Pacto da Samsung com MS: Google fala em extorsão, MS fala em choro de perdedor
Ontem foi o dia em que a Microsoft colou a figurinha da Samsung no seu álbum de distribuidores de Android que pagam a ela royalties por aparelho vendido em troca de licenciamento de patentes, tornando-o ainda mais completo: foram 7 figurinhas nos últimos 3 meses, e as 2 mais valiosas – correspondendo à HTC e à Samsung, os maiores vendedores de aparelhos com Android nos EUA – agora já estão preenchidas.
Curiosamente, entretanto, esta foi uma das ocasiões em que o Google preferiu comentar o resultado publicamente (por meio de um comunicado enviado à imprensa), e usou uma referência a extorsão no comentário. Eis o contexto, em tradução minha: “Não conseguindo sucesso no mercado dos smartphones, eles estão recorrendo a medidas jurídicas para extorquir rendimentos do sucesso alheio e colocar obstáculos no caminho da inovação. Nós continuamos concentrados em construir novas tecnologias e apoiar os parceiros do Android.”
Assim como o discurso do Google, embora nem sempre público, segue o script que se espera de uma corporação que sofre revés em um produto estratégico devido a patentes pertencentes a um concorrente, a Microsoft também respondeu seguindo o script que se espera do detentor de patentes que conseguiu convencer o parceiro de seu concorrente a assinar um pacto licenciando-a para uso no produto deste concorrente.
Mas esta tréplica da Microsoft, por meio do seu chefão de comunicações, também chama a atenção por uma palavra especificamente, que – segunda ela – poderia servir para traduzir o discurso do Google, acima: “Waaaah” – em tradução livre: “Buáááá”.
Ela também recomendou ao pessoal de Mountain View a leitura atenta do quinto parágrafo deste post que trata especificamente da opinião da empresa sobre o discurso do Google de que o licenciamento de patentes prejudica a inovação. (via techcrunch.com – “Google On Microsoft’s Android Patent Tactics: It’s Extortion | TechCrunch”)
Seria uma especie de retaliação por parte da SAMSUNG pela compra da Motorola Mobile???
Acho que enquanto Gates assitia E.T. o Ballmer reprisava “O Poderoso Chefão”, pela décima nona vez, no mês.
É bom para variar ver uma empresa abandonar o discurso politicamente correto falar claramente.
A Microsoft ta querendo levar uma grana com Mobile.. visto que o W7 phone fracassou
@psicoppardo Acho que não. A melhor resposta, para mim, foi se juntar com a Intel para transformar o Meego em Tizen.
Artista preferida pela MS: Ke$ha
Pior é que as duas frases estão corretas:
- O que a MS faz é extorsão, coisa de máfia mesmo: vender proteção em troca de apoio (e ai de quem não topar); e
- O Google tá com choro de perdedor. Nesse jogo de gato e rato, o Google tá sendo rato…..
Enfim, muito lamentável isso. Como já disse, nesse futebol esqueceram a bola e partiram pra pancadaria e pro tapetão. Futebol arte já era, agora o lance é jogo técnico!
Owned.
A Microsoft deve realmente ter algo na manga para peitar todo mundo assim.
Fábio Lima
“- O Google tá com choro de perdedor. Nesse jogo de gato e rato, o Google tá sendo rato…..”
Como o Google vai fazer algo sem estar diretamente envolvido ?
Note que a MS é o tipo adulto valente contra criança. Porque então a MS não ataca o Google diretamente?
Na analogia de gato e rato, fica melhor a MS como rato, ela nunca revela o que são as tais “inquestionáveis” patentes. Vive fugindo.
Simples, vai chorar e lamentar. E contar com a torcida pra espalhar por aí o catálogo de desculpas.
Eu realmente fico em dúvida do que pensar: se eu inventei o penico, e tive uma idéia genial que todo mundo fica pensando “puts pq não pensei nisso antes”, e a galera sai por aí copiando tudo a torto e direito, sei lá, acho meio F#$@da. Agora, que a microsoft tem o costuminho de fazer jogo sujo, tem mesmo…
Acho que isso vai dar pano pra manga… Vamos ver o desenrolar da coisa.
A MS não ataca o Google porque ela não distribui nada, quem esta distribuindo que esta infringindo as patentes.
