Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Razor-qt: novo desktop leve para Linux baseado em Qt

Enviado por Marcos Elias (marcosΘviamep·com):

“O GTK+ tem o GNOME de um lado, Xfce do outro e vários desktops menores para complementar. Qt, por sua vez, normalmente fica restrito ao KDE: a maioria dos ambientes leves são feitos usando as bibliotecas e ferramentas do GTK+. Isso está mudando com o Razor-qt, um ambiente desktop para Linux baseado em Qt – mas não tem nada a ver diretamente com o KDE.

No estado em que está ele já tem os componentes principais de um ambiente desktop, como o desktop em si, painel, lançador de programas, etc. Parece que o LXDE e alguns outros ganharão um bom concorrente.” [referência: hardware.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Anderson Stühler (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 8:13 am

    Parece bom.

    Elder Marco (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 8:28 am

    Interessante, gostei. Lembra bastante o Xfce em alguns pontos.

    Laércio (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 8:31 am

    É sempre bom ver mais uma alternativa de ambiente gráfico baseada em Qt. Sempre preferi utilizar Qt para escrever meus programinhas gráficos e sempre achei injusto haver tantas opções baseadas em GTK+, enquanto o KDE se mostrava como a única opção baseada em Qt. Agora temos o Trinity e o pequeno Razor-qt.

    Só lamento ainda não haver um navegador popular disponível em Qt (a propósito, a quantas anda o port do Firefox para Qt?).

    Seja muito bem-vindo, Razor-qt!!

    Lucas (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 9:19 am

    Lindo o desktop, muito mais belo que o XFCE/LXDE e parece muito o KDE, se bobiar esse desktop pode se popularizar.

    Suhanko (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 10:00 am

    Bem que poderiam ter utilizado o QtCreator. A compilação é meio enrolada, mas o desktop é leve mesmo, já adotei e vou incluir meus próprios recursos. :-)

    PseudoTroll (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 10:22 am

    Laércio, O Arora é Qt e é webkit, a princípio roda tudo que o Chrome e Safari rodam. O Opera até pouco tempo atrás era Qt, mas eles acabaram migrando para um toolkit próprio.

    Cléber (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 2:58 pm

    Laércio e “PseudoTroll”, eu mesmo já busquei um navegador leve e em QT, e o Arora se mostrou bem fraquinho (um pouco em renderização, mas muito em comportamento/UX). O que eu recomendo mesmo é o *rekonq*.

    Magno (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 7:28 pm

    Cléber, eu também acho o rekonq um ótimo browser. Infelizmente ele é muito instável ainda. Quando ele se tornar mais estável, talves seja o melhor browser em QT, já que eu só me lembro de ter visto algo sobre o FireFox para QT uma vez, e já tem tempo!

    José Drama (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 8:29 pm

    Agora poderemos ter o Rubuntu. ;-)

    Gostei da notícia, afinal meu desktop é KDE.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 11:22 pm

    Existe um projeto (parado) de ambiente gráfico em QT feito por brasileiros, o Techisa Desktop Environment, noticiado aqui. Quanto a navegador de Internet em QT, os interessados podem brincar com o QtWeb.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 23/12/2011 às 12:16 pm

    Acabei de testar…Ainda está muito embrionário. Não tem File Manager, Lags ocorrem o tempo inteiro, ícones não respondem. Uma dica de Desktop Maduro é o LXDE, ainda.

Este post é antigo (2011-12-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.