Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


fisl 9.0 – participante do temário do evento publica avaliação crítica e convite a manifestações

“Como membro da ASL e um dos responsáveis pelo Temário do fisl 9.0 resolvi fazer um post comentando os pontos fracos e fortes do evento (na minha opinião) para que todos possam comentar e trocar idéias.

As idéias e críticas (construtivas, por favor) serão anotadas e discutidas nas reuniões da ASL, com o objetivo de fazermos do fisl 10.0 (edição de aniversário :-D ) um evento surpreendente.”

Enviado por Marcelo Hartmann Terres (mhterresΘsoftwarelivre·org) – referência (mundoopensource.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Israel (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 4:28 pm

    Olá,

    Compareci ao Forum nos dias 17 e 18 junto com outro colegas.Viemos de Florianópolis do Centro Federal de Educação Tecnológica.
    Na viajem de volta surgiu essa discussão dos pontos fortes e fracos.

    O que posso dizer com relação aos pontos fracos, e isso todos concordaram é que em uma das palestras, se não me engano da Caixa Econômica havia mais publicidade do que conteúdo.
    O que tornou a palestra muito desinteressante além da forma monotona como foi apresentada.
    Outro problema foram as filas no inicio para pegar os crachas e outros materias de inscritos.Essas filas não foram planejadas.
    E os crachas eram realmente necessários para as palestras? Não foi bem o que alguns comentaram.

    Valores da inscrição: muita gente reclamou dos valores das inscrições. Acham que como temos patrocínio tudo cai do céu e que temos dinheiro para rasgar e queimar. A verdade é: as coisas não funcionam assim.

    Acredito que todos saibamos que dinheiro não cai do céu e que conseguir patrocínio não é algo simples Marcelo, porém também sabemos que quando não se tem dinheiro cortam-se custos. ;)

    Veja, se o preço do ingresso fosse mais barato o FISL poderia ter tido _muito_ mais do que as 7 mil pessoas anunciadas. Entende?

    Não dá pra comparar o fisl com eventos menores feitos em universidades, em 2 ou 3 salas e que não tem a infraestrutura que o fisl demanda.

    Certamente não dá. Quando usei o exemplo dos eventos do Tchelinux, meu intuito não era comparar o FISL com nossos humildes eventos. Na verdade quis mostrar que é possível fazer as coisas diferentes através de um exemplo prático.

    A propósito, os “eventos de 2 ou 3 salas em Universidades” chegaram a 9 salas simultâneas, com material, wireless _funcional_ e sem custar um centavo!! o/

    Temos de pagar pelo espaço, pelos serviços de assessoria de imprensa, pelos serviços da agência de eventos, locação de hardware, confecção de materiais, tradução, etc, etc, etc…

    Pois é, uma grande curiosidade que tenho (assim como muita gente que lê o BR-Linux e que vai ao FISL) é exatamente quanto tudo isso custa. Estava vendo teu email @softwarelivre.org, e pelo que parece você faz parte da organização do FISL, certo? Tu saberias informar o custo do evento Marcelo? Até hoje nunca vi a organização divulgar uma planília de custos do evento especificando quando cada coisa custa e gostaria muito de saber, até mesmo para entender.

    Tu terias como nos informar estes valores? Sabes quando a organização do FISL vai divulgar a do FISL9?

    Isso demanda MUITO dinheiro e só quem não vive com os pés no chão não consegue ver isso.

    Certamente. Então divulgue a planília de custos e de receita para que eu e os demais leitores do BR-Linux possamos entender isso… :)

    Com certeza adoraríamos poder fazer tudo de graça, mas eu já passei dessa fase, e não acredito em Papai Noel faz tempo. As pessoas às vezes precisam cair na real.

    Pois é Marcelo, a gente já caiu, tanto que estamos fazendo nosso trabalho. :)

    Criticar é fácil, construir um evento do tamanho do fisl é algo muito diferente…

    Hehehe. Como diz o Theo de Raadt do OpenBSD: “O que importa não é ser o mais popular, mas sim o mais correto”. ;)

    Boa tentativa Marcelo, respire fundo e tente novamente…

    Leo

    Palestras dos patrocinadores: Sugestão. Deixe bem claro que será uma palestra de patrocinadores e, como tal, pode-se esperar um viés comercial.

    Guilherme (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 10:40 am

    Eh mesmo. Onde tá prestação de contas?

    José Eduardo De Lucca (usuário não registrado) em 28/04/2008 às 1:05 am

    Pessoal, quem quiser prestação de contas que se associe à ASL, pague a anuidade e mostre serviço (leia isso como “talk is cheap, show me the code”). Não sou associado da ASL, mas estou pensando em associar-me (não para ver a prestação de contas, mas porque é algo em que acredito).
    Já organizei eventos (muito menores do que um FISL) e sei que há custos e mais custos que quem está de fora nem imagina. Tenho certeza de que o valor das inscrições praticamente não ajuda a cobrir o custo da organização, só dá uma aliviada.

