Haiti e Israel. Teve pelo menos privilégio de respeitar a vida. E o Fugencio pelo que eu lembro foi amigo dos EUA.”

    Faz-me rir. CHe Guevara era conhecido como o Carniceiro de la cabanã, um presídio cubano para inimigos do “estado”, onde foram executadas 1000 pessoas a sangue frio. Até hoje estima-se que 80 mil pessoas perderam a vida graças ao “respeito a vida” dos castristas. Cuba é um presídio do tamanho de uma ilha. Ao mesmo tempo em que nossos países latino-socialistas têm acordos comerciais com a ditadura cubana, se negaram a apoiar o governo Hodurenho. Ou seja, ditadura, só se for de esquerda.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 2:05 am

    @André Luis Pereira dos Santos:

    Ai você comparou o bloqueio do Wikileaks dentro da livraria do congresso dos EUA ao bloqueio nacional de quase tudo na internet em Cuba.
    Isso é meio forçar a barra.
    Comparou uma restrição local nas dependências do congresso do EUA a uma restrição nacional característica de ditaduras.

    Mas coloquei quatro links, um em cada palavra, cada um apontando para uma notícia diferente… ;)

    (e sim, a censura está se alastrando!)

    só para constar Cuba não é socialista, mas capitalismo de estado.

    Jorge Morais (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 2:55 pm

    Não concordo com o comunismo de Cuba,mas ele é ainda menos agressivo que os atos de Haiti e Israel. Teve pelo menos privilégio de respeitar a vida.

    Respeitar a vida? Meu Deus, você vem de Marte?

    Já ouviu falar das dezenas de milhares de pessoas fuziladas?
    Do aborto forçado? Do fato de que 1 terço dos casos de gravidez em Cuba terminam em aborto, pois as mães com gravidez de risco são pressionadas a abortar, para não sujar as estatísticas de mortalidade infantil (que não consideram aborto)?

    Aliás, tem muitos cubanos querendo fugir da ilha, mas eles são proibidos . Isso por si só mostra que aquele governo é um monstro.

    Falando em monstro, a seguinte frase define bem o que é o socialismo:

    “Ódio como fator de luta. Um ódio intransigente ao inimigo, que leva o ser humano a superar suas limitações naturais e o transforma em uma eficiente, violenta, seletiva e fria máquina de matar. Nosso soldados têm que ser assim; um povo sem ódio não triunfa contra um inimigo brutal”. – Ernesto Guevara (procure no wikiquote)

    O capitalismo acontece naturalmente onde existe a liberdade humana; e essa liberdade pode ser usada para o mal ou para o bem. Já o socialismo elimina a liberdade humana, e é intrinsecamente mal. Uma ideologia que admira Ernesto Guevara é monstruosa. É uma idiotice que se baseia numa concepção absurda e materialista do ser humano – Karl Marx afirmava que a religião, a cultura, as tradições são apenas “superestruturas das estruturas econômicas”. Baseado nessa visão de que o ser humano é uma máquina, ele fez sua ideologia monstruosa, que estava disposta a tudo para criar a “sociedade científica”.
    A frase do Ernesto Guevara diz tudo; o socialismo não tem lugar para o amor, apenas para o ódio.

    Cuba deveria permitir o mercado privado ,mas sem lucro. Os trabalhadores pagam a maquinaria e recebem todo o saldo sem pagar nada para o patrão.

    Uma tolice que tornaria a todos mais pobres (em comparação ao mercado livre) além de destruir duplamente a liberdade individual. Destrói uma vez porque o próprio ato é intrinsecamente uma afronta à liberdade, e destrói outra vez porque a sua implementação depende de um aparato policial-totalitário que poderia e seria usado para outros fins.

    Será que depois de um século não dá para parar de fazer engenharia social, como se as pessoas fossem engrenagens de uma máquina, e começar a respeitar as pessoas como seres humanos livres?

    Paulo Severo (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 4:00 pm

    E por infelicidade, o meu estado (RS), tem como governador o ex “ministro cubano da justiça”, Tarso Genro. No discurso de posse, como de praxe, citou n vezes democracia, direitos humanos, de sua admiração por Mandela, etc, etc… Mas não se lembrou de nada disso quando mandou 2 boxeadores para serem torturados em Cuba, ao mesmo tempo que deu status de refugiado político a um assassino (Battisti). Ou seja, enquando ministro da Justiça, a ideologia do Sr. Tarso Genro pesou mais na balança do que a Justiça, e ainda violentou a nossa constituinte (Art. 5º inciso LII).

    Marcos (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 4:26 pm

    “Já o socialismo elimina a liberdade humana, e é intrinsecamente mal.”

    Não diga asneiras, o socialismo ou comunismo não prega o que Cuba faz. E tem muitas ditaduras sanquinárias de direita na África e América Central, isso não tem nada a ver com capitalismo ou socialismo.

