Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Urnas Eletrônicas – Confirmado: Linux eleito para os pleitos municipais deste ano

Leia também: Plenário do TSE aprova: Linux nas urnas eletrônicas já em 2008. Visitei algumas vezes o processo de recadastramento dos eleitores de São João Batista, para o piloto de identificação biométrica que será realizado por lá, e fiquei impressionado com a qualidade do serviço realizado.

O Alessandro Faria resume:

“O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, abre nesta sexta-feira. 4/4, a cerimônia de acompanhamento das fases de especificação e desenvolvimento dos programas informatizados a serem utilizados nas eleições municipais deste ano.

As novidades serão as utilizações do software livre Linux em substituição ao atual Windows, e a votação por leitura biométrica nos municípios de Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado do Oeste (RO). Durante todo o dia será explicado o funcionamento dos sistemas eleitorais desenvolvidos pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal.”

Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br) – referência (tiinside.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    não adianta usar GNU/Linux como S.O., se o software que contabiliza e faz todo o resto…. é fechado!
    e se o software for aberto, quais garantias que eu tenho, que é ele que tá rodando em todas as urnas???

    na boa, vamos fingindo que a gente vive numa democracia
    e que nosso processo de votação é totalmente seguro e confiável =P

    Paranóico (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 3:18 pm

    As novidades serão as utilizações do software livre Linux em substituição ao atual Windows, e a votação por leitura biométrica nos municípios de Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado do Oeste (RO). Durante todo o dia será explicado o funcionamento dos sistemas eleitorais desenvolvidos pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal.”

    Só mesmo um idiota para entregar suas impressões digitais para o governo, ainda mais este que se encontra aí, totalmente à serviço da corrupção e da NWO.

    Paranóico, eu também dou muito valor ao direito à privacidade, mas tenho a impressão de que todo mundo que tem RG já entregou impressões digitais ao governo. Discordo da sua generalização de que o eleitorado inteiro dos 3 municípios citados é composto por idiotas.

    Marcelo, de minha parte fiquei feliz que o código aberto começou a participar deste processo, você não? O código de todos os aplicativos da urna e do processo de totalização é disponibilizado a todos os partidos, à OAB e ao Ministério Público para que analisem, acompanhem a compilação da versão definitiva, e assinem digitalmente o código objeto gerado, podendo posteriormente verificar se a versão em execução nas urnas e sistemas de totalização é a mesma que foi assinada por eles.

    Tenho certeza de que ao menos os partidos (senão a OAB e o MP) apreciariam ter voluntários da comunidade para auxiliá-los no processo de analisar o código e posteriormente verificar a assinatura das versões em execução, caso você tenha interesse em contribuir com o processo.

    É, isso mesmo. O pessoal vem aqui e fala o que quer porque é fácil. Mas fazer alguma coisa para tentar consertar ninguém quer.

    Augusto,
    não importa se é aberto… o que tem que mudar é o processo =D
    Já existe a parte de verificação, só que ela é feita alguns dias antes da votação e não na hora, na urna… então não existem garantias do que o que foi visto é o que tá lá…

    não sei se você acompanha os trabalhos do Pedro Rezende…

    Link para o artigo completo: http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/trabs/analise_setup.html

    Outros estudos e links sobre a falibilidade da votação eletrônica brasileira:

    http://www.smartmatic.com/infography_03.htm
    http://www.votoseguro.org/
    http://jus.uol.com.br/pesquisa/urna.html

    abraços,

    Pergunta: se você tivesse nas mãos a galinha dos ovos de ouro, você a cozinharia no jantar?

    Explico a minha pergunta: o TSE é o único tribunal com funções executivas (a eleição) e, portanto, é o único que pode receber verbas para realizar essa tarefa, além das verbas normais. Não é à toa que o parque de tecnologia da Justiça Eleitoral é bem melhor que dos outros tribunais.

    Se você conseguir detectar uma falha no processo, com falsificação de uma urna ou manipulação do processo, pode ter certeza que 15 minutos depois os políticos irão propor a extinção da Justiça Eleitoral (que os incomoda muito), com a movimentação das atribuições de execução de eleições para o executivo ou legislativo (eles irão preferir o segundo, por motivos óbvios) e as atribuições legais para os Tribunais de Justiça. Seria o fim imediato da Justiça Eleitoral.

    Para resumir, não é interesse da Justiça Eleitoral fraudar as eleições, além do que tem gente de todas as tendências lá dentro e um entregaria o outro que tentasse a fraude, com certeza (afinal estaria defendendo o seu próprio emprego). Eu já trabalhei lá e sei que é honesto o trabalho e o processo. Mas se ainda pairarem dúvidas, se prontifiquem a ajudar um partido político qualquer a analisar o código.

