Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Samsung assina pacto com a Microsoft para licenciar patentes no Android

“A Microsoft acredita em um modelo onde todos os nossos parceiros podem crescer e lucrar com base na nossa plataforma”, disse um representante da Microsoft, enquanto a Claudia procurava onde sentar.

Sob os termos do pacto de licenciamento de patentes, a MS vai receber royalties das vendas de celulares e tablets da Samsung com Android. Só nos últimos 3 meses, este é o sétimo pacto similar de fabricantes que usam Android com a Microsoft.

Via g1.globo.com:

(…) Além disso, as companhias irão cooperar no desenvolvimento e comercialização do Windows Phone.

“Junto com o contrato de licença assinado em 2010 com a HTC, o acordo com a Samsung significa que os dois principais fabricantes de aparelhos Android dos Estados Unidos já adquiriram licenças para o portfólio de patentes da Microsoft”, disse o conselheiro da Microsoft, Brad Smith, em um post. “Essas duas empresas, juntas, responderam por mais da metade de todos os celulares Android vendidos nos EUA em 2010”.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Dyego (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 2:07 pm

    Que nojo.

    ioca100 (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 2:13 pm

    Pelo andar da carruagem, o tal “FUD” da MS contra o Linux é verdadeiro.Passou a incomodar, tome processo.Afinal a quem pertence o Linux ? Android?

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 2:21 pm

    De acordo até com o link do slashdot: http://yro.slashdot.org/story/11/09/28/1433259/samsung-joins-ranks-of-android-vendors-licensing-microsoft-patents, dos grandes fabricantes só resta a Motorola Mobility que acredito que não vai ceder as pressões de Redmond já que, agora, está nas mãos do Google.

    Dornival (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 2:34 pm

    @Adilson, é verdade, quero ver se eles terão coragem de processar a Google.
    Embora acho que eles já entraram com um processo contra a Motorola….

    João (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 2:40 pm

    As patentes já viraram palhaçada. São uma afronta à inovação e ao livre mercado, pois as empresas passam a se preocupar mais com patentes para processar os competidores do que com a inovação em si. Sou a favor da total extinção das patentes de software. Afinal, o mercado passou anos inovando sem precisar desse entulho que só atrapalha.

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 2:50 pm
    anderson freitas (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 2:54 pm

    Isso só vai acabar quando a pseudo empresa M for levada ao tribunal ser obrigada a abrir o ou os códigos para serem devidamente auditados.

    Celso (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 3:08 pm

    Morre diabo!!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 3:08 pm

    Mais nojo ainda é de fabricante que aceita.

    Sei q deve ser por pressão, pra não perder futuros negócios, mas que tapa de nojo, ah isso sim.

    psantos (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 3:18 pm

    Por enquanto, a pinimba parece envolver apenas dispositivos móveis. Mas não se enganem; é bem possível que a MS esteja criando “massa critica” para um belo e ensolarado dia se voltar contra tudo e todos no ecosistema Linux, mirando em empresas como Red Hat, Cannonical, etc.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 3:51 pm

    O linux no desktop é peixe pequeno, não interessa a ela atacar o linux desktop. O android talvez pode ferir sim algumas patentes dela, assim como o linux, mas esse ja é de interesse dela atacar, afinal, ela que é o peixe pequeno do mundo mobile. Se isso continuar logo o Windows Phone sera muito mais presente no mundo mobile, seja por seus meritos (ele é muito bom apesar de ser um OS da microsoft, parece em nada com o windows) mas é mais provavel que seja por essa guerra de patentes. E ao contrario da apple que visa só uma parcela do mercado, a microsoft quer tudo desde smartphone de 300 reais até de 3000 =)

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 3:52 pm

    Sinceramente, acredito que a MS renova acordos baseados em sua plataforma Windows Mobile (Samsung e HTC usam), e lá no contrato tem uma linha falando que isso também blinda a empresa contra processo por patentes quando ela usa o Android.

    Aí a MS pega isso e noticia aos quatro ventos.

    Mas o que eu mais estranho mesmo, é o silêncio da Google.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 4:19 pm

    Rael Gugelmin Cunha

    Eu acho que funciona bem como você descreveu.

    Só discordo disso:

    “Mas o que eu mais estranho mesmo, é o silêncio da Google.”

    Acho que o Google até oferece suporte legal financeiro para defender, mas o fabricante que entra nesse tipo de acordo deve até pedir para que o Google não se envolva, medo de retaliação comercial da mimosa MS.

    psantos (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 4:48 pm

    Guilherm_

    No desktop o peixe é pequeno, mas nos servidores é enorme e suculento.

