Ubuntu: Crash atingiu quase metade dos participantes do teste do Unity
Na esteira da recente reafirmação de que o Unity virá mesmo no Ubuntu 11.04 a ser lançado nas próximas semanas, vem esta interessante análise do resultado do teste de interface realizado pela Canonical com a interface default, com uma amostra representativa de usuários escolhida por ela.
E para os que questionam a estabilidade do Unity, um número certamente chamará a atenção: quase metade (5 usuários de um total de 11) passaram pela experiência de um crash do Unity durante o teste. MAS a Canonical providenciou no Beta 2 o conserto das causas destes crashes registrados, e está confiante em consertar outros a tempo do lançamento previsto para 28 de abril.
Outras situações dos testes foram interessantes em um sentido mais pitoresco, com os usuários descobrindo o menu global (estilo Mac OS X), não captando bem para que servia o Ubuntu Software Center, e acessando o LibreOffice Calc pensando que abririam uma calculadora.
Mas testes de usabilidade são para isso mesmo, e permitem os ajustes necessários. (via digitizor.com)
Grande vacilo da Canonical não usar o GNOME-Shell. Está muito melhor que o Unity.
Não acho não, eu entendo a canonical, ela que algo que seja mais flexivel e mais fácil de modificar, tendo menos trabalho pra atingir um certo ponto.
O Gnome vem com uma interface que precisaria mudar muito pra deixar mais parecido com o que a canonical parece querer, e o KDE não é a praia deles. Se bem que com meia dúzia de mudanças(o app de partições necessita de cliques desnecessários), o KDE seria imbativel
O Unity melhorou bastante desde sua primeira aparição, mas ainda está mal passado, quem gosta, até come, mas quem não, pede para assar mais, como eu, 11.10.
Gnome-shell para interface de celular, tablet, não gostei. Sempre uns temas por padrão horríveis, uns botões exagerados e a supressão doutros sem motivo, pois não ganhos, sem esmero, as opções escondidas, gnome-shell para mim é FAIL.
É a primeira vez que não tenho um bom pressentimento sobre o lançamento do Ubuntu, apesar de torcer para que não dê nada errado. Seria mesmo bom que eles tivessem esperado até a 11.10 mas, já que eles decidiram não o fazer, tomara que eles dêem conta.
Lembrando também que o Gnome 3 não ficou pronto a tempo de vir incluído na 11.04
Meus 2 cents: louvável a iniciativa, porém acho que tá muito em cima da data.
bom testes de usabilidade são sempre uteis para encontrar estes tipos de problemas, mas acredito que vão resolver a tempo antes do lançamento, já que o beta 2 estar evoluindo bem.
Na beta 2 não ocorreu nenhum crash sério comigo até agora. Mas ainda está exibindo uma mensagem de que algum aplicativo foi fechado por erro. Aparentemente não afeta nada, mas tem que ser resolvido.
De qualquer forma, da pra notar que está mais estável, porém ainda abaixo do desejado.
Realmente acredito que na versão final estes problemas estarão resolvidos.
Com uma quantidade tão pequena de usuários e com tanto crash, imagina quando soltar o release para todo o mundo. Espero que estejam certos e a shell unit consiga resolver seus problemas de estabilidade.
Na boa, tudo que se espera de um shell não é mais a estabilidade do que a interface ?
Ainda bem que a interface tradicional gnome estará incluído, este será o bote salva-vidas da Canonical, ou plano B.
Por isso migrei para o kubuntu.
Tanto o unity quanto o Gnome3 irão sofrer o que o kde sofreu nas primeiras versões do KDE4. Vão demorar um tempinho para ter um ambiente de trabalho com uma estabilidade aceitável.
Professor hamacker, pelo que li, esta versão beta 2 é a RC.
Fantastico os testes: 11 usuarios
Meu Ubuntu 10.10 está tão redondo que estou sem coragem de atualizá-lo para a versão 11.04, mesmo porque não sei como vai ser a atualização do Gnome para o Unity para quem já tem o sistema instalado (alguém já fez isso?). Confesso que estou meio cético em relação ao Unity.
Estou sem tempo para ser cobaia desta vez, por isso provavelmente pularei para a versão 10.10. O bom é que há tempo suficiente para deixar o Ubuntu estável para a próxima versão LTS, que sairá ano que vem. Aos que estiverem dispostos, boa sorte!
Instalei o Ubuntu 11.04 rc no meu Acer 5532 (Athlon 64 x2, 3GB RAM, ATI HD3200), e o Unity ficou super lento depois da instalação dos drivers fechados da ATI.
