Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu reafirma: Unity no 11.04

O lançamento da versão 11.04 do Ubuntu é iminente, e tendo em vista recentes controvérsias sobre o quanto o Unity está pronto para ser a interface default do sistema, um anúncio reafirmou que os planos não mudaram, o Unity será o default, irá oferecer a melhor experiência para a maioria dos usuários, e já está suficientemente estável. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marco Aurélio (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:09 am

    Dizem que não dá pra usar acentuação na Unity, verdade?

    wagner (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:16 am

    testei o ubuntu 11.04,alguns efeitos do compiz se voce colocar o unity da erro, não se pode mudar muita coisa , achei meio “capado”, acho eu que teremos muitas reclamações, vamos aguardar eu continuarei a usar o velho e bom gnome tradicional, vamos ver como vai ser o fedora 15 com o gnome 3….

    Saulo (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:26 am

    Estou com o ubuntu 11.04 há uma semana. Eu testei o Unity, juro que testei e dei várias chances. Infelizmente não consegui me acostumar e me senti limitado no ambiente, faltou muito do que eu gosto no ambiente gráfico. Não gostei do estilo de menus das aplicações do Unity (mais cliques, muito mais cliques). Acabei voltando ao Gnome clássico. Também, infelizmente parece que o próprio gnome, na versão 3, vai ser algo assim também. Se for o caso, acho que vou pular para o XFCE de vez.

    Frank Hermes (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:33 am

    Ixi, to vendo que irá já já aparecer o Gubuntu, Gnome + Ubuntu

    Não seria uma má idéia, né?

    FTauscheck (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:57 am

    Frank Hermes, isto já existe e se chama Linux Mint (Ubuntu + Gnome).

    FTauscheck

    Na verdade: Linux Mint = Debian + Ubuntu.

    E não o Linux Mint dispoe varios ambiente, como o KDE e outros.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 10:06 am

    O Xubuntu 11.04 agora só quer ser mac-like, com painel inferior como falso docky, ridículo. Pior que eu removi o painel inferior, mas não consigo descer o painel superior para o inferior.

    O Lubuntu 11.04 deu um ataque aloka de ser todo azul, exegeradamente azul, enjoei do beta 1 em 10 min.

    O Kubuntu 11.04 tem aquele maldito plasma netbook que eu não sei como retirar [...]

    Eu sei que dá pra customizar, mas a 1ª impressão é a que fica, com certeza.

    João (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 10:07 am

    Já estou usando desde o alpha, estava com muitos erros nem o amsn funcionava direito. Mais agora está bem mais estável e já estou me acostumando com o unit, aliaz estou gostando muito da esperiencia. Então antes de relutarem a mudaça é melhor utilizar por um tempo pra vocês aprenderem como usar. as ideias são muito boas e tenho ceteza que veio pra ficar.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 10:15 am

    @João, eu usei também desde o alpha no meu netbook de testes, não me acostumei ainda. E olha que no netbook 90% do que eu faço é só no navegador, mas mesmo assim fico agoniado quando quero minimizar, é lento para abrir um aplicativo, e toda essa imposição. O Windows desde o 95, meu primeiro SO, nunca mudou o leiaute, só as cores.

    André Gondim (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 10:21 am

    É curioso, mas na verdade o Unity nunca foi cogitado como não ser presente, foi apenas informado que não terá a versão clássica na próxima versão a ser lançada em outubro.

    Douglas (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 10:24 am

    Eu estou usando o Ubuntu 11.04 e, para mim, o Ubuntu errou em utilizar o Unity nesta versão. Há alguns erros que apareceraram durante a inicialização. Já sofri com congelamento da tela, embora o sistema estivesse executando o que eu pedi (baixando um arquivo). Senti muito a falta da barra inferior. Era mais prático saber quais softwares estão sendo executados por meio daquela barra. Agora…
    Não gostei dessa mudança, embora o conceito seja bastante interessante, mas que precisaria de alguns ajustes antes de entrar no Ubuntu. O lado bom é ter maior área visível.

    Tiago (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 10:30 am

    “Não gostei do estilo de menus das aplicações do Unity (mais cliques, muito mais cliques).”

