Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox usará vários processos para aumentar estabilidade

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):

“”A Mozilla iniciou um novo projeto chamado Electrolysis, que pretende tornar o Firefox apto a aproveitar recursos em processadores com vários núcleos. Não necessariamente apenas isso, mas a idéia central é isolar os recursos em processos separados (e automaticamente o sistema operacional e/ou o processador coordena a divisão dos processos entre os núcleos ou processadores). Em processadores de núcleo único os ganhos são referentes basicamente à estabilidade, seguidos de duas palavras tão ditas por produtores de software: desempenho e segurança.

Ela já tentou fazer isso no passado, mas sem muito sucesso. Os componentes do Firefox foram projetados para rodarem num único processo, e separar agora não é nada fácil. O carregador de imagens, por exemplo, é compartilhado por todas as abas. No novo sistema as imagens seriam “disponibilizadas” para os outros processos, algo como se a janela do navegador fosse um servidor, e cada aba um cliente, rodando num processo separado. Muitas partes do código precisam ser reescritas. A Mozilla estuda inclusive usar alguns componentes do Chrome.

O Chrome e o IE já aplicam isso, no Chrome é mais perceptível, pois se estende às abas: cada aba é aberta num novo processo. Apesar de poder consumir um pouco mais de memória, o navegador ganha estabilidade. Um site mal comportado ou um script que explore algum bug específico do renderizador normalmente não interfere no funcionamento do navegador inteiro, bastando apenas matar o processo da aba correspondente, sem perder as demais.

O Electrolysis está em desenvolvimento e é aberto aos interessados, mas não há previsão de quando seja implementado no Firefox.

Veja mais num artigo publicado no Ars Technica.” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    alberto (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 3:28 pm

    chrome: “cada aba é aberta num novo processo”

    Isso não é sempre verdade. Por exemplo, abra a wikipedia e clique com a rodinha nos links de artigos. Todas as abas abrirão no mesmo processo.

    No meu teste, o IE8 abriu mais processos para as mesmas abas.

    Marco (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 4:23 pm

    Mais memória ainda?

    Suhanko (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 5:44 pm

    Esse modelo de programação me dá uma sensação de programação para RISC, digo,em familiaridade.

    Thiego (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 6:11 pm

    Como sempre o FireFox sempre na frente de todos outros navegadores, não é por nada que sempre usei e sempre vou usar tando no meu ruwindos quanto no Linux. sem falar nas ventagem dos complementos que o firefox traz para a galera. grande poest ;)
    abraços…

    Ricardo (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 6:38 pm

    @Thiego

    Na frente? Você leu o post?

    hmmm (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 7:01 pm

    Dá uma olhada nos links do comentário dele. Esse Thiego tá com cara de spambot.

    dasj (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 7:04 pm

    ta mesmo viu.
    Augusto, da uma olhada.

    Voltando ao assunto, parece que a Mozilla não vai aceitar perder a guerra dos browsers tão cedo =)
    O chrome que se cuide.

    Acho que o FF vai voltar a crescer com força, só depois da nova API pra plugins. O número e nível de add-ons que vão poder ser construídos pro FF vão subir de patamar, ele vai virar praticamente uma plataforma de desenvolvimento. Aliás, era uma das metas da Netscape, antes de quebrar.

    Hugo (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 9:36 pm

    Gostei da idéia cliente/servidor. Como eu sou um tabholic, simplesmente separar os processos encherá meu computador com uns 50 deles.
    Mas, a solução do Chrome de manter no mesmo processo quando usasse o botão 2, eu gostei, pois posso controlar quando quero um processo diferente.
    Quanto a qual navegador um uso, sou preguiçoso e uso Debian, portanto uso o iceweasel que é o disponível nos repositórios oficiais. A preguiça me impede de ficar adicionando novo repositórios ou baixando arquivos .deb.

    Rhob (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 11:22 am

    MAIS MEMÓRIA?? :O

    Desse jeito eu vou ter q parar de usar o FX… =/

    E pra mim, desde o lançamento, o Chrome só abre 2 processos, não importa quantas abas estão abertas…

    Vocês charam de mais por memória! Meu PC com Athlon 1800+, 768MB de memória roda o Firefox no Ubuntu sem problemas. No momento estou com 5 sites abertos (um em cada aba) e o Firefox está consumindo 70MB.

    Firefox 3.5
    Ubuntu 9.04

    Perfeito! Se consumir um pouco mais de memória que isso, mas almentando a estabilidade, não há do que reclamar! Pelo visto a maioria tem computador com 256MB de memória RAM. Memória é barato hoje em dia.

    No Google Chrome é um processo pro instância de site ou plug-in. Não é por aba.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 3:11 pm

    @Raphael, você é um felizardo. Com a mesma versão do FF, depois de navegar um pouco eu já estou com o browser ocupando 760 Mb de RAM.
    Na versão 3.0 quando eu fechava uma aba não diminuia nada. Agora diminui um pouco, mas ainda assim nunca volta ao que começou.

    João Marcus (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 3:53 pm

    Agora só espero que o corrijam o fiasco que é o Firefox 3.5 com um número grande de fontes e/ou de arquivos temporários. Foi o bug mais tosco que eu vi nos últimos meses.

    Discussão no Reddit

Este post é antigo (2009-07-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.