Com os drivers abertos ele opera bem, o problema é que eu perco uns 30 minutos de vida de bateria (o gerenciamento de energia do driver aberto parece não ser tão bom).
É interessante como nós, que trabalhamos com tecnologia, somos conservadores. Mudou a interface e já apresentamos resistência, como se não fôssemos capazes de nos adaptar facilmente e se tivéssemos dificuldades de trocar a versão do SO ou até de distribuição.
Vou testar a versão nova do Ubuntu, qualquer coisa volto pra 10.10 ou então retorno ao Mandriva.
Vou atualizar meu ubuntu só pra ver como ficou o unity, mas continuo usando o gnome como default enquanto isso.
Agora, se a canonical tivesse testado o unity com 5 usuários, teriam menos erros para corrigir #ficadica
Quando sair vou instalar só no virtualbox mesmo. Deixa meu notebook com o 10.10 enquanto os “besta testers” sofrem.
Apesar de não gostar do Ubuntu, eu admiro a inciativa dela de procurar novas soluções para os usuários, lembrado que usa quem quiser, quem não quiser existe outra centena de distros, desde a mais rustica ate a mais elaborada.
Juro que, quando li a manchete, imaginei o Crash Bandicoot “atingindo” a galera que tava usando o Ubuntu. xD
Utilizei em MV. Não tive nenhum crash (está rodando o Unity 2D). Vamos ver o que por aí.
@Marcos
Exato, trabalhamos com tecnologia, somos profissionais, somos pagos e sustentados pelo nosso trabalho. Testar uma tecnologia instável, de desktop, para mim não é trabalho, é hobby.
Logo argumentar que posso gastar tempo para testar algo que teoricamente é uma distribuição para todos, não justifica nada em relação à Canonical, possivelmente, liberar algo instável e incompleto.
A não ser que eu seja voluntário, em um produto não acabado, se eu encontrar erros graves, ao utilizar a versão final do Ubuntu, a Canonical vai perder um pouco de meu respeito, e só daria uma chance no futuro novamente, precisamente por que além de profissional, sou entusiasta. Mas para o restante do planeta, simplesmente para de usar, gera uma imagem negativa, que vai demandar alguns anos sem errar para ela ser removida.
O pior não é a resistencia por bugs, mas a resistencia de mudar pra algo que é novo, se o pessoa que é do linux, profissional não consegue evoluir de um gnome 2 para o gnome 3 por exemplo, como exigir do usuario comum aprender linux e sair do windows? parece hipocrisia isso…
Atualizei o meu Ubuntu 10.10 para 11.04 e estava utilizando o unity, depois de vários crash, bugs fui forçado a utilizar o Gnome convencional selecionando está opção no login manager. O Unity melhorou depois de uma vasta atualização ocorrida a dias atrás.
Embora apreensivo com a mudança, eu até tentei usá-lo. Mas pelo menos na minha máquina, via livecd, não ficou legal.
pior é que nem os testes que tinha feito com o Gnome-shell não agradaram. Não pela interface, mas pelo hardware em si que ficou absurdamente lento.
Meu Atlhon 64 3000, com 2 de RAM e ATI RADEON 4600, não aguentaram a nova interface.
Infelizmente eu ficarei com com o 10.10 por mais algum tempo.
Acabei de testar um pouco o beta 2 do ubuntu, não deu nenhum problema, rodou lisinho aqui num vostro 1320: Core 2 Duo P8600, 4GB de RAM e vídeo intel 4500MHD.
Agora a interface em si… gostei muito não… e nem gostei muito do gnome 3, ambos parecem incompletos (gnome 3 mais incompleto) e faltar um “tchan” pra ficar bacana.
Em termos de desempenho, ambos rodaram bem.
Meu ubuntu 10.04 LTS está rodando, mas tão redondo, que só estou considerando atualizá-lo na próxima LTS :P
Matlab, Maple, Office 2007, Deluge, LyX, Latex, geany, ifort, icc, gcc, gfortran, spice, chromium são minhas ferramentas diárias de trabalho e estão funcionado perfeitamente, não estou vendo nenhuma razão mesmo para mudar! Uma pena que o Ubuntu queira fazer uma alteração tão radical, gostaria que só trabalhassem em cima de melhorar o que já estava na LTS!
Habilitei os proposed updates, e o que não atualizar, eu mesmo atualizo.
Nessa LTS eles capricharam muito! ;)
unity/gnome3 ficaram horriveis e como disseram acima, incompleto. kde4 pesado de mais e instavel (pra mim). vou manter o gnome2 e ver no que vai dar ou migrar para o lxde.