E por acaso o Google nunca processou ninguém também por causa de patentes né?
e depois querem falar que a Apple que tem fanboy tapado que não quer ver a realidade.
Luiz Aguiar
“A MS não ataca o Google porque ela não distribui nada, quem esta distribuindo que esta infringindo as patentes.”
Você parece ser o único no mundo que tem certeza absoluta disso. Ninguém mais tem.
Já que essa é uma questão encerrada diante de tanta certeza, aproveite e nos liste quais são essas patentes que a MS tem, e porque não as revela?
Fábio Lima
Como nao está diretamente envolvida.. é o SO do google…
A MS está enfraquecendo a resistência do seu adversário… tentando isolar ele..
Daqui a alguns meses… a MS vai oferecer o SO deles por um preço parecido ao valor que estao extorquindo..
mas tem alguém feliz.. pq ninguém morde a maçã..
@Weber Jr. – por que ela faria isso?
Por que você não ataca o Anderson Silva? rsrs…
Lembrem-se que a Motorola agora é do Google, oportunidade da Microsoft atacar diretamente o Google é que não vai faltar, quando chegar essa hora eu vou querer um lugarzinho bem na frente para assistir bem de perto.
@Lucas: se fosse o penico que fosse patentado, e a patente durasse um tempo razoável (15, 20 anos, ou talvez até o final da SUA vida, vá lá).
Mas o que acontece: nos EUA as empresas patenteam coisas idiotas, como fazer xixi de pé, sentado, de ponta-cabeça, compram patentes que eram de famílias ou inventores, e quem realmente criou algo de útil dificilmente ainda vê a cor de algum obama.
Como por exemplo “happy birthday to you”. A Warner ganha milhões de dólares por ano porque comprou a patente para a música de aniversário. Então toda vez que alguém canta fora de casa (em público, em eventos, etc), tem que pagar pra ela.
Boa parte destas patentes que a MS diz serem infringidas são coisas como: dispositivo que permite visualização enquanto o conteúdo é carregado em background. Genérico ao extremo, e aplicável desde browser web até vários aplicativos desktop, mobile, etc.
Só espero que agora com as patentes da Motorola na mão, a Google consiga, de alguma forma, peitar a MS no campo jurídico, já que a MS parou de jogar no campo “melhor produto”.
Quem inventou a navegação em abas? Que eu saiba não foi a MS. Mas, pq ela não é processada por isso???
@pimentel: a MS não é tola o suficiente pra atacar a Google diretamente. Ela prefere botar medo nas empresas que fabricam dispositivos disponibilizados com Android.
Quero que a Microsoft leve na bunda um processo por patentes daqueles bem toscos, de uma patent troll. Aí eu quero ver se ela vai ficar falando sobre choro de perdedor.
Eu realmente fico em dúvida do que pensar: se eu inventei o penico, e tive uma idéia genial que todo mundo fica pensando “puts pq não pensei nisso antes”, e a galera sai por aí copiando tudo a torto e direito, sei lá, acho meio F#$@da. Agora, que a microsoft tem o costuminho de fazer jogo sujo, tem mesmo…
Uma coisa é você inventar um penico, outra coisa é você patentear um “dispositivo para coleta de urina”, ou seja, patentear uma ideia. Nunca deixou de haver inovação no mundo por falta de legislação de patentes, não sei por que as pessoas acham que a falta de patentes impediria a inovação.
@Fellype: basicamente, as disputas envolvendo patentes estúpidas só são levadas a diante na justiça americana se o produto envolvido faz sucesso comercial e gera lucros. Digamos que não é o caso do IE há um bom tempo.
Tá começando a chegar a hora em que a Microsoft vai deixar de atacar para ser atacada diretamente. Eu aconselharia a juntar patentes que envolvam o sistema operacional Windows e o pacote Office (por exemplo comprar a patente de “planilha de cálculos eletrônica”, que se eu não me engano hoje está com a IBM, se é que a Google já não comprou ela).
Aí é usar a estratégia de blitzkrieg: todas as vítimas atacam a Microsoft ao mesmo tempo, atolando seus advogados de trabalho. Nenhuma deve aceitar acordos, vai tudo direto para o tapetão. Não se trata de cobrar royalties, e sim de impedir definitivamente a distribuição dos produtos em território americano.