    Eu participei dos últimos 4 fisl e sempre saí com a mesma impressão: o pessoal que organiza tem um trabalhão, algumas coisas dão certo, outras nem tanto. Tem um monte de gente que ajuda para que a coisa não sai dos trilhos e outros que atrapalham, só porque gostam de atrapalhar e ver o circo pegar fogo…
    Mas nunca pegou. E se nunca pegou, é porque há mais acertos que erros na organização.
    Mas há erros, claro. Como não errar, em uma situação destas?
    Na minha opinião, os erros estão relacionados à grade: eu acho que as palestras do mesmo tema devem ocupar uma única sala, sequencialmente. Mas também é muito complicado colocar tantas palestras interessantes em só 3 dias…

    Eu acho que a transparência nas contas de um evento deste porte e relacionado ao software livre seria um excelente exemplo, e que a ausência da disponibilização destes dados equivale a deixar de aproveitar uma grande oportunidade.

    Já escrevi anteriormente que acredito que todo evento realizado no âmbito da comunidade, que cobre ingresso dos participantes, faz bem se abrir suas contas. O mesmo vale para os que recebem patrocínio de entidades públicas. O FISL recai em ambos os casos, e não vejo qualquer razão prática para as contas do evento não serem divulgadas amplamente, com orgulho, pelos realizadores.

    É real que é possível se filiar à ASL, e pagando uma anuidade passa-se a ter acesso às contas do evento? Ou foi uma figura de linguagem? Eu teria bastante interesse em ter acesso a estes números (e também aos dos 3 últimos FISLs) e ajudar a divulgá-los.

    Abraço,
    Augusto

    campanha: “talk is cheap, show me the account”

    Bohne (usuário não registrado) em 28/04/2008 às 10:42 am

    Estou pasmo com esse comentário do sr. José Eduardo De Lucca. No que foi que virou o FISL e a ASL? Uma máfia? Tenho que me associar à família para ter visada nos gastos específicos aos FISL?

    Já escuto os comentários sobre o valor das inscrições a muito tempo. Qual o motivo pelo qual não dão um basta nesses comentários e mostram como é gasta cada inscrição, cada patrocínio?
    Deixem esse assunto em “pratos limpos”, e demonstrem que a impressão de que o dinheiro não é gasto de maneira coerente (não estamos falando de desvio) está errada. Que cada centavo é gasto de maneira correta e equilibrada.

    Concordo com o Augusto. Transparência é a melhor política.

    O FISL nasceu com a comunidade e para a comunidade. Me desagrada em ver contínuamente um palavreado arrogante (e não foi uma vez somente).

    Já estive ligado à organização do FISL antes da existência da ASL. Sei muito bem que gerir os patrocínios não é fácil. Mas nem por isso tratavamos de maneira arrogante e prepotente alguém que vinha a nos criticar.

    Críticas sempre irão ocorrer. As críticas isoladas são passíveis de desconsideração; porém, com as que vem se perpetuando a cada final de evento, devemos ter uma atenção humilde e especial, pois refletem um problema real.

    Não quero gerar flames aqui, mas se eu seguir o que disse o sr. De Lucca; terei que me candidatar a Deputado ou Senador para fazer o trabalho dos que se dizem meus representantes.

    Espero que fique a reflexão sobre esse tópico e que venha a trazer bons frutos.

    Um abraço.

    John Doe (usuário não registrado) em 28/04/2008 às 1:25 pm

    Leva esse tópico para a página principal Augusto, vamos ver qual a opinião do resto dos leitores.

    Acho que não é propriamente uma notícia. Vou ver como encaminho!

    Pessoal, quem quiser prestação de contas que se associe à ASL, pague a anuidade e mostre serviço

    Hmmm, deixe-me ver se entendi o que você acaba de dizer senhor José Eduardo De Lucca…

    O senhor afirmou logo acima que a única forma de se ter ciência sobre as custos da última edição do FISL assim como das anteriores, é tornando-se sócio da ASL e pagando anuidade? O senhor tem certeza disso?

    Se for assim, faço minha as palavras do Augusto: eu pago vou me tornar sócio da ASL para que eu possa saber e obviamente divulgar para o resto da Comunidade. Posso assegurar que junto comigo eu levo um monte de gente.

    (leia isso como “talk is cheap, show me the code”).

    Jargões… Leia o link abaixo como “Here’s the code”:

    http://tchelinux.org/blog/?page_id=29

    Agora faço minhas as palavras do colega Lagaz em um dos comentários acima:

    “Talk is cheap, show US the recipes”.