    Pra mim, esse é o maior problema do unity. É muito complicado e trabalhoso achar um aplicativo. Esses dias fui querer abrir o terminal e levei muito tempo até descobrir uma opção bem discreta “mostrar todos”. E o campo de pesquisa não funcionava. O gnome-shell eu achei pior ainda, não é nada intuitivo, tentaram reinventar a roda. Vou continuar no gnome clássico mesmo ou então voltar a usar KDE.

    O Unity não foi pensado para o típico frequentador deste site mas para o usuário comum usa somente o que vai estar na barra lateral. É uma mudança grande e quem não gostar pode escolher o gnome clássico no login uma vez e pronto.

    É tudo uma questão de costume.

    No meu desktop o Unity até o RC1 não foi bem pois a tela piscava de 5 em 5 segundos. Ficava impraticável.

    Mas ele é interessante e continua evoluindo.

    Já o GNOME Shell só alegria. Ando usando em produção na minha máquina em cima do GNOME 2 e já me adaptei e não voltei mais para o COMPIZ.

    Vou esperar um pouco para testar o Shell no GNOME 3 que com certeza vai estar melhor ainda do que o que eu uso no GNOME 2.

    idiota (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 11:57 am

    Quem mexeu no meu queijo?

    André Franklin (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 12:01 pm

    Espero que esteja mais estavel, testei o unity no netbook e nao foi de jeito nenhum, muito limitado,lento e não me acostumei com o coneceito que a área de trabalho não da pra colar nada, voltei para o gnome e compiz e todas as firulas do desk 3D e está otimo.

    Gustavo (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 12:34 pm

    O XFCE vai ganhar muitos adeptos.
    Eh extremamente configuravel e rapido. Eu ja mudei desde o 10.04 e nao voltei mais. Gaste 5 minutos pra deixar do seu jeito. O compositor dele tem o basico (sombras e transparencia) e da muito menos conflito com aplicacoes openGL.

    Otimo!

    joelson (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 12:38 pm

    Instalei o Ubuntu 11.04 no meu x100e no começo estranhei, mas depois de pesquisar o que era o unity e como funcionava e os atralhos, e de umas torcidas de nariz ficou muito bom o uso, eu apenas tive que aprender a usa-lo nada mais.
    De primeira eu estranehi mas agora está muito bom.
    Aproposito tambem tive problemas de travamento etc, mas so foi dar control+alt+F1 se logar e dar apt-get upgrade que resolvei o problema pois o sistema está em constante atualização e assim resolveu meu problema muito bom mesmo.

    Contente com o Unity….. EVOLUIR É PRECISO….
    :-D

    Marcos (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 1:20 pm

    O ubuntu é ótimo, mas não gostei muito da unity, nos meus testes estavam todos bugados, mas depois que eu testei o linux mint com xfce, finalmente achei uma distro perfeita pra mim… xD
    Mas espero que a canonical não coloque como default o unity que ainda tem muitos bugs…

    Odone Machado (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 4:30 pm

    Tambem não gostei o unity e tenho dúvidas ainda com relação ao Gnome 3. Estou cojitando a usar outras distros. Devemos aderir as mudanças apenas se gostarmos e não porque a canonical resolveu mudar. Assim já chega a Microsoft hehehe

    Amarok (usuário não registrado) em 16/04/2011 às 9:13 am

    O Unity, pelo menos do jeito que está e pelo lançamento precoce, para mim é uma péssima idéia. Vai dar muito problema nos micros da maioria das pessoas, com aquelas placas de vídeo vagbundas, tipo SiS e Via.

    A Canonical ainda insiste em copiar o Mac. A diferença é que barra de ícones do Mac é na horizontal e desse unity é na vertical, para aproveitar melhor o espaço nos monitores wide screen.

    Tales A. Mendonça (usuário não registrado) em 16/04/2011 às 3:44 pm

    Sabia que iam lançar ele, toda hora tem atualização do unity e compiz. Uma coisa que está um lixo é a integração com o wine, está realmente muito ruim.

Este post é antigo (2011-04-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.