    Spif (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 5:07 pm

    Fanboys do Android: Aonde está o seu deus agora?!?!?

    Pelo jeito o Android está servindo para deixar a Microsoft muito bem de vida.

    Para os amigos que ainda confundem Android com Linux, eles são duas coisas distintamente diferentes.

    Spif (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 5:10 pm

    Hmmm… tenho que dizer que fico no mínimo interessado de ver como será o Windows Phone 7 no hardware da Nokia. Algumas reviews falam que é muito bonito e avançado graficamente.

    luiz (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 5:17 pm

    É o que eu digo sempre: Patentes fedem.

    Bremm (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 5:33 pm

    @luiz

    A patente aqui de casa é higienizada com PinhoSol.

    O problema não são as patentes, e sim as pessoas sem escrúpulos por trás delas.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 5:41 pm

    @Spif: o que muda para o usuário final?

    E ainda: não digo que sou um cara que amaldiçoa a MS (embora discorde de ações como essa), mas ao menos no Mobile Review (http://mobile-review.com/index-en.shtml), eles tem dito que o WP Mango apenas acrescenta o básico e não tem nada que a nata da concorrência não tenha melhor.

    Pergunta séria: em que aspectos técnicos você acha que o WP vai passar do sinal de quase morto no marketing share de smart phones?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 5:44 pm

    Bremm

    “O problema não são as patentes, e sim as pessoas sem escrúpulos por trás delas.”

    …e o sistema que as sustenta assim, sem revisão.

    (Claro, no fim tudo se resume a pessoas)

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 6:16 pm

    Microsoft Linux à toda. Daqui a pouco lucros com Linux/Android vão subsidiar desenvolvimento de Windows para os decadentes desktops…

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 7:08 pm

    A Microsoft quer ganhar nas patentes ao tempo em que estrangula a plataforma, não desenvolvendo uma única linha de código para a mesma. Eles ainda detém o cálice dourado do mundo corporativo: O MS Office. E esse, jamais sairá para Android.

    Anderson da Silva (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 7:17 pm

    Pessoal… partindo do presuposto da violação de patentes…
    Por que até agora nada foi feito contra a Red Hat?

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 7:54 pm

    Que beleza, hein?

    A Microsoft pondo dinheiro na conta bancaria as custas dos desenvolvedores/escravos que escrevem o codigo do Linux/Android…

    E o senhor Linus Torvalds, Google e Linux Foundation caladinhos…

    “Tem coelho nesse mato”.

    Xinuo (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 8:14 pm

    @Anderson da Silva, eles chegaram a falar contra a RedHat, mas a RedHat peitou e não quis acordo, não sei o que houve que a Microsoft não foi adiante com sua extorsão.

    Vai ver a hipotese do @Rael seja verdadeira, como nem a RedHat nem a Google precisam de nada da Microsoft, ela fica sem parte do seu poder de barganha e um ataque direto, principalmente a RedHat (o software é a única coisa que ela têm), vai desencadear tentativas de invalidar cada patente que a Microsoft alegue que tenha sido quebrada.

    Vamos ver se a Microsoft têm realmente cartas boas quando sair o resultado do embate Motorola x Microsoft.

    A Apple já tentou sair pela tangente do embate contra a Motorola, querendo que os processos da Motorola contra ela fossem extintos, alegando que a Motorola Mobility havia sido vendida, esse movimento, para mim, indica uma clara tentativa de ganhar tempo por parte da Apple.

    Dr. Ballmer (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 8:24 pm

    É muito fácil comentarmos e ficarmos revoltados sem colocar as mãos nos nossos bolsos, se as fabricantes pagam, devem existir as patentes sim, nenhuma empresa gosta de gastar dinheiro a toa. E a tal cobertura do Google aos “parceiros” é igual a cobertura que ela deu a fundação Mozilla até criar o Chrome. A compra da Motorola balançøu os fabricantes e o Porto Seguro delas é a Microsoft mesmo, que vai atrasada como sempre, mas relevante como sempre foi, vai ter seu sucesso no mercado mobile, isto é um fato, mesmo que muitos gostem ou não.
    Vejo iOS, Android e Windows Phone disputando este mercado ferozmente. A Google em algum momento vai mostrar a verdade sobre a compra da Motorola, a Samsung que não é boba já esta fazendo parceria com INTEL, pensando no Bada e sendo parceira da Microsoft.
    E acho que o Windows Phone vai competir com o Android, já que a MS vai querer atingir todo o mercado de smartphones e tablets como disse o colega acima, de R$ 300,00 a 3.000.
    Hoje o Android esta na frente pq tem vários fabricantes e a Apple sempre vai ser lucrativa no seu nicho.
    Entao se preparem MS e Android vao ter um duelo mortal, para ser o Windows do mundo móvel.