Em suma: atirar para matar. Não fazer prisioneiros. “Balmer RIP”.
a figurinha da Motorola vai ser aquela que sempre vai faltar para completar o album.
Acho que o mercado de smartphones está muito zoado e demora ainda para consolidar e aparecerem os vencedores. Ao que parece cada empresa está se armando com seu sistema operacional, a Motorola com o Android, a Nokia com o Windows, a Apple com o iOS, a Samsung com o Bada…
@Spif
“A Microsoft deve realmente ter algo na manga para peitar todo mundo assim.”
FAT32 com suporte a nomes longos. Não estou dizendo que existe mérito patenteável nisso
http://en.wikipedia.org/wiki/File_Allocation_Table
Ninguém que esta comentando, inclusive quem vos escreve, entende nada de patentes e licenciamento. O que acontece é que cada um fala pelas suas paixões e pontos de vistas sem nenhuma base fundamentada.
O que acontece é que se as empresas pagam é porque devem ter seus motivos, Samsung, HTC e outras tem departamento juridicos para tal e não são pobres.
O certo é que o Google é também tão empresa, quanto Apple e Microsoft e outras. Fechou o android, meteu o pé na bunda da Mozilla e muita coisa que os cegos não enxergam. Tudo farinha do mesmo saco, pensam em dinheiro ( o que não é errado para empresas ) e pronto.
E falar em bater em gente grande, a Oracle não esta encarando o Google nos tribunais, e pelo andar da carruagem a gigante das buscas vai pagar sua conta por ter se inspirado demais no Java e nao ter comprado a SUN.
Só os herois da liberdade que acham que a Google vai se meter na briga dos outros, ela ta olhando é para o umbigo dela.
Acordem!!!!
Miguel:
““A Microsoft deve realmente ter algo na manga para peitar todo mundo assim.”
FAT32 com suporte a nomes longos. Não estou dizendo que existe mérito patenteável nisso
http://en.wikipedia.org/wiki/File_Allocation_Table”
Faz todo o sentido… Há um tempo atrás a Microsoft processou a Tomtom (que faz GPS) – que utiliza linux em seus GPSs por sinal – por utilizar o FAT em seus aparelhos…
Dr Ballmer,é óbvio que estamos só especulando, certeza de algo nem os profissionais analistas de mercado tem.
A Oracle começou pedindo 6,1 bilhões e agora já aceita 1,16 bilhão,menos de um quinto do valor que ela esperava receber inicialmente.
fonte:http://extra.globo.com/noticias/celular-e-tecnologia/oracle-quer-us116-bilhoes-da-google-em-processo-envolvendo-java-android-2655152.html
Agora eu pergunto: porque ela recuou no valor??? Mas uma especulação que iremos fazer, independentemente de paixões ou não paixões…
E outra: O Google continua em parceria com a Mozilla mesmo tendo lançado o Chrome há dois anos,afinal de contas o Google não poderia obrigar o Firefox a ser um “Chrome” e a solução foi fazer seu próprio “Chrome”.
A Mozilla com seu Firefox tem mais de 20% de mercado mundial,o Google não seria besta de “meter o pé na Mozilla” como você havia dito.
@Alexandre Borges
Depois disso a TomTom removeu o suporte a FAT32 e passou a usar ext2fs. O Google “amarrou” a droga da FA(R)T32 no Android, tanto que no CyanogenMod é possível ter um cartão de memória com outros sistemas de arquivo.
Não lembro onde li, mas no Android 2.2.1 (por exemplo), ele verifica se o cartão SD está formatado como FAT32. Se não estiver, ele não monta o dispositivo. :(
@Alexandre e @miguel estão de parabéns. Tá explicado. (mais uma) Bobagem do Google.
Não meteu o pé na bunda da Mozilla não. Cada um enxerga o que quer. Porque várias vezes os diretores da Mozilla, recomeendavam usar o Bing, basta dar uma vasculhada na internet que você encontra. A mozilla vibrou de alegria com o Google Chrome. Amigo, o Google atira para todo lado e todo mundo acha ele um santo, ele é tão empresa quanto Microsoft, Apple, Oracle e outras. E o android vai pelo mesmo caminho, depois que fez sucesso, o código praticou ficou fechado e a “cumunidade”que vá as favas.