Se o pessoal do SL tem tanta dificuldade em testar e se adaptar a novas ideias, fico imaginando o que se pode esperar ao tentar trazer usuários do Windows, Mac…
O que nos difere destes usuários neste momento? Botões de maximizar, minimizar à esquerda, ou inexistentes, bem como muitas outras mudanças podem parecer radicais, mas quem estabeleceu que deve ser sempre da mesma forma. Com esta mentalidade corremos o risco de reinventar um Windows ou iMac. É isto que se espera do SL?
Não é obrigatório usar o Unity, nem mesmo o Ubuntu. Use um Fedora, Madriva, Slackware, Gentoo, entre muitos outros.
Pessoalmente espero que a Canonical consiga alcançar a estabilidade em seu produto e atingir seu objetivo com o Unity. Não uso o Ubuntu e nem pretendo usá-lo, com certeza vou continuar com o meu Slackware. No entanto pretendo testar o Ubuntu/Unity e estou muito curioso por fazer isto.
Acredito que o Ubuntu ainda será uma boa distribuição para indicar aos iniciantes. E sim, com um desktop diferente do Windows, iMac, e KDE, Gnome2, Gnome3, … Pelo simples motivo de que a Canonical quer ser diferente, sim ela quer inovar!
A comunidade Linux cresceu muito nos últimos anos e trouxe para si alguns grandes contribuidores, mas trouxe também algumas peças estranhas que não consigo compreender. Afirmações como:
“estamos fragmentando o sistema… temos que impedir a fragmentação…”
“para que tantos programas para fazer as mesmas coisas…”
“para que tandos desktops?…”
“não precisamos de mais distros…”
e outras tantas frases insanas. Estas preocupações não deveriam preencher a mente da comunidade de SL, mas sim a mente das empresas que vivem do SL. A nós cabe curtir o SL na plenitude de sua liberdade: adaptando, modificando, despadronizando, e se desejado reinventando a roda, pelo simples motivo de poder fazer isto!
Eu esperava mais de um usuário de SL do que a mentalidade de um usuário de Windows! Até a MS sabe que é necessário se reinventar, mesmo que seja copiando a concorrente.
Acho que ninguém aqui está com má vontade de experimentar uma interface nova, eu mesmo gosto muito, que é o que termina acontecendo com muitos usuários windows, que as vezes nem usaram uma distro linux na vida e já dizem que é ruim (parece menino pequeno que não gosta de comer alguma coisa que nunca experimentou).
O que está acontecendo é que muitas mudanças estão afrescalhando demais tarefas que antes eram práticas e intuitivas!
Por exemplo, quando há duas ou mais janelas de uma mesma aplicação aberta, tanto no gnome 3 quanto no unity há um excesso de cliques e mover de mouse para escolher entre elas… eu não gostei disso!
Uma sugestão (que talvez já até tenha sido implantada) é exibir miniaturas das janelas quando o mouse passar sobre o ícone da aplicação, como é possível no kde e no DockbarX, que uso atualmente.
Isso só foi um exemplo, já vi outros comentários de gente reclamando do excesso de cliques, e eu acrescento o mover de mouse… pra que colocar os menus de opção lá em cima da tela?!?! quando a janela ta maximinizada, ótimo! mas e quando não está…
Particularmente estou me identificando mais com o gnome 3, por enquanto…
Esse Unity vai afundar o ubuntu. É pesado demais, consome 2 gb de ram e ainda é muito ruim. Não dá nem pra mudar o launcher de posição.
instalei o ubuntu 11.04 beta 2 no meu netbook, que é para testes, e o consumo da bateria aumentou em muito, antes durava 2 horas e 50 minutos , agora dura apenas 1 hora e 40 minutos, instalei o applet para gerenciar a frequencia da cpu,e ele só controla um nucleo e depois de um tempo ele trava e não funciona mais, isso é o que mais me preocupou pois como só utilizo netbook e notebook, são importantes o controle de consumo e frequencia da cpu, como tudo é intel no netbook, não tive nenhum problema com detecção de hardware, acho que deveriam esperar para lançarem o unity no ubuntu 11.10…..
o/
Mais um pro time dos que vão ficar quietinhos no LTS.
2012 nos espera com o 12.04!
Alguém achou uma opção de como tirar aquela dock do lado e colocar em baixo, no Unity?
Eu procurei em todo canto e não achei essa opção, gostaria da dock em baixo, fica mais bonito, na minha opinião.