    Spif (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 8:44 pm

    @Rael, eu até acho legal essa interface deles. O pessoal do Gizmodo, por sua vez, elogiou (http://www.gizmodo.com.br/conteudo/windows-phone-7-5-ser-o-segundo-melhor-nao-e-nada-mau/) a interface, apesar de apontar pontos consistentes de falhas.

    Principalmente eu acho que gostaria de ver uma novidade de verdade na área.

    pimentel (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 9:03 pm

    Quanto festival de bobagem!!!

    Não se preocupem, as empresas envolvidas sabem o que estão fazendo!

    A Sansung não morre de amores nem pela Microsoft nem pelo Google,a empresa visa manter os negócios de pé,só isso.

    Para os bobinhos que estão reclamando que o Google está calado e não faz nada contra, o Google não é dono da Sansung, o Google também não é dono da HTC,essas empresas tem CEO próprio cada uma e não tomam determinado rumo só porque o Google quer assim.

    Pela Motorola sim o Google poderá falar em alto e bom som: AQUI NÃO JACARÉ!!! ou vocês acham que uma empresa gasta 12,5 bilhões (valor da compra da Motorola feito pelo Google) por esporte???

    Marcos (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 12:34 am

    “as empresas passam a se preocupar mais com patentes para processar os competidores do que com a inovação em si”

    Não adianta inovar e todos copiarem a inovação que você investiu milhões. O problema é esse.

    “E a tal cobertura do Google aos “parceiros” é igual a cobertura que ela deu a fundação Mozilla até criar o Chrome.”
    Antes do Chrome ele pagava à Mozilla um valor por cada vez que o usuário usasse a sua busca pela barra de ferramentas. Isso não mudou até hoje e continua sendo a maior receita da fundação, dezenas de milhões. No lugar de ficar reclamando, que tal indagar o que ela faz com tanto dinheiro que não consegue tornar o FF competitivo de novo?

    Xinuo (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 8:18 am

    @Dr Ballmer, se as patentes são verdadeiras mesmo, porquê a RedHat não foi “bullynada”? E a Dell, tb chegou a ter reunião com a Microsoft por conta do Ubuntu que eles oferecem, nada aconteceu com a Dell.

    Dr. Ballmer (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 8:29 am

    Xinuo,

    Os acordos foram feitos com empresas que fabricam smartphones, a Dell nem começøu e caiu fora. Fica na ilusão, que não exista nada, você pode ficar, porque o dinheiro das multas não vai sair do seu bolso, nem vai ter que dar explicações aos acionistass.

    Spif (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 9:45 am

    @Xinuo o @Dr. Ballmer tem um ponto. Deve haver algo válido nisso tudo. O que deve ocorrer, pra Red Hat não ser inquirida pelos advogados da MS, é que são patentes ligadas à computação móvel.

    @marcos, não seja um Fanboy. O Google é plenamente recompensado pelo dinheiro que investe nesse contrato com a Mozilla (que não trabalha só com navegadores). No passado o Google também declarou que não tinha interesse em passar aos navegadores, assim como declarou não querer competir nos celulares.

    Cromm (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 10:44 am

    Talvez o problema com as patentes se refiram ao Android, e não ao GNU/Linux. Se for assim, está aí a explicação de a extorsão contra Red Hat e Dell com Ubuntu não ter ido adiante.

    Xinuo (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 12:06 pm

    @Spif, agora a Microsoft está agindo na arena móvel, mas eu estava me referindo numa época anterior onde ela tb agiu contra distribuidores de GNU/Linux, como Novell e outras mais. Com a Novell aparentemente ela se deu mal, pois pagou mais do que recebeu, mas ela chegou a ameaçar a RedHat e a Dell, mas não deu em nada.

    Na arena móvel, ela deve ter suas cartas, vamos ver se a Motorola Mobility consegue ter uma mão melhor. Diferentemente da HTC e da Samsung (que também distribuem celulares com o SO da Microsoft), a Motorola Mobility não depende da Microsoft. Vamos ver o resultado dessa contenda para ver se a Microsoft está mesmo por cima da carne seca.

    Porfírio (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 7:53 pm

    @Cromm, ao que parece as patentes afetam qualquer Linux. Essa campanha da Microsoft já foi feita antes com outras distros, com resultados bem menos lucrativos.

Este post é antigo (2011-09-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.