Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Espanha: Extremadura pretende migrar 40.000 desktops para o Debian

Na virada do ano, ao noticiar que a região autônoma espanhola da Extremadura estava abandonando a sua distribuição própria (o LinEx ou gnuLinEx), incluí a observação: “o fim do investimento em desenvolver sua própria distribuição não significa que a adoção de software de código aberto cessará por lá: a ideia é passar a usar uma distribuição já disponível, ‘em particular o Debian’”, e agora ela se confirma na forma de um ambicioso plano de migração, que inclui também as máquinas que anteriormente não rodavam o LinEx.

A intenção é instalar desktops Debian nas 40.000 máquinas de lá, começando no outono e concluindo ainda no ano corrente. A experiência com o LinEx ajudará a adaptar os desktops às demandas dos usuários.

Entre as razões para migrar das atuais soluções proprietárias, foram mencionados a facilidade de administrar e suportar remotamente, a segurança e o preço de aquisição. (via joinup.ec.europa.eu – “Extremadura to move all of its 40,000 desktops to open source | Joinup”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fenor (usuário não registrado) em 24/01/2012 às 3:24 pm

    Debian? Estou muito surpreso!
    Aliás, surpreso e feliz!

    Calil (usuário não registrado) em 24/01/2012 às 5:08 pm

    Ultimamente é a única distro que inspira confiança.

    Henrique Sant'Anna (usuário não registrado) em 24/01/2012 às 7:44 pm

    Achei que eles estavam desistindo do software livre como foi publicado pela Europa. Maravilha, fico feliz de ver que desistiram da distribuição própria mas não do software livre. E o aumento no número de usuários só tem a contribuir para o refinamento na qualidade do Debian.

    Antonio Souza (usuário não registrado) em 24/01/2012 às 10:22 pm

    Pessoal, estou me sentindo muito feliz nesse momento. Gosto muito da distribuição Debian Linux. Foi umas das primeiras que comecei a usar. Isso há muitos anos atrás. Viva o mundo Linux que está cada vez mais forte. Ultimamente estou ouvindo muito poucos falarem que o Linux não está com nada. Alias, nesse mês, somente 1 disse isso. Outros apenas tem dúvidas por não conhecerem nada sobre Linux, mas estão com vontade de conhecer. Os tempos são outros. O Linux não morreu e está mais vivo do que nunca.

    Boa escolha o Debian, estável como uma rocha…

Este post é antigo (2012-01-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.