    É a mesma coisa de falar que o catolicismo é a favor da pedofilia porque existem padres pedófilos.

    Jorge Morais (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 6:51 pm

    @self_liar:

    É aqui que vejo que você está errado. Não é necessário NENHUM aparato policial para manter um negócio desses. Na verdade um negócio sem hierarquias onde ninguém é vigiado e demitido pelo voto único diminui e muito a repressão.

    Se uma grupo de pessoas decide voluntariamente fazer isso, é verdade.

    O problema é quando isso é forçado à sociedade. E quando você disse “Cuba deveria permitir o mercado privado, mas sem lucro” você deu a entender que o lucro seria proibido. Esse é o problema.

    Na verdade um negócio que não tem patrões para pagarem lucro para eles ,os trabalhodores saem todos ganhando pois são eles que fazem o trabalho ,eles que devem comandar e ganhar. O Patrão está ali ganhando sem fazer nada.

    O patrão ganha sem fazer nada? Isso sinceramente é uma tolice. Os próprios socialistas se contradizem quanto a isso. Eles incitam a discórdia nos empregados mais pobres, dizendo que o patrão “ganham dinheiro sem fazer nada”. Mas ao mesmo tempo eles dizem para a classe média e os ricos que a “sociedade consumista” leva os gerentes e os executivos a se tornarem “workaholic” e trabalharem como máquinas, sem ter vida cultural/espiritual e prejudicando a família e a saúde. E de fato, é triste ver aquela executiva de banco de 40 anos que resolve fazer inseminação artificial (como se fosse uma vaca) para ver se o bebê dá sentido à vida dela.

    Pois bem: o patrão é preguiçoso ou workaholic? Decidam-se.

    Todos os empresários (tenho vários colegas empreendedores) ou fazendeiros que eu já vi, trabalham mais que os empregados. Alguns são inclusive workaholics, mas felizmente nem todos.

    Outra coisa: o seu esquema pode funcionar de maneira voluntária, mas se for imposto à sociedade, gera atraso. O empreendedorismo e a busca do lucro são motores básicos do desenvolvimento econômico. Eu não conheço nenhum país que tenha prosperado por muito tempo depois de proibir o lucro. Lembre que a redemocratização da Rússia aconteceu justamente depois da sua falência econômica.

    E acima de tudo, é uma dupla afronta à liberdade individual, como eu expliquei.

    carlos martins (usuário não registrado) em 14/02/2011 às 10:57 am

    Nunca antes ouvi sandice tamanha:
    “O capitalismo acontece naturalmente onde existe a liberdade humana”
    Receito, para iniciar, Historia da Riqueza do Homem, do Leo Hubberman.
    O capitalismo eh fruto da revolucao burguesa do sec XVIII.
    Os tupis-guaranis pre-descobrimento eram capitalistas ou nao eram livres?

    Marcos (usuário não registrado) em 14/02/2011 às 12:49 pm

    Bom, saindo pela tangente das brigas capitalismo x socialismo, é positivo que Cuba esteja se abrindo mais, mesmo que continue socialista.

    E é uma oportunidade de negócios.

    self_liar (usuário não registrado) em 14/02/2011 às 1:16 pm

    Marcos

    Não defendo o socialismo. Somente não concordo com ganhar sem trabalhar.

    Jorge Morais (usuário não registrado) em 14/02/2011 às 3:32 pm

    Nunca antes ouvi sandice tamanha:
    “O capitalismo acontece naturalmente onde existe a liberdade humana”
    Receito, para iniciar, Historia da Riqueza do Homem, do Leo Hubberman.

    O senhor não me entendeu; eu não estou falando do capitalismo moderno (industrial e financeiro). Eu estou falando das características básicas de propriedade e iniciativa privada, e comércio livre. E até onde eu sei, esses elementos existiam muito antes do século XVIII, em várias partes do mundo. Claro que eram limitados pelas estruturas de cada sociedade (como a aristocracia, e a escravidão), mas estavam presentes.

    Outra coisa: o pensamento econômico moderno já existia na época dos escolásticos, muito antes de Adam Smith.

    Experimente ler “An Austrian Perspective on the History of Economic Thought”, do Murray Rothbard

    Nota: eu não sou seguidor político do Rothbard (ele é anarquista), apenas citei um livro dele sobre economia.

    Os tupis-guaranis pre-descobrimento eram capitalistas ou nao eram livres?

    Eu disse que “ocorre naturalmente”, não disse que “ocorre sempre”.
    E graças a Deus nós não vivemos como os índios. A vida deles era tão dura que muitos tinham o costume de matar as crianças mais fracas, para não ser um peso para a tribo. Esse costume existe até hoje
    http://www.hakani.org/pt

Este post é antigo (2011-02-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.