Acorda para vida!!!!
Alguem me chamou?
Tem várias outras patentes específicas sendo exibidas pela MS aos distribuidores de Android. Algumas são mais relacionadas à camada de aplicação (e devem ser específicas de alguns modelos), e outras estão mais associadas a software básico (incluindo as questões da VFAT e de seus diretórios).
Eis algumas que já apareceram oficialmente em documentos expostos pela MS afirmando que havia infração em aparelhos Android:
Patent No. 6,826,762 – Radio Interface Layer in a Cell Phone with a Set of APIs Having a Hardware-Independent Proxy Layer and a Hardware-Specific Driver Layer
Patent No. 6,621,746 – Monitoring Entropic Conditions of a Flash Memory Device as an Indicator for Invoking Erasure Operations
Patent No. 7,644,376 – Flexible Architecture for Notifying Applications of State Changes
Patent No. 6,909,910 – Method and System for Managing Changes to a Contact Database
Patent No. 6,578,054 – Method and System for Supporting Off-line Mode of Operation and Synchronization Using Resource State Information
Patent No. 6,370,566 – Generating Meeting Requests and Group Scheduling from a Mobile Device
Patent No. 5,579,517 – Common Name Space for Long and Short File Names
Patent No. 5,758,352 Common Name Space for Long and Short File Names
Patent No. 5,664,133 – Context Sensitive Menu System/Menu Behavior
Patent #5,778,372: “Remote retrieval and display management of electronic document with incorporated images.”
Patent #6,339,780: “Loading status in a hypermedia browser having a limited available display area.”
Patent #5,889,522: “System provided child window controls.”
Patent #6,891,551: “Selection handles in editing electronic documents.”
Patent #6,957,233: “Method and apparatus for capturing and rendering annotations for non-modifiable electronic content.”
Notem que não estou defendendo a validade das patentes em questão ou confirmando que houve infração, apenas listando uma parte das patentes publicamente mencionadas, devido ao equívoco comum de que elas seriam secretas.
@Augusto
Está lista é fruto de uma compilação tua ou está acessível em um documento único? Fiquei interessado, e caso não exista uma lista que reúna todas as patentes usadas contra quem distribui o Android em seus telefones, vou “garimpar” no final-de-semana.
São as que eu tenho anotadas aqui, de notícias anteriores sobre o assunto. Não é difícil encontrar listas similares (parciais) em buscas na web, ou mesmo procurando os autos dos processos que a MS já moveu contra fabricantes de aparelhos Android como a Barnes & Noble e a Motorola.
Vale destacar que, como em um jogo de cartas que não seja puramente baseado na sorte, estas são apenas algumas das cartas que já foram colocadas na mesa, e é provável que haja outras na mão de todos os jogadores envolvidos.
Dr Ballmer… não me faça rir…,a Mozilla é independente e seu CEO tem o direito de ter a opinião que quiser,a briga com o Google foi por conta da privacidade, por isso a Mozilla recomendou o Bing que até hoje não saiu das míseras porcentagens de uso apesar do investimento na casa do bilhões. Não preciso procurar no Google,acompanho tudo que acontece nesses bastidores há muitos anos.
Não sei se você notou,mas eu não estou defendendo cegamente o Google, eu sei que eles não respeitam a privacidade, eu sei que eles querem apenas lucrar com publicidade a qualquer custo, eu sei que o Android não é totalmente aberto como dizem e etc e etc. Talvez se você acompanhasse minhas postagens saberia que eu não sou líder de torcida do Google.
Mas nem por isso eu vou distorcer a verdade só porque eu não sou fã, você disse que cada um enxerga o que quer, isso se aplica a você mesmo pois não comentou uma só linha sobre o link sobre a Oracle que agora aceita receber menos de um quinto do dinheiro que ela disse que deveria receber inicialmente,também não comentou uma palavra se quer da parceria que ainda continua de pé entre Google e Mozilla apesar das rusgas entre os dois.
Quanto a “cumunidade”,eu não faço parte nem da associação do meu bairro,esse é um blog aberto a comentários, não precisa fazer parte da “cumunidade” pra comentar aqui.