    Não sou associado da ASL, mas estou pensando em associar-me (não para ver a prestação de contas, mas porque é algo em que acredito).

    Bom para você.

    Já organizei eventos (muito menores do que um FISL) e sei que há custos e mais custos que quem está de fora nem imagina. Tenho certeza de que o valor das inscrições praticamente não ajuda a cobrir o custo da organização, só dá uma aliviada.

    Nós também organizamos, e nunca precisamos cobrar um centavo de ninguém. :)

    Eu participei dos últimos 4 fisl e sempre saí com a mesma impressão: o pessoal que organiza tem um trabalhão, algumas coisas dão certo, outras nem tanto.

    Ganhei de ti então, participei de todas as edições exceto a de 2001 pois na época era um estudante quebrado que não tinha um tostão para vir do interior à Porto Alegre.

    Presenciei as várias fases do FISL e sinto saudades dos bons tempos onde tinhamos um evento realmente de comunidade. Não é por nada que estamos lutando, acredite.

    Tem um monte de gente que ajuda para que a coisa não sai dos trilhos e outros que atrapalham, só porque gostam de atrapalhar e ver o circo pegar fogo… Mas nunca pegou. E se nunca pegou, é porque há mais acertos que erros na organização.

    “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” <– Isso te diz alguma coisa? Nunca diga nunca.

    Mas há erros, claro. Como não errar, em uma situação destas?

    Cheap talk. São quase 10 edições e já tiveram muitas oportunidades de mudar as coisas. Se não conseguiram mudar é por que são cegos o suficiente para conseguem ver os próprios erros, ou pior: não querem mudar.

    Na minha opinião, os erros estão relacionados à grade: eu acho que as palestras do mesmo tema devem ocupar uma única sala, sequencialmente. Mas também é muito complicado colocar tantas palestras interessantes em só 3 dias…

    Faz sentido. Se vieres aos nosso “eventos pequenos de 2 ou 3 salas realizados em Universidades” verás que nós já fazemos isso desde 2006.

    Boa tentativa José. Respire fundo e tente novamente.

    Leo

    Mauad (usuário não registrado) em 28/04/2008 às 4:54 pm

    Pois eu não estou pasmo com este comentário (do José de Lucca), de forma alguma. Retrata perfeitamente a personalidade burocrata que mais dia, menos dia, acaba soterrando seus adeptos.

    Um sintoma claro disso é o desinteresse dos potenciais financiadores (leia-se representantes de business das empresas, e não só os técnicos, que também se extinguem em meio às sementes livres) pelo evento. Essa arrogância acadêmica que começa a ecoar junto com a palavra FISL pode levar o evento ao mesmo status que a academia brasileira se encontra: um estado letárgico, onde os alienados provenientes de realidades pouco práticas bradam suas palavras de ordem, e medem sua performance utilizando a regra “se não ferrou de vez, é por que está bom”.

    José Eduardo De Lucca (usuário não registrado) em 28/04/2008 às 5:00 pm

    Pessoal,
    1) vi que não me expressei bem. O que eu queria dizer é que, na minha opinião, a ASL não é *obrigada* a publicar a prestação de contas. Mas tenho certeza de que isso é apresentado para os associados, porque deve ser até uma obrigação estatutária. Então, Augusto, era retórica, mas acho que é o natural – os associados devem ter acesso a isso.
    2) quero também deixar claro de novo que eu não sou associado da ASL, não falei em nome deles e nem de ninguém mais além de mim mesmo. Então, não atribuam a eles “comentários arrogantes”, mas somente a mim, ok?
    3) Eu estava respondendo ao post principal (que pedia comentários construtivos), e expus minha opinião sobre os erros de grade e sobre saber que há imensas dificuldades em organizar um evento desse tamanho, e que as críticas têm que ser matizadas a partir desta óptica. Também comentei os comentários anteriores, que pediam publicação das contas e que a inscrição era cara, *opinando* que os associados vêem as contas e que o valor da inscrição não deve dar para cobrir os custos .
    4) Não tenho nenhuma informação se a ASL pretende publicar contas dos eventos, mas concordo com o Augusto que seria uma ação simpática junto à comunidade (mas de novo ressalto que eu não vejo necessidade).

    De Lucca

    John Doe (usuário não registrado) em 28/04/2008 às 5:16 pm

    Falou demais hein De Lucca?

    Bohne (usuário não registrado) em 28/04/2008 às 5:51 pm

    Esse é o problema na comunidade de SL, fala-se demais e entende-se de menos.

    E a frase desse thread realment e é: “talk is cheap, show me the code”.

    “a ASL não é *obrigada* a publicar a prestação de contas.”