    Marcelo, eu tenho razoável grau de certeza de que se o código foi assinado após a compilação, e depois a assinatura for verificada quando ele estiver rodando no equipamento, o interessado que assinou saberá que trata-se do mesmo código.

    Sei que existem muitos questionamentos quanto ao processo eleitoral, mas não vejo como qualquer um deles possa transformar em uma má notícia a informação de que o sistema operacional passará a ser livre.

    Além disso, de fato tenho certeza de que há espaço para que voluntários e interessados participem junto a quem tem a possibilidade (mas possivelmente não os meios tecnológicos) de fiscalizar e verificar. Percebo que você tem interesse no assunto, esta seria mais uma forma de interferir positivamente no processo.

    Paranóico (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 4:04 pm

    Oi Augusto,

    Paranóico, eu também dou muito valor ao direito à privacidade, mas tenho a impressão de que todo mundo que tem RG já entregou impressões digitais ao governo.

    Meu RG é um pouco antigo e foi tirado antes do surgimento dessa base de dados biométricos, no caso isso é bem diferente do que este governo pretende fazer agora usando um sistema invasivo que faz as verificações em tempo real. Há rumores de que no futuro expandirão essa base de dados até mesmo para obter e fazer essa verificação usando exame de retina e uma amostra do seu DNA!

    Discordo da sua generalização de que o eleitorado inteiro dos 3 municípios citados é composto por idiotas.

    Eu não chamei o eleitorado de idiota – mas sim as pessoas que entregarão mansa e passivamente suas digitais para o governo.

    Ao invés de aproveitarmos este episódio de caos e corrupção pelo qual passa o País e fazermos uma verdadeira e completa reforma política, as pessoas simplesmente se acovardam e aceitam tudo de braços abertos. Já está mais do que na hora de a população tomar vergonha na cara e dar um basta nessa situação.

    Você pode dar mais substância a estes rumores de verificação de retinas e DNA?

    Tenho a impressão de que não houve resistência ao processo de coleta das informações biométricas, e que a maioria da população envolvida não considera a si mesma como idiotas.

    Paranóico (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 4:10 pm

    Oi Augusto,

    Paranóico, eu também dou muito valor ao direito à privacidade, mas tenho a impressão de que todo mundo que tem RG já entregou impressões digitais ao governo.

    Meu RG é um pouco antigo e foi tirado antes do surgimento dessa base de dados biométricos, no caso isso é bem diferente do que este governo pretende fazer agora usando um sistema invasivo que faz as verificações em tempo real. Há rumores de que no futuro expandirão essa base de dados até mesmo para obter e fazer essa verificação usando exame de retina e uma amostra do seu DNA!

    Discordo da sua generalização de que o eleitorado inteiro dos 3 municípios citados é composto por idiotas.

    Eu não chamei o eleitorado de idiota – mas sim as pessoas que entregarão mansa e passivamente suas digitais para o governo.

    Ao invés de aproveitarmos este episódio de caos e corrupção pelo qual passa o País e fazermos uma verdadeira e completa reforma política, as pessoas simplesmente se acovardam e aceitam tudo de braços abertos. Já está mais do que na hora de a população tomar vergonha na cara e dar um basta nessa situação.

    Na minha opinião, o verdadeiro e legítimo exercício do voto deve ser feito como era antes, através do papel. É o único meio atualmente confiável que pode ser recontado e auditado em caso de dúvida.

    Paranóico (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 4:28 pm

    Você pode dar mais substância a estes rumores de verificação de retinas e DNA?

    Na verdade eu tenho, mas não cabe à mim escrever sobre isso aqui pois o assunto é extenso e tedioso demais para um único post.

    Por acaso a palavra Diebold te lembra alguma coisa?

    Basta dar uma olhada nas eleições dos nossos vizinhos do Norte e terá uma boa idéia do que está por vir nas futuras eleições tupiniquins.

    Tenho a impressão de que não houve resistência ao processo de coleta das informações biométricas, e que a maioria da população envolvida não considera a si mesma como idiotas.

    Porque a maioria sequer sabe disso (ou sabe e não dá a mímima).

    De qualquer modo quando eles perceberem o que está realmente por trás disso tudo, irão chorar e espernear mas aí vai ser tarde demais.

    Alguém sabe como faço para me voluntariar para auxiliar o processo de auditoria do código e das urnas? Será que se eu for até o Diretório de algum partido político eles aceitam? Alguém conhece os prazos para participar no processo?

