Projeto Electrolysis promete tornar Firefox mais rápido
Trecho da Info:
Um projeto, chamado Electrolysis, promete ser um marco na história do desenvolvimento do Firefox, ao deixar o navegador sensivelmente mais veloz.
Esta é a promessa dos engenheiros da Mozilla, às voltas com as críticas de que o Chrome e até o Internet Explorer se tornaram mais rápidos do que o navegador de código aberto. A ideia do projeto é tornar cada ação do Firefox um processo independente.
Com isso, o browser teria melhor capacidade de tirar vantagem dos PCs com chips de vários núcleos, dividindo as requisições de processamento em pacotes distintos. Na avaliação da Mozilla, esta técnica pode dar grande vantagem competitiva à Mozilla. (via info.abril.com.br)
Não tirando o mérito do Chrome, mas meu problema com o Firefox frequentemente se resolve desabilitando várias extensões. Acho que as extensões, ao invés de serem a principal vantagem dele, na verdade, estão se tornando o calcanhar de Aquiles.
Pra testar, criem um perfil novo e vejam a diferença gritante de desempenho (sim, as extensões são instaladas pra cada usuário).
Escuto esse papo a um bom tempo e até agora nada …. agora até batizaram o patch com um nome bem “cheguei”.
Tomara que saia do papel pq gosto muito do FF mas sou obrigado a usar o Chrome.
Firefox agora com eletrólitos !
Me veio a mente aquele isotonico do filme Idiocracy :D
espero que as melhorias prometidas se concretizem. gosto muito do FF. porém, passei a usar o chrome como meu navegador default a alguns meses devido à problemas de desempenho do FF 4.
Sou fã do FF e acho que ele vem evoluindo num passo bom. Não é perfeito, obviamente, mas não largo dele não.
De vez em nunca uso o Chromium, mas o Chrome prefiro deixar de lado por razões que todos já sabem.
Torço pra que o FF volte a ser o xodó da galera, mas mesmo que ele continue “horrível” como dizem alguns, fico com ele, porque pra mim tá ótimo. Não fico monitorando quantos megas de RAM ele consome, porque eu tenho de sobra, ainda bem.
Muito provavelmente se minha máquina fosse ruinzinha, eu procuraria alternativas, mas não é meu caso por enquanto =)
@Turambar
Na verdade o Chrome gasta MUITO mais memória que o Firefox, não sei como tem gente que diz o contrário.
Por causa dos travamentos constantes do FF e da lerdeza, onde realmente até o IE e o Chrome têm performance melhor, migrei para o Opera. Desisti do FF por enquanto …
Vocês viram isso http://www.reddit.com/r/linux/comments/isbe1/mozilla_firefox_80_alpha_1_uses_50_less_ram_than/ ? A versão 8.0 (nightly) do Firefox usando metade da memória RAM da versão 5.0.
Olha, eu até que tentei usar o chrome/ium com extensões que eu utilizo corriqueiramente no ff, ou algo semelhante.
Pode até ser mais rápido para abrir, e para abrir meia duzia de sites ou com meia duzia de extensões. Mas a performance chega a ser deprimente, a ponto de eu preferir voltar para o ff.
A uns bons 6 meses que tento abandonar o ff e ir para o chrome, mas não rola.
O Firefox é o único navegador que aguenta a quantidade de abas e modificações que faço, fora as extensões que não existem/não são tão boas nos concorrentes… se ficar melhor, beleza…
O que ninguem parece entender eh que o firefox precisa ser rapido em sua interface: mudar de tab, scroll etc. Ninguem liga se a pagina demora mais 50 milisegundos para abrir desde que ele nao trave o scroll de outra pagina que voce esteja vendo.
@Thiago: versão 8.0? huahuahhauuha… ainda estou na 4.
#OldSchool
O lance das extensões deixaram o firefox mais lento é fato, firebug é a pior nesse sentido
A Microsoft com o Internet explorer que se cuide.
Quem estiver ainda na versão 4, recomendo que atualizem para a 5 e, quando lançarem a 6, atualizem para a 6.
Parabéns à Fundação Mozilla, que reconhece os problemas do FF e vem trabalhando pra enfrentá-los e corrigí-los, ao contrário de muitos fanboy que insiste em negá-los, discordando dos próprios desenvolvedores do browser.
É como no trânsito. As pessoas correm demais e se arriscam, e depois quando chegam ao destino não sabem o que fazer com aqueles poucos segundos que ganharam “a mais”.
Isso está em desenvolvimento faz tempo:
http://br-linux.org/2009/firefox-usara-varios-processos-para-aumentar-estabilidade/
Já experimentei outros, mas não tem jeito, volto para o Firefox. Não sinto necessidade de trocá-lo e se ainda não resolveram, mas estão empenhados em fazê-lo, dá para esperar.
Criar mais processos para ser mais rápido? Tem algo errado aí. Criar mais processos serve em geral pra aumentar a estabilidade. Desempenho é outra coisa. Se existem algumas situações (em servidores) onde criar novas threads já é considerado custoso, imaginem novos processos!
Vocês deviam usar as builds aurora. Muito boas.
ikk, realmente dividir o processo não necessariamente aumenta o desempenho, ao menos não em processos que necessariamente devam ser feitos sequencialmente, ou seja, o resultado de um processo é fundamental para iniciar o processo seguinte. Mas se não for o caso, o ganho de desempenho pode ser muito grande.
Apenas como ilustração, coloquei para compilar o kernel do linux (2.6.39.2) de forma sequencial (-j1) e depois com até 20 processos simultâneos (-j20). Verifique os tempos de compilação abaixo:
make clean; make -j20: 11m31.358s
make clean; make -j1: 15m57.719s
quase 30% menos tempo de processamento. Observe que não é necessário ter 20 núcleos para dividir em 20 processos independentes (no meu caso o meu processador possui 2 núcleos) e mesmo assim há gando significativo de desempenho. A diferença essencial que se fazer -j2, …, -j20 é que com 20 processos, é 100% de certeza de que os dois núcleos estarão em 100% de uso durante todo o processo de compilação. Em geral 2x o número de núcleos já dá um bom resultado. Não resisti em jazer um -j20, enquanto escrevia e lia alguns textos na rede.
Esse problema já é conhecido a muito tempo da Mozilla.
E o projeto Electrolysis já estava no trunk desde quando o F.F. 3.6 estava saindo.
O grande problema é que isso envolve uma engenharia grande no código mais baixo nível do Firefox e por isso que ainda não saiu do pré-pré-pré-alpha.
Eu gosto muito do Firefox e uso o Firefox, desde a primeira versão. Meus projetos com web sempre tem o Firefox como browser base, se ficar melhor então, melhor ainda. Viva os engenheiros da Mozilla.
Bem interessante!! Agora falta o Firefox suportar o Jack para gerenciar som. Isto sim vai colocar o Firefox na linha de frente.