    Pois bem Sr. De Lucca, a ASL até pode não ser obrigada a fazê-lo, só que no momento que empresas públicas patrocinam o evento, quando colocam dinheiro num evento desses, creio que seja de bom tom, da parte de quem recebe os recursos, mostrar o que faz com eles. Prestação de contas nesse caso é um exemplo a ser dado. Transparencia é sempre bem vinda.

    Estudante (usuário não registrado) em 28/04/2008 às 11:35 pm

    Porquê é tão difícil mostrar as contas???? Eu adoraria calar a minha boca e publicar 2 folhas gigantescas no maior jornal do país pedindo desculpas publicamente.

    Mas parece que isso nunca acontecerá, então posso prometer o que bem entender :P.

    Sr. Lucca, acredito que seja o novato da história, pois só faltei a um FISL até hoje. E hoje vejo estandes gigantescos governamentais e preços de inscrições nas alturas. Começo a pensar que trazer o Papa pra jogar uma bolinha no Olímpico é mais barato e fácil do que fazer um evento tão complexo e custoso assim.

    Mas… e os eventos pequenos em universidades do Tchelinux aposto que tem a prestação de contas direitinho do que foi feito. Acredito é claro, por ser menor deve ser bem mais fácil mostrar as contas…. mas… pensando bem: não seria lindo ver as contas de um evento tão grandioso como o FISL?

    Sr. Lucca… me diz o seguinte…. pergunta fácil! Quantas toneladas de alimentos as tais sementes livres produziram até hoje?

    Caramba…. é tão chato saber que essas respostas nunca virão a tona e eu sempre farei o mesmo discurso, ano após ano. Já to de saco cheio, por favor, me respondam porque é tão difícil?

    rafasgj (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 12:52 am

    Discordo que não seja necessária a divulgação das contas do evento.

    A organização do FISL recebe apoio financeiro de órgãos governamentais, então deve sim divulgar as contas. Não sei se são obrigados por lei, mas na minha opinião, de contribuinte e participante ativo da comunidade, deveriam divulgar sim.

    Participei de todos os FISL desde o primeiro, publicando artigos ou palestrando na maioria deles. Não fui ao último e comecei a ignorar completamente o que “prega”, não por não acreditar no software livre, justamente pelo contrário.

    O que me parece é que o pessoal da ASL não acredita mais no SL “da comunidade”, mas sim dos seus patrocinadores.

    Acho importantíssimos esses patrocinadores, mas a comunidade não devia ser relegada em favor deles.

    NeoSmith (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 11:45 am

    Porque no Brazil é sempre assim?

    Coisas que são feitas de forma tranquila em outros países, aqui é sempre um parto … eta burrocracia sô.
    Será que acionando um QI forte e político não se consegue mais facilmente? Aposto que sim!
    E o pior, agindo assim, criando este mistério todo, a tendência é complicar somente para um lado: o da ASL. Apoio ao SW livre com opacidade, esta é boa!
    O pior é ter no site de um dos grandes patrocinadores do FISL 9 parte do conteúdo liberado somente para os SOs fechados (leia-se MS e Apple).

    Que ética hein … qual é a seu planeta ?
    O nome do patrocinador …. bom, não é nada extraterrestre!

    Go ahead guys, show us the code!

    Joao Avelino (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 2:07 pm

    Foi muito interessante acompanhar essa discussão, mas creio que é bam mais produtivo e ir ao site da ASL verificar estatudo seu estatudo:
    http://associacao.softwarelivre.org/sobre
    De lá retirei o seguinte texto:
    “CAPITULO VI – DA PRESTAÇÃO DE CONTAS
    Art. 26º – A prestação de contas da Entidade observará :
    I.Os princípios fundamentais de contabilidade e as normas brasileiras de
    contabilidade;
    II.A publicidade, por qualquer meio eficaz, no encerramento do exercício fiscal, ao
    relatório de atividades e das demonstrações financeiras da entidade, incluindo certidões negativas de débitos junto ao INSS e ao FGTS, colocando- os a disposição
    para o exame de qualquer cidadão;
    III.A realização de auditoria, inclusive por auditores externos independentes se for
    o caso, da aplicação dos eventuais recursos objeto de termo de parceria,
    conforme previsto em regulamento;
    IV.A prestação de contas de todos os recursos e bens de origem pública recebidos
    será feita, conforme determina o parágrafo único do art. 70 da Constituição
    Federal.”
    Pelo que entendi, a ASL está na OBRIGAÇÃO de divulgar os dados relativos a seus gastos. Creio que nisso se inclui os gastos relativos ao FISL.
    Está correta minha interpretação?

    John Doe (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 2:16 pm

    Esta notícia tem que voltar a página principal do BR-Linux. Quem se habilita?

    Vou fechar esta área de comentários e abrir outra em uma notícia nova na capa, em FISL e a transparências das contas em eventos da comunidade.

Este post é antigo (2008-04-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.