    Rodrigo (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 5:02 pm

    Gostaria de saber por quais motivos você teme tanto “entregar” suas digitais ao governo.
    Pelo visto você não tem RG, carteira de motorista, ou qualquer documento que prove sua existência. Tudo o que você faz, você faz de luvas, touca e óculos escuros? Só assim para impedir que alguém colete suas informações biométricas…

    Quanto tempo vocês acham que leva até a Microsoft contestar essa decisão com base em argumentos como “democracia na escolha do melhor sistema para a tarefa” e outras baboseiras que lhe beneficiem.

    Thotypous, trata-se de uma decisão interna de cada partido. Minha sugestão é que você procure o diretório regional de seu partido, e torça para que eles estejam atentos ao processo! Nem todos demonstram esta atenção.

    Eu li uma notícia interessante no /. sobre coleta de dados biométricos. Mas ao mesmo tempo, eu acho que não existe como evitar que, caso queiram, eles possam pegar os seus dados. Afinal, amostras de DNA e digitais todos nós deixamos por aí durante o dia, basta alguém querer coletar. E para te ferrar com esses dados, é muito fácil.

    Agora, o governo já possui nossas digitais. Seu RG é antigo? Sem problema. Ele está lá, bonitinho em algum órgão estadual esperando que alguém escaneie ele e o passe para um banco de dados digital. Não há nada que você possa fazer para deter isso Paranóico. Eu acho até bom que eles tenham as suas digitais, para o caso de você cometer algum crime e possa ser enjaulado mais rapidamente :-P

    Todo governo precisa de um mínimo de controle sobre a população, mesmo que seja apenas um meio de identificar você. A identificação é necessária para que todo um sistema que temos hoje funcione. Como diabos a Previdência vai te dar uma aposentadoria sem saber quem você é? Como a polícia vai provar a tua inocência sem ter uma prova de que você é você e não esteve na cena do crime? Como é que vão barrar um criminoso num aeroporto tentando sair do país sem ter uma identificação dele?

    Teorias de conspiração sobre o governo obtendo dados biométricos são uma leitura interessante, mas quem escreve sobre elas esquece do fato que temos um sistema para manter, e esse sistema não funciona sem saber quem é quem.

    A única coisa que você pode fazer é exigir certos cuidados com esses dados por parte do Governo, mas não há nada que você possa fazer para evitar que ele os colete de você.

    O assunto é interessante, mas você o coloca num patamar de importância que ele não merece, simplesmente porque não dá pra viver na nossa sociedade hoje sem algum tipo de identificação intransferível. Abra os olhos e você verá que é muita celeuma por nada.

    Hummm, realmente este debate está interessante. Mas o que eu gostei mesmo foi do software ser livre. E acredito sim, que o software que estará nas urnas será o livre. A única dúvida é a mesma de todo processo eletivo: achar alguém que vale a pena votar. Isso sim é dureza…

    Cronnosli (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 11:46 pm

    Apesar de apreciar muito a inclusão do software livre como sistema das urnas eletronicas( invensão tupiniquim). Não muda muita coisa.

    Acredito que o que seja realmente importante e de grande valia para a nossa democracia é que os votos sejam colhidos em bases de XML.
    E sejam disponibilizados on-line no site do Tribunal enquanto as pessoas votam, seja feito o upload dos votos. isso sim seria uma grande coisa a ser comemorada e de grande valor.

    Dziego (usuário não registrado) em 5/04/2008 às 12:41 pm

    Quem viu os relatórios sobre a segurança da urna eletrônica sabe que apenas se ter o código aberto não é o suficiente para a segurança da urna. Tem que se ter garantia de que o programa totalizador de votos seja realmente o mesmo implantado em todas a as urnas, e que não haja a possiblidade de que esse software não venha a ser modificado posteriormente. E isso pode ser feito através de uma simples memória flash, de modo não tão difícil assim.

    Além das assinaturas digitais, é necessário separar a maquina de identificação da urna, além de acoplar uma impressora para que o eleitor possa confirmar que seus votos foram adicionados corretamente, e permitir a recontagem em caso de dúvida.
    A recontagem hoje é impossível.

    Eu fico impressionado com as teorias de conspiração que rolam cada vez que alguém fala nas urnas eletrônicas.
    Gente, simplesmente não compensa fraldar as urnas. O processo para fazê-lo envolveria tanta gente de tantos setores diferentes e tem tanta fiscalização em cima que é impraticável, sempre vai vazar. É muito mais fácil usar de políticas de cabresto outras manobras do gênero.

    Até parece que nunca impugnaram uma urna por suspeita de fraude nas eleições. Toda eleição tem várias urnas que são descartadas por algum problema, e os votos são cancelados.

    O que acontece é nego de fora com inveja das nossas eleições serem informatizadas enquanto eles tem que ficar contando papel. Vão trabalhar nas eleições antes de falarem abobrinhas por aí sobre um processo que vocês não conhecem direito.

    Paranóico (usuário não registrado) em 5/04/2008 às 8:59 pm

    Para Clésio Luiz:

    O assunto é interessante, mas você o coloca num patamar de importância que ele não merece, simplesmente porque não dá pra viver na nossa sociedade hoje sem algum tipo de identificação intransferível. Abra os olhos e você verá que é muita celeuma por nada.

    É muita celeuma por nada? Você acha que exigir um dos direitos humanos mais fundamentais é muita celeuma?

    Pare e veja bem o tamanho da besteira que você disse.

    Me desculpe mas você merece apodrecer atirado numa prisão pela ditaura global que está por vir, sendo torturado e definhando até a morte.

    Como disse um presidente certa vez: Aqueles que não lutam pela liberdade também não merecem tê-la.

    Por causa de pessoas que pensam como você e aceitam qualquer merda que lhes é imposta com a desculpa de que é tudo normal e necessário e não há nada que se possa fazer, que este país é assim: um verdadeiro lixo.

    David (usuário não registrado) em 6/04/2008 às 12:21 am

    Que eu me lembro, vários partidos já reclamaram publicamente do pouco tempo que tinham para analisar os códigos. Além disso, de quê adiantava auditar o código do programa se o SO, fechado, pode conter “surpresas”.

    Não sei a situação hoje, mas o PDT tinha várias ações na justiça sobre isso. Além das ações movidas por outros grupos e indivíduos. Só que como o responsável pelas eleições é o próprio judiciário, já viu né. Alguém já viu algum tribunal condenar o TSE ou algum TRE por alguma coisa?

    Em todo caso, não basta os partidos, a OAB e o MP terem acesso ao código. O cidadão deveria ter acesso fácil a ele, diretamente, e não através dessas entidades, como o Augusto sugere.

    Tomara que essa mudança para Linux seja um primeiro passo rumo a uma transparência realmente democrática. De qualquer forma, só vai ficar bom quando tiver o voto impresso para conferência. Coisa que, não sei porque, o pessoal da STI abomina.

    Fabio Prudente (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 4:32 pm

    Pessoal,

    deixando de lado as teorias conspiratórias, há um fato que me incomoda, no nosso processo de votação eletrônica:

    O resultado da eleição NÃO PODE ser auditado.

    ou seja: por mais remota que seja a possibilidade de uma fraude, e eu concordo com todos os argumentos técnicos aqui apresentados, a importância do processo exige que, em caso de dúvida, haja a possibilidade de se fazer a recontagem dos votos. E é esse o ponto fraco do nosso sistema:

    nossas urnas eletrônicas não permitem a recontagem dos votos.

    Por esse motivo, mesmo sem acreditar em teorias conspiratórias, eu prefiro o processo semi-eletrônico, adotado em muitos países, onde o voto é registrado em papel, em uma cédula tradicional, lido por um scanner, e contabilizado eletronicamente.

    Além de ser muito mais simples e barato que nossas caríssimas urnas, o processo com cédulas em papel e scanner permite, em caso de dúvidas, que os votos possam ser recontados – eletronicamente ou manualmente, conforme a gravidade da suspeita.

    Wesley (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 11:30 pm

    Eu gostaria de votar via email …. sera que daria?! Seja windows ou linux, seja software livre ou “preso”, no final … quem chegar lah vai ser corrupto mesmo!

    Sou brasileiro e nao voto nunca!

    MaxRaven (usuário não registrado) em 9/04/2008 às 12:50 am

    Para quem acha que cedulas de papel é uma boa.

    Por experiencia, é o maio mais simples de se fraudar uma urna, digo mais, na época delas nenhum partido (repito, nenhum partido) deixava de fazer seu “joguinho” com elas.

    Trabalhei como fiscal partidário (remunerado por eles) em diversas eleições, vi muita coisa, hj não trabalho mais para os partidos, mas sim para o TRE (não com a urnas diretamente, mas na fiscalização geral) e muito das reclamações dos partidos é por falta de pessoal competente para fiscalizar as coisas, eles contratam pessoas (sim, continuam pagando pessoas para fiscalizar coisas) que não sabem ou que nem querem saber bem o que estão fiscalizando, então, to com o Augusto, filia-se a um partido e enfie as caras, eles agradecem (e economizam uns tostões).

Este post é antigo